Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Através de quais recursos pode-se trabalhar as características dos animais vertebrados e invertebrados?

 

01/12/2011

Autor e Coautor(es)
MARIANE ELLEN DA SILVA
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Ana Maria Ferolla da Silva Nunes, Eliana Aparecida Carleto, Luciana Soares Muniz, Priscila Gervásio Teixeira

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de leitura
Ensino Fundamental Inicial Ciências Naturais Ambiente
Ensino Fundamental Inicial Meio Ambiente Manejo e conservação ambiental
Ensino Fundamental Inicial Meio Ambiente Sociedade e meio ambiente
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua oral: usos e formas
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Alfabetização
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: usos e formas
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua oral: valores, normas e atitudes
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  •  Observar e comparar diversos animais;
  •  Diferenciar animais vertebrados e invertebrados;
  •  Identificar características dos animais vertebrados;
  •  Identificar características dos animais invertebrados;
  •  Utilizar os recursos existentes no laptop do Projeto UCA, visando construir conhecimentos novos relativos ao tema da aula.
Duração das atividades
Aproximadamente 240 minutos – 4 atividades de sessenta 60 minutos cada uma.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Professor, para que os alunos, nessa aula, possam investigar através de quais recursos pode-se trabalhar as características dos animais vertebrados e invertebrados, é necessário que tenham habilidades básicas de leitura e de escrita; exponham suas ideias com coerência, clareza e objetividade; consigam trabalhar em grupo e interajam com o laptop Classmate.

Estratégias e recursos da aula

1ª atividade:

 

Professor, realize com a turma a atividade proposta abaixo. Oriente os alunos a fazerem um quadro como o modelo a seguir:

 

QUADRO JOGOHH

Fonte: Acervo da autora

 

  •         No começo de cada rodada, diga uma letra do alfabeto. Peça para os alunos escrevê-la no local indicado no quadro. Veja como fica.

 

verti 2

Fonte: Acervo da autora

 

  •         Em seguida, solicite que os alunos escrevam no quadro nomes de animais que começam com a letra indicada. Veja:

 

vert 3

Fonte: Acervo da autora

 

 

  •        Após alguns minutos diga a palavra FIM. Nesse momento, os alunos deverão parar de escrever os nomes dos animais, pois é o FIM da rodada.

 

  •         Quem escrever o maior número de animais de forma correta vence a rodada.

 

 

2ª atividade:

 

Professor, providencie várias imagens de esqueletos de animais e solicite aos alunos que tentem adivinhar o nome do animal. Veja:

 

dfa

Fonte: Acervo da autora

 

Em seguida, questione a turma:

 

·        Vocês sabem dizer qual a função do esqueleto nos animais?

·        Vocês conhecem animais que têm ossos? Quais? 

·        E animais sem ossos? Quais?

 

 

Solicite aos alunos que construam uma tabela com duas colunas no caderno de Ciências ou no laptop, utilizando o programa KWord (Área de Trabalho > Processador de Textos). Uma coluna para animais que têm ossos e outra para os animais que não têm ossos.

 

quadro ossos

Fonte: Acervo da autora

 

VARIAÇÃO: Professor, os alunos poderão utilizar os nomes dos animais que escreveram no jogo da primeira atividade.

 

Adiante, explique aos alunos que:

A coluna vertebral é formada por uma série de ossos. Os animais que têm coluna vertebral são chamados animais vertebrados e os animais que não têm coluna vertebral são chamados animais invertebrados. (Professor, no grupo dos invertebrados há animais que têm esqueleto externo, outros que têm esqueleto interno e outros que não têm esqueleto. É importante explicar para os alunos, pois esse grupo não tem coluna vertebral, isso não significa que não tenha esqueleto).

Apresente aos alunos alguns nomes de:

  • Animais invertebrados que possuem esqueleto externo, denominado exoesqueleto, para sustentar e proteger o corpo. Exemplos: insetos, aranhas, escorpiões, animais de concha, dentre outros.
  • Animais invertebrados que têm esqueleto interno: estrela do mar, lula
  • Animais invertebrados sem esqueleto: minhoca, lesma, polvo, dentre outros.

 

O conjunto de todos os ossos do corpo dos vertebrados é chamado esqueleto. Os ossos sustentam o corpo e auxiliam na locomoção desses animais.

 

Professor, nesse momento organize a turma em duplas para perceberem no próprio corpo a coluna vertebral.

