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Conhecendo o sistema locomotor: sustentação, locomoção e saúde - UCA

 

01/12/2011

Autor e Coautor(es)
Lérida de Oliveira
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Cláudia Regina M.G. Fernandes; Lindomar de Oliveira Untaler

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Ciências Naturais Ser humano e saúde
Ensino Fundamental Final Saúde Cuidado do corpo
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Compreender o funcionamento do sistema locomotor.

Conhecer as principais doenças do sistema locomotor.

Dimensionar a importância do sistema locomotor para a saúde humana.

Duração das atividades
04 AULAS (50 MINUTOS CADA)
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Conhecimentos básicos sobre anatomia humana.

Estratégias e recursos da aula

ESEBA

 

Antes de iniciar a aula, cabe ao/a professor/a orientar os/as alunos/as sobre a importância da participação coletiva durante as atividades propostas, explicando que, dessa forma, poderá ocorrer uma maior integração e um diálogo mais amplo sobre o tema abordado.

Será necessário, para o desenvolvimento dessa aula, um netbook para cada aluno/a.

1ª atividade: conhecendo o sistema locomotor

Videos

Nessa primeira atividade da aula, os/as alunos/as serão convidados a assistir em seus netbooks o Vídeo 1. Para tanto, cabe ao/a professor/a orientar os/as alunos/as a, empregando o software  Mozilla Firefox, acessar o site abaixo, no qual o Vídeo 1 se encontra disponível.

Vídeo 1 – Biologia – Fisiologia – O esqueleto

ossos 10

Fonte: http://www.youtube.com/watch?v=1ktwRQAf2jU  acesso feito dia 10/11/2011

OBSERVAÇÃO: O/a professor/a pode executar previamente o download do Vídeo 1 no site mencionado para, empregando seu netbook, exibi-lo durante a aula utilizando um kit multimídia e um data show. Essa estratégia seria uma alternativa caso o acesso à internet, no momento da aula, esteja impossibilitado por qualquer razão.

Concluída a exibição do vídeo, cada um dos alunos/as deverá ser orientado pelo/a professor/a a, utilizando o software Kword, abrir o Texto 1, o qual deverá ter sido previamente enviado pelo/a professor/a aos/as alunos/as via e-mail.

TEXTO 1: Sistema de Sustentação
Fonte: http://www.afh.bio.br/sustenta/sustenta1.asp acesso feito dia 09/11/2011

Concluída a leitura do Texto 1, cada aluno/a deverá ser orientada pelo/a professor/a a, utilizando o software Kword, responder o Questionário 1, recorrendo, para tanto, ao conteúdo do Vídeo 1 e do Texto 1. Vale destacar que o Questionário 1 deverá ter sido previamente enviado pelo/a professor/a aos/as alunos/as, obviamente sem a indicação das respostas, via e-mail.

Exercícios

1. Qual dos ossos abaixo não se articula com o fêmur?
a) Patela
b) Tíbia
c) Fíbula
d) Ilíaco
e) Nenhuma das anteriores

2. Qual dos ossos não pertence ao neurocrânio?
a) Esfenóide
b) Mandíbula
c) Etmóide
d) Frontal
e) Parietal

3. Qual dos ossos abaixo pertence ao pé?
a) Semilunar
b) Tálus
c) Pisiforme
d) Hamato
e) Trapezóide

4. Qual dos ossos listados abaixo não faz parte do esqueleto apendicular?
a) Clavícula
b) Escápula
c) Fêmur
d) Osso do quadril (ilíaco)
e) Sacro

5. Qual dos ossos não se articula com o úmero?
a) Rádio
b) Ulna
c) Escápula
d) Clavícula
e) Nenhuma das anteriores
 

2ª atividade: trabalhando a sensibilização

atividade

Nessa segunda atividade da aula, cabe ao/a professor/a apresentar aos/as alunos/as as Figuras 1, 2 e 3, utilizando, para tanto, um kit multimídia e um data show.

Figura 1

locomotor 3

http://vilamulher.terra.com.br/drama-das-mochilas-pesadas-9-3921264-42221-pfi-natylc.php

Figura 2

locomotor 1

http://andrea-dicasdaandrea.blogspot.com/2011/02/na-volta-as-aulas-controle-o-peso-da.html

Figura 3

  locomotor 2

http://www.saude-bem-estar.com/1/post/2011/8/volta-as-aulas-mochilas-pesadas-e-o-risco-de-problemas-posturais.html

Finalizada a apresentação das figuras, cabe ao/a professor/a ser o mediador de um debate. As questões abaixo podem ser usadas pelo/a professor/a para estimular esse debate:

O que você achou das imagens?
Você já observou como fica o seu corpo quando você está com a sua mochila?

Na sua opinião, como carregar mochilas pesadas pode afetar a sua postura?
Você arruma a sua mochila todos os dias com o material necessário para aquele dia de aula?
Existe algum objeto em sua mochila que você costuma trazer para a escola sem necessidade?
Você já sentiu dor quando estava com sua mochila ou depois que a tirou das costas?
Você costuma carregar sua mochila por uma alça só?Você já reparou no que acontece com o seu ombro quando você faz isso?
O que você pode fazer para que sua mochila não fique tão pesada?

