Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


UCA - Voz passiva sintética: uma forma de omitir o sujeito do processo verbal

 

01/12/2011

Autor e Coautor(es)
LAZUITA GORETTI DE OLIVEIRA
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Eliana Dias

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Língua Portuguesa Análise linguística: modos de organização dos discursos
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Conhecer e identificar a voz  passiva verbal.
  • Verificar, por meio de atividades propostas, a função semântico-estilística da voz passiva sintética na construção do texto.
Duração das atividades
03 aulas de 50 minutos cada
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
  • Termos essenciais da oração.
  • Predicação verbal.
  • Vozes verbais.
Estratégias e recursos da aula
  • utilização do laptop UCA;
  • utilização de vídeos do Youtube;
  • atividades realizadas em grupo ou duplas de alunos;
  • utilização de textos, imagens e vídeos veiculados na internet.

 

Aula 01 (50 minutos)

piscadinha

Disponível em:

http://myteachertati.blogspot.com/2011_04_01_archive.html

 

  • A voz passiva é uma forma disponível no sistema gramatical para representar um processo em que se menciona o paciente, tirando o foco do agente. No caso da voz  passiva pronominal, valoriza-se mais o processo que o próprio agente, omitindo o sujeito.

 

Atividade

 I - Para ativar o conhecimento prévio dos alunos sobre vozes verbais, o professor solicitará a eles que acessem as páginas abaixo para, em dupla, assistirem aos vídeos sobre o assunto, de acordo com o roteiro apresentado.

a. Voz Ativa e Passiva 1

Disponível em:

http://www.youtube.com/watch?v=kd6JYn1sT9E&feature=related

Roteiro (o professor deverá xerocá-lo para os aluns)

1.  A voz verbal  é a relação entre o sujeito e o verbo da oração. Dê exemplos para as afirmações abaixo:

  • Na voz ativa o sujeito é o agente do processo verbal.
  • Na voz passiva, o sujeito é paciente da ação verbal, isto é,  o sujeito recebe ou sofre a ação verbal.

3. Transforme as frases que estão na voz ativa para a  passiva:

Eu como a maçã.

O fotógrafo tira muitas fotografias.

Eles beberam água de coco.

4. Há uma troca de funções na transformação  da ativa para a passiva:

a. O que acontece com o verbo?

b. O que acontece com o sujeito?

c. O que acontece com o complemento verbal?

 

b. Voz Ativa e Passiva 2

Disponível em:

http://www.youtube.com/watch?v=qDHrn9udQz0&feature=related

Roteiro

1. Quem pratica a ação verbal na voz passiva?

2. O agente da passiva vem sempre expresso na frase?

3. Identifique o sujeito da frase:

Muitas fotografias são tiradas pelo fotógrafo.

3. Explique a formação da  locução verbal na voz passiva, a partir da frase:

O segredo da vida é conhecido por mim.

4. Podemos sempre passar o verbo da voz ativa para a passiva?

5. Qual é o tipo de verbo permite passar da ativa para a passiva? Qual é sua predicação?

6. Só podemos passar da ativa para a  passiva quando houver complemento verbal sem preposição.

Exemplifique essa afirmação.

7. Qual é a regra básica para a voz passiva?

 

Aula 02 (50 minutos)

 

Atividade

I - O professor entregará aos alunos a cópia  das frases de  placas para ofertas de produtos, apresentadas abaixo. Eles deverão analisá-las em dupla.

A.

aluga-se

Disponível em:

http://www.mundoeducacao.com.br/gramatica/alugamse-ou-alugase.htm

B.

alugam-seapartamentos

 Disponível em:

http://becodabee.blogspot.com/2011/02/aluga-se-ou-alugam-se-apartamentos.html

C.

confecciona-se

Disponível em:

http://profealedocespalavras.blogspot.com/

1. Observe as frases do anúncio A.

Alugam-se casas de praia.

Aluga-se casas de praia.

a. Qual das frases está mais adequada, de acordo com a variedade padrão da língua? Explique.

b. Qual é o sujeito de cada oração? Como você o identificou?

c. Observe a regra geral de concordância verbal:

O verbo deve concordar em número e pessoa com o sujeito.

Qual das frases está de acordo com a regra?

d. Nas frases do anúncio, é possível identificar o agente do verbo alugar? Justifique.

e. No contexto acima, há necessidade de mencionar o agente do verbo alugar? Explique.

