01/12/2011
Cláudia Regina M.G. Fernandes; Lindomar de Oliveira Untaler
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Final | Ciências Naturais | Ser humano e saúde |
Ensino Fundamental Final | Saúde | Cuidado do corpo |
Compreender o funcionamento do sistema locomotor.
Conhecer as principais doenças do sistema locomotor.
Dimensionar a importância do sistema locomotor para a saúde humana.
Conhecimentos básicos sobre anatomia humana.
Antes de iniciar a aula, cabe ao/a professor/a orientar os/as alunos/as sobre a importância da participação coletiva durante as atividades propostas, explicando que, dessa forma, poderá ocorrer uma maior integração e um diálogo mais amplo sobre o tema abordado.
Será necessário, para o desenvolvimento dessa aula, um netbook para cada aluno/a.
Nessa primeira atividade da aula, os/as alunos/as serão convidados a assistir em seus netbooks o Vídeo 1. Para tanto, cabe ao/a professor/a orientar os/as alunos/as a, empregando o software Mozilla Firefox, acessar o site abaixo, no qual o Vídeo 1 se encontra disponível.
Vídeo 1 – Biologia – Fisiologia – O esqueleto
Fonte: http://www.youtube.com/watch?v=1ktwRQAf2jU acesso feito dia 10/11/2011
OBSERVAÇÃO: O/a professor/a pode executar previamente o download do Vídeo 1 no site mencionado para, empregando seu netbook, exibi-lo durante a aula utilizando um kit multimídia e um data show. Essa estratégia seria uma alternativa caso o acesso à internet, no momento da aula, esteja impossibilitado por qualquer razão.
Concluída a exibição do vídeo, cada um dos alunos/as deverá ser orientado pelo/a professor/a a, utilizando o software Kword, abrir o Texto 1, o qual deverá ter sido previamente enviado pelo/a professor/a aos/as alunos/as via e-mail.
TEXTO 1: Sistema de Sustentação
Fonte: http://www.afh.bio.br/sustenta/sustenta1.asp acesso feito dia 09/11/2011
Concluída a leitura do Texto 1, cada aluno/a deverá ser orientada pelo/a professor/a a, utilizando o software Kword, responder o Questionário 1, recorrendo, para tanto, ao conteúdo do Vídeo 1 e do Texto 1. Vale destacar que o Questionário 1 deverá ter sido previamente enviado pelo/a professor/a aos/as alunos/as, obviamente sem a indicação das respostas, via e-mail.
Exercícios
1. Qual dos ossos abaixo não se articula com o fêmur?
a) Patela
b) Tíbia
c) Fíbula
d) Ilíaco
e) Nenhuma das anteriores
2. Qual dos ossos não pertence ao neurocrânio?
a) Esfenóide
b) Mandíbula
c) Etmóide
d) Frontal
e) Parietal
3. Qual dos ossos abaixo pertence ao pé?
a) Semilunar
b) Tálus
c) Pisiforme
d) Hamato
e) Trapezóide
4. Qual dos ossos listados abaixo não faz parte do esqueleto apendicular?
a) Clavícula
b) Escápula
c) Fêmur
d) Osso do quadril (ilíaco)
e) Sacro
5. Qual dos ossos não se articula com o úmero?
a) Rádio
b) Ulna
c) Escápula
d) Clavícula
e) Nenhuma das anteriores
Nessa segunda atividade da aula, cabe ao/a professor/a apresentar aos/as alunos/as as Figuras 1, 2 e 3, utilizando, para tanto, um kit multimídia e um data show.
Figura 1
http://vilamulher.terra.com.br/drama-das-mochilas-pesadas-9-3921264-42221-pfi-natylc.php
Figura 2
http://andrea-dicasdaandrea.blogspot.com/2011/02/na-volta-as-aulas-controle-o-peso-da.html
Figura 3
Finalizada a apresentação das figuras, cabe ao/a professor/a ser o mediador de um debate. As questões abaixo podem ser usadas pelo/a professor/a para estimular esse debate:
O que você achou das imagens?
Você já observou como fica o seu corpo quando você está com a sua mochila?
Na sua opinião, como carregar mochilas pesadas pode afetar a sua postura?
Você arruma a sua mochila todos os dias com o material necessário para aquele dia de aula?
Existe algum objeto em sua mochila que você costuma trazer para a escola sem necessidade?
Você já sentiu dor quando estava com sua mochila ou depois que a tirou das costas?
Você costuma carregar sua mochila por uma alça só?Você já reparou no que acontece com o seu ombro quando você faz isso?
O que você pode fazer para que sua mochila não fique tão pesada?
Cabe ao/a professor/a observar a capacidade de argumentação dos/as alunos/as, a maneira como cada um/a expõe suas ideias, defende os seus argumentos e discute com os colegas de sala. Além disso, ele/a deve ficar atento com possíveis equívocos conceituais, interferindo imediatamente no sentido de posicionar os/as alunos/as a pensarem nos conceitos mais adequados.
