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UCA - Carta Argumentativa versus Carta Aberta

 

01/12/2011

Autor e Coautor(es)
LAZUITA GORETTI DE OLIVEIRA
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UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Eliana Dias

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Língua Portuguesa Análise linguística: organização estrutural dos enunciados
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Conhecer a carta argumentativa e a carta aberta como gêneros da ordem do argumentar em suas especificidades.
  • Comparar dois gêneros discursivos da ordem do argumentar– carta argumentativa e a carta aberta - identificando semelhanças e diferenças – quanto às  características formais e funcionais.
Duração das atividades
03 aulas de 50 minutos cada
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
  • Estrutura   do texto argumentativo.
  • Estrutura formal do gênero carta.
Estratégias e recursos da aula
  • utilização do laptop UCA;
  • utilização de vídeos do youtube;
  • atividades realizadas em grupo ou duplas de alunos;
  • utilização de textos, imagens e vídeos veiculados na internet.

Aula 01 (50 minutos)

cartas

Disponível em:

http://cafenasletras.blogspot.com/2010/08/carta-argumentativa.html

A carta argumentativa e a carta aberta são gêneros argumentativos da ordem do argumentar. A carta aberta possibilita que o remetente exponha em público suas opiniões ou reivindicações sobre um determinado assunto, geralmente de interesse coletivos. Na carta argumentativa, o emissor busca persuadir o interlocutor, expondo seu ponto sobre determinado assunto.

 

Atividade

carta aberta  

Disponível em:

http://www.brasilescola.com/redacao/carta-aberta.htm

 

I- O professor  reproduz  para os alunos a cópia  do texto “Carta aberta de artistas brasileiros sobre a devastação da Amazônia”.

 

CARTA ABERTA DE ARTISTAS BRASILEIROS SOBRE A DEVASTAÇÃO DA AMAZÔNIA


Acabamos de comemorar o menor desmatamento da Floresta Amazônica dos últimos três anos: 17 mil quilômetros quadrados. É quase a metade da Holanda. Da área total já desmatamos 16%, o equivalente a duas vezes a Alemanha e três estados de São Paulo. Não há motivo para comemorações. A Amazônia não é o pulmão do mundo, mas presta serviços ambientais importantíssimos ao Brasil e ao Planeta. Essa vastidão verde que se estende por mais de cinco milhões de quilômetros quadrados é um lençol térmico engendrado pela natureza para que os raios solares não atinjam o solo, propiciando a vida da mais exuberante floresta da terra e auxiliando na regulação da temperatura do Planeta.

Depois de tombada na sua pujança, estuprada por madeireiros sem escrúpulos, ateiam fogo às suas vestes de esmeralda abrindo passagem aos forasteiros que a humilham ao semear capim e soja nas cinzas de castanheiras centenárias. Apesar do extraordinário esforço de implantarmos unidades de conservação como alternativas de desenvolvimento sustentável, a devastação continua. Mesmo depois do sangue de Chico Mendes ter selado o pacto de harmonia homem/natureza, entre seringueiros e indígenas, mesmo depois da aliança dos povos da floresta “pelo direito de manter nossas florestas em pé, porque delas dependemos para viver”, mesmo depois de inúmeras sagas cheias de heroísmo, morte e paixão pela Amazônia, a devastação continua.

Como no passado, enxergamos a Floresta como um obstáculo ao progresso, como área a ser vencida e conquistada. Um imenso estoque de terras a se tornarem pastos pouco produtivos, campos de soja e espécies vegetais para combustíveis alternativos ou então uma fonte inesgotável de madeira, peixe, ouro, minerais e energia elétrica. Continuamos um povo irresponsável. O desmatamento e o incêndio são o símbolo da nossa incapacidade de compreender a delicadeza e a instabilidade do ecossistema amazônico e como tratá-lo.

Um país que tem 165.000 km2 de área desflorestada, abandonada ou semiabandonada, pode dobrar a sua produção de grãos sem a necessidade de derrubar uma única árvore. É urgente que nos tornemos responsáveis pelo gerenciamento do que resta dos nossos valiosos recursos naturais.

