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Como orientar os alunos sobre a importância da acessibilidade nas escolas e em outros locais públicos?

 

01/12/2011

Autor e Coautor(es)
PRISCILA GERVASIO TEIXEIRA
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Ana Maria Ferola da Silva Nunes, Eliana Aparecida Carleto, Luciana Soares Muniz e Mariane Éllen da Silva

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de leitura
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua oral: usos e formas
Ensino Fundamental Inicial Ética Diálogo
Ensino Fundamental Inicial Ética Respeito mútuo
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Conhecer o significado de acessibilidade;
  • Identificar se nos locais públicos possuem adaptações;
  • Construir bonecos de diversos materiais;
  • Produzir pequenos textos a partir de vídeos;
  • Participar de brincadeiras adaptadas para as pessoas com necessidades especiais;
  • Conscientizar sobre a necessidade dos locais públicos e privados terem acessibilidade para portadores de necessidades especiais;
  • Utilizar os recursos existentes no laptop do Projeto UCA, visando construir conhecimentos novos relativos ao tema da aula.
Duração das atividades
Aproximadamente 180 minutos – 3 atividades de 60 minutos cada uma.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Para a realização desta aula é necessário que o aluno consiga: identificar o conceito de acessibilidade e conhecer os locais públicos de sua cidade ou ao redor da própria escola. Além de utilizar os recursos do laptop Classmate,através do uso dos programas: KWord, Tux Paint, Mozilla Firefox do sistema operacional Linux, bem como usar a WxCam.

Estratégias e recursos da aula

1ª Atividade: aproximadamente 60 minutos.

 RODA DE CONVERSA

Professor, organize os alunos na sala de vídeo ou em um espaço da própria sala de aula  para que possam assistir ao vídeo proposto no sítio a seguir. Se os alunos possuírem laptop do Projeto UCA conectado à internet, você poderá sugerir que o utilizem,   a partir do caminho:  Mozilla Firefox (Metasys > Favoritos > Navegador de Internet) ou (Área de Trabalho > Navegador de Internet).  Juntamente com os alunos acesse o sítio:

 video

Fonte: http://www.youtube.com/watch?v=tj-CfsGTf5o

Após assistirem ao vídeo, converse com a turma sobre o que compreendeu e as possíveis dúvidas. É importante dialogar com os alunos sobre o conceito de acessibilidade. Levante alguns questionamentos na discussão:

  • O que é acessibilidade?
  • Quais as dificuldades que Luca enfrentou na rua e ao chegar à escola?
  • Quais as necessidades especiais apareceram na escola? (Cega, surda, autista, paralisia cerebral, deficiência física.).
  • O que mudou na escola de Luca?
  • Na sua escola existem locais acessíveis para as pessoas que têm necessidades especiais?
  • Você conhece outros espaços públicos que precisam de adaptações? Comente quais?

Informações sobre acessibilidade na escola

 Professor, providencieum texto informativo sobre a acessibilidade e leve para os alunos. Veja uma sugestão:

 informações informações2

Fonte: BRASIL, Secretaria de Estado de Educação. Cuidando da Acessibilidade em Prédios Escolares. Secretaria de Educação: Belo Horizonte/MG, 2004 p.06 e 07.

Você poderá utilizar o Laboratório de Informática ou se os alunos possuírem laptop do Projeto UCA conectado à internet, você poderá sugerir que o utilizem,   a partir do caminho:  Mozilla Firefox (Metasys > Favoritos > Navegador de Internet) ou (Área de Trabalho > Navegador de Internet), com o objetivo de pesquisar mais informações sobre a acessibilidade em locais públicos.

  1. http://reagente.com/acao_e_reacao/falta_de_acessibilidade_a_locais_publicos_gera_desconforto_a_deficientes/ 
  2. http://tecnisaideias.com.br/referencia-casas-acessiveis-e-prontas-para-necessidades-especiais--2179 

Após a execução do vídeo estabeleça um diálogo com a turma, ressalte os pontos que retratam especificamente sobre a acessibilidade, ou seja, fale que a falta de adequação nos estabelecimentos gera desconforto e exposição ao ridículo dos portadores de necessidades especiais, que entra em contradição ao Direito Constitucional Brasileiro (igualdade aos direitos dos cidadãos). Defenda a ideia de que a comunidade precisa se adequar para dar melhores condições de vida aos portadores de necessidades especiais. Explique que existem lugares com mais dificuldades para locomoção. Geralmente esses ambientes inacessíveis são: banheiros, escolas, estacionamentos, igrejas, cinemas, praças, supermercados, shoppings e estabelecimentos comerciais.

