01/12/2011
Ana Maria Ferolla da Silva Nunes, Eliana Aparecida Carleto, Luciana Soares Muniz, Priscila Gervásio Teixeira
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: prática de leitura |
Ensino Fundamental Inicial | Ciências Naturais | Ambiente |
Ensino Fundamental Inicial | Meio Ambiente | Manejo e conservação ambiental |
Ensino Fundamental Inicial | Meio Ambiente | Sociedade e meio ambiente |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua oral: usos e formas |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Alfabetização |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: usos e formas |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua oral: valores, normas e atitudes |
Professor, para que os alunos, nessa aula, possam investigar através de quais recursos pode-se trabalhar as características dos animais vertebrados e invertebrados, é necessário que tenham habilidades básicas de leitura e de escrita; exponham suas ideias com coerência, clareza e objetividade; consigam trabalhar em grupo e interajam com o laptop Classmate.
Professor, realize com a turma a atividade proposta abaixo. Oriente os alunos a fazerem um quadro como o modelo a seguir:
Fonte: Acervo da autora
Fonte: Acervo da autora
Fonte: Acervo da autora
Professor, providencie várias imagens de esqueletos de animais e solicite aos alunos que tentem adivinhar o nome do animal. Veja:
Fonte: Acervo da autora
Em seguida, questione a turma:
· Vocês sabem dizer qual a função do esqueleto nos animais?
· Vocês conhecem animais que têm ossos? Quais?
· E animais sem ossos? Quais?
Solicite aos alunos que construam uma tabela com duas colunas no caderno de Ciências ou no laptop, utilizando o programa KWord (Área de Trabalho > Processador de Textos). Uma coluna para animais que têm ossos e outra para os animais que não têm ossos.
Fonte: Acervo da autora
VARIAÇÃO: Professor, os alunos poderão utilizar os nomes dos animais que escreveram no jogo da primeira atividade.
Adiante, explique aos alunos que:
A coluna vertebral é formada por uma série de ossos. Os animais que têm coluna vertebral são chamados animais vertebrados e os animais que não têm coluna vertebral são chamados animais invertebrados. (Professor, no grupo dos invertebrados há animais que têm esqueleto externo, outros que têm esqueleto interno e outros que não têm esqueleto. É importante explicar para os alunos, pois esse grupo não tem coluna vertebral, isso não significa que não tenha esqueleto).
Apresente aos alunos alguns nomes de:
O conjunto de todos os ossos do corpo dos vertebrados é chamado esqueleto. Os ossos sustentam o corpo e auxiliam na locomoção desses animais.
Professor, nesse momento organize a turma em duplas para perceberem no próprio corpo a coluna vertebral.
Professor, explique para turma como fazer:
Em seguida, proponha as seguintes questões para serem registradas no caderno de Ciências ou respondidas oralmente:
1- Do que são feitas as partes do esqueleto que você percebeu?
2- Qual é a função dessas partes no organismo?
3 - Como se chama a parte do esqueleto que você sentiu nas costas?
4- Você pertence a esse grupo de animais? Por quê?
5- Todos os animais possuem essas partes?
Professor, a seguir proponha um momento para os alunos brincarem com a classificação dos animais vertebrados ou invertebrados.
BRINCANDO COM A CLASSIFICAÇÃO
COMO FAZER:
1- DIVIDA A CLASSE EM DOIS GRUPOS.
2- A CADA RODADA, ESCOLHA UM REPRESENTANTE DE CADA GRUPO.
3- O GRUPO 1 ESCOLHERÁ UM ANIMAL E O REPRESENTANTE DIRÁ AO GRUPO 2 O ANIMAL ESCOLHIDO.
4- O GRUPO 2 DEVERÁ CLASSIFICAR O ANIMAL COMO VERTEBRADO OU INVERTEBRADO E ANOTÁ-LO NO ESPAÇO DA LOUSA (SE PREFERIR).
5- NA RODADA SEGUINTE, OS DOIS GRUPOS INVERTEM: O GRUPO QUE CLASSIFICOU ESCOLHERÁ O ANIMAL.
VARIAÇÃO: Professor, é interessante usar imagens de animais para um grupo apresentar ao outro. Reserve um tempo para os alunos procurarem e recortarem imagens em revistas, jornais, dentre outros. Poderão ainda procurar imagens na internet utilizando os laptops, se estiverem conectados à internet.
Professor, providencie uma cópia para cada aluno da atividade abaixo e cole no caderno de Ciências.
1) IDENTIFIQUE A QUE ANIMAL PERTENCE CADA UM DOS ESQUELETOS:
SAPO – PÁSSARO – PEIXE – CAVALO – CANGURU - TARTARUGA
Fonte: PASSOS, Marinez Meneghello. De olho no futuro: novo. São Paulo: Quinteto Editorial, 2001.
