Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Clube da Luta na Escola: nossas práticas blogadas - UCA

 

01/12/2011

Autor e Coautor(es)
TIAGO SOARES ALVES
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Elizabet Rezende de Faria

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Educação Física Atitudes, conceitos e procedimentos: esportes, jogos, lutas e ginásticas
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Conhecer possibilidades de estudos e experiências corporais do conteúdo da luta na escola;
  • Identificar conhecimentos relacionados às lutas Capoeira e Judô ;
  • Registrar as vivências desse conteúdo da educação física por meio de um blog;
Duração das atividades
10 aulas de 50 minutos - Total 500 minutos.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Não são necessários conhecimentos prévios quanto ao conteúdo da Luta. Espera-se que eles já possuam conhecimentos básicos sobre o conteúdo esporte, incluindo, uma noção conceitual que o distinguirá da luta.

Estratégias e recursos da aula

Aula 1: O que nós conhecemos sobre Luta

1. Apresentar aos alunos um vídeo que aborde diversas manifestações de lutas. Logo após, conversar com os alunos sobre o que sabem sobre Lutas e quais possuem alguma experiência.

Sugestão de vídeo Tipos de Lutas

tipos de lutas  http://www.youtube.com/watch?v=BE19QmPkq1U, acesso em 19/11/2011

2. Em seguida, em uma roda de conversa, o professor deve o professor deve perguntar aos alunos:

a) Alguém sabe o conceito de luta?

b) Existe diferença da luta com o esporte? Qual?

c) É possível aprendermos sobre a luta nas aulas de  Educação Física escolar? Por quê?

Solicitar aos alunos que registrem as perguntas e respostas em um arquivo de texto mediante uso de seus netbooks KWord [Metasys> Aplicativos>Ferramentas de Produtividade>Suíte De Escritório> Processador de Textos].

 

Aulas 2 e 3: Pesquisando os conceitos e primeiras vivências:

1. O professor solicitará um trabalho em grupo (máximo de 05 alunos) para que os alunos busquem na internet vários conceitos de lutas, e, cada grupo, terá a tarefa de elaborar um único conceito [metasys> favoritos>navegador de internet].

2. Em seguida, propor aos alunos uma primeira vivência de luta, dentro do gênero das lutas mais primitivas, as primeiras manifestações desse fenômeno.

Sugestão de atividade para a vivência da Luta:

a) Solicitar que os alunos façam duplas, utilizando como critério de escolha da dupla o mesmo porte físico (altura, peso) e, se possível, manter nas mesmas duplas os alunos que já conhecem alguma luta.

b) Os alunos ficarão dispostos frente a frente, de pé, com os pés afastados, colocando a sua perna mais forte atrás. Com os braços cruzados à frente do corpo, eles deverão empurrar o colega para que o mesmo ultrapasse uma demarcação previamente definida. Tudo isto sem utilizar os punhos, apenas com a força das pernas e empurrando com o tronco.

Em seguida, o professor discutirá com os alunos sobre as origens das lutas. Como na vivência desta aula, cujo objetivo era mover o adversário para determinado lugar, nossos ancestrais lutavam contra aqueles que atingiam seus interesses, seja de manutenção de posse de terras/território, seja para sobrevivência em caso de algum ataque.

a) Solicitar que os alunos façam duplas, utilizando como critério de escolha da dupla o mesmo porte físico (altura, peso) e, se possível, manter nas mesmas duplas os alunos que já conhecem alguma luta.

b) Os alunos ficarão dispostos frente a frente, de pé, com os pés afastados, colocando a sua perna mais forte atrás. Com os braços cruzados à frente do corpo eles deverão empurrar o colega para que o mesmo ultrapasse uma demarcação previamente definida. Tudo isto sem utilizar os punhos, apenas com a força das pernas e empurrando com o tronco.

3. Em seguida, o professor discutirá com os alunos sobre as origens das lutas. Como na vivência desta aula, cujo objetivo era mover o adversário para determinado lugar, nossos ancestrais lutavam contra aqueles que atingiam seus interesses, seja de manutenção de posse de terras/território, seja para sobrevivência em caso de algum ataque.

É importante informar aos alunos que desta época até os dias atuais, as lutas, como outros fenômenos da cultura corporal como os jogos, por exemplo,  foram perdendo suas finalidades primitivas e ganhando no aprimoramento técnico e, inclusive, se desportivizando, na medida em que foi incorporada pelo esporte espetáculo.

 4. Em seguida, informar que os alunos estudarão sobre duas lutas que possuem uma história e práticas bem peculiares: Capoeira e Judô. Iniciaremos pela Capoeira pois trata-se de uma luta cuja origem é identificada em nosso país.

 

Aulas 4, 5 e 6: Pesquisa e vivência da Capoeira

1. Solicitar que os alunos façam a seguinte pesquisa, na internet:

a) Onde e como surgiu a Capoeira?

b) Quais são seus elementos constitutivos?

c) Quais são suas modalidades?

Sugestão de site para pesquisa: http://www.capoeiratorino.it/historia.htm, acesso o em 19/11/2011

 

2. Depois o professor solicitará que os alunos acessem um jogo on line de Capoeira, mediante recursos de netbook de acesso à internet [metasys> favoritos>navegador de internet].