 Professor, organize um passeio com a turma pelo quarteirão da escola, onde os alunos deverão observar: adequações nos sinais de trânsito, calçadas, placas, orelhão dentre outros.

Em seguida, na sala de aula produza um texto coletivo sobre o passeio.  Registre  quais as adequações existem perto da sua escola. O registro da atividade poderá ser feito de duas formas:

  • Se os alunos possuírem laptop do Projeto UCA, você poderá sugerir que digitem o texto. Para isso é só utilizar o programa KWord (Área de Trabalho > Processador de Texto) ou  KWord ( Metasys> Aplicativos> Ferramentas de Produtividade> Suíte de Escritório > Processador de Texto).
  • No próprio caderno de Língua Portuguesa ou de História/Geografia.

 2ª Atividade: aproximadamente 60 minutos.

Professor, organize os alunos em uma roda de conversa e retome algumas informações sobre o conceito de acessibilidade. Em seguida apresente a história: “Na minha Escola todo mundo é igual”de Rossana Ramos e Priscila Sanso. Esta história relata sobre uma escola em que todos os alunos convivem em harmonia, procurando superar as diferenças e dificuldades, inclusive físicas, para que todos sejam, realmente, iguais.

historia

 Fonte: Acervo da autora

Em seguida, dialogue com os alunos se na escola onde estudam todo mundo é igual. Levante questionamentos sobre o conteúdo da história:

  • Para vocês todos na escola ou no mundo são iguais? Por quê?
  • Quais são as necessidades especiais de cada criança citada na história?
  • Aqui em nossa escola existem crianças com necessidades especiais?
  • O que vocês fazem para ajudar as crianças com necessidades especiais?

Professor, proponha o registro da atividade no caderno de História/Geografia. De acordo com o exemplo, abaixo:

1. Pesquise no dicionário o significado da palavra acessibilidade.

2. Leia as adaptações a seguir e escreva: para que ou para quem elas podem ser implementadas.

a) Rampa.

 (Para cadeirante e pessoas com dificuldades de locomoção)

b) Barra de metal na parte inferior da porta.

(Para cadeirante passarem sem bater na porta.)

c) Piso tátil e de alerta.

(Para os deficientes visuais não esbarrarem nos obstáculos.)

d) Sinal sonoro no semáforo

(Para os deficientes visuais andarem na rua com mais segurança.)

e) Placas escritas em braile.

(Para que os deficientes visuais possam ler.)

f) Corrimão.

(Para pessoas obesas, gestantes, idosas, etc. se apoiarem.)

3. Cite exemplos do que precisa passar por adaptações para se tornar acessível às pessoas com necessidades especiais.

( edificações, ruas, calçadas, formas de comunicação, cinemas, meios de transportes, dentre outros.)

Fonte: PASSOS, Célia e SILVA, Zeneide. Eu gosto de matemática. Integrado 2º Ano do Ensino Fundamental. São Paulo: IBEP, 2009. p. 258.

4. Faça uma lista das adaptações que sua escola precisa fazer para receber alunos com vários tipos de necessidades especiais, por exemplo: um cadeirante, um cego, um surdo, um deficiente físico.

Depois que todos terminarem os registros, exponha as listas em um mural da escola, que fique em local de muita circulação de pessoas e proponha que a turma convide as outras turmas para observarem os trabalhos.

menino 

Converse com seus familiares sobre a história “Na minha Escola todo mundo é igual” de Rossana Ramos e Priscila Sanso, depois, com a ajuda deles resolva as questões no caderno de “Para Casa”.

1. Liste algumas adaptações pelas quais sua casa precisaria passar para receber uma pessoa cadeirante e uma com deficiência visual.

2. Ilustre como ficaria a sua casa antes e depois das adaptações.

 

COM ADAPTAÇÕES

 

 

SEM ADAPTAÇÕES

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Fonte: Acervo da autora

3. Construa um boneco, com materiais diversificados, que represente as diferenças que existem nas pessoas.

 

3ª Atividade: aproximadamente 60 minutos.

