Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Pensamento social e desenvolvimento: do Evolucionismo à Globalização

 

13/12/2011

Autor e Coautor(es)
joão ricardo ferreira pires
imagem do usuário

BELO HORIZONTE - MG Universidade do Estado de Minas Gerais

Ronaldo Soares Mendes Junior, Lígia Beatriz de Paula Germano

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Médio História Processo histórico: nações e nacionalidades
Ensino Médio Sociologia Cultura e diversidade cultural
Ensino Médio Sociologia Estudo das sociedades humanas
Ensino Médio História Diversidade cultural, conflitos e vida em sociedade
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

 

Nesta aula, em um primeiro momento, o propósito é traçar um panorama geral sobre as ideias evolucionistas e as questões étnicas na Globalização. Em um segundo momento, o foco são as diferentes visões de autores brasileiros acerca da formação social do nosso País. Ao fim das atividades, o aluno será capaz de compreender os efeitos da Globalização na sociedade brasileira. Também será capaz de compreender como se deu a organização social do nosso País, a partir da análise de teorias de autores com visões bastante distintas. A partir do debate dessas ideias, o aluno poderá desenvolver um senso crítico acerca da sociedade em que vive, tirar suas próprias conclusões a respeito e, até mesmo, contribuir com observações que vão além da interpretação desses autores.

Duração das atividades
Três aulas de 50 minutos.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

É necessário que o aluno tenha conhecimento prévio acerca do processo de colonização do Brasil e seus desdobramentos. Também é necessário que o aluno já possua a capacidade de compreender que a integração de diferentes povos influencia diretamente na formação e na organização das sociedades como um todo.

Estratégias e recursos da aula

Aula 1

O professor deverá fazer uma breve introdução, abordando a evolução das civilizações ao longo dos séculos e os impactos da Globalização nesse processo. Como recurso para atingir esse objetivo, o professor poderá consultar os seguintes links:

http://estudantedefilosofia.com.br/conceitos/antropologiacultural.php

http://www.brasilescola.com/historiag/evolucionismo.htm

http://pedagogia.tripod.com/evolucionismo.htm

http://pt.wikipedia.org/wiki/Globaliza%C3%A7%C3%A3o

http://www.brasilescola.com/geografia/globalizacao.htm

E também se utilizar das imagens abaixo, que serão fundamentais para as próximas atividades

     

 

 

         

 

 

   

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Fontes das imagens : http://globalizarsa.blogspot.com/2009/01/cartuns-no-globalizar-por-dorinho_2221.html

http://globalizarsa.blogspot.com/2009/01/cartuns-no-globalizar-por-dorinho_2221.html

http:// http://petantropologia.blogspot.com/

http://neusavalerio.blogspot.com/2007/10/globalizao.html

http://cronicasdofrank.blogspot.com/2008/11/mestiagem.html

http://httpmeunometrabalho.blogspot.com201101que-e-globalizacao.html

http://httpwww.novaera-alvorecer.netcriacionismo_evolucionismo.htm

 

E, também, utilizar-se das imagens disponibilizadas no PowerPoint:  obs: ( O powerpoint é rápido e fácil de ser baixado e possui outras imagens a respeito dos temas, inclusive dos autores que serão estudados nas próximas atividades.)

http://www.4shared.com/file/4yGi29Hp/powerpoint_-_aula.html?

Os alunos deverão analisar as imagens mostradas pelo professor e elaborar um texto estabelecendo uma relação entre as mesmas. Essa análise deverá  ser realizada de maneira cronológica, de forma que o aluno estabeleça a relação correta entre os temas. O professor deve conduzir o aluno ao raciocínio de que a globalizaçao é um processo antigo e que a mestiçagem é uma consequencia direta desse processo. O professor também deve questionar o aluno a respeito de exemplos de globalizaçao em períodos mais distantes, como os séculos XVI e XVII e  também exemplos de globalizaçao nos dias atuais, induzindo-os ao racíocinio de que a globalizaçao é um processo cont

Será cobrado do aluno, também, que ele faça uma ligação entre os temas das fotografias com a formação social do Brasil.

Ao final da aula, o professor irá dividir a turma em quatro grupos, sendo cada grupo responsável pela pesquisa de alguns autores que tratam de temas relativos à formação social do Brasil. Os autores deverão ser: Gilberto Freyre, Darcy Ribeiro, Nina Rodrigues e Roberto Damatta. O aluno deverá fazer uma breve pesquisa sobre a biografia dos quatro autores. Sugerimos as seguintes obras a serem pesquisadas:

- Gilberto Freyre: Casa Grande e Senzala;

- Nina Rodrigues: Os africanos no Brasil;

- Darcy Ribeiro: O povo brasileiro;

- Roberto Damatta: Carnavais, malandros e heróis.

 Sugestão de alguns links para consulta sobre os autores:

- Gilberto Freyre:

http://www.releituras.com/gilbertofreyre_bio.asp

http://www.partes.com.br/freirebiografia06.html

http://www.estadao.com.br/noticias/arteelazer,gilberto-freyre-perene,590481,0.htm

- Darcy Ribeiro:

http://www.fundar.org.br/

http://www.ensayistas.org/filosofos/brasil/ribeiro/introd.htm

- Nina Rodrigues:

http://www.sbhm.org.br/index.asp?p=medicos_view&codigo=200

http://www.brasilescola.com/biografia/raimundo-nina.htm

- Roberto Damatta:

http://www.schwartzman.org.br/simon/damatta.htm

http://www.rodaviva.fapesp.br/materia/302/entrevistados/roberto_da_matta_1999.htm

Objetivo desta aula

A relação entre as imagens que o aluno deverá fazer e a sua ligação com a formação social do Brasil não tem que ser necessariamente correta. Essa ligação tem por objetivo analisar os conhecimentos do aluno antes das atividades que serão propostas nas aulas seguintes, para que, ao final de tudo, o professor tenha condições de diagnosticar as maiores dificuldades dos alunos e tudo o que eles aprenderam após o término das três aulas. No entanto, o professor deverá fazer com que o aluno perceba que a Globalização é um processo antigo, apesar de possuir suas particularidades em cada momento da história. Com isso, o aluno terá, pelo menos, uma mínima condição de elaborar o seu texto corretamente, embora esse não seja o principal objetivo do professor neste momento.

