Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


UCA - O verbo na construção de textos expositivos

 

01/12/2011

Autor e Coautor(es)
LAZUITA GORETTI DE OLIVEIRA
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Eliana Dias

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Língua Portuguesa Análise linguística: modos de organização dos discursos
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Reconhecer os tempos verbais.
  • Observar e empregar aspectos semânticos e discursivos relacionados aos verbos na construção texto.
  • Verificar, por meio de atividades propostas, a função semântico-estilística do verbo na construção de textos expositivos.
Duração das atividades
03 aulas de 50 minutos cada
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
  • Tempos verbais do modo indicativo e subjuntivo.
  • Tipologias textuais: narração, descrição e dissertação.
Estratégias e recursos da aula
  • utilização do laptop UCA;
  • utilização de vídeos do Youtube;
  • atividades realizadas em grupo ou duplas de alunos;
  • utilização de textos, imagens, canções  e vídeos veiculados na internet.

 

Aula 01 (50 minutos)

verbos1

Disponível em:

http://prof-anelizedias.blogspot.com/

O discurso expositivo ou dissertativo tem por objetivo informar, definir, explicar, aclarar, discutir, provar e recomendar alguma coisa, recorrendo à razão e ao entendimento. Apresenta informações sobre um objeto ou fato específico, sua descrição e a enumeração de suas características. Em princípio, o texto dissertativo não se preocupa com a persuasão e sim, com a transmissão de conhecimento, sendo, portanto, um texto informativo.   Há a predominância das formas verbais no presente do indicativo, pelo fato de esse tempo verbal  expressar processos habituais, regulares, ou que possuem validade permanente.

Observação: esta aula possibilita um trabalho interdisciplinar com as áreas de Ciências e Geografia.

 

Atividade

I- O professor deverá solicitar aos alunos que, em dupla, acessem a página abaixo para visualizarem o anúncio proposto.

Observação: o professor poderá optar por reproduzir o anúncio e entregar uma cópia para cada aluno.

anúncio-planeta água 

Disponível em:

http://www.cesan.com.br/e107_files/downloads/anun_planeta_agua_298x25-iv.jpg

 

1. O professor deverá explorar  o texto do anúncio com os alunos, perguntando a eles:

 

a.  Qual é o tempo verbal predominante no anúncio? O que esse tempo verbal  expressa?

b. Observe a frase:

 

A Cesan trabalha e investe para garantir água de qualidade, que é fonte de vida.

 

O presente do indicativo está expressando:

(   ) um fato ocorrido no momento da fala;

(   ) processos habituais, regulares, ou que possuem validade permanente ou duradoura.

 

Justifique sua resposta.

 

II – O professor solicitará aos alunos que, em dupla, acessem a página abaixo para lerem o texto “Planeta terra ou planeta água?”

 

Planeta Terra ou Planeta água?

Se pudéssemos olhar a Terra de cima, veríamos uma grande esfera azul: é porque o mar toma conta de quase todo o planeta.

Os oceanos compõem cerca de 70% da superfície da Terra, e os continentes ocupam o restante. Ou seja: quase 2/3 do planeta são cobertos de água.

Mas a maior parte desse montão de água é imprópria para consumo. Do total, 97% é água do mar, muito salgada para beber e para ser usada em processos industriais; 1,75% está congelada na Antártica, na região do pólo Norte e em outras geleiras; 1,243% fica escondida no interior da Terra. Sobram apenas 0,007% de água boa para ser usada.

O planeta Terra possui mais água do que qualquer outra substância em sua estrutura. A camada externa da Terra é dura e rochosa e tem até 60 quilômetros de espessura. Embaixo dos oceanos essa crosta não é tão grossa, e chega a 8 quilômetros.

A água é também muito importante para a vida dos animais, pois eles dependem dela para a respiração, a digestão e a reprodução, e o mesmo acontece com o homem.

Grande parte do corpo humano é feita de água, assim como em todos os outros seres vivos: é o elemento em maior quantidade nas células e no sangue dos animais e também na seiva das plantas. Sem água, o planeta seria uma imensidão sem vida.

Texto disponível em:

http://www.canalkids.com.br/meioambiente/planetaemperigo/planeta.htm

 

 II – Após a leitura do texto, os alunos deverão responder às questões propostas.

 

1. Qual é o tema central do texto lido? Qual é o objetivo desse texto?

2. O texto expositivo apresenta informações sobre um objeto ou fato específico, sua descrição, a enumeração de suas características.