Professor, explique aos alunos que o grupo de vertebrados inclui uma variedade de animais, que se classificam em cinco subgrupos principais:
· Anfíbios: Quando jovens vivem na água. Quando adultos passam a viver em terra firme. A pele dos anfíbios é úmida e lisa. Locomovem-se saltando ou caminhando. A maioria é ovípara. Os sapos, as rãs, as pererecas e as salamandras são exemplos de anfíbios.
· Aves: As aves são animais terrestres. Têm o corpo coberto de penas, um par de patas e um par de asas. Elas têm bico, mas não têm dentes. A maioria das aves é capaz de voar. São animais ovíparos.
· Mamíferos: Existem mamíferos aquáticos e terrestres. Os mamíferos geralmente são cobertos de pêlos e têm dois pares de patas. Locomovem-se caminhando ou nadando e mamam quando filhotes).
· Peixes: Os peixes vivem em água salgada ou doce. A maioria é ovípara (nasce de ovos) e tem o corpo coberto por escamas. Locomovem-se nadando, ondulando o próprio corpo e as nadadeiras.
· Répteis: A maioria dos répteis vivem em terra firme, alguns são aquáticos. O corpo dos répteis é coberto por escamas, placas duras ou carapaças. Há répteis que têm patas, como os jacarés e as lagartixas e outros que não têm patas, como as cobras.
Professor, sugerimos as atividades abaixo para os alunos identificarem os animais de cada classificação:
1 - Classifique cada um dos animais fotografados em: mamífero, ave, anfíbio, peixe ou réptil.
Fonte: Acervo da autora
2 – Pinte a figura conforme a indicação:
Fonte: Acervo da utora
3 – Em cada quadro contorne o intruso e justifique sua resposta:
Fonte: Acervo da autora
Fonte: Acervo da autora
4- Observe a figura e responda:
Fonte: Projeto Pitanguá. Ciências 2ª série. São Paulo: Moderna, 2005.
a) Na figura acima, estão representadas as colunas vertebrais de alguns animais. Como são chamados os animais que têm coluna vertebral?
b) A qual grupo de vertebrado pertence cada animal da figura ao lado? Que grupo de vertebrado não está representado na figura?
c) Cite dois exemplos de cada grupo.
5 - Leia um trecho do poema:
“A capivara parece um ratão com cabeça de mamão.
Nada que nem um peixe e late que nem um cão.”
Complete o quadro abaixo com as características dos grupos de animais que aparecem no poema.
Fonte: Acervo da autora
Professor, proporcione um momento para os alunos construírem dobraduras sobre os animais. Sugerimos que construam uma dobradura de um animal vertebrado e outra de um animal invertebrado. Veja:
CONSTRUINDO UM ORIGAMI
Origami é a arte de dobrar papel. Com ela podemos formar várias figuras, como animais, plantas e objetos.
Construa com a turma a figura de um animal invertebrado.
Para isso, providencie uma folha de papel com a forma de um quadrado para cada aluno.
Siga os seguintes passos:
Fonte das imagens: Acervo da autora
Que animal invertebrado foi construído? ________________________
Agora, vamos representar um animal vertebrado também, por meio de dobradura. Para isso, providencie os seguintes materiais: cola, lápis de cor e duas folhas de papel em forma de quadrado.
Siga os seguintes passos:
Fonte das imagens: Acervo da autora
A seguir, solicite que os alunos façam uma pequena produção de texto falando sobre a vida e ou características desses animais.
http://www.brasilescola.com/animais/definicao-um-vertebrado.htm
Professor, é de suma importância observar se os alunos estão participando e realizando as atividades propostas. Nesse sentido, você deverá destacar por meio de registros individuais as facilidades e as dificuldades da turma com relação ao entendimento sobre os animais. Verifique se: os objetivos estabelecidos para a aula foram alcançados; os alunos entenderam a diferença entre animais vertebrados e invertebrados e utilizaram adequadamente, o laptop na realização das atividades.
Quatro estrelas 5 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
18/09/2013
Cinco estrelaspara mim a sua sugestão foi de fundamental importancia.
31/07/2013
Cinco estrelasExcelente sequencia de aulas! Parabéns! Como introdução ao estudo dos animais, só sugiro que na 2º atividade fosse a divisão entre animais domésticos e animais silvestres. e a que está em 2º fosse para 3ª atividade e assim sucessivamente, mas eu ameeeeeii a sequencia!
02/05/2013
Cinco estrelasGostei vou usar em minhas aulas.
24/08/2012
Cinco estrelasInteressante muito satisfatorio
18/05/2012
Quatro estrelasEssa aula é muito dinâmica, pois pode ser utilizada com meus alunos surdos. Tem muitas imagens onde os mesmos podem interagir as fotos dos animais. Podemos adapta-los de acordo com a nossa clientela.