01/12/2011
Cláudia Regina M.G. Fernandes; Lindomar de Oliveira Untaler
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Final | Saúde | Cuidado do corpo |
Ensino Fundamental Final | Saúde | Indicadores de qualidade de vida e saúde |
Ensino Fundamental Final | Ciências Naturais | Ser humano e saúde |
Conhecer as principais doenças do sistema excretor.
Apresentar os mecanismos básicos de controle hídrico do corpo humano.
Compreender o processo de formação da urina e importância dos rins para o sistema excretor.
Conhecimentos básicos sobre anatomia humana.
Antes de iniciar a aula, cabe ao/a professor/a orientar os/as alunos/as sobre a importância da participação coletiva durante as atividades propostas, explicando que, dessa forma, poderá ocorrer uma maior integração e um diálogo mais amplo sobre o tema abordado.
Será necessário, para o desenvolvimento dessa aula, um netbook para cada aluno/a.
Nessa primeira atividade da aula, os/as alunos/as serão convidados a assistir em seus netbooks o Vídeo 1. Para tanto, cabe ao/a professor/a orientar os/as alunos/as a, empregando o software Mozilla Firefox, acessar o site abaixo, no qual o vídeo em questão encontra-se disponível.
Vídeo 1 – Sistema Excretor
Fonte: http://www.youtube.com/watch?v=EL3_OqqggDs&feature=related acesso feito dia 11/11/2011
OBSERVAÇÃO: O/a professor/a pode executar previamente o download do Vídeo 1 no site mencionado para, empregando seu netbook, exibi-lo durante a aula utilizando um kit multimídia e um data show. Essa estratégia seria uma alternativa caso o acesso a internet, no momento da aula, esteja impossibilitado por qualquer razão.
Concluída a exibição do Vídeo 1, cada um dos alunos/as deverá ser orientado pelo/a professor/a a, utilizando o software Kword, abrir o Texto 1, o qual deverá ter sido previamente enviado pelo/a professor/a aos/as alunos/as via e-mail.
TEXTO 1 – Sistema Excretor
Fonte:http://www.afh.bio.br/excret/excret1.asp acesso feito dia 11/11/2011
Concluída a leitura do Texto 1, cada aluno/a deverá ser orientado/a pelo/a professor/a a, utilizando o software Kword, responder o Questionário 1, recorrendo, para tanto, ao conteúdo do Texto 1 e do Vídeo 1. Vale destacar que o Questionário 1 deverá ter sido previamente enviado pelo/a professor/a aos/as alunos/as, via e-mail.
Questionário 1
1 – Qual a função do sistema excretor?
2 – Qual a função dos rins?
3 – Qual a importância da regulação das funções renais?
4 – Como é feita a eliminação da urina?
5 – No Vídeo 1 é dado destaque para o formato anatômico dos rins. Por quê?
6 – Qual é o principal órgão do sistema excretor?
7 – Por que os rins são tão importantes para o sistema sanguíneo?
8 – Qual o percurso da urina no sistema excretor?
Nessa segunda atividade da aula, o/a professor/a deverá solicitar que os alunos identifiquem os órgãos do sistema excretor humano destacados na Figura 1, a qual deverá ter sido previamente enviada pelo/a professor/a aos/as alunos/as, obviamente sem a indicação das respostas, via e-mail.
FIGURA1
http://www.aticaeducacional.com.br/htdocs/atividades/sist_uri/atv2.htm
RESPOSTAS
http://www.aticaeducacional.com.br/htdocs/atividades/sist_uri/atv2.htm
Nessa terceira atividade da aula, cabe ao/a professor/a orientar os/as alunos/as a, empregando o software Mozilla Firefox, acessar o siteabaixo, no qual se encontram vários exercícios voltados ao ensino do sistema urinário.
A partir da realização desses exercícios, cabe ao/a professor/a discutir com os/as alunos/as o conteúdo trabalhado nas atividades anteriores, buscando consolidá-lo e corrigindo pontualmente eventuais equívocos de compreensão dos/as alunos/as.
http://www.aticaeducacional.com.br/htdocs/atividades/sist_uri/index.htm
Nessa quarta atividade da aula, cabe ao/a professor/a orientar os/as alunos/as a se organizarem em seis grupos para acessar a internet utilizando o software Mozilla Firefox com o intuito de realizar um levantamento de informações sobre diferentes tipos de doenças renais.