Nessa terceira atividade da aula, cabe ao/a professor/a orientar os/as alunos/as a, empregando o software Mozilla Firefox, acessar o site abaixo, no qual estão disponíveis 27 exercícios de múltipla escolha para que os/as mesmos/as testem seus conhecimentos sobre o conteúdo desenvolvido nas atividades anteriores.
A partir da realização dos exercícios, cabe ao/a professor/a reforçar os acertos com o intuito de consolidar o conteúdo, assim como corrigir possíveis equívocos conceituais.
http://eb1ji-sacavaleiros.edu.pt/hotesqueleto.htm
Nessa quarta atividade da aula, cabe ao/a professor/a orientar os/as alunos/as a se organizarem em cinco grupos para acessar a internet utilizando o software Mozilla Firefox com o intuito de realizar um levantamento de informações sobre os principais problemas de coluna.
Como se vê abaixo, cada grupo ficará responsável por levantar informações sobre principais problemas de coluna, consultando, para tanto, sites específicos.
GRUPO 1: Cifose
Fonte: http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/cifose/ acesso feito dia 10/11/2011
Fonte: http://www.tratamentodecoluna.com.br/website/index.php/o-que-e-a-cifose acesso feito dia 10/11/2011
GRUPO 2: Lordose
Fonte: http://www.tratamentodecoluna.com.br/website/index.php/o-que-e-a-lordose acesso feito dia 10/11/2011
Fonte: http://www.herniadedisco.com.br/doencas-da-coluna/lordose acesso feito dia 10/11/2011
GRUPO 3: Escoliose
Fonte: http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/escoliose/ acesso feito dia 10/11/2011
Fonte: http://www.institutocoluna.com.br/6escolioses.htm acesso feito dia 10/11/2011
GRUPO 4: Hérnia
Fonte: http://www.neurocirurgiabh.com.br/coluna/hernia-disco-cervical.htm acesso feito dia 10/11/2011
Fonte: http://www.herniadedisco.com.br/doencas-da-coluna/hernia-de-disco acesso feito dia 10/11/2011
GRUPO 5 :Artrose
Fonte: http://www.abcdasaude.com.br/artigo.php?310 acesso feito dia 10/11/2011
Fonte: http://www.brasilescola.com/saude/artrose.htm acesso feito dia 10/11/2011
Uma vez acessados os sites, os grupos deverão levantar informações, mais especificamente, a respeito dos seguintes tópicos:
O que caracteriza a doença?
Quais são suas causas?
Quais são seus sintomas?
Como pode ser realizado o tratamento?
É possível preveni-la? Se sim, de que forma?
Com o término da pesquisa, cada um dos grupos deverá utilizar o software Kpresenter do netbook para elaborar uma apresentação de slides com as informações selecionadas.
Finalizada a montagem das apresentações, os grupos deverão socializá-las com os/as demais, utilizando, para tanto, um kit multimídia e um data show conectados ao netbooks.
Cabe ao/a professor/a observar a capacidade de argumentação dos/as alunos/as, a maneira como cada um expõe suas ideias, defende os seus argumentos e discute com os colegas de sala. Além disso, ele/a deve ficar atento com possíveis equívocos conceituais, interferindo imediatamente no sentido de posicionar os/as alunos/as a pensarem nos conceitos mais adequados.
Nessa quinta atividade da aula, os/as alunos/as deverão utilizar o software KWord do netbook para, em casa, acessar a Reportagem 1 e elaborar a uma redação sobre o assunto.
Posteriormente, a discussão da redação deverá executada em sala de aula pelo/a professor/a. Vale destacar que a Reportagem 1 deverá ter sido previamente enviada pelo/a professor/a aos/as alunos/as via e-mail.
REPORTAGEM 1: Por que cada vez mais cedo surgem problemas de coluna nos brasileiros?
Fonte: http://vidaequilibrio.com.br/por-que-cada-vez-mais-cedo-surgem-problemas-de-coluna-nos-brasileiros acesso feito dia 10/11/2011
Fonte: http://www.sobiologia.com.br/conteudos/Corpo/sistemaesqueletico5.php acesso feito dia 10/11/2011
Fonte: http://www.mundosites.net/biologia/esqueletohumano.htm acesso feito dia 10/11/2011
A avaliação dos/as alunos/as pode ser feita em todos os momentos da aula, a partir das contribuições individuais ou das contribuições do grupo como um todo, assim como a partir do envolvimento dos/as alunos/as nas atividades solicitadas.
Quatro estrelas 3 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
22/09/2013
Cinco estrelasexcelente!
03/06/2013
Quatro estrelasMuita criatividade! Amei!
08/09/2012
Cinco estrelasMuito boa