Sugestão de jogo on line:

(clique na imagem para acessar o jogo)

jogo on line capoeira

http://jogosonlinegratis.uol.com.br/jogoonline/jogos-de-capoeira/,acesso em 19/11/2011

 

3. Posteriormente ensinar alguns movimentos básicos, em que os alunos podem fazem de duplas de um à frente do outro:

Obs: Todas as nomenclaturas e descrições dos movimentos foram extraídos do seguinte material pedagógico disponível em: http://www.educadores.diaadia.pr.gov.br/arquivos/File/livro_didatico/edfisica.pdf, acesso em 19/11/2011.

a) Cocorinha: O praticante se abaixa em movimento de esquiva na qual o praticante se abaixa de frente para o adversário, com os braços protegendo o rosto.

capo_cocorinha

Fonte: Google imagens (clique aqui para link), acesso em 19/11/2011.

b) Queda de Quatro: É uma esquiva em que o praticante desce ao solo, para trás, e se apoia nas duas mãos, ficando, portanto, com um total de 4 apoios ao solo: as duas mãos e os dois pés. Se o capoeira se locomover nesta posição, dá-se o nome de “aranha”.

capo_ quedaquatro

 

Fonte: Google imagens (clique aqui para link), acesso em 19/11/2011.

c) Macaco: Consiste na aplicação de um salto para trás, cujo movimento inicia-se com o agachamento, e a colocação da mão no chão, para trás, e próxima ao corpo. Dá-se um impulso no corpo para trás e executa-se um giro completo, terminando o movimento com a perna oposta a da mão que tocou primeiro o chão.

capo_macaco

Fonte: Google imagens (clique aqui para link), acesso em 19/11/2011.

d) Meia Lua de Frente: Consiste em lançar a perna de trás, esticada, num movimento de rotação, de fora para dentro. A parte que toca o adversário é a parte interna do pé.

capo_meia lua frente

Fonte: Google imagens (clique aqui para link), acesso em 19/11/2011.

e) Meia Lua de Compasso: É um golpe no qual o praticante agacha-se sobre a perna da frente, e com a outra perna livre, faz um movimento de rotação, varrendo na horizontal ou diagonal. Quando se inicia o movimento de rotação, as duas mãos vão ao solo para melhor equilíbrio. Atinge-se o adversário com o calcanhar.

capo_meia lua compasso

Fonte: Google imagens (clique aqui para link), acesso em 19/11/2011.

 

Aulas 7, 8 e 9: Pesquisa e vivência do Judô:

1. Solicitar que os alunos façam a seguinte pesquisa na internet:

a)  O que é, onde e como surgiu Judô?

b) Quais são seus elementos constitutivos, as características que lhe dão identidade própria?

c) Quais são suas modalidades?

Sugestões de sites pesquisa: www.multifight.com.br/judo.htm, acesso o em 19/11/2011.

2. Solicitar aos alunos que acessem um jogo on line de Judô, mediante recursos de netbook de acesso à internet.

(clique na imagem para acessar o jogo)

jogo on line judô

Fonte: http://jogosonlinegratis.uol.com.br/jogoonline/jogo-de-judo/, acesso em 19/11/2011

 

3. Posteriormente, ensinar alguns movimentos básicos, em que os alunos  possam fazerde duplas de um à frente do outro:

a) Quedas:

Rolando pra frente (Zenpo kai tem)

queda zenpo kai

Fonte: Google imagens (clique aqui para link), acesso em 19/11/2011.

Queda pra frente (Mae Ukemi)

queda mae

Fonte: Google imagens (clique aqui para link), acesso em 19/11/2011.

Queda para trás (Ushiro Ukemi)

queda ushiro

Fonte: Google imagens (clique aqui para link), acesso em 19/11/2011.

 

b) Golpe O-soto-gari: Primeiramente, com a mão direita, segure a blusa na altura do ombro do companheiro. Com a outra, segure a manga da camisa do lado oposto. Em seguida, coloque o pé direito atrás do joelho do companheiro e desequilibre-o para trás.

golpe osoto

Fonte: Google imagens (clique aqui para link), acesso em 19/11/2011.

 

c) O-goshi: Utilizando-se da mesma pegada inicial da projeção anterior, inicie o golpe virando-se de costas para o companheiro e “encaixe o seu quadril” no quadril dele. Fique na ponta dos pés e procure tirá-lo do chão.

golpe goshi

Fonte: Google imagens (clique aqui para link), acesso em 19/11/2011.

 

d) De-ashi-harai: A pegada no kimono ou na blusa é a mesma que as anteriores. Nessa projeção você deverá “varrer” o pé que está avançado do seu companheiro, realizando um desequilíbrio lateral.

golpe ashi harai

Fonte: Google imagens (clique aqui para link), acesso em 19/11/2011.

 

Os alunos deverão registrar todas as aulas utilizando recursos do netbook [Metasys>Aplicativos>Multimídia>WxCam]), para que na última aula possam produzir um Blog chamado Clube da Luta na Escola, no qual serão postadas as imagens, pesquisas e reflexões.

Aula 10. Criação do Blog: Clube da Luta na Escola

1. O professor deve criar um Blog para que, na última aula os alunos postem seus registros devidamente orientados pelo professor.

Sugestão de site de tutoriais de Blogs:

http://tutorialdoblog.blogspot.com/, acesso em 18/10/ 2011

Sugestão de vídeo para criação de Blogs:

http://www.youtube.com/watch?v=_ggJ30boTic&feature=related, acesso em 18/10/2011

Sugestão de site de cadastro e criação de Blogs:

www.blogger.com/start?hl=pt-BR, acesso em 18/10/ 2011

2. Após as postagens dos registros e a conclusão do blog, os alunos poderão divulgar o blog para os colegas das outras turmas, solicitando que os mesmos acessem e também postem comentários.

Recursos Complementares

Sugestões de vídeos sobre ensino de Luta na escola:

Capoeira

http://www.youtube.com/watch?v=ymrZ6Ildabg, acesso em 19/11/2011

http://www.youtube.com/watch?v=WG-pL41dkJY&feature=related, acesso em 19/11/2011

Judô

http://www.youtube.com/watