Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Conhecendo o sistema cardiovascular - UCA

 

09/12/2011

Autor e Coautor(es)
Lérida de Oliveira
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Cláudia Regina M.G. Fernandes; Lindomar de Oliveira Untaler

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Saúde Cuidado do corpo
Ensino Fundamental Final Ciências Naturais Ser humano e saúde
Ensino Fundamental Final Saúde Indicadores de qualidade de vida e saúde
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Conhecer como o sangue circula no corpo humano.

Reconhecer as principais doenças do sistema cardiovascular.

Identificar algumas maneiras de proteger e manter o coração saudável.

Duração das atividades
03 AULAS (50 MINUTOS CADA)
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Conhecimentos básicos sobre o funcionamento do sistema cardiovascular.

Estratégias e recursos da aula

ESEBA

Antes de iniciar a aula, cabe ao/a professor/a orientar os/as alunos/as sobre a importância da participação coletiva durante as atividades propostas, explicando que, dessa forma, poderá ocorrer uma maior integração e um diálogo mais amplo sobre o tema abordado.

Será necessário, para o desenvolvimento dessa aula, um netbook para cada aluno/a.

1ª atividade: conhecendo o sistema cardiovascular

Videos

 

Nessa primeira atividade da aula, os/as alunos/as serão convidados a assistir em seus netbooks os Vídeos 1, 2 e 3. Para tanto, cabe ao/a professor/a orientar os/as alunos/as a, empregando o software  Mozilla Firefox, acessar os sites abaixo, no qual os vídeos em questão encontram-se disponíveis.

Vídeo 1 - O corpo humano - 06 - Sistema cardiovascular - Parte 1

cardiovascular 1

Fonte: http://www.youtube.com/watch?v=T93NnWbMtvI  acesso feito dia 08/11/2011

Vídeo 2 - O corpo humano - 06 - Sistema cardiovascular - Parte 2

cardiovascular 1

Fonte: http://www.youtube.com/watch?v=L0VDUy3JUE0 acesso feito dia 08/11/2011

Vídeo 3 - O corpo humano - 06 - Sistema cardiovascular - Parte 3

cardiovascular 3

Fonte: http://www.youtube.com/watch?v=4Z1KY2A6dkg   acesso feito dia 08/11/2011

OBSERVAÇÃO: O/a professor/a pode executar previamente o download dos Vídeos 1, 2 e 3 nos sites mencionados para, empregando seu netbook, exibi-los durante a aula utilizando um kit multimídia e um data show. Essa estratégia seria uma alternativa caso o acesso à internet, no momento da aula, esteja impossibilitado por qualquer razão.

Concluída a exibição dos Vídeos 1, 2 e 3, cada um/a dos/as alunos/as deverá ser orientado/a pelo/a professor/a a, utilizando o software Kword, responder o Questionário 1. Vale destacar que o Questionário 1 deverá ter sido previamente enviado pelo/a professor/a aos/as alunos/as via e-mail.

Questionário 1

  1. No vídeo 1, é apresentada a quantidade de vezes que o coração bate e a quantidade de sangue que circula em nosso corpo? Como isso ocorre?
  2. Por que o coração é sempre relacionado às emoções?
  3. O vídeo 1 destaca que o coração é considerado um órgão especial no corpo humano. Por quê?
  4. Por que o sangue é considerado o “rio da vida”?
  5. O vídeo 2 apresenta o motivo que pode fazer com que o sangue mude de cor. Que motivo é esse?
  6. Qual o tamanho, o peso e a localização do coração no corpo humano?
  7. Qual o nome das células nervosas que faz a contração elétrica no coração?
  8. Qual é o único órgão que recebe o fluxo constante de sangue?
  9. O vídeo 3 evidencia a importância das artérias? Explique porque elas são importantes.
  10. Por que os glóbulos vermelhos precisam se dobrar para passar nos capilares? 

2ª atividade: descobrindo um pouco mais sobre o sistema cardiovascular

atividade

Nessa segunda atividade da aula, cabe ao/a professor/a dividir a turma em duplas e orientá-las/as a, usando o software  Kword, abrir os Textos 1 e 2, os quais deverão ter sido previamente enviados pelo/a professor/a aos/as alunos/as via e-mail.