Portanto, a nosso ver, como único procedimento cabível para desacelerar os efeitos quase irreversíveis da devastação, segundo o que determina o § 4º, do Artigo 225 da Constituição Federal, onde se lê:

"A Floresta Amazônica é patrimônio nacional, e sua utilização far-se-á, na forma da lei, dentro de condições que assegurem a preservação do meio ambiente, inclusive quanto ao uso dos recursos naturais"

Assim, deve-se implementar em níveis Federal, Estadual e Municipal A INTERRUPÇÃO IMEDIATA DO DESMATAMENTO DA FLORESTA AMAZÔNICA. JÁ!

É hora de enxergarmos nossas árvores como monumentos de nossa cultura e história.

SOMOS UM POVO DA FLORESTA!

Disponível em:

http://www.amazoniaparasempre.com.br/

II-  Os alunos devem acessar a página abaixo para em duplas assistirem ao vídeo “Carta aberta de artistas brasileiros sobre a devastação da Amazônia”.

Disponível em:

http://www.youtube.com/watch?v=KgsTZ0hZmi4

III – Após assistirem ao vídeo, o professor conduzir uma discussão, instigando os alunos a falarem sobre o texto, focalizando o exercício de cidadania na atitude dos artistas.

IV - A seguir, os alunos deverão responder às questões propostas.

1. A carta aberta  geralmente é utilizada como forma de protesto contra um problema  de interesse coletivo, como alerta ou como conscientização da população ou de representante de alguma entidade ou do governo acerca da problemática em questão.

A carta aberta não apresenta uma estrutura usual de carta: local e data escritos à esquerda; vocativo; corpo do texto despedida e assinatura. Otítulo tem como finalidade a identificação do destinatário (pode ser destinada tanto a um indivíduo, quanto a um grupo de pessoas ou a sociedade como um todo).

Responda:

Qual é o título da carta lida?

A quem ela é dirigida? Comprove sua resposta com passagens do texto.

2.  O gênero discursivo carta aberta apresenta em sua composição os elementos do discurso argumentativo.  Identifique no texto lido trechos que podem corresponder a cada uma das seguintes partes:

a. ancoragem ( introdução para situar o  leitor);

b. apresentação da opinião ou da posição assumida sobre o assunto;

c. argumentos: idéias para fundamentar a posição, dados e informações para dar mais consistência às idéias.

3. Selecionem um trecho da carta que vocês considerem mais significativo e urgente. Justifiquem a escolha feita.

Aula 02 (50 minutos)

Atividade        

cartaargumentativa    

Disponível em:

http://professorawaner.blogspot.com/2010/04/modelo-de-carta-argumentativa-aos.html

I – O professor deverá reproduzir para os alunos a cópia da crônica de Moacyr Scliar, que é uma carta argumentativa.

 

PREZADOS SENHORES:

Uns amigos me falaram que os senhores estão para destruir 45 mil pares de tênis falsificados com a marca Nike e que, para esse fim, uma máquina especial já teria até sido adquirida. A razão desta cartinha é um pedido. Um pedido muito urgente.

Antes de mais nada, devo dizer aos senhores que nada tenho contra a destruição de tênis, ou de bonecas Barbie, ou de qualquer coisa que tenha sido pirateada. Afinal, a marca é dos senhores, e quem usa essa marca indevidamente sabe que está correndo um risco. Destruam, portanto. Com a máquina, sem a máquina, destruam. Destruir é um direito dos senhores.

Mas, por favor, reservem um par, um único par desses tênis que serão destruídos para este que vos escreve. Este pedido é motivado por duas razões: em primeiro lugar, sou um grande admirador da marca Nike, mesmo falsificada. Aliás, estive olhando os tênis pirateados e devo confessar que não vi grande diferença deles para os verdadeiros.

Em segundo lugar, e isto é o mais importante, sou pobre, pobre e ignorante. Quem está escrevendo esta carta para mim é um vizinho, homem bondoso. Ele vai inclusive colocá-la no correio, porque eu não tenho dinheiro para o selo. Nem dinheiro para selo, nem para qualquer outra coisa: sou pobre como um rato. Mas a pobreza não impede de sonhar, e eu sempre sonhei com um tênis Nike. Os senhores não têm idéia de como isso será importante para mim. Meus amigos, por exemplo, vão me olhar de outra maneira se eu aparecer de Nike. Eu direi, naturalmente, que foi presente (não quero que pensem que andei roubando), mas sei que a admiração deles não diminuirá: afinal, quem pode receber um Nike de presente pode receber muitas outras coisas. Verão que não sou o coitado que pareço.