O texto, Planeta terra ou planeta água, é um texto expositivo? Justifique.

3. Geralmente,  em um texto expositivo, predominam formas verbais no presente do indicativo.

a. Releia o  segundo e o terceiro parágrafos do texto:

  • Quais verbos desses trechos estão flexionados no presente e indicam certeza?
  • Casos esses verbos fossem empregados no passado, o sentido do texto seria o mesmo? Justifique sua resposta.

b. No quarto parágrafo, quais verbo flexionados no presente indicam processos permanentes ou duradouros? Explique.

4. Em um texto expositivo, quando se trata de temas polêmicos, faz-se necessária a apresentação de argumentos para que o autor informe aos leitores sobre as possibilidades de análise do assunto.

a. O tema central do texto lido pode ser considerado polêmico? Por quê?

b. Quais são os argumentos apresentados pelo autor para levar o leitor a refletir  sobre a importância da conservação da água?

4. Dentre os recursos utilizados em um texto expositivo, assinale as alternativas que apresentam os recursos  presentes no texto lido:

a.Um texto expositivo pode apresentar:

(  ) instrução, quando apresenta instruções a serem seguidas;
(  )  informação, quando apresenta informações sobre o que é apresentado e/ou discutido;
(  ) descrição, quando apresenta informações sobre as características do que está sendo apresentado;
(  ) definição, quando  se deseja deixar claro para o leitor do que, exatamente, está se falando;
(  ) enumeração, quando envolve a identificação e apresentação sequencial de informações referentes àquilo que se está escrevendo;
(  ) comparação, quando o autor quer garantir que o leitor irá compreender bem o que ele está sendo dito;
(  ) um contraste, quando, ao analisar determinada questão, o autor do texto deseja mostrar que esta pode ser observada por mais de um ângulo, ou que há posições contrárias sobre o assunto.

 

b. Justifique as alternativas assinaladas, com passagens do texto.

 

Aula 02 ( 50 minutos )

Atividade

 

I – O professor solicitará aos  que acessem a página abaixo e assistam ao vídeo sobre  o texto dissertativo.

 

Redação - Dissertação - Parte 1 -2

Disponível em:

http://www.youtube.com/watch?v=Luwpi2IZ-q4&feature=related

 

III – Os  alunos  deverão estar atentos à exposição do vídeo para responder às questões propostas no roteiro  seguinte.

 

1. Como reconhecer um texto dissertativo?

2. Quais são os passos necessários para se  produzir  um texto dissertativo, isto é, o roteiro para se fazer um texto  dissertativo?

3.  Releia o parágrafo apresentado  no vídeo:

No mundo moderno, onde é cada vez mais dura a competição pessoal, é cada vez mais profundo o abismo da ignorância, não por incapacidade do espírito humano, mas pelo aumento enorme daquantidade de coisas a aprender, a leitura ainda é dos maisdecisivos meios para a aquisição de conhecimento. Leitura e personalidade continuam juntas: dize-me o que lês e te direi quem és.

 

Responda:

a. Qual é o assunto abordado no texto?

b. Qual é a posição do autor sobre esse assunto?

c. Quais são os argumentos utilizados pelo autor?

d. A que conclusão o autor conduz o leitor?

e. Qual é o tempo verbal predominante? O que esse tempo  expressa nesse contexto?

 

4.  Voltem ao texto “Planeta terra ou planeta água?” Identifiquem,  nesse texto,  a estrutura do texto dissertativo:

a. tese ou introdução: apresentação da idéia central;

b. desenvolvimento: argumentos organizados.

c. Conclusão: síntese das idéias propostas ou apresentação de uma solução para o problema abordado.

 

Aula 03 (50 minutos)

 

Atividade

I –  O professor solicita aos alunos que, em dupla, acessem o site abaixo para assistirem ao vídeo da canção “Planeta água” de Guilherme Arantes.