TEXTO 1: Sistema cardiovascular

Fonte: http://www.brasilescola.com/biologia/sistema-circulatorio.htm    acesso feito dia 08/11/2011

TEXTO 2: Sistema circulatório

Fonte: http://www.infoescola.com/biologia/sistema-circulatorio/  acesso feito dia 08/11/2011

Concluída a leitura dos Textos 1 e 2, cada uma das duplas deverá ser orientada pelo/a professor/a a, utilizando o software Kword, responder o Questionário 2. Vale destacar que o Questionário 2 deverá ter sido previamente enviado pelo/a professor/a aos/as alunos/as via e-mail.

Questionário 2

  1. Quantas cavidades têm o coração?
  2. O sangue arterial é rico em que gás?
  3. Qual é o órgão principal do sistema cardiovascular?
  4. Qual a doença caracterizada por um endurecimento da parede das artérias?
  5. Como se chamam os vasos sanguíneos muito delgados onde se dá a troca gasosa?
  6. Quais vasos sanguíneos são espessos e elásticos?
  7. Que nome se dá ao sangue que é pobre em oxigênio?
  8. Como se chamam as veias que se situam junto ao coração e por onde entra sangue venoso?
  9. Onde se situa o coração?
  10. Para que lado está voltado o coração?

3ª atividade: ouvindo e aprendendo

atividade

Nessa terceira atividade da aula, os/as alunos/as serão convidados a ouvir em seus netbooks um áudio sobre o sistema cardiovascular disponível no link abaixo. Para tanto, cabe ao/a professor/a orientar os/as alunos/as a empregar o software Amarok.

 

 

 

 

 

OBSERVAÇÃO:O/a professor/a pode executar previamente o download do áudio  no site mencionado para, empregando seu netbook, apresentá-los durante a aula utilizando um kit multimídia. Essa estratégia seria uma alternativa caso o acesso à internet, no momento da aula, esteja impossibilitado por qualquer razão.

Concluída a apresentação do áudio, cada um dos alunos/as deverá ser orientado pelo/a professor/a a, utilizando o software Kword, responder o Questionário 3. Vale destacar que o Questionário 3 deverá ter sido previamente enviado pelo/a professor/a aos/as alunos/as, via e-mail.

Questionário 3

  1. Por que o coração bate mais rapidamente quando são consumidas bebidas estimulantes como o café?
  2. O que é arritmia?
  3. Explique a diferença entre o sistema simpático e parassimpático.

4ª atividade: conhecendo a anatomia do coração

atividade

Nessa quarta atividade da aula, o/a professor/a deverá solicitar que os alunos pintem a Figura 1, selecionando a cor vermelha para o lado do coração em que o sangue é rico em oxigênio (O2) e selecionando a cor azul para o lado do coração que é rico em gás carbônico (CO2). A Figura 1 deverá ser impressa pelo/a professor/a e disponibilizada aos/as alunos/as. Vale destacar que a Figura 2 ilustra de que forma as cores devem ser selecionadas para a correta execução da atividade.

FIGURA 1

 

 cardiovascular 4

Fonte: http://www.afh.bio.br/cardio/Cardio3.asp   acesso feito dia 08/11/2011

FIGURA 2

cardiovascular 5

Fonte: http://www.afh.bio.br/cardio/Cardio3.asp acesso feito dia 08/11/2011

 

 

 

 

 

5ª atividade: pesquisando e aprendendo

Pesquisa

Nessa quinta atividade da aula, cabe ao/a professor/a orientar os/as alunos/as a se organizarem em seis grupos para acessar a internet utilizando o software Mozilla Firefox com o intuito de realizar um levantamento de informações sobre diferentes tipos de doenças cardiovasculares.  

Como se vê abaixo, cada grupo ficará responsável por levantar informações sobre uma doença, consultando, para tanto, sites específicos.

