01/12/2011
Cláudia Regina M.G. Fernandes; Lérida de Oliveira
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Final | Saúde | Construção da identidade e da auto-estima |
Ensino Fundamental Final | Saúde | Valorização dos vínculos afetivos |
Compreender como a informação genética é transmitida de pai para filho.
Compreender a importância da diversidade humana para a sobrevivência da espécie.
Aprender sobre as diferentes doenças relacionadas à hereditariedade.
Conhecimentos básicos sobre genética e hereditariedade.
Antes de iniciar a aula, cabe ao/a professor/a orientar os/as alunos/as sobre a importância da participação coletiva durante as atividades propostas, explicando que, dessa forma, poderá ocorrer uma maior integração e um diálogo mais amplo sobre o tema abordado.
Será necessário, para o desenvolvimento dessa aula, um netbook para cada aluno/a.
Nessa primeira atividade da aula, cabe ao/a professor/a dividir a turma em duplas e orientá-las a, usando o software Kword, abrir a Figura 1, a qual deverá ter sido previamente enviada pelo/a professor/a aos/as alunos/as via e-mail.
O/a professor/a deverá orientá-los, então, a elaborar uma árvore genealógica da própria família, semelhante àquela que se vê na Figura 1, na qual deverá constar o nome de seus familiares.
Figura 1
Fonte: Bizzo, N.; Jordão, M. Ciências - Volume 4. 1ª edição, São Paulo, 2006.
Finalizada a elaboração da árvore genealógica de cada aluno/a, o/a professor/ deverá promover um debate sobre o assunto, principalmente no sentido de verificar se todos/as conseguiram incluir o nome de seus familiares.
Nessa segunda atividade da aula, cabe ao/a professor/a dividir a turma em duplas e orientá-las a, usando o software Kword, abrir os Textos 1 e 2, os quais deverão ter sido previamente enviados pelo/a professor/a aos/as alunos/as via e-mail.
TEXTO 1: Genética
Fonte: http://www.brasilescola.com/biologia/genetica.htm acesso feito dia 16/11/2011
TEXTO 2: Hereditariedade
Fonte: http://cnaturais9.wordpress.com/hereditariedade/ acesso feito dia 16/11/2011
Concluída a leitura dos Textos 1 e 2, cada uma das duplas deverá ser orientada pelo/a professor/a a, utilizando o software Kword, responder o Questionário 1. Vale destacar que o Questionário 1 deverá ter sido previamente enviado pelo/a professor/a aos/as alunos/as via e-mail.
Questionário 1
1 – Explique como ocorre a transmissão de características hereditárias.
2 – Quem foi Mendel?
3 – Explique a 1º Lei de Mendel?
4 – Por que é importante estudar a árvore genealógica?
5 – O que é hereditariedade ligada ao sexo? Explique.
6 – O que é hereditariedade autossômica?
7 – Defina o que é material genético.
Nessa terceira atividade da aula, os/as alunos/as serão convidados a assistir em seus netbooks os Vídeos 1e 2. Para tanto, cabe ao/a professor/a orientar os/as alunos/as a, empregando o software Mozilla Firefox, acessar os sites abaixo, nos quais os vídeos em questão se encontram disponíveis.
Vídeo 1 - Aula 06 (1 de 2) Hereditariedade
Fonte: http://www.youtube.com/watch?v=l5amkNQDgEo&feature=related acesso feito dia 16
Vídeo 2 - Aula 06 (2 de 2) Hereditariedade
Fonte: http://www.youtube.com/watch?v=8YUjeEZvrDw&feature=related acesso feito dia 16/11/2011
OBSERVAÇÃO: O/a professor/a pode executar previamente o download dos Vídeos 1 e 2 nos sites mencionados para, empregando seu netbook, exibi-los durante a aula utilizando um kit multimídia e um data show. Essa estratégia seria uma alternativa caso o acesso à internet, no momento da aula, esteja impossibilitado por qualquer razão.
Concluída a exibição dos Vídeos 1 e 2, cada um/a dos/as alunos/as deverá ser orientado/a pelo/a professor/a a, utilizando o software Kword, responder o Questionário 2. Vale destacar que o Questionário 2 deverá ter sido previamente enviado pelo/a professor/a aos/as alunos/as via e-mail.
Questionário 2
1- O que é Lei da Segregação?
2- O que é a geração parental?
3- Defina a autofencundação?
4- O que é fecundação cruzada?
5- Como surgiu a fecundação hibrida?
6- Onde se localizam os genes?
7- Qual a função dos genes alelos?
8- Defina o que é genótipo.
