Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Como e quando o trabalho com a poesia pode desenvolver hábitos de leitura e escrita?

 

01/12/2011

Autor e Coautor(es)
PRISCILA GERVASIO TEIXEIRA
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Ana Maria Ferola da Silva Nunes, Eliana Aparecida Carleto, Luciana Soares Muniz e Mariane Éllen da Silva

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: usos e formas
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Alfabetização
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua oral: gêneros discursivos
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Processos de leitura
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Ler e ouvir poesias;
  • Familiarizar com a escrita por meio do manuseio de poesias;
  • Escutar poemas lidos, apreciando a leitura feita;
  • Pesquisar e escolher poesias na internet para ler e apreciar;
  • Entrar em contato com as características do texto poético (musicalidade, ritmo, rimas);
  • Utilizar os recursos existentes no laptop do Projeto UCA, visando construir conhecimentos novos relativos ao tema da aula.
Duração das atividades
Aproximadamente 240 minutos – 4 atividades de 60 minutos cada uma.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Para a realização desta aula, na qual buscaremos, dentre outros objetivos,responder a questão: como e quando o trabalho com a poesia pode desenvolver hábitos de leitura e escrita,é necessário que já tenham sido trabalhadas com o aluno noções sobre: leitura e escrita, musicalidade, rimas e utilização de recursos do laptop Classmate como o uso dos programas: Tux Paint, KWord e  Mozilla Firefox do sistema operacional Linux.

Estratégias e recursos da aula

1ª Atividade: aproximadamente 60 minutos.

RODA DE CONVERSA

Professor, utilize o espaço da “rodinha” para motivar os alunos, organize-os em um círculo, afaste as carteiras da sala de aula, assim o espaço será suficiente para que todos possam assentar um ao lado do outro. Neste momento, apresente o convite à turma em  papel Kraft, retroprojetor ou data show.

 Convite


Poesia
é brincar com palavras
como se brinca
com bola, papagaio, pião.


Só que
bola, papagaio,pião
de tanto brincar
se gastam.


As palavras não:
quanto mais se brinca
com elas
mais novas ficam.


Como a água do rio
que é água sempre nova.


Como cada dia
que é sempre um novo dia.

Vamos brincar de poesia?

http://www.revista.agulha.nom.br/jpaulo1.html

Em seguida, explore os conhecimentos que os alunos têm sobre poesia. Questione:

  • O que é uma poesia?
  • Como vocês identificam um texto poético?
  • O que caracteriza um texto poético?
  • Existe rima no poema?

Professor, investigue o que os alunos sabem sobre o significado de um poema. É importante esclarecer que um poema é um texto literário, geralmente escrito na forma vertical, isto é, um verso embaixo do outro. Pode ocupar o espaço do papel de várias maneiras, também é possível formá-lo de versos e estrofes de tamanhos e números diferentes.

A rima é uma característica do poema, mas não é obrigatória, pois existem versos sem rimas.

 Vamos brincar de poesia?

Professor, organize a turma em duplas e auxilie os alunos a acessarem no laptop Classmate o programa Mozilla Firefox, a partir do caminho: Metasys > Aplicativos > Internet > Mozilla Firefox, e o sítio sugerido abaixo para escolherem um poema que mais se identificarem.

Caso sua escola não possua laptops, sugiro que providencie algumas poesias nos sítios abaixo e disponibilize para a turma.

Moedinha da Sorte

Rosa Clement, © 2001

Quando eu brincava na praia
fazendo castelo na areia
achei uma moedinha
que guardei na minha meia.

Fiquei feliz, sai gritando,
dei um mergulho no mar...
segurei o dinheirinho
e deitei para sonhar...

Logo adormeci e sonhei
com as mais lindas fadas
espalhando pela praia
mais moedinhas douradas

Enquanto que eu dormia
a onda veio mais forte
e levou pra outro menino
a moedinha da sorte...