 

Professor, explique para turma como fazer:

  •          Com o tato, sinta a cabeça e as costas de seu colega;
  •          Em seguida, seu colega deve fazer o mesmo com você;
  •          Descreva o que você percebeu na cabeça e nas costas.

 

Em seguida, proponha as seguintes questões para serem registradas no caderno de Ciências ou respondidas oralmente:

 

      1- Do que são feitas as partes do esqueleto que você percebeu?    

      2- Qual é a função dessas partes no organismo?  

      3 - Como se chama a parte do esqueleto que você sentiu nas costas?    

      4- Você pertence a esse grupo de animais? Por quê?     

      5- Todos os animais possuem essas partes?       

 

Professor, a seguir proponha um momento para os alunos brincarem com a classificação dos animais vertebrados ou invertebrados.

 

 

BRINCANDO COM A CLASSIFICAÇÃO

 

COMO FAZER:

 

1-    DIVIDA A CLASSE EM DOIS GRUPOS.

2-    A CADA RODADA, ESCOLHA UM REPRESENTANTE DE CADA GRUPO.

3-    O GRUPO 1 ESCOLHERÁ UM ANIMAL E O REPRESENTANTE DIRÁ AO GRUPO 2 O ANIMAL ESCOLHIDO.

4-    O GRUPO 2 DEVERÁ CLASSIFICAR O ANIMAL COMO VERTEBRADO OU INVERTEBRADO E ANOTÁ-LO NO ESPAÇO DA LOUSA (SE PREFERIR).

5-    NA RODADA SEGUINTE, OS DOIS GRUPOS INVERTEM: O GRUPO QUE CLASSIFICOU ESCOLHERÁ O ANIMAL.

 

VARIAÇÃO: Professor, é interessante usar imagens de animais para um grupo apresentar ao outro. Reserve um tempo para os alunos procurarem e recortarem imagens em revistas, jornais, dentre outros. Poderão ainda procurar imagens na internet utilizando os laptops, se estiverem conectados à internet.

 

Professor, providencie uma cópia para cada aluno da atividade abaixo e cole no caderno de Ciências.

 

1) IDENTIFIQUE A QUE ANIMAL PERTENCE CADA UM DOS ESQUELETOS:

 

SAPO – PÁSSARO – PEIXE – CAVALO – CANGURU - TARTARUGA

 

ossos animais

Fonte: PASSOS, Marinez Meneghello. De olho no futuro: novo. São Paulo: Quinteto Editorial, 2001.

 

 

3ª atividade:

 

Professor, explique aos alunos que o grupo de vertebrados inclui uma variedade de animais, que se classificam em cinco subgrupos principais:

 

·        Anfíbios: Quando jovens vivem na água. Quando adultos passam a viver em terra firme. A pele dos anfíbios é úmida e lisa. Locomovem-se saltando ou caminhando. A maioria é ovípara. Os sapos, as rãs, as pererecas e as salamandras são exemplos de anfíbios.

·        Aves:  As aves são animais terrestres. Têm o corpo coberto de penas, um par de patas e um par de asas. Elas têm bico, mas não têm dentes. A maioria das aves é capaz de voar. São animais ovíparos.

·        Mamíferos: Existem mamíferos aquáticos e terrestres. Os mamíferos geralmente são cobertos de pêlos e têm dois pares de patas. Locomovem-se caminhando ou nadando e mamam quando filhotes).

·        Peixes: Os peixes vivem em água salgada ou doce. A maioria é ovípara (nasce de ovos) e tem o corpo coberto por escamas. Locomovem-se nadando, ondulando o próprio corpo e as nadadeiras.

·        Répteis: A maioria dos répteis vivem em terra firme, alguns são aquáticos. O corpo dos répteis é coberto por escamas, placas duras ou carapaças. Há répteis que têm patas, como os jacarés e as lagartixas e outros que não têm patas, como as cobras.

 

Professor, sugerimos as atividades abaixo para os alunos identificarem os animais de cada classificação:

 

1 - Classifique cada um dos animais fotografados em: mamífero, ave, anfíbio, peixe ou réptil.

 

 

ANIMAIS FOTOGRAFASOA

Fonte: Acervo da autora

 

2 – Pinte a figura conforme a indicação:

 

tartaruga

 

Fonte: Acervo da utora

 

 

3 – Em cada quadro contorne o intruso e justifique sua resposta:

 

intruso

Fonte: Acervo da autora

 

intruso 2

Fonte: Acervo da autora

 

 

4-  Observe a figura e responda:

 

quadro ao lado

Fonte: Projeto Pitanguá. Ciências 2ª série. São Paulo: Moderna, 2005.