Cabe ao/a professor/a observar a capacidade de argumentação dos/as alunos/as, a maneira como cada um/a expõe suas ideias, defende os seus argumentos e discute com os colegas de sala. Além disso, ele/a deve ficar atento com possíveis equívocos conceituais, interferindo imediatamente no sentido de posicionar os/as alunos/as a pensarem nos conceitos mais adequados.

3ª atividade: navegando no conhecimento

atividade

Nessa terceira atividade da aula, cabe ao/a professor/a orientar os/as alunos/as a, empregando o software  Mozilla Firefox, acessar o site abaixo, no qual estão disponíveis 27 exercícios de múltipla escolha para que os/as mesmos/as testem seus conhecimentos sobre o conteúdo desenvolvido nas atividades anteriores.

A partir da realização dos exercícios, cabe ao/a professor/a reforçar os acertos com o intuito de consolidar o conteúdo, assim como corrigir possíveis equívocos conceituais.

ossos 11

http://eb1ji-sacavaleiros.edu.pt/hotesqueleto.htm

4ª atividade: pesquisando e aprendendo

Pesquisa

Nessa quarta atividade da aula, cabe ao/a professor/a orientar os/as alunos/as a se organizarem em cinco grupos para acessar a internet utilizando o software Mozilla Firefox com o intuito de realizar um levantamento de informações sobre os principais problemas de coluna. 

Como se vê abaixo, cada grupo ficará responsável por levantar informações sobre principais problemas de coluna, consultando, para tanto, sites específicos.

GRUPO 1: Cifose
Fonte: http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/cifose/   acesso feito dia 10/11/2011
Fonte: http://www.tratamentodecoluna.com.br/website/index.php/o-que-e-a-cifose         acesso feito dia 10/11/2011

GRUPO 2: Lordose
Fonte: http://www.tratamentodecoluna.com.br/website/index.php/o-que-e-a-lordose         acesso feito dia 10/11/2011
Fonte: http://www.herniadedisco.com.br/doencas-da-coluna/lordose   acesso feito dia 10/11/2011

GRUPO 3: Escoliose
Fonte: http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/escoliose/   acesso feito dia 10/11/2011
Fonte: http://www.institutocoluna.com.br/6escolioses.htm  acesso feito dia 10/11/2011

GRUPO 4: Hérnia
Fonte: http://www.neurocirurgiabh.com.br/coluna/hernia-disco-cervical.htm      acesso feito dia 10/11/2011
Fonte: http://www.herniadedisco.com.br/doencas-da-coluna/hernia-de-disco     acesso feito dia 10/11/2011

GRUPO 5 :Artrose
Fonte: http://www.abcdasaude.com.br/artigo.php?310  acesso feito dia 10/11/2011
Fonte: http://www.brasilescola.com/saude/artrose.htm   acesso feito dia 10/11/2011

Uma vez acessados os sites, os grupos deverão levantar informações, mais especificamente, a respeito dos seguintes tópicos:

O que caracteriza a doença?
Quais são suas causas?
Quais são seus sintomas?
Como pode ser realizado o tratamento?
É possível preveni-la? Se sim, de que forma?

Com o término da pesquisa, cada um dos grupos deverá utilizar o software Kpresenter do netbook para elaborar uma apresentação de slides com as informações selecionadas.

Finalizada a montagem das apresentações, os grupos deverão socializá-las com os/as demais, utilizando, para tanto, um kit multimídia e um data show conectados ao netbooks.

Cabe ao/a professor/a observar a capacidade de argumentação dos/as alunos/as, a maneira como cada um expõe suas ideias, defende os seus argumentos e discute com os colegas de sala. Além disso, ele/a deve ficar atento com possíveis equívocos conceituais, interferindo imediatamente no sentido de posicionar os/as alunos/as a pensarem nos conceitos mais adequados.

5ª atividade: atividade de casa

Atividade de casa

Nessa quinta atividade da aula, os/as alunos/as deverão utilizar o software KWord do netbook para, em casa, acessar a Reportagem 1 e elaborar a uma redação sobre o assunto.

Posteriormente, a discussão da redação deverá executada em sala de aula pelo/a professor/a. Vale destacar que a Reportagem 1 deverá ter sido previamente enviada pelo/a professor/a aos/as alunos/as via e-mail.

REPORTAGEM 1: Por que cada vez mais cedo surgem problemas de coluna nos brasileiros?
Fonte: http://vidaequilibrio.com.br/por-que-cada-vez-mais-cedo-surgem-problemas-de-coluna-nos-brasileiros acesso feito dia 10/11/2011

Recursos Complementares
Avaliação

A avaliação dos/as alunos/as pode ser feita em todos os momentos da aula, a partir das contribuições individuais ou das contribuições do grupo como um todo, assim como a partir do envolvimento dos/as alunos/as nas atividades solicitadas.

Opinião de quem acessou

Quatro estrelas 3 classificações

  • Cinco estrelas 2/3 - 66.67%
  • Quatro estrelas 1/3 - 33.33%
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