Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Conhecendo o sistema excretor - UCA

 

01/12/2011

Autor e Coautor(es)
Lérida de Oliveira
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Cláudia Regina M.G. Fernandes; Lindomar de Oliveira Untaler

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Saúde Cuidado do corpo
Ensino Fundamental Final Saúde Indicadores de qualidade de vida e saúde
Ensino Fundamental Final Ciências Naturais Ser humano e saúde
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Conhecer as principais doenças do sistema excretor.

Apresentar os mecanismos básicos de controle hídrico do corpo humano.

Compreender o processo de formação da urina e importância dos rins para o sistema excretor.

Duração das atividades
03 AULAS (50 MINUTOS CADA)
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Conhecimentos básicos sobre anatomia humana.

Estratégias e recursos da aula

ESEBA

Antes de iniciar a aula, cabe ao/a professor/a orientar os/as alunos/as sobre a importância da participação coletiva durante as atividades propostas, explicando que, dessa forma, poderá ocorrer uma maior integração e um diálogo mais amplo sobre o tema abordado.

Será necessário, para o desenvolvimento dessa aula, um netbook para cada aluno/a.

1ª atividade: conhecendo o sistema excretor

Videos

Nessa primeira atividade da aula, os/as alunos/as serão convidados a assistir em seus netbooks o Vídeo 1. Para tanto, cabe ao/a professor/a orientar os/as alunos/as a, empregando o software  Mozilla Firefox, acessar o site abaixo, no qual o vídeo em questão encontra-se disponível.

Vídeo 1 – Sistema Excretor

sistema excretor 4

Fonte: http://www.youtube.com/watch?v=EL3_OqqggDs&feature=related   acesso feito dia 11/11/2011

OBSERVAÇÃO: O/a professor/a pode executar previamente o download  do Vídeo 1 no site mencionado para, empregando seu netbook, exibi-lo durante a aula utilizando um kit multimídia e um data show. Essa estratégia seria uma alternativa caso o acesso a internet, no momento da aula, esteja impossibilitado por qualquer razão.

Concluída a exibição do Vídeo 1, cada um dos alunos/as deverá ser orientado pelo/a professor/a a, utilizando o software Kword, abrir o Texto 1, o qual deverá ter sido previamente enviado pelo/a professor/a aos/as alunos/as via e-mail.

TEXTO 1 – Sistema Excretor
Fonte:http://www.afh.bio.br/excret/excret1.asp   acesso feito dia 11/11/2011

Concluída a leitura do Texto 1, cada aluno/a deverá ser orientado/a pelo/a professor/a a, utilizando o software Kword, responder o Questionário 1, recorrendo, para tanto, ao conteúdo do Texto 1 e do Vídeo 1. Vale destacar que o Questionário 1 deverá ter sido previamente enviado pelo/a professor/a aos/as alunos/as, via e-mail.

Questionário 1

1 – Qual a função do sistema excretor?

2 – Qual a função dos rins?

3 – Qual a importância da regulação das funções renais?

4 – Como é feita a eliminação da urina?

5 – No Vídeo 1 é dado destaque para o formato anatômico dos rins. Por quê?

6 – Qual é o principal órgão do sistema excretor?

7 – Por que os rins são tão importantes para o sistema sanguíneo?

8 – Qual o percurso da urina no sistema excretor?

2ª atividade: descobrindo uma pouco mais sobre a anatomia

atividade

Nessa segunda atividade da aula, o/a professor/a deverá solicitar que os alunos identifiquem os órgãos do sistema excretor humano destacados na Figura 1, a qual deverá ter sido previamente enviada pelo/a professor/a aos/as alunos/as, obviamente sem a indicação das respostas, via e-mail.

FIGURA1

sistema excretor 2

http://www.aticaeducacional.com.br/htdocs/atividades/sist_uri/atv2.htm

RESPOSTAS

sistema excretor 3

http://www.aticaeducacional.com.br/htdocs/atividades/sist_uri/atv2.htm

 

3ª atividade: navegando no conhecimento

atividade

Nessa terceira atividade da aula, cabe ao/a professor/a orientar os/as alunos/as a, empregando o software  Mozilla Firefox, acessar o siteabaixo, no qual se encontram vários exercícios voltados ao ensino do sistema urinário.

A partir da realização desses exercícios, cabe ao/a professor/a discutir com os/as alunos/as o conteúdo trabalhado nas atividades anteriores, buscando consolidá-lo e corrigindo pontualmente eventuais equívocos de compreensão dos/as alunos/as.

sistema excretor 1

http://www.aticaeducacional.com.br/htdocs/atividades/sist_uri/index.htm

4ª atividade: pesquisando e aprendendo

Pesquisa

Nessa quarta atividade da aula, cabe ao/a professor/a orientar os/as alunos/as a se organizarem em seis grupos para acessar a internet utilizando o software Mozilla Firefox com o intuito de realizar um levantamento de informações sobre diferentes tipos de doenças renais.  