Nessa quarta atividade da aula, cabe ao/a professor/a orientar os/as alunos/as a se organizarem em cinco grupos para acessar a internet utilizando o software Mozilla Firefox com o intuito de realizar um levantamento de informações sobre diferentes tipos de doenças hereditárias.
Como se vê abaixo, cada grupo ficará responsável por levantar informações sobre um tipo de doença, consultando, para tanto, sites específicos.
GRUPO 1: Anemia Falciforme ou depranocitose
Fonte: http://saude.ig.com.br/minhasaude/enciclopedia/anemia+falciforme/ref1238131577693.html?gclid=CIH87tX1uqwCFYuc7QodxDV8qA acesso feito dia 16/11/2011
Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Anemia_falciforme acesso feito dia 16/11/2011
GRUPO 2: Fibrose Cística
Fonte: http://www.abcdasaude.com.br/artigo.php?201 acesso feito dia 16/11/2011
Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Fibrose_c%C3%ADstica acesso feito dia 16/11/2011
GRUPO 3: Doença de Batten
Fonte: http://www.prof2000.pt/users/anamarques/joao3.htm acesso feito dia 16/11/2011
Fonte: http://www.tuasaude.com/doenca-de-batten/ acesso feito dia 16/11/2011
GRUPO 4: Doença de Huntington
Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Doen%C3%A7a_de_Huntington acesso feito dia 16/11/2011
Fonte: http://www.notapositiva.com/trab_estudantes/trab_estudantes/biologia/biologia_trabalhos/doencadehuntington.htm acesso feito dia 16/11/2011
GRUPO 5: Síndrome de Marfan
Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/S%C3%ADndrome_de_Marfan acesso feito dia 16/11/2011
Fonte: http://www.marfan.com.br/sobre_marfan/sindrome/sindromemarfan.asp?area=1 acesso feito dia 16/11/2011
Uma vez acessados os sites, os grupos deverão levantar informações sobre cada uma das doenças, mais especificamente no que se refere aos seguintes tópicos:
O que caracteriza a doença pesquisada?
Quais são suas causas?
Quais são seus sintomas?
Como pode ser realizado o tratamento?
É possível preveni-la? Se sim, como?
Com o término da pesquisa, cada um dos grupos deverá utilizar o software Kpresenter do netbook para elaborar uma apresentação de slides com as informações selecionadas.
Finalizada a montagem das apresentações, os grupos deverão socializá-las com os/as demais, utilizando, para tanto, um kit multimídia e um data show conectados ao netbooks.
Cabe ao/a professor/a observar a capacidade de argumentação dos/as alunos/as, a maneira como cada um expõe suas ideias, defende os seus argumentos e discute com os colegas de sala. Além disso, ele/a deve ficar atento com possíveis equívocos conceituais, interferindo imediatamente no sentido de posicionar os/as alunos/as a pensarem nos conceitos mais adequados.
Nessa quinta atividade da aula, cabe ao/a professor/a orientar os/as alunos/as a se organizarem em grupos de cinco alunos para acessar a internet utilizando o software Mozilla Firefox com o intuito de construírem um baralho que auxiliará no estudo da hereditariedade. As orientações para a construção do baralho constam no site abaixo.
Fonte: http://www.geneticanaescola.com.br/ano2vol1/03.pdf acesso feito dia 16/11/2011
Nessa sexta atividade da aula, os/as alunos/as deverão utilizar o software KWord do netbook para, em casa, a acessar o Texto 3 e responder o Exercício 1. Se o/a professor/a optar por essa alternativa, deverá enviar previamente o Texto 3 e o Exercício 1 aos/as alunos/as, obviamente sem as respostas, viae-mail.
Posteriormente, a correção do Exercício 1 deverá ser realizada em sala de aula pelo/a professor/a.
TEXTO 3 – Hemofilia Genética
Fonte: http://www.news-medical.net/health/Haemophilia-Genetics-%28Portuguese%29.aspx acesso feito dia 16/11/2011
1- Como é transmitida a hemofilia?
2- De quem ela é herdada na geração?
3- Se seu pai tivesse hemofilia, você poderia estar manifestando a doença?
4- Quais são as chances do seu filho ter hemofilia caso você tenha a doença?
Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Hemofilia acesso feito dia 16 /11/2011
Fonte: http://www.cienciamao.usp.br/tudo/exibir.php?midia=chj&cod=_eodna-memoriacienciahoje204mai2004 acesso feito dia 16/11/2011
A avaliação dos/as alunos/as pode ser feita em todos os momentos da aula, a partir das contribuições individuais ou das contribuições do grupo como um todo, assim como a partir do envolvimento dos/as alunos/as nas atividades solicitadas.
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