Aula 2

Cada um dos quatro grupos terão, em média, dez minutos para expor as principais ideias do autor pesquisado. Durante as apresentações, o professor deverá intervir quando achar necessário, acrescentando alguma informação, esclarecendo dúvidas e corrigindo possíveis erros.

Objetivo desta aula

As apresentações têm por objetivo avaliar a capacidade de síntese dos alunos, além de sua performance ao falar em público. Também têm como objetivo situar todos os alunos a respeito das teorias dos quatro autores, que serão importantes para as atividades da próxima aula. Ao fim da segunda aula, o professor não poderá comunicar aos alunos que haverá debate na aula seguinte. A ideia é fazer com que os alunos desenvolvam a capacidade de improvisar uma argumentação e formular respostas rápidas e criativas, evitando assim que o debate seja composto por respostas e argumentos prontos, muitas vezes copiados de algum pesquisador que tenha estudado os autores do debate.

Aula 3

Nesta aula, o professor deverá dividir a turma em dois grupos. A intenção é promover um debate entre os grupos, sendo que cada um defenderá o ponto de vista de um dos autores escolhidos previamente pelo professor. O professor deverá escolher quatro alunos que, juntamente com ele, formarão uma espécie de Júri, o qual deverá mediar o debate e, ao final da atividade, escolherá o grupo que melhor defendeu o ponto de vista de seu autor. Para finalizar a atividade, cada aluno deverá escolher um dos quatro autores e elaborar um texto no qual ele explicará por que ele considera aquele autor como o que mais contribuiu para a compreensão da formação social brasileira. Ao fim de seu texto, o aluno deverá acrescentar algo novo à teoria do autor escolhido.

Objetivo desta aula

O debate tem como objetivo, como fora dito anteriormente, desenvolver no aluno a capacidade de improvisar uma argumentação, formulando respostas rápidas e criativas. O aluno também, a partir do debate, provavelmente se interessará mais pelo assunto ou, ainda que não se interesse, no mínimo, terá uma noção de como é defender em público um ponto de vista contrário ao de uma (ou outras) pessoa(s). A elaboração do texto pelo aluno, partindo de sua opinião acerca do autor que mais contribuiu, segundo ele, para a compreensão da formação social do Brasil, objetiva avaliar o senso crítico do aluno, além de fazer com que ele compreenda como funciona a construção de um novo pensamento histórico, que consiste muitas vezes em analisar a obra de determinado autor e lhe acrescentar algo novo, uma ideia nova ou, até mesmo, um questionamento inovador.

Organização do debate

- O primeiro grupo terá dez minutos para defender o ponto de vista do autor Nina Rodrigues. Os alunos deverão expor suas ideias como se fossem o próprio autor.

- O segundo grupo terá o mesmo tempo para expor as ideias a respeito das contribuições teóricas de Gilberto Freyre.

- Ao final desse tempo, o professor deverá dar um intervalo de cinco minutos, para que cada grupo se reúna e escolha um representante, o qual ficará responsável por fazer a réplica, contrapondo-se ao grupo oponente.

- Cada grupo terá um tempo de cinco minutos para realizar a sua réplica.

- Ao final da exposição de ideias, o Júri deverá reunir-se e escolher o grupo que melhor ‘’incorporou’’ o personagem e defendeu as suas ideias, argumentando e contra-argumentando, sem entrar em contradição, desenvolvendo um debate crítico, criativo e dinâmico.

Recursos Complementares

- Primeira e segunda partes da entrevista de Darcy Ribeiro (o restante da entrevista encontra-se, também, no site http://www.youtube.com), disponíveis em:

http://www.youtube.com/watch?v=qMkpbf5wKXw

http://www.youtube.com/watch?v=DWUmCnhvJzc&feature=related

- Primeiro capítulo do documentário “O povo brasileiro”. Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=2gqz4BHYcck

- Primeira e segunda partes do “Ciclo de Debates Estado e Sociedade’’, com Roberto Damatta. Disponíveis em:

http://www.youtube.com/results?search_query=roberto+damatta&aq=0&oq=roberto+dam

http://www.youtube.com/watch?v=7hNzdztiBsk&feature=related

- Primeira e segunda partes “De lá pra cá” sobre Gilberto Freyre. Disponíveis em:

http://www.youtube.com/watch?v=kyFkWeJFO2w

http://www.youtube.com/watch?v=YroM1QDzT3w&feature=related

- Dissertação sobre Nina Rodrigues. Disponível em:

http://www.gpmina.ufma.br/pastas/doc/Nina%20Rodrigues%20e%20a%20religiao%20dos%20Orixas.pdf

Avaliação

Cada uma das três atividades propostas deverá ser avaliada da seguinte forma:

- A primeira atividade deverá ser avaliada pelo professor de 0 a 5 pontos;

- A segunda de 0 a 10 pontos;

- A terceira de 0 a 15 pontos;

- Ao final, o somatório de todas as notas deverá ser dividido por três, obtendo assim a nota final.    

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.