01/12/2011
Eliana Dias
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa | Análise linguística: modos de organização dos discursos |
Aula 01 (50 minutos)
Disponível em:
http://myteachertati.blogspot.com/2011_04_01_archive.html
Atividade
I - Para ativar o conhecimento prévio dos alunos sobre vozes verbais, o professor solicitará a eles que acessem as páginas abaixo para, em dupla, assistirem aos vídeos sobre o assunto, de acordo com o roteiro apresentado.
a. Voz Ativa e Passiva 1
Disponível em:
http://www.youtube.com/watch?v=kd6JYn1sT9E&feature=related
Roteiro (o professor deverá xerocá-lo para os aluns)
1. A voz verbal é a relação entre o sujeito e o verbo da oração. Dê exemplos para as afirmações abaixo:
3. Transforme as frases que estão na voz ativa para a passiva:
Eu como a maçã.
O fotógrafo tira muitas fotografias.
Eles beberam água de coco.
4. Há uma troca de funções na transformação da ativa para a passiva:
a. O que acontece com o verbo?
b. O que acontece com o sujeito?
c. O que acontece com o complemento verbal?
b. Voz Ativa e Passiva 2
Disponível em:
http://www.youtube.com/watch?v=qDHrn9udQz0&feature=related
Roteiro
1. Quem pratica a ação verbal na voz passiva?
2. O agente da passiva vem sempre expresso na frase?
3. Identifique o sujeito da frase:
Muitas fotografias são tiradas pelo fotógrafo.
3. Explique a formação da locução verbal na voz passiva, a partir da frase:
O segredo da vida é conhecido por mim.
4. Podemos sempre passar o verbo da voz ativa para a passiva?
5. Qual é o tipo de verbo permite passar da ativa para a passiva? Qual é sua predicação?
6. Só podemos passar da ativa para a passiva quando houver complemento verbal sem preposição.
Exemplifique essa afirmação.
7. Qual é a regra básica para a voz passiva?
Aula 02 (50 minutos)
Atividade
I - O professor entregará aos alunos a cópia das frases de placas para ofertas de produtos, apresentadas abaixo. Eles deverão analisá-las em dupla.
A.
Disponível em:
http://www.mundoeducacao.com.br/gramatica/alugamse-ou-alugase.htm
B.
Disponível em:
http://becodabee.blogspot.com/2011/02/aluga-se-ou-alugam-se-apartamentos.html
C.
Disponível em:
http://profealedocespalavras.blogspot.com/
1. Observe as frases do anúncio A.
Alugam-se casas de praia.
Aluga-se casas de praia.
a. Qual das frases está mais adequada, de acordo com a variedade padrão da língua? Explique.
b. Qual é o sujeito de cada oração? Como você o identificou?
c. Observe a regra geral de concordância verbal:
O verbo deve concordar em número e pessoa com o sujeito.
Qual das frases está de acordo com a regra?
d. Nas frases do anúncio, é possível identificar o agente do verbo alugar? Justifique.
e. No contexto acima, há necessidade de mencionar o agente do verbo alugar? Explique.
2. Observe a frase do anúncio B:
Alugam-se apartamentos
a. Esta frase está de acordo com a variedade padrão? Explique.
b. No contexto de ofertas de serviço ao consumidor, qual das construção abaixo estaria mais adequada? Por quê?
Alugam-se apartamentos
Apartamentos são alugados
3. Observe o anúncio C.
Confecciona-se roupas masculina / feminina e reformas pequenas
a. Qual é o sujeito do verbo confeccionar? Ele está concordando com sujeito?
b. Observe a regra geral de concordância nominal:
O adjetivo concorda em gênero e número com o substantivo a que se refere
Responda:
A frase “Confecciona-se roupas masculina / feminina”, está de acordo com a regra?
c. Considerando que não se confeccionam reformas, mas fazem-se reformas, como ficaria a frase com o acréscimo do verbo fazer?
d. Reescreva a frase do anúncio de forma a deixá-la de acordo com a variedade padrão da língua.
e. Discuta com seu colega e responda: a voz passiva pronominal possibilita omitir o sujeito do processo verbal? Nesse caso, o que é mais valorizado? Explique.
Aula 03 (50 minutos)
Atividade
I – O professor entregará para os alunos a cópia do poema,“Soneto da separação”, de Vinícius de Moraes .
Soneto De Separação
De repente do riso fez-se o pranto
Silencioso e branco como a bruma
E das bocas unidas fez-se a espuma
E das mãos espalmadas fez-se o espanto
De repente da calma fez-se o vento
Que dos olhos desfez a última chama
E da paixão fez-se o pressentimento
E do momento imóvel fez-se o drama
De repente não mais que de repente
Fez-se de triste o que se fez amante
E de sozinho o que se fez contente
Fez-se do amigo próximo, distante
Fez-se da vida uma aventura errante
De repente, não mais que de repente
Disponível em:
http://letras.terra.com.br/vinicius-de-moraes/86479/
II - O professor solicitará aos alunos que acessem a página seguinte para assistirem ao vídeo com a declamação do poema “Soneto da separação” de Vinícius de Moraes por Camila Morgado.
Disponível em:
http://www.youtube.com/watch?v=nHsp3mqOUHE
III- Após assistirem ao vídeo, o professor apresentará aos alunos a seguinte proposta de trabalho para ser feita em grupo.
Disponível em:
http://www.releituras.com/viniciusm_bio.asp
I – Para obter informações sobre a diferença entre voz passiva pronominal e sujeito indeterminado, os alunos poderão ler sobre o assunto, acessando a página abaixo.
2 - Para ampliar os conhecimentos sobre vozes verbais, os alunos poderão assistir aos vídeos seguintes:
http://www.youtube.com/watch?v=Rwt42ptyOls&feature=related
A partir das atividades desenvolvidas, os alunos poderão ser avaliados pontualmente sobre o tema – voz passiva sintética: uma forma de omitir o sujeito do processo verbal. Para isso, o professor deverá observar a participação deles durante as atividades realizadas em dupla e em grupo, verificando principalmente se eles conseguiram reconhecer a voz passiva pronominal como recurso de se omitir o sujeito do processo verbal.
Sem estrelas 0 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!