Como se vê abaixo, cada grupo ficará responsável por levantar informações sobre uma doença, consultando, para tanto, sites específicos.
GRUPO 1: Insuficiência Renal Crônica
Fonte: http://www.abcdasaude.com.br/artigo.php?700 acesso feito dia 11/11/2011
Fonte: http://www.transdoreso.org/pdf/doenca_renal.pdf acesso feito dia 11/11/2011
GRUPO 2: Insuficiência Renal Aguda
Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Insufici%C3%AAncia_renal_aguda acesso feito dia 11/11/2011
Fonte: http://www.mdsaude.com/2009/07/insuficiencia-renal-aguda.html acesso feito dia 11/11/2011
GRUPO 3: Cálculo Renal
Fonte: http://boasaude.uol.com.br/lib/ShowDoc.cfm?LibDocID=4739&ReturnCatID=1746 acesso feito dia 11/11/2011
Fonte: http://www.abcdasaude.com.br/artigo.php?54 acesso feito dia 11/11/2011
GRUPO 4: Nefrite
Fonte: http://www.abcdasaude.com.br/artigo.php?296 acesso feito dia 11/11/2011
Fonte: http://www.pro-renal.org.br/renal_033.php acesso feito dia 11/11/2011
GRUPO 5: Infecção Urinária
Fonte: http://www.abcdasaude.com.br/artigo.php?258 acesso feito dia 11/11/2011
Fonte: http://www.todabiologia.com/doencas/infeccao_urinaria.htm acesso feito dia 11/11/2011
GRUPO 6: Obstrução Urinária
Fonte: http://www.medipedia.pt/home/home.php?module=artigoEnc&id=292 acesso feito dia 11/11/2011
Fonte: http://www.abcdasaude.com.br/artigo.php?270 acesso feito dia 11/11/2011
Uma vez acessados os sites, os grupos deverão levantar informações sobre cada uma das diferentes doenças renais, mais especificamente no que se refere aos seguintes tópicos:
O que caracteriza a doença?
Quais são as causas?
Quais são os sintomas?
Como é realizado o tratamento?
É possível prevení-la? Se sim, de que forma?
Com o término da pesquisa, cada um dos grupos deverá utilizar o software Kpresenter do netbook para elaborar uma apresentação de slides com as informações selecionadas.
Finalizada a montagem das apresentações, os grupos deverão socializá-las com os/as demais, utilizando, para tanto, um kit multimídia e um data show conectados ao netbooks.
Cabe ao/a professor/a observar a capacidade de argumentação dos/as alunos/as, a maneira como cada um expõe suas ideias, defende os seus argumentos e discute com os colegas de sala. Além disso, ele/a deve ficar atento com possíveis equívocos conceituais, interferindo imediatamente no sentido de posicionar os/as alunos/as a pensarem nos conceitos mais adequados.
Nessa quinta atividade da aula, os/as alunos/as deverão utilizar o software KWord do netbook para, em casa, acessar a Reportagem 1 e elaborar a uma redação sobre o assunto.
Posteriormente, a discussão da redação deverá executada em sala de aula pelo/a professor/a. Vale destacar que a Reportagem 1 deverá ter sido previamente enviada pelo/a professor/a aos/as alunos/as via e-mail.
REPORTAGEM – Homem consegue transplante de rim pelo Facebook
Fonte: http://noticias.uol.com.br/ultnot/cienciaesaude/ultimas-noticias/2011/04/06/homem-consegue-transplante-de-rim-pelo-facebook.jhtm acesso feito dia 11/11/2011
Fonte: http://www.abcdasaude.com.br/artigo.php?270 acesso feito dia 11/11/2011
A avaliação dos/as alunos/as pode ser feita em todos os momentos da aula, a partir das contribuições individuais ou das contribuições do grupo como um todo, assim como a partir do envolvimento dos/as alunos/as nas atividades solicitadas.
Cinco estrelas 1 classificações
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19/12/2012
Cinco estrelasExplicação e método de ensinno excelente(bem explicado).