 

a)    Na figura acima, estão representadas as colunas vertebrais de alguns animais. Como são chamados os animais que têm coluna vertebral?

b)    A qual grupo de vertebrado pertence cada animal da figura ao lado? Que grupo de vertebrado não está representado na figura?

c)    Cite dois exemplos de cada grupo.

 

 

5 -  Leia um trecho do poema:

 

“A capivara parece um ratão com cabeça de mamão.

Nada que nem um peixe e late que nem um cão.”

 

Complete o quadro abaixo com as características dos grupos de animais que aparecem no poema.

 

quadr poe ovos

Fonte: Acervo da autora

 

4ª atividade:

 

 

 

Professor, proporcione um momento para os alunos construírem dobraduras sobre os animais. Sugerimos que construam uma dobradura de um animal vertebrado e outra de  um animal invertebrado. Veja:

 

 

CONSTRUINDO UM ORIGAMI

 

Origami é a arte de dobrar papel. Com ela podemos formar várias figuras,  como animais, plantas e objetos.

 

Construa com a turma a figura de um animal invertebrado.

 

Para isso, providencie uma folha de papel com a forma de um quadrado para cada aluno.

 

Siga os seguintes passos:

 

borbo1        borbo2

 

                                                                   borbo3

                                                                             

 

boboleta3        borbloleta

Fonte das imagens: Acervo da autora

 

 

 

Que animal invertebrado foi construído? ________________________

 

Agora, vamos representar um animal vertebrado também, por meio de dobradura. Para isso, providencie os seguintes materiais: cola, lápis de cor e duas folhas de papel em forma de quadrado.

 

Siga os seguintes passos:

 

cachorro                                cachorro2

 

cachror3                               cachororo4

 

Fonte das imagens: Acervo da autora

 

A seguir, solicite que os alunos façam uma pequena produção de texto falando sobre a vida e ou características desses animais.

Recursos Complementares
Avaliação

Professor, é de suma importância observar se os alunos estão participando e realizando as atividades propostas. Nesse sentido, você deverá destacar por meio de registros individuais as facilidades e as dificuldades da turma com relação ao entendimento sobre os animais. Verifique se: os objetivos estabelecidos para a aula foram alcançados; os alunos entenderam a diferença entre animais vertebrados e invertebrados e utilizaram adequadamente, o laptop na realização das atividades.  

Opinião de quem acessou

Quatro estrelas 5 classificações

  • Cinco estrelas 4/5 - 80%
  • Quatro estrelas 1/5 - 20%
  • Três estrelas 0/5 - 0%
  • Duas estrelas 0/5 - 0%
  • Uma estrela 0/5 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • ronilda saldanha, E.E.F.Assis Bezerra , Ceará - disse:
    ronilda.saldanha@hotmail.com

    18/09/2013

    Cinco estrelas

    para mim a sua sugestão foi de fundamental importancia.


  • Queila Onofre, Estudante Universidade Federal de Rondonia , Rondônia - disse:
    queila.ccb@hotmail.com

    31/07/2013

    Cinco estrelas

    Excelente sequencia de aulas! Parabéns! Como introdução ao estudo dos animais, só sugiro que na 2º atividade fosse a divisão entre animais domésticos e animais silvestres. e a que está em 2º fosse para 3ª atividade e assim sucessivamente, mas eu ameeeeeii a sequencia!


  • Eliane Santos, Bangladesh - disse:
    peeliane@hotmail.com

    02/05/2013

    Cinco estrelas

    Gostei vou usar em minhas aulas.


  • clarice dos santos lago, escola dr. djalma rocha galvao , Bahia - disse:
    nicelago2@hotmail.com

    24/08/2012

    Cinco estrelas

    Interessante muito satisfatorio


  • fabiana, Instituto Filippo Smaldone , Ceará - disse:
    fabiana.macau@yahoo.com

    18/05/2012

    Quatro estrelas

    Essa aula é muito dinâmica, pois pode ser utilizada com meus alunos surdos. Tem muitas imagens onde os mesmos podem interagir as fotos dos animais. Podemos adapta-los de acordo com a nossa clientela.


Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.