01/12/2011
Cláudia Regina M.G. Fernandes; Lérida de Oliveira
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Final | Meio Ambiente | Sociedade e meio ambiente |
Ensino Fundamental Final | Ciências Naturais | Vida e ambiente |
Ensino Fundamental Final | Meio Ambiente | Manejo e conservação ambiental |
Entender que todos os vegetais tem as mesmas necessidades.
Apresentar os mecanismos da fotossíntese.
Compreender a importância dos vegetais em nossas vidas.
Conhecimentos básicos sobre a fisiologia vegetal.
Antes de iniciar a aula, cabe ao/a professor/a orientar os/as alunos/as sobre a importância da participação coletiva durante as atividades propostas, explicando que, dessa forma, poderá ocorrer uma maior integração e um diálogo mais amplo sobre o tema abordado.
Será necessário, para o desenvolvimento dessa aula, um netbook para cada aluno/a.
Nessa primeira atividade da aula, cabe ao/a professor/a dividir a turma em duplas e orientá-las/as a, usando o software Kword, abrir os Textos 1 e 2, os quais deverão ter sido previamente enviados pelo/a professor/a aos/as alunos/as via e-mail.
TEXTO 1: Histologia Vegetal
Fonte: http://www.grupoescolar.com/pesquisa/histologia-vegetal.html acesso feito dia 17/11/2011
TEXTO 2: Fisiologia Vegetal
Fonte: http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/reino-plantae/fisiologia-vegetal.php acesso feito dia 17/11/2011
Concluída a leitura dos Textos 1 e 2, cada uma das duplas deverá ser orientada pelo/a professor/a a, utilizando o software Kword, responder o Questionário 2. Vale destacar que o Questionário 1 deverá ter sido previamente enviado pelo/a professor/a aos/as alunos/as via e-mail.
Questionário 1
1 – Por que a organização do corpo dos vegetais é diferente da organização do corpo dos animais?
2 – Quais são os três elementos básicos para o desenvolvimento dos vegetais?
3 – Quais são os tecidos condutores de seiva?
4 – Por que a disposição dos vasos da raiz é diferente dos vasos do caule?
5 – Qual a diferença entre fotossíntese e transpiração?
6 – O que é fototropismo?
Nessa segunda atividade da aula, os/as alunos/as serão convidados a assistir em seus netbooks o Vídeo 1. Para tanto, cabe ao/a professor/a orientar os/as alunos/as a, empregando o software Mozilla Firefox, acessar o site abaixo, no qual o vídeo em questão encontra-se disponível.
Vídeo 1 – Esquema simplificado de fotossíntese
Fonte:http://www.youtube.com/watch?v=-SCr4j795m4&feature=related acesso feito dia 17/11/2011
OBSERVAÇÃO: O/a professor/a pode executar previamente o download do Vídeo 1 no site mencionado para, empregando seu netbook, exibi-lo durante a aula utilizando um kit multimídia e um data show. Essa estratégia seria uma alternativa caso o acesso à internet, no momento da aula, esteja impossibilitado por qualquer razão.
Concluída a exibição do Vídeo 1, cada um/a dos/as alunos/as deverá ser orientado/a pelo/a professor/a a, utilizando o software Kword, responder o Questionário 2. Vale destacar que o Questionário 2 deverá ter sido previamente enviado pelo/a professor/a aos/as alunos/as via e-mail.
Questionário 2
1 – Como as plantas obtêm a sua energia?
2 – Qual a importância da fotossíntese para os seres vivos?
3- Explique as duas etapas da fotossíntese.
4 – Quais são os fatores limitantes de fotossíntese?
Nessa terceira atividade da aula, os/as alunos/as serão convidados a assistir em seus netbooks o Vídeo 2. Para tanto, cabe ao/a professor/a orientar os/as alunos/as a, empregando o software Mozilla Firefox, acessar o site abaixo, no qual o vídeo em questão encontra-se disponível.
A partir do conteúdo apresentado no Vídeo 2, cabe ao/a professor/a promover uma discussão com os/as alunos/as sobre Botânica
Vídeo 2 – Botânica – fisiologia vegetal
Nessa quarta atividade da aula, os/as alunos/as devem ser divididos em grupos de quatro integrantes para a realização dos Experimentos 1, 2 e 3 no Laboratório de Ciências. Em primeiro lugar, os materiais necessários, previamente providenciados pelo/a professor/a, devem ser apresentados aos alunos/as. Em segundo lugar, os procedimentos pertinentes aos experimentos devem ser apresentados pelo/a professor/a. Tanto os materiais quanto os procedimentos se encontram descritos nos sites abaixo. Em terceiro lugar, o/a professor/a deve conduzir uma discussão sobre os fenômenos observados durante os experimentos.
Experimento 1
Experimento 2
Experimento 3
Nome | Tipo |
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Plantas - atividade 2: De que a semente precisa para germinar? | Experimento prático |
Plantas - atividade 1: O que tem dentro da semente? | Experimento prático |
Plantas - atividade 3: Por onde a água passa no interior das plantas? | Experimento prático |
Botânica - fisiologia vegetal | Hipertexto |
Fonte: http://members.fortunecity.com/dmore1/biovegetais.html acesso feito dia 17/11/2011
Fonte: http://www.infoescola.com/plantas/caule/ acesso feito dia 17/11/2011
A avaliação dos/as alunos/as pode ser feita em todos os momentos da aula, a partir das contribuições individuais ou das contribuições do grupo como um todo, assim como a partir do envolvimento dos/as alunos/as nas atividades solicitadas.
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