Como se vê abaixo, cada grupo ficará responsável por levantar informações sobre uma doença, consultando, para tanto, sites específicos.

GRUPO 1: Insuficiência Renal Crônica
Fonte:  http://www.abcdasaude.com.br/artigo.php?700       acesso feito dia 11/11/2011
Fonte: http://www.transdoreso.org/pdf/doenca_renal.pdf      acesso feito dia 11/11/2011

GRUPO 2: Insuficiência Renal Aguda
Fonte:  http://pt.wikipedia.org/wiki/Insufici%C3%AAncia_renal_aguda    acesso feito dia 11/11/2011
Fonte: http://www.mdsaude.com/2009/07/insuficiencia-renal-aguda.html       acesso feito dia 11/11/2011

GRUPO 3: Cálculo Renal
Fonte: http://boasaude.uol.com.br/lib/ShowDoc.cfm?LibDocID=4739&ReturnCatID=1746         acesso feito dia 11/11/2011
Fonte: http://www.abcdasaude.com.br/artigo.php?54         acesso feito dia 11/11/2011

GRUPO 4: Nefrite
Fonte:  http://www.abcdasaude.com.br/artigo.php?296       acesso feito dia 11/11/2011
Fonte: http://www.pro-renal.org.br/renal_033.php         acesso feito dia 11/11/2011

GRUPO 5: Infecção Urinária
Fonte:  http://www.abcdasaude.com.br/artigo.php?258       acesso feito dia 11/11/2011
Fonte: http://www.todabiologia.com/doencas/infeccao_urinaria.htm         acesso feito dia 11/11/2011

GRUPO 6: Obstrução Urinária
Fonte: http://www.medipedia.pt/home/home.php?module=artigoEnc&id=292        acesso feito dia 11/11/2011
Fonte:   http://www.abcdasaude.com.br/artigo.php?270       acesso feito dia 11/11/2011

Uma vez acessados os sites, os grupos deverão levantar informações sobre cada uma das diferentes doenças renais, mais especificamente no que se refere aos seguintes tópicos:

O que caracteriza a doença?
Quais são as causas?
Quais são os sintomas?
Como é realizado o tratamento?
É possível prevení-la? Se sim, de que forma?

Com o término da pesquisa, cada um dos grupos deverá utilizar o software Kpresenter do netbook para elaborar uma apresentação de slides com as informações selecionadas.

Finalizada a montagem das apresentações, os grupos deverão socializá-las com os/as demais, utilizando, para tanto, um kit multimídia e um data show conectados ao netbooks.

Cabe ao/a professor/a observar a capacidade de argumentação dos/as alunos/as, a maneira como cada um expõe suas ideias, defende os seus argumentos e discute com os colegas de sala. Além disso, ele/a deve ficar atento com possíveis equívocos conceituais, interferindo imediatamente no sentido de posicionar os/as alunos/as a pensarem nos conceitos mais adequados.

5º atividade: trabalhando em casa

Atividade de casa

Nessa quinta atividade da aula, os/as alunos/as deverão utilizar o software KWord do netbook para, em casa, acessar a Reportagem 1 e elaborar a uma redação sobre o assunto.

Posteriormente, a discussão da redação deverá executada em sala de aula pelo/a professor/a. Vale destacar que a Reportagem 1 deverá ter sido previamente enviada pelo/a professor/a aos/as alunos/as via e-mail.

REPORTAGEM – Homem consegue transplante de rim pelo Facebook
Fonte: http://noticias.uol.com.br/ultnot/cienciaesaude/ultimas-noticias/2011/04/06/homem-consegue-transplante-de-rim-pelo-facebook.jhtm acesso feito dia 11/11/2011

Recursos Complementares

Fonte:  http://www.abcdasaude.com.br/artigo.php?270    acesso feito dia 11/11/2011

Avaliação

A avaliação dos/as alunos/as pode ser feita em todos os momentos da aula, a partir das contribuições individuais ou das contribuições do grupo como um todo, assim como a partir do envolvimento dos/as alunos/as nas atividades solicitadas.

Opinião de quem acessou

Cinco estrelas 1 classificações

  • Cinco estrelas 1/1 - 100%
  • Quatro estrelas 0/1 - 0%
  • Três estrelas 0/1 - 0%
  • Duas estrelas 0/1 - 0%
  • Uma estrela 0/1 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.