09/12/2011
Cláudia Regina M.G. Fernandes; Lindomar de Oliveira Untaler
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Final | Saúde | Cuidado do corpo |
Ensino Fundamental Final | Ciências Naturais | Ser humano e saúde |
Ensino Fundamental Final | Saúde | Indicadores de qualidade de vida e saúde |
Conhecer como o sangue circula no corpo humano.
Reconhecer as principais doenças do sistema cardiovascular.
Identificar algumas maneiras de proteger e manter o coração saudável.
Conhecimentos básicos sobre o funcionamento do sistema cardiovascular.
Antes de iniciar a aula, cabe ao/a professor/a orientar os/as alunos/as sobre a importância da participação coletiva durante as atividades propostas, explicando que, dessa forma, poderá ocorrer uma maior integração e um diálogo mais amplo sobre o tema abordado.
Será necessário, para o desenvolvimento dessa aula, um netbook para cada aluno/a.
Nessa primeira atividade da aula, os/as alunos/as serão convidados a assistir em seus netbooks os Vídeos 1, 2 e 3. Para tanto, cabe ao/a professor/a orientar os/as alunos/as a, empregando o software Mozilla Firefox, acessar os sites abaixo, no qual os vídeos em questão encontram-se disponíveis.
Vídeo 1 - O corpo humano - 06 - Sistema cardiovascular - Parte 1
Fonte: http://www.youtube.com/watch?v=T93NnWbMtvI acesso feito dia 08/11/2011
Vídeo 2 - O corpo humano - 06 - Sistema cardiovascular - Parte 2
Fonte: http://www.youtube.com/watch?v=L0VDUy3JUE0 acesso feito dia 08/11/2011
Vídeo 3 - O corpo humano - 06 - Sistema cardiovascular - Parte 3
Fonte: http://www.youtube.com/watch?v=4Z1KY2A6dkg acesso feito dia 08/11/2011
OBSERVAÇÃO: O/a professor/a pode executar previamente o download dos Vídeos 1, 2 e 3 nos sites mencionados para, empregando seu netbook, exibi-los durante a aula utilizando um kit multimídia e um data show. Essa estratégia seria uma alternativa caso o acesso à internet, no momento da aula, esteja impossibilitado por qualquer razão.
Concluída a exibição dos Vídeos 1, 2 e 3, cada um/a dos/as alunos/as deverá ser orientado/a pelo/a professor/a a, utilizando o software Kword, responder o Questionário 1. Vale destacar que o Questionário 1 deverá ter sido previamente enviado pelo/a professor/a aos/as alunos/as via e-mail.
Questionário 1
Nessa segunda atividade da aula, cabe ao/a professor/a dividir a turma em duplas e orientá-las/as a, usando o software Kword, abrir os Textos 1 e 2, os quais deverão ter sido previamente enviados pelo/a professor/a aos/as alunos/as via e-mail.
TEXTO 1: Sistema cardiovascular
Fonte: http://www.brasilescola.com/biologia/sistema-circulatorio.htm acesso feito dia 08/11/2011
TEXTO 2: Sistema circulatório
Fonte: http://www.infoescola.com/biologia/sistema-circulatorio/ acesso feito dia 08/11/2011
Concluída a leitura dos Textos 1 e 2, cada uma das duplas deverá ser orientada pelo/a professor/a a, utilizando o software Kword, responder o Questionário 2. Vale destacar que o Questionário 2 deverá ter sido previamente enviado pelo/a professor/a aos/as alunos/as via e-mail.
Questionário 2
Nessa terceira atividade da aula, os/as alunos/as serão convidados a ouvir em seus netbooks um áudio sobre o sistema cardiovascular disponível no link abaixo. Para tanto, cabe ao/a professor/a orientar os/as alunos/as a empregar o software Amarok.
OBSERVAÇÃO:O/a professor/a pode executar previamente o download do áudio no site mencionado para, empregando seu netbook, apresentá-los durante a aula utilizando um kit multimídia. Essa estratégia seria uma alternativa caso o acesso à internet, no momento da aula, esteja impossibilitado por qualquer razão.
Concluída a apresentação do áudio, cada um dos alunos/as deverá ser orientado pelo/a professor/a a, utilizando o software Kword, responder o Questionário 3. Vale destacar que o Questionário 3 deverá ter sido previamente enviado pelo/a professor/a aos/as alunos/as, via e-mail.
Nessa quarta atividade da aula, o/a professor/a deverá solicitar que os alunos pintem a Figura 1, selecionando a cor vermelha para o lado do coração em que o sangue é rico em oxigênio (O2) e selecionando a cor azul para o lado do coração que é rico em gás carbônico (CO2). A Figura 1 deverá ser impressa pelo/a professor/a e disponibilizada aos/as alunos/as. Vale destacar que a Figura 2 ilustra de que forma as cores devem ser selecionadas para a correta execução da atividade.