2. Observe a frase do anúncio B:

Alugam-se apartamentos

a. Esta frase está de acordo com a variedade padrão? Explique.

b. No contexto de ofertas de serviço ao consumidor, qual  das construção abaixo estaria mais adequada?  Por quê?

Alugam-se apartamentos

Apartamentos são alugados

3. Observe  o anúncio C.

Confecciona-se roupas masculina / feminina e reformas pequenas

a.  Qual é o sujeito do verbo confeccionar? Ele está concordando com sujeito?

b.  Observe a regra geral de concordância nominal:

O adjetivo concorda em gênero e número com o substantivo a que se refere

Responda:

A fraseConfecciona-se roupas masculina / feminina”, está de acordo com a regra?

c. Considerando que não se confeccionam reformas, mas fazem-se reformas, como ficaria a frase com o acréscimo do verbo fazer?

d.  Reescreva  a frase do anúncio de forma a deixá-la de acordo com a variedade padrão da língua.

e. Discuta com seu colega e responda: a voz passiva pronominal possibilita omitir o sujeito do processo verbal? Nesse caso, o que é mais valorizado? Explique.

 

Aula 03 (50 minutos)

 

Atividade

I –  O professor entregará para os alunos a cópia do poema,“Soneto da separação”, de Vinícius de Moraes .

 

Soneto De Separação

Vinícius de Moraes

De repente do riso fez-se o pranto
Silencioso e branco como a bruma
E das bocas unidas fez-se a espuma
E das mãos espalmadas fez-se o espanto

De repente da calma fez-se o vento
Que dos olhos desfez a última chama
E da paixão fez-se o pressentimento
E do momento imóvel fez-se o drama

De repente não mais que de repente
Fez-se de triste o que se fez amante
E de sozinho o que se fez contente

Fez-se do amigo próximo, distante
Fez-se da vida uma aventura errante
De repente, não mais que de repente

Disponível em:

http://letras.terra.com.br/vinicius-de-moraes/86479/

 

II - O professor solicitará aos alunos que acessem a página seguinte para assistirem ao vídeo com a declamação do poema “Soneto da separação” de Vinícius de Moraes por Camila Morgado.

Disponível em:

http://www.youtube.com/watch?v=nHsp3mqOUHE

 

 III- Após assistirem ao vídeo, o professor apresentará aos alunos a seguinte proposta de trabalho para ser feita em grupo.

  • Apresente uma síntese do que foi estudado sobre vozes verbais, principalmente sobre a voz passiva pronominal.
  •  No poema, o romantismo está  presente a partir do próprio título: “Soneto da separação” e  se intensifica no texto, com descrições do  momento de intensa dor: a separação.
  • Identifique as ocorrências de voz passiva pronominal no poema de Vinícius de Moraes. Explique
  • O efeito de sentido advindo desse recurso linguístico, isto é, onde recai a ênfase? No sujeito ou no processo – no momento de intensa dor?
  • Faça uma pesquisa sobre o autor Vinícius de Moraes. Entrem nos sites de busca para fazerem a apesquisa.

      Disponível em:

http://www.releituras.com/viniciusm_bio.asp

  • Monte  a apresentação de seu trabalho para ser exposta no Kpresenter.

 

 

Recursos Complementares

I – Para  obter  informações sobre  a diferença entre  voz  passiva pronominal e sujeito indeterminado, os alunos poderão ler sobre o assunto, acessando a página abaixo.

http://educacao.uol.com.br/portugues/voz-passiva-pronominal-e-sujeito-indeterminado-qual-o-papel-do-se-nos-dois-casos.jhtm

2 -  Para ampliar  os conhecimentos sobre vozes verbais, os alunos poderão assistir aos vídeos seguintes:

http://www.youtube.com/watch?v=Rwt42ptyOls&feature=related

 

Avaliação

A partir das atividades desenvolvidas, os alunos  poderão ser avaliados pontualmente sobre o tema – voz passiva sintética: uma forma de omitir o sujeito do processo verbal. Para isso, o professor deverá observar a participação deles durante as atividades realizadas em dupla e em grupo, verificando principalmente se eles conseguiram reconhecer a voz passiva pronominal como recurso de se omitir o sujeito do processo verbal.

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.