Fonte: http://www.sumauma.net/amazonian/criancas/crianca-moeda.html

A Borboleta e a Chuva

Rosa Clement, © 2001

Voa, voa borboleta.
A chuva vem no caminho.
Corre aqui pro meu cabelo
que mamãe chama de ninho.

Vem se esconder borboleta,
eu conheço um bom lugar.
Aqui nesse meu cachinho
a chuva não vai te achar.

Pra onde vais, quando chove?
Por que que nunca te vejo
quando toda chuva cai,
se saber é meu desejo?

Um trovão manda o aviso
e a nuvem cinza abre o véu
e eu te peço borboleta,
não fuja lá para o céu...

Fonte: http://www.sumauma.net/amazonian/criancas/crianca-borboletachuva.html

A Formiga e a Cigarra

Rosa Clement, © 2001

Ouvi aquela cigarra
no cajueiro florido;
ví a formiga no chão
sem fazer um só ruído.

Quem escutava a cigarra
resmungava e reclamava
enquanto que a formiga
ninguém nem mesmo notava.

Se a cigarra cantava
a sua canção de verão,
dona formiga danada
só amolava o ferrão.

Lá no pé do cajueiro
quem sentasse só gritava
da ferrada da formiga,
e a cigarra assustava!

Fonte: http://www.sumauma.net/amazonian/criancas/crianca-formiga.html

 A Poesia é Uma Pulga

Sylvia Orthof

A poesia é uma pulga,
coça, coça, me chateia,
entrou por dentro da meia,
saiu por fora da orelha,
faz zumbido de abelha,
mexe, mexe, não se cansa,
nas palavras se balança,
fala, fala, não se cala,
a poesia é uma pulga,
de pular não tem receio,
adora pular na escola...
Só na hora do recreio!
 

Fonte: http://mundodapoesiainfantil.blogspot.com/2010/05/poesia-e-uma-pulga.html

2ª Atividade: aproximadamente 60 minutos.

Professor, proponha uma roda de conversa sobre os poemas que cada dupla escolheu. Dialogue com a turma sobre as possibilidades que um poema pode sugerir, como, por exemplo: ideias, sensações, sentimentos, visões diferentes da realidade ou criar suspense. Cada autor utiliza recursos que proporcionam efeitos de sentido e atribuem outros significados ao poema.

Agora, que cada dupla escolheu uma poesia é hora de brincar!

Em dupla proponha a interpretação da poesia escolhida. Os alunos deverão identificar em seus textos poéticos algumas características:

  • Título;
  • Autor (a);
  • Assunto;
  • Rimas;
  • Versos e estrofes.

Professor, oriente os alunos para que escrevam em um pequeno texto as respostas das informações acima.

Esse texto poderá ser feito no caderno de Língua Portuguesa ou no laptop do Projeto UCA, se os alunos o tiverem. Você poderá sugerir que utilizem o programa KWord a partir do caminho:  KWord (Área de Trabalho > Processador de Texto) ou KWord (Metasys > Aplicativos Ferramentas de Produtividade > Suíte de Escritório > Processador de Texto).

Em seguida, monte um “Varal Literário” na sala de aula, onde os alunos poderão fixar suas interpretações de cada poesia. É importante colocar junto com o texto criado pelas duplas a poesia que cada dupla escolheu.

3ª Atividade: aproximadamente 60 minutos.

Professor, faça a leitura com entonação e entusiasmo, de modo a despertar nos alunos o gosto de ler. É necessário providenciar a poesia para os alunos em folha de papel A4 ou em papel Kraft.

 

  A AULA DE LEITURA

A leitura é muito mais

Do que decifrar palavras.

Quem quiser parar pra ver

Pode até se surpreender.