Planeta Água

Planeta água 

Disponível em:

http://blogdopeters.blogspot.com/2011/03/dia-22-de-marco-dia-mundial-da-agua.html

 

Água que nasce na fonte serena do mundo
E que abre um profundo grotão
Água que faz inocente riacho e deságua na corrente do ribeirão
Águas escuras dos rios que levam a fertilidade ao sertão
Águas que banham aldeias e matam a sede da população
Águas que caem das pedras no véu das cascatas, ronco de trovão
E depois dormem tranquilas no leito dos lagos, no leito dos lagos

Água dos igarapés, onde Iara, a mãe d'água é misteriosa canção
Água que o sol evapora, pro céu vai embora, virar nuvem de algodão
Gotas de água da chuva, alegre arco-íris sobre a plantação
Gotas de água da chuva, tão tristes, são lágrimas na inundação
Águas que movem moinhos são as mesmas águas que encharcam o chão
E sempre voltam humildes pro fundo da terra, pro fundo da terra

Terra, planeta água, Terra, planeta água, Terra, planeta água

Água que nasce na fonte serena do mundo
E que abre um profundo grotão
Água que faz inocente riacho e deságua na corrente do ribeirão
Águas escuras dos rios que levam a fertilidade ao sertão
Águas que banham aldeias e matam a sede da população Águas que movem moinhos são as mesmas águas que encharcam o chão
E sempre voltam humildes pro fundo da terra, pro fundo da terra
Terra, planeta água, Terra, planeta água, Terra, planeta água

Letra e video disponíveis respectivamente em:

http://www.vagalume.com.br/guilherme-arantes/planeta-agua.html#ixzz1dndWYICG

http://www.youtube.com/watch?v=nrhu-7jDuGw

 

II-  Após assistirem aos vídeos, o professor poderá conversar com os alunos sobre o texto, abordando as seguintes questões:

 

1. O texto “Planeta água”  descreve o percurso realizado pelas águas, seguindo um ciclo.

a.  Onde se inicia o percurso realizado pela água? Onde ele termina.

b. Com base nas respostas dadas ao item – a – defina ciclo. Caso necessário, consulte um dicionário.

c. Qual o tempo verbal empregado no texto?  O que esse tempo verbal expressa.

 

2. Discuta com seu colega e responda: o que há de comum entre as caracterísicas  do texto “Planeta água” e um texto expositivo? Explique.

II – O professor deverá apresentar aos alunos alunos, a seguinte proposta de produção de texto, a ser realizada em grupo:

 

A partir das informações contidas nos textos “Planeta terra ou Planeta água?” e “Planeta água”, produza um texto expositivo sobre a importância da água.

Para ampliar as informações sobre o tema, assistam aos vídeos seguintes:

Turma da Mônica – Economizar água

http://www.youtube.com/watch?v=SlfpR8IgQeY

Poluição da água

http://www.youtube.com/watch?v=-R7GVgzMsrc

 

Não se esqueça de que  em um texto expositivo  são apresentadas informações sobre um objeto ou fato específico, sua descrição e a enumeração de suas características.

 

Observe  a estrutura do texto dissertativo – expositivo:

a. tese ou introdução: apresentação da idéia central;

b. desenvolvimento: argumentos organizados; 

c. conclusão: síntese das ideias propostas ou apresentação de uma solução para o problema abordado.

 

  • Lembre-se de que o tempo verbal predominante é o presente do indicativo e  a variedade  linguística é formal.
  • Dê um título ao seu texto.
  • Prepare seu texto para ser apresentado no Kpresenter. Não se esqueça de ilustrá-lo com imagens adequadas ao tema.

 

 

Recursos Complementares

1. Os alunos poderão também ouvir a canção “Planeta água” de Guilherme Arantes,  interpretada por outros cantores:

Planeta água - Zezé de Camargo:

http://www.youtube.com/watch?v=0Gn3xTy9TUI

Planeta água Sandy e Júnior:

http://www.youtube.com/watch?v=i7i0BTXxu40

Planeta água – Zé Ramalho

http://www.youtube.com/watch?v=Sq1aXUDYlN8

2. Para mais informações sobre o assunto – importância da água – os alunos poderão ler o artigo “Planeta água pede socorro!”, disponível em:

http://biodiversityreporting.org/article.sub?docId=654&c=Brazil&cRef=Brazil&year=2003&date=February%202003

Avaliação

A partir das atividades desenvolvidas, os alunos  poderão ser avaliados pontualmente sobre o tema – o verbo na construção de textos expositivos -. Para isso, o professor deverá observar a participação deles durante as atividades realizadas em dupla e em grupo, verificando principalmente se eles conseguiram não só reconhecer a estrutura formal do texto expositivo, bem como a função semântico-estilística do verbo no presente nesse tipo de texto.

Opinião de quem acessou

Três estrelas 1 classificações

  • Cinco estrelas 0/1 - 0%
  • Quatro estrelas 0/1 - 0%
  • Três estrelas 1/1 - 100%
  • Duas estrelas 0/1 - 0%
  • Uma estrela 0/1 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.