FIGURA 1
Fonte: http://www.afh.bio.br/cardio/Cardio3.asp acesso feito dia 08/11/2011
FIGURA 2
Fonte: http://www.afh.bio.br/cardio/Cardio3.asp acesso feito dia 08/11/2011
Nessa quinta atividade da aula, cabe ao/a professor/a orientar os/as alunos/as a se organizarem em seis grupos para acessar a internet utilizando o software Mozilla Firefox com o intuito de realizar um levantamento de informações sobre diferentes tipos de doenças cardiovasculares.
Como se vê abaixo, cada grupo ficará responsável por levantar informações sobre uma doença, consultando, para tanto, sites específicos.
GRUPO 1:Sopro no coração
Fonte: http://www.mdsaude.com/2010/04/sopro-coracao-sopro-cardiaco.html acesso feito dia 08/11/2011
Fonte: http://drauziovarella.com.br/doencas-e-sintomas/sopro-no-coracao/ acesso feito dia 08/11/2011
GRUPO 2: Infarto do miocárdio
Fonte: http://www.abcdasaude.com.br/artigo.php?300 acesso feito dia 08/11/2011
Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Infarto_agudo_do_mioc%C3%A1rdio acesso feito dia 08/11/2011
GRUPO 3: Aterosclerose
Fonte: http://drauziovarella.com.br/doencas-e-sintomas/aterosclerose/ acesso feito dia 08/11/2011
Fonte:http://pt.wikipedia.org/wiki/Aterosclerose acesso feito dia 08/11/2011
GRUPO 4: Arritmia
Fonte: http://www.abcdasaude.com.br/artigo.php?32 acesso feito dia 08/11/2011
Fonte: http://drauziovarella.com.br/doencas-e-sintomas/arritmias/ acesso feito dia 08/11/2011
GRUPO 5:Arteriosclerose ou Arterioesclerose
Fonte: http://saude.abril.com.br/edicoes/0282/medicina/conteudo_305453.shtml acesso feito dia 08/11/2011
Fonte: http://www.arteriosclerose.med.br/ acesso feito dia 08/11/2011
GRUPO 6: Hipertensão
Fonte: http://www.abcdasaude.com.br/artigo.php?244 acesso feito dia 08/11/2011
Fonte: http://www.criasaude.com.br/N2068/doencas/hipertensao.html acesso feito dia 08/11/2011
Uma vez acessados os sites, os grupos deverão levantar informações sobre cada um dos diferentes tipos de doenças cardiovasculares, mais especificamente no que se refere aos seguintes tópicos:
O que caracteriza a doença?
Quais são suas causas?
Quais são seus sintomas?
Como é realizado o tratamento?
É possível preveni-la? Se sim, de que forma?
Com o término da pesquisa, cada um dos grupos deverá utilizar o software Kpresenter do netbook para elaborar uma apresentação de slides com as informações selecionadas.
Finalizadas as apresentações, os grupos deverão socializá-las com os/as demais, utilizando, para tanto, um kit multimídia e um data show conectados ao netbooks.
Cabe ao/a professor/a observar a capacidade de argumentação dos/as alunos/as, a maneira como cada um expõe suas ideias, defende os seus argumentos e discute com os colegas de sala. Além disso, ele/a deve ficar atento com possíveis equívocos conceituais, interferindo imediatamente no sentido de posicionar os/as alunos/as a pensarem nos conceitos mais adequados.
Nessa sexta atividade da aula, cada aluno/a deverá ser orientado/a pelo/a professor/a a, utilizando o software Kword, acessar e fazer a leitura da Tabela 1 e responder o Questionário 4. Vale destacar que o que a Tabela 1 e o Exercício 1 deverão ter sido previamente enviados pelo/a professor/a aos/as alunos/as via e-mail.
Tabela 1
Fonte: Bizzo, N.; Jordão, M. Ciências - Volume 3. 1ª edição, São Paulo, 2006.
Exercício 1
Em certos lugares do Brasil, costuma-se chamar de “mistura” a parte da refeição que possui carne, ovos ou outros alimentos mais saborosos. Muitas vezes a “mistura” é rica em colesterol. Utilizando o conteúdo da Tabela 1, elabore dois cardápios desse complemento de refeição, sendo um para o almoço e um o jantar, nos quais a quantidade de colesterol não exceda 300mg.
Nome | Tipo |
---|---|
Coração humano | Animação/simulação |
Bate coração | Áudio |
Fonte: http://www.afh.bio.br/cardio/cardio4.asp acesso feito dia 08/11/2011
Fonte: http://www.afh.bio.br/cardio/Cardio1.asp acesso feito dia 08/11/2011
A avaliação dos/as alunos/as pode ser feita em todos os momentos da aula, a partir das contribuições individuais ou das contribuições do grupo como um todo, assim como a partir do envolvimento dos/as alunos/as nas atividades solicitadas.
Cinco estrelas 2 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
03/04/2012
Cinco estrelasParabéns!!! Muito interessante esse material. Diferente e inovador! Beijo
23/02/2012
Cinco estrelasAula excelente