Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Reino Vegetal: conhecendo o corpo dos vegetais – UCA

 

01/12/2011

Autor e Coautor(es)
Delma Faria Shimamoto
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Cláudia Regina M.G. Fernandes; Lérida de Oliveira

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Meio Ambiente Sociedade e meio ambiente
Ensino Fundamental Final Ciências Naturais Vida e ambiente
Ensino Fundamental Final Meio Ambiente Manejo e conservação ambiental
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Entender que todos os vegetais tem as mesmas necessidades.

Apresentar os mecanismos da fotossíntese.

Compreender a importância dos vegetais em nossas vidas.

Duração das atividades
03 AULAS (50 MINUTOS CADA)
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Conhecimentos básicos sobre a fisiologia vegetal.

Estratégias e recursos da aula

eseba

Antes de iniciar a aula, cabe ao/a professor/a orientar os/as alunos/as sobre a importância da participação coletiva durante as atividades propostas, explicando que, dessa forma, poderá ocorrer uma maior integração e um diálogo mais amplo sobre o tema abordado.

Será necessário, para o desenvolvimento dessa aula, um netbook para cada aluno/a.

1ª atividade: descobrindo um pouco mais sobre os vegetais

 

atividades

Nessa primeira atividade da aula, cabe ao/a professor/a dividir a turma em duplas e orientá-las/as a, usando o software  Kword, abrir os Textos 1 e 2, os quais deverão ter sido previamente enviados pelo/a professor/a aos/as alunos/as via e-mail.

TEXTO 1: Histologia Vegetal
Fonte: http://www.grupoescolar.com/pesquisa/histologia-vegetal.html    acesso feito dia 17/11/2011

TEXTO 2: Fisiologia Vegetal
Fonte: http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/reino-plantae/fisiologia-vegetal.php   acesso feito dia 17/11/2011

Concluída a leitura dos Textos 1 e 2, cada uma das duplas deverá ser orientada pelo/a professor/a a, utilizando o software Kword, responder o Questionário 2. Vale destacar que o Questionário 1 deverá ter sido previamente enviado pelo/a professor/a aos/as alunos/as via e-mail.

Questionário 1

1 – Por que a organização do corpo dos vegetais é diferente da organização do corpo dos animais?

2 – Quais são os três elementos básicos para o desenvolvimento dos vegetais?

3 – Quais são os tecidos condutores de seiva?

4 – Por que a disposição dos vasos da raiz é diferente dos vasos do caule?

5 – Qual a diferença entre fotossíntese e transpiração?

6 – O que é fototropismo?

2ª atividade: conhecendo os vegetais

videos

Nessa segunda atividade da aula, os/as alunos/as serão convidados a assistir em seus netbooks o Vídeo 1. Para tanto, cabe ao/a professor/a orientar os/as alunos/as a, empregando o software  Mozilla Firefox, acessar o site abaixo, no qual o vídeo em questão encontra-se disponível.

Vídeo 1 – Esquema simplificado de fotossíntese

germinação

Fonte:http://www.youtube.com/watch?v=-SCr4j795m4&feature=related   acesso feito dia 17/11/2011

OBSERVAÇÃO: O/a professor/a pode executar previamente o download  do Vídeo 1 no site mencionado para, empregando seu netbook, exibi-lo durante a aula utilizando um kit multimídia e um data show. Essa estratégia seria uma alternativa caso o acesso à internet, no momento da aula, esteja impossibilitado por qualquer razão.

Concluída a exibição do Vídeo 1, cada um/a dos/as alunos/as deverá ser orientado/a pelo/a professor/a a, utilizando o software Kword, responder o Questionário 2. Vale destacar que o Questionário 2 deverá ter sido previamente enviado pelo/a professor/a aos/as alunos/as via e-mail.

Questionário 2

1 – Como as plantas obtêm a sua energia?

2 – Qual a importância da fotossíntese para os seres vivos?

3- Explique as duas etapas da fotossíntese.

4 – Quais são os fatores limitantes de fotossíntese?

3ª atividade: navegando no conhecimento

videos

Nessa terceira atividade da aula, os/as alunos/as serão convidados a assistir em seus netbooks o Vídeo 2. Para tanto, cabe ao/a professor/a orientar os/as alunos/as a, empregando o software  Mozilla Firefox, acessar o site abaixo, no qual o vídeo em questão encontra-se disponível.

A partir do conteúdo apresentado no Vídeo 2, cabe ao/a professor/a promover uma discussão com os/as alunos/as sobre Botânica

Vídeo 2 – Botânica – fisiologia vegetal

 

 

 

 

 

4ª atividade: trabalhando no laboratório

pesquisa

Nessa quarta atividade da aula, os/as alunos/as devem ser divididos em grupos de quatro integrantes para a realização dos Experimentos 1, 2 e 3 no Laboratório de Ciências. Em primeiro lugar, os materiais necessários, previamente providenciados pelo/a professor/a, devem ser apresentados aos alunos/as. Em segundo lugar, os procedimentos pertinentes aos experimentos devem ser apresentados pelo/a professor/a. Tanto os materiais quanto os procedimentos se encontram descritos nos sites abaixo. Em terceiro lugar, o/a professor/a deve conduzir uma discussão sobre os fenômenos observados durante os experimentos.

Experimento 1

 

         

 

 

 

Experimento 2

 

 

 

 

 

 

Experimento 3

 

 

 

 

 

 

Recursos Educacionais
Nome Tipo
Plantas - atividade 2: De que a semente precisa para germinar? Experimento prático
Plantas - atividade 1: O que tem dentro da semente? Experimento prático
Plantas - atividade 3: Por onde a água passa no interior das plantas? Experimento prático
Botânica - fisiologia vegetal Hipertexto
Recursos Complementares

Fonte: http://members.fortunecity.com/dmore1/biovegetais.html    acesso feito dia 17/11/2011

Fonte: http://www.infoescola.com/plantas/caule/    acesso feito dia 17/11/2011

Avaliação

A avaliação dos/as alunos/as pode ser feita em todos os momentos da aula, a partir das contribuições individuais ou das contribuições do grupo como um todo, assim como a partir do envolvimento dos/as alunos/as nas atividades solicitadas.

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.