GRUPO 1:Sopro no coração
Fonte: http://www.mdsaude.com/2010/04/sopro-coracao-sopro-cardiaco.html          acesso feito dia 08/11/2011
Fonte: http://drauziovarella.com.br/doencas-e-sintomas/sopro-no-coracao/    acesso feito dia 08/11/2011

GRUPO 2: Infarto do miocárdio
Fonte: http://www.abcdasaude.com.br/artigo.php?300 acesso feito dia 08/11/2011
Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Infarto_agudo_do_mioc%C3%A1rdio  acesso feito dia 08/11/2011

GRUPO 3: Aterosclerose
Fonte: http://drauziovarella.com.br/doencas-e-sintomas/aterosclerose/  acesso feito dia 08/11/2011
Fonte:http://pt.wikipedia.org/wiki/Aterosclerose   acesso feito dia 08/11/2011

GRUPO 4: Arritmia
Fonte:  http://www.abcdasaude.com.br/artigo.php?32  acesso feito dia 08/11/2011
Fonte:  http://drauziovarella.com.br/doencas-e-sintomas/arritmias/          acesso feito dia 08/11/2011

GRUPO 5:Arteriosclerose ou Arterioesclerose
Fonte: http://saude.abril.com.br/edicoes/0282/medicina/conteudo_305453.shtml    acesso feito dia 08/11/2011
Fonte: http://www.arteriosclerose.med.br/  acesso feito dia 08/11/2011

GRUPO 6: Hipertensão
Fonte:  http://www.abcdasaude.com.br/artigo.php?244 acesso feito dia 08/11/2011
Fonte:   http://www.criasaude.com.br/N2068/doencas/hipertensao.html acesso feito dia 08/11/2011

Uma vez acessados os sites, os grupos deverão levantar informações sobre cada um dos diferentes tipos de doenças cardiovasculares, mais especificamente no que se refere aos seguintes tópicos:

O que caracteriza a doença?
Quais são suas causas?
Quais são seus sintomas?
Como é realizado o tratamento?
É possível preveni-la? Se sim, de que forma?

Com o término da pesquisa, cada um dos grupos deverá utilizar o software Kpresenter do netbook para elaborar uma apresentação de slides com as informações selecionadas.

Finalizadas as apresentações, os grupos deverão socializá-las com os/as demais, utilizando, para tanto, um kit multimídia e um data show conectados ao netbooks.

Cabe ao/a professor/a observar a capacidade de argumentação dos/as alunos/as, a maneira como cada um expõe suas ideias, defende os seus argumentos e discute com os colegas de sala. Além disso, ele/a deve ficar atento com possíveis equívocos conceituais, interferindo imediatamente no sentido de posicionar os/as alunos/as a pensarem nos conceitos mais adequados.

6ª atividade: trabalhando em casa

Atividade de casa

Nessa sexta atividade da aula, cada aluno/a deverá ser orientado/a pelo/a professor/a a, utilizando o software Kword, acessar e fazer a leitura da Tabela 1 e responder o Questionário 4. Vale destacar que o que a Tabela 1 e o Exercício 1 deverão ter sido previamente enviados pelo/a professor/a aos/as alunos/as via e-mail.

Tabela 1

CARDIOVASCULAR

Fonte: Bizzo, N.; Jordão, M. Ciências - Volume 3. 1ª edição, São Paulo, 2006.

Exercício 1

Em certos lugares do Brasil, costuma-se chamar de “mistura” a parte da refeição que possui carne, ovos ou outros alimentos mais saborosos. Muitas vezes a “mistura” é rica em colesterol. Utilizando o conteúdo da Tabela 1, elabore dois cardápios desse complemento de refeição, sendo um para o almoço e um o jantar, nos quais a quantidade de colesterol não exceda 300mg.

Recursos Educacionais
Nome Tipo
Coração humano Animação/simulação
Bate coração Áudio
Recursos Complementares

Fonte: http://www.afh.bio.br/cardio/cardio4.asp  acesso feito dia 08/11/2011

Fonte:  http://www.afh.bio.br/cardio/Cardio1.asp   acesso feito dia 08/11/2011

Avaliação

A avaliação dos/as alunos/as pode ser feita em todos os momentos da aula, a partir das contribuições individuais ou das contribuições do grupo como um todo, assim como a partir do envolvimento dos/as alunos/as nas atividades solicitadas.

Opinião de quem acessou

Cinco estrelas 2 classificações

  • Cinco estrelas 2/2 - 100%
  • Quatro estrelas 0/2 - 0%
  • Três estrelas 0/2 - 0%
  • Duas estrelas 0/2 - 0%
  • Uma estrela 0/2 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.