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Como abordar a escrita de textos instrucionais através de regras de brincadeiras?

 

01/12/2011

Autor e Coautor(es)
PRISCILA GERVASIO TEIXEIRA
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Ana Maria Ferola da Silva Nunes, Eliana Aparecida Carleto, Luciana Soares Muniz e Mariane Éllen da Silva

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: usos e formas
Ensino Fundamental Inicial Educação Física Atividades rítmicas e expressivas
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua oral: valores, normas e atitudes
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Processos de leitura
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Apropriar mediante o uso, das características de um texto instrucional;
  • Escrever as regras das brincadeiras respeitando as características desse tipo de texto;
  • Fazer ilustrações considerando a complementaridade com o texto escrito;
  • Desenvolver atitudes de respeito para com os colegas;
  • Utilizar os recursos existentes no laptop do Projeto UCA, visando construir conhecimentos novos relativos ao tema da aula.
Duração das atividades
Aproximadamente 180 minutos – 3 atividades de 60 minutos cada uma.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Para a realização desta aula, na qual buscaremos, dentre outros objetivos responder,como abordar a escrita de textos instrucionais através de regras de brincadeiras, é necessário que já tenham sido trabalhadas com o aluno noções sobre: leitura e escrita; algumas brincadeiras e a utilização de recursos do laptop Classmate como o uso dos programas:KWord, Tux Paint do sistema operacional Linux, bem como utilizar a WebCam.

Estratégias e recursos da aula

Informações ao Professor

Para ampliar seus conhecimentos sobre jogos e brincadeiras, sugerimos que pesquise em livros específicos e nos sites indicados abaixo:

https://picasaweb.google.com/103351344112602328815/Brincadeiras# 

http://gmvaca.forums-free.com/brincadeiras-antigas-t18.html 

1ª Atividade: aproximadamente 60 minutos.

RODA DE CONVERSA

Professor, utilize o espaço da “rodinha” para motivar os alunos, para isso organize-os em um círculo, afaste as carteiras da sala de aula, assim o espaço será suficiente para que todos possam assentar um ao lado do outro. Neste momento, apresente a História de Eva Furnari “Cabra Cega”, peça aos alunos que observem a sequência dos quadros, seja utilizando cartaz, retroprojetor ou data show, da forma que preferir.

brincadeira 2

FURNARI, Eva. Cabra Cega. São Paulo, Ática, 1984. P.2-3

Professor, explore a sequência das imagens levantando questionamentos:

  • Quantos personagens a história tem?
  • De que as crianças estão brincando?
  • Você conhece essa brincadeira? Já brincou?
  • Por que você acha que as crianças estão rindo no último quadro?
  • Qual é a sua brincadeira predileta?
  • Nas brincadeiras existem regras para serem cumpridas?
  • O que você acha sobre as regras nas brincadeiras?

Em seguida, providencie o texto com as regras da brincadeira acima e a forma de jogar para ler juntamente com os alunos. Veja abaixo:

Cabra Cega

O que é: jogo em que uma criança com os olhos vendados deve achar as outras.

Participantes: a partir de cinco.

Acessórios: uma venda para olhos, ou uma tira de tecido de cor escura, ou um lenço.

Como brincar: depois de determinado o espaço onde será feita a brincadeira, as crianças devem sortear quem será a cabra cega. Em seguida, use o tecido para vendar os olhos dela. Rodem a cabra e saiam correndo. A cabra deve agarrar alguém e adivinhar quem é a criança. Se acertar, a criança escolhida será a próxima cabra cega. Se errar, o jogo continua.

Idade: crianças a partir de 5 anos.

Benefícios: desenvolvimento da coordenação motora, atenção e sentido de localização, percepção e discriminação tátil e auditiva.

http://gmvaca.forums-free.com/brincadeiras-antigas-t18.html

 Explique aos alunos que esse tipo de texto é chamado instrucional. Solicite que procurem o significado dessa palavra no dicionário.

 Instrucional: que transmite conhecimento, modo de como proceder em algum processo, no caso uma receita, um manual de instrução, uma regra de brincadeira etc.

http://www.dicionarioinformal.com.br/instrucional/ 

 Em seguida, peça que registrem o significado pesquisado no caderno de Língua Portuguesa e copiem as regras da brincadeira “Cabra Cega”.

Caso sua escola possua laptops, o registro da atividade poderá ser feito por meio de KWord (Área de Trabalho > Processador de Texto) ou  KWord (Metasys> Aplicativos> Ferramentas de Produtividade> Suíte de Escritório >Processador de Texto).

Professor, leve os alunos até o pátio ou em outro espaço suficiente para realizar a brincadeira.

menino 

Professor, imprima ou envie o caderno com as instruções da brincadeira e peça aos alunos para lerem juntamente com os seus familiares. Pergunte se eles já conheciam a brincadeira e se brincaram quando eram crianças.

2ª Atividade: aproximadamente 60 minutos.

Professor, converse com os alunos sobre a brincadeira “Cabra Cega” se os familiares já conheciam e quem ainda não conhecia.

Disponibilize a atividade abaixo para os alunos:

livro regras

Fonte: GUIMARÃES, Luciana; LEITE, Márcia; MORELLI, Bia. Primeiros Textos: alfabetização. São Paulo: FTD, 2005. p.120-121.

 Professor, leia as instruções desta brincadeira.

Quem sabe como ela se chama?

Leia como se joga e depois escreva o nome da brincadeira.

Logo após, converse na roda com os alunos levantando alguns questionamentos:

  • Você acha que esse tipo de brincadeira pode ser feito em qualquer lugar? Por quê?
  • Qual o material é necessário para realizar a brincadeira?
  • Você conhece outras brincadeiras? Cite algumas.

Em seguida, incentive os alunos a comentarem brincadeiras, que saibam explicar as regras para seus colegas.

Professor, crie uma lista na lousa com os nomes das brincadeiras citadas pelos alunos.

Em seguida, solicite aos alunos que escolham uma das brincadeiras comentadas. Depois, acessem o programa Tux Paint do laptop Classmate, seguindo as orientações: (Metasys > Edusyst > Arte e Música > Pintura Digital) com o objetivo de representar, as brincadeiras escolhidas, por meio de desenhos/pinturas digital. Além, disso deverão escrever a instrução para a brincadeira. No fim da atividade, proponha aos alunos que apresentem suas produções artísticas para os demais colegas.

Caso sua escola não possua laptops, o registro da atividade poderá ser feito no caderno de Língua Portuguesa, de acordo com o exemplo abaixo:

Faça desenhos e escreva as instruções, mostrando como se brinca. Use apenas os quadros que precisar.

  

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

                                                                              Fonte: Acervo da autora

Professor, leve para a sala de aula alguns livros sobre jogos, a fim de que os alunos os consultem sempre que for preciso.

Atividade Complementar

Pinte somente os anéis que estão nos quadros das regras corretas do passa anel.

 atividade

Fonte: GUIMARÃES, Luciana; LEITE, Márcia; MORELLI, Bia.Primeiros Textos: alfabetização. São Paulo: FTD, 2005. p.122.

3ª Atividade: aproximadamente 60 minutos.

Professor, organize os alunos em roda para conversar sobre a brincadeira “Seu Mestre Mandou”. Quem conhece? Quais são as regras? Proponha uma brincadeira parecida que se chama “Jogo do Contrário”.

Pergunte: Vocês já jogaram o “Jogo do Contrário”?

Professor, divida a turma em grupos de 7 ou mais participantes, dependendo da quantidade de alunos. Também, é necessário confeccionar um cartaz com as instruções do jogo e fixá-la na sala de aula, em um espaço em que todos os alunos consigam acompanhar a leitura.

Leia as Instruções:

JOGO DO CONTRÁRIO

Idade: a partir de 6 anos

Jogadores: 7 ou mais

Material: nenhum

 COMO JOGAR

1º Um dos participantes será o mestre.

2º Os jogadores devem olhar para o mestre.

3º O mestre dará uma ordem em voz alta.

4º Os jogadores devem fazer exatamente o contrário da ordem dada.

5º O jogador que se confundir e não realizar a ação contrária sairá do jogo.

6º Quem conseguir ficar até o final será o novo mestre.

 Fonte: Fonte: GUIMARÃES,Luciana; LEITE, Márcia; MORELLI, Bia. Primeiros Textos: alfabetização. São Paulo: FTD, 2005. p.124.

Caso sua escola possua laptops, você poderá sugerir que um grupo de alunos filme a brincadeira e utilizem sua Webcam, a partir do caminho: Metasys > Aba Aplicativos > Multimídia > WxCam  ou  Área de Trabalho > Câmera. O “botão vermelho” inicia a gravação de um arquivo no formato de vídeo, através da Webcam. Quando quiser parar de gravar é só apertar novamente o “botão vermelho”.

Para visualizar fotos ou vídeos, clique no ícone Visualizador de Imagens (Área de Trabalho > Visualizador de Imagens).

Ao terminar a brincadeira faça uma avaliação oral com os alunos, sobre o que eles acharam da brincadeira, se encontraram facilidades e dificuldades para realizar as ordens dadas do mestre.

Em seguida, registre a brincadeira no caderno de Língua Portuguesa com o seguinte enunciado:

Brincando e Aprendendo

1. Registre as instruções do “Jogo do Contrário”:

Nome do jogo: __________________________

Como se joga:___________________________

2. Escolha uma das palavras e complete as frases com o sentido contrário.

  • O mestre diz: levantem as mãos

Os jogadores ____________________as mãos.

                       (abaixam, balançam)

  • O mestre diz: fiquem em pé

Os jogadores ____________________

                      (agacham-se, pulam)

  • O mestre diz: andem

Os jogadores ____________________

                       (param, pulam)

3. Imagine que você seja o mestre. Pense em uma ordem e escreva-a.

________________________________________________________

Agora, qual é o contrário dessa ordem? Escreva-a.

________________________________________________________

Professor, socialize com os alunos as ordens que cada aluno imaginou.

Ao final da 3ª atividade esperamos que os alunos tenham aprendido “Como abordar a escrita de textos instrucionais através de regras de brincadeiras”. Caso sinta necessidade de rever algum conteúdo, proponha atividades complementares.

Recursos Complementares
Avaliação

Professor, é de suma importância observar se os alunos estão participando e realizando as atividades propostas, a fim de poder auxiliá-los no processo de aprendizagem. A avaliação poderá ser feita em todos os momentos da aula, nos quais deverá verificar se os alunos conseguiram: apropriar mediante o uso, das características de um texto instrucional; escrever as regras das brincadeiras respeitando as características desse tipo de texto; fazer ilustrações considerando a complementaridade com o texto escrito; desenvolver atitudes de respeito para com os colegas e utilizar os recursos existentes no seu laptop para as pesquisas e resoluções das atividades propostas. É também importante considerar as avaliações individuais ou grupais dos alunos, quanto ao resultado das atividades realizadas.

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