 

Vai ler nas folhas do chão,

Se é outono ou se é verão;

 

Nas ondas soltas do mar,

Se é hora de navegar;

 

E no jeito da pessoa,

Se trabalha ou se é a toa;

 

Na cara do lutador,

Quando está se sentindo dor;

 

Vai ler na casa de alguém

O gosto que o dono tem;

 

E no pelo do cachorro,

Se é melhor gritar socorro;

 

E na cinza da fumaça,

O tamanho da desgraça;

 

E no tom que sopra o vento,

Se corre o barco ou vai lento;

 

E também na cor da fruta,

E no cheiro da comida,

 

E no ronco do motor,

E nos dentes do cavalo,

 

E na pele da pessoa,

E no brilho do sorriso,

 

Vai ler nas nuvens do céu,

Vai ler na palma da mão,

 

Vai ler até nas estrelas

E no som do coração.

 

Uma arte que dá medo

É a de ler um olhar,

Pois os olhos têm segredos

Difíceis de decifrar.

Fonte: AZEVEDO, Ricardo. Dezenove poemas desengonçados. São Paulo: Ática, 1998. p.41-42.

  

Proponha o registro no caderno de Língua Portuguesa com o seguinte enunciado:

                                     ESTUDANDO A POESIA

 1. O texto que você acabou de ouvir tem um título. Com auxílio do  professor, localize,circule e copie o título da poesia.

______________________________________________________________________

2. Esse texto foi produzido por alguém. Localize o nome do autor na referência do texto e escreva:

___________________________________________________________________________

3. O texto poético "A AULA DE LEITURA” foi escrito de uma determinada forma. Converse com seu professor e assinale o quadrinho que indica essa forma.

(           ) Verso                                                           (           ) Prosa

4. "A AULA DE LEITURA" é um texto escrito em versos. Como é chamado um texto escrito em versos?

(           ) Receita                                                        (           ) Notícia

(           ) Poema                                                          (           ) Cartão

5. O poema está organizado em estrofes. Volte ao texto e circule cada uma com uma cor diferente.

6. Junto com um colega, conte o número de estrofes do poema e registre-o. (        )

7. O autor, nesse poema, afirma que é possível ler diferentes coisas. Você concorda com ele?

__________________________________________________________________________

8. Comente com seus colegas e professor o que é possível ler:

A) NAS FOLHAS DO CHÃO. (As estações do ano.).

B) NAS ONDAS DO MAR. (Se o mar está calmo ou não.).

C) NA CASA DE ALGUÉM. (O gosto que a pessoa tem.).

D) NA CINZA DA FUMAÇA. (O que está queimando.).

E) NO TOM QUE SOPRA O VENTO. (Se o vento é fraco ou forte.).

F) NO CHEIRO DA COMIDA. (Se é gostosa ou não.).

G) NO BRILHO DO SORRISO. (Se a pessoa está feliz..).

 Fonte: CIPRIANO, Lúcia Helena Ribeiro e WANDRESEN, Maria Otília Leite. Coleção Linhas e Entrelinhas Alfabetização. 2 ed. Curitiba: Positivo, 2004. p.13,14.

 

Nos poemas, geralmente, aparecem palavras que rimam.

Professor, leve para a sala de aula, as palavras abaixo retiradas do poema, em folhas de papel A3. Organize os alunos em grupos e peça que encontrem as rimas. Pinte, da mesma cor, a parte igual de cada uma delas:

 PALAVRAS PALAVRAS 2

                                                Fonte: Acervo da autora

menino 

Pesquise com sua família, os nomes das poesias que os seus pais e avós se lembram da época de crianças. Escolha uma delas e registre.

  casa

Fonte: http://itabi.infonet.com.br/trocandoideias/?tag=familia

________________________________________________________________

________________________________________________________________

________________________________________________________________

________________________________________________________________

________________________________________________________________

________________________________________________________________

________________________________________________________________

________________________________________________________________

________________________________________________________________

________________________________________________________________

 

Fonte: Acervo da autora

 

 

4ª Atividade: aproximadamente 60 minutos.

Professor, converse com os alunos sobre as poesias que cada um pesquisou em casa com os seus familiares. Promova um espaço onde todos os alunos se sintam a vontade para socializarem as poesias trazidas, para seus colegas e escolha uma delas para leitura compartilhada.

Assista ao vídeo com a turma, se os alunos possuírem laptop do Projeto UCA conectado à internet, você poderá sugerir que o utilizem,   a partir do caminho:  Mozilla Firefox (Metasys > Favoritos > Navegador de Internet) ou (Área de Trabalho > Navegador de Internet).  Juntamente com os alunos acesse o sítio:

video poesia

http://www.youtube.com/watch?v=ipjly96rzxA

 

Agora, que tal vocês criarem um mural com as poesias coletadas!

 

Professor, se os alunos possuírem laptop do Projeto UCA, você poderá sugerir que eles digitem uma poesia pesquisada com a família. Oriente-os para usarem o programa Tux Paint seguindo as orientações: (Metasys > Aplicativos > Edusyst > Arte e Música > Pintura Digital). Lembre-os para que não se esqueçam de ilustrar sua poesia.

Professor, salve e imprima as produções de cada aluno. Crie um espaço na sala de aula, para expor as poesias. “Cantinho da poesia”.

Caso não possuam esse recurso, sugerimos que copiem a poesia em uma folha de papel A4. Depois, peça que ilustrem com desenhos ou gravuras de revistas, utilizando: canetinhas, tinta e giz de cera.

Professor, ao final da 4ª atividade esperamos que os alunos tenham aprendido Como e quando o trabalho com a poesia pode desenvolver hábitos de leitura e escrita”. Caso sinta necessidade de rever algum conteúdo, proponha atividades complementares.

 ATIVIDADE COMPLEMENTAR

Professor, você poderá ainda propor a confecção de um livro com essas poesias. Organize-as, imprima e depois encaderne. Prepare uma caixa decorada para os alunos poderem levar o livro com suas poesias para casa. Faça um rodízio entre os alunos garantindo que todos participem da atividade. Não se esqueça de dar um título para o livro:" POESIAS DE ANTIGAMENTE".

Recursos Complementares

JOSÉ, Elias. A Poesia pede passagem. Um guia para levar a poesia às escolas. Coleção paradidática. Editora: Papirus.

http://saladeliteraturainfantil.blogspot.com/2009/04/poesia-para-criancas.html

Avaliação

Professor, é de suma importância observar se os alunos estão participando e realizando as atividades propostas, a fim de poder auxiliá-los no processo de aprendizagem. A avaliação poderá ser feita em todos os momentos da aula, nos quais deverá verificar se os alunos conseguiram: ler e ouvir poesias; familiarizar com a escrita por meio do manuseio de poesias; escutar poemas lidos, apreciando a leitura feita; pesquisar e escolher poesias na internet para ler e apreciar; entrar em contato com as características do texto poético (musicalidade, ritmo, rimas) e utilizar os recursos existentes no seu laptop para as pesquisas e resoluções das atividades propostas. É também importante considerar as avaliações individuais ou grupais dos alunos, quanto ao resultado das atividades realizadas.

Opinião de quem acessou

Cinco estrelas 1 classificações

  • Cinco estrelas 1/1 - 100%
  • Quatro estrelas 0/1 - 0%
  • Três estrelas 0/1 - 0%
  • Duas estrelas 0/1 - 0%
  • Uma estrela 0/1 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • Márcia Andrade, Escola estadual "CEl. Lindolfo Rodrigues da Cunha" , Minas Gerais - disse:
    profmarcia_araguari@hotmail.com

    08/04/2012

    Cinco estrelas

    Gostei muto da proposta, vou trabalhá-la com meus alunos de 6º e 7º anos, com algumas alterações já que meus alunos não têm laptops, levarei para a sala vários livros de poemas.


Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.