Uma última ponderação: a mim não importa que o tênis seja falsificado, que ele leve a marca Nike sem ser Nike. Porque, vejam, tudo em minha vida é assim. Moro num barraco que não pode ser chamado de casa, mas, para todos os efeitos, chamo-o de casa.

Uso a camiseta de uma universidade americana, com dizeres em inglês, que não entendo, mas nunca estive nem sequer perto da universidade – é uma camiseta que encontrei no lixo. E assim por diante.
Mandem-me, por favor, um tênis. Pode ser tamanho grande, embora eu tenha pé pequeno. Não me desagradaria nada fingir que tenho pé grande. Dá à pessoa uma certa importância. E depois, quanto maior o tênis, mais visível ele é. E, como diz o meu vizinho aqui, visibilidade é tudo na vida."

(MOACYR SCLIAR)

Disponível em:

http://www.brasilescola.com/redacao/carta-argumentativa.htm

II – Após a leitura da carta, o professor deverá propiciar uma discussão a respeito do tema abordado no texto. A seguir, os alunos, em grupo, deverão responder às questões propostas

1. Atualmente, com os recursos tecnológicos, a comunicação entre as pessoas tem sofrido mudanças. Cartas, cartões postais telegramas tem sido substituídos por e-mails, e redes sociais como Orkut, Facebook, dentre outros, que possibilitam comunicação em tempo real. Entretanto, a carta argumentativa ainda continua sendo um veículo de comunicação muito importante e muito requisitado nos concursos e provas de vestibulares.

Assim como a carta aberta, a carta argumentativa apresenta em sua composição os elementos do discurso argumentativo.  Identifique esses elementos na carta lida.

2. Na carta argumentativa, há uma interlocução explícita, ou seja, ela é destinada a um ou mais destinatários de forma específica.

a. A quem se destina a carta lida?

b. O grau de formalidade, na carta argumentativa, dependerá do nível de intimidade estabelecido entre os interlocutores.  Nessa carta, a linguagem é formal ou coloquial? Justifique.

3. Dentre os elementos da estrutura formal da carta (local e data, vocativo, corpo do texto, despedida e assinatura), quais são os que não aparecem na carta de Moacyr Scliar?

 

Aula 03 (50 minutos)

 

Atividade

I – O professor deverá apresentar aos alunos a seguinte proposta de produção de texto a ser  desenvolvida em grupo.

 

Suponha que um colega esteja em dúvida entre assinar ou não o Manifesto: Carta aberta dos artistas brasileiros sobre a devastação da Amazônia. Você vai escrever uma carta argumentativa convencendo-o a assinar o manifesto. Busque fundamentar seus argumentos com as informações contidas na “Carta aberta de artistas brasileiros sobre a devastação da Amazônia”.

Esteja atento à estrutura formal da carta argumentativa.

Discuta com seus colegas sobre que tipo de linguagem será utilizada, considerando o colega com interlocutor.

Sua carta deverá ser apresentada no Kpresenter.

 

                                                                                                                       

Recursos Complementares

Para mais informações a respeito dos gêneros estudados, os alunos poderão assistir aos vídeos abaixo, acessando as páginas:

Carta aberta do sindicato dos lotéricos

http://www.youtube.com/watch?v=DKd25qhbfME&feature=related

Carta - Parte 1

http://www.youtube.com/watch?v=6CZNJHpD7gQ

Carta - Parte 2

http://www.youtube.com/watch?v=UUjQ5floXUI&feature=related

Avaliação

A partir das atividades desenvolvidas, os alunos  poderão ser avaliados pontualmente sobre o tema –  carta Argumentativa versus carta Aberta.  Para isso, o professor deverá observar a participação deles durante as atividades realizadas em dupla e em grupo, verificando principalmente se eles conseguiram identificar a estrutura formal do texto argumentativo,  presente na organização desses gêneros, apontando suas semelhanças e diferenças.

 

 

 

Opinião de quem acessou

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Opiniões

  • Eryck Dieb Souza, EEEP Edson Queiroz , Ceará - disse:
    eryckdieb@gmail.com

    31/01/2013

    Quatro estrelas

    Excelente aula, ja estou usando muitas dicas e links para usar em sala. Parabens!!!!


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