Professor,utilize o espaço da “rodinha” para motivar os alunos, organize-os em um círculo, afaste as carteiras da sala de aula, assim o espaço será suficiente para que todos possam assentar um ao lado do outro. Neste momento, peça aos alunos, que apresentem um a um, para seus colegas, o boneco feito em casa com a ajuda de seus familiares. É importante criar um espaço para exposição dos bonecos.

Organize a turma para uma visita ao Laboratório de Informática, ou solicite que os alunos usem seus laptops a partir do caminho:  Mozilla Firefox (Metasys > Favoritos > Navegador de Internet) ou (Área de Trabalho > Navegador de Internet). Eles irão assistir ao vídeo, tendo como objetivo conhecer um  esporte que faz parte dos jogos paraolímpicos, que as pessoas com necessidades especiais participam.

video acess

http://videos.hsw.uol.com.br/jogos-paraolimpicos-video.htm 

Logo após, explique aos alunos que as pessoas com necessidades especiais podem realizar todas as atividades esportivas e brincadeiras, mas, para isso as regras devem ser adaptadas de acordo com as necessidades especificas do grupo.

 Disponibilize as duas brincadeiras impressas para os alunos e juntamente com eles leia e oriente quanto às regras das brincadeiras. Leve-os ao pátio ou quadra da escola para realizar a brincadeira.

  • Vôlei sentado
  • Rouba Bandeira

 

VOLEI SENTADO

O vôlei sentado é uma modalidade paraolímpica e segue algumas regras específicas. Neste esporte, compete quem tem deficiência física adquirida ou inata, e é atribuída uma pontuação aos atletas, de acordo com as suas características.

Objetivo:

  • Aprimorar a coordenação motora, ampliar a orientação espacial e desenvolver o trabalho em equipe.

Material utilizado:

  • Bola específica para vôlei

Espaço adequado:

  • Quadra com dimensão de 10 por 6 metros; rede no centro da quadra na altura de 1.15 metros do solo, para masculino; e rede com altura de 1,05 metro, para o feminino.

Descrição do jogo:

Formação inicial: duas equipes com seis jogadores. Todos precisam sentar no chão e cada equipe deve se organizar respeitando o espaço da quadra.

Desenvolvimento:

 Assim como no jogo tradicional, as equipes realizarão, após o saque, a troca de bolas com as mãos, tendo o objetivo de acertar o chão da equipe adversária. Os jogadores precisam ficar sempre sentados.  Nessa modalidade esportiva adaptada, o deslocamento dos jogadores deve ocorrer de modo que os alunos se impulsionem com as pernas e arrastem o quadril. Somente no momento de se deslocar é que o jogador poderá perder o contato com o solo, mas rapidamente deve ser retomado. Ao receber a bola, a equipe deverá devolvê-la ao campo do adversário em no máximo três toques, utilizando as técnicas básicas do voleibol para garantir que seja feito de acordo com o regulamento do jogo. Quando a equipe que saca erra, seu adversário marca um ponto e adquire o direito de sacar, respeitando-se antes um rodízio de posições de jogadores. Essa característica torna o voleibol um jogo bastante dinâmico, no qual todos devem atuar em todas as posições. No vôlei sentado é permitido que os jogadores bloqueiem o saque do adversário. A equipe marca um ponto sempre que conseguir colocar a bola no chão do lado do adversário ou quando o adversário errar, lançando a bola para fora ou na rede.

Finalização:

Vence o jogo a equipe que vencer três sets. Cada sets termina quando um time atinge a contagem de 25 pontos, com uma vantagem de pelo menos 2 pontos em relação ao adversário. Nas partidas oficiais, disputa-se o melhor de cinco sets e o quinto sets, ou tié-break, termina com 15 pontos, também com 2 pontos de diferença do adversário.

jogo acesso

 

ROUBA BANDEIRA

Objetivo:

  • Desenvolver velocidade de deslocamento; e estimular a cooperação.

Material utilizado:

  • Uma bandeja para cada time ou um objeto que o represente (pode ser uma garrafa pet ou uma lata com o nome do time);
  • Coletes de identificação do time;
  • Cadeiras comuns.

Espaço adequado:

  • Pátio ou quadra.

Descrição do jogo:

Formação inicial: os alunos são divididos em dois times. É necessário criar condições motoras diferentes para alguns alunos participarem; um aluno deverá estar com um braço para trás, outro sentado, e dois sentados em cadeiras comuns. Eles deverão locomover sempre sentados nelas; e dois alunos poderão somente andar, sem correr.

Desenvolvimento:

Cada time terá 5 minutos para definir quais alunos ficarão com os movimentos reduzidos e elaborar estratégias de ação. O desenvolvimento do jogo será o mesmo, porém alguns alunos necessitarão deslocar-se e jogar buscando novas formas; o aluno com deficiência física irá se deslocar conforme suas possibilidades. Para a bandeirinha chegar ao outro lado da quadra, ela poderá mudar de jogador do time,não é preciso que o mesmo aluno que a pegou traga-a ao seu campo, por isso é fundamental elaborar uma estratégia.

Finalização:

O jogo acaba quando um dos times conseguir trazer para o seu campo a bandeira do outro.

Sugestões:

É importante ressaltar que as adaptações foram feitas para equiparar as oportunidades do aluno com necessidades especiais que utiliza cadeira de rodas para se locomover, mas de acordo com a realidade do grupo pode se pensar novas formas de adaptações. Outra sugestão é colocar alguns cones espalhados pela quadra, com a função de criar obstáculos que não podem ser tocados. Caso não haja coletes de identificação, poderão ser criadas faixas de papel crepom ou colete de jornal (pegar uma folha de jornal duplo, cortar um pedaço no centro da folha, para poder passar pela cabeça e prender com fita adesiva na lateral, já no corpo do aluno).

acesso2

FRIZANCO, Mary Lopes Esteves. Ciranda da inclusão. Brincadeiras adaptadas, v.1, n 8, p. 21-22, julho 2010.

Aproveite o momento para registrar a atividade com os alunos. Para isso, solicite que um grupo de alunos fotografe, a partir da Câmera do laptop Classmate acessando (Metasys > Aba Aplicativos > Multimídia > WxCam ) ou( Área de Trabalho > Câmera),o botão “máquina de retrato” que tira foto através da Webcam.

Professor, logo após a realização das brincadeiras, é preciso discutir as impressões dos alunos e trazer reflexões sobre a inclusão das pessoas com necessidades especiais em todas as atividades diárias, seja na escola ou em outros locais públicos.

 É importante a socialização das brincadeiras, onde os alunos devem comentar sobre suas dificuldades ou facilidades para realizar o jogo.

Agora, solicite que os alunos façam uma ilustração do momento vivenciado. Depois poderão apresentar à turma o desenho e explicar o que registraram.

Se os alunos possuírem laptop do Projeto UCA, você poderá sugerir que eles façam seus desenhos, oriente-os para usarem o programa Tux Paint para a construção dos cartazes. Seguindo as orientações: (Metasys > Aplicativos > Edusyst > Arte e Música > Pintura Digital). Não se esqueça de orientar que criem um título para a  ilustração.

Professor, ao final da 3ª atividade esperamos que os alunos tenham se conscientizado  sobre a importânciada acessibilidade nas escolas e em outros locais públicos. Caso sinta necessidade de rever algum conteúdo, proponha atividades complementares.

Recursos Complementares
Avaliação

Professor, é de suma importância observar se os alunos estão participando e realizando as atividades propostas, a fim de poder auxiliá-los no processo de aprendizagem. A avaliação poderá ser feita em todos os momentos da aula, nos quais deverá verificar se os alunos conseguiram: conhecer o significado de acessibilidade; identificar se nos locais públicos possuem adaptações; construir bonecos de diversos materiais; participar de brincadeiras adaptadas para as pessoas com necessidades especiais; produzir pequenos textos a partir de vídeos; conscientizar sobre a necessidade dos locais públicos e privados terem acessibilidade para portadores de necessidades especiais e utilizar os recursos existentes no seu laptop para as pesquisas e resoluções das atividades propostas. É também importante considerar as avaliações individuais ou grupais dos alunos, quanto ao resultado das atividades realizadas.

Opinião de quem acessou

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Opiniões

  • Fernanda Cardoso, Instituto de Educação Colônia do saber , Rio de Janeiro - disse:
    fcalves.1981@oi.com.br

    17/10/2014

    Cinco estrelas

    Gostei muito, essa aula me ajudará em um projeto que estou elaborando com as crianças da escola em que trabalha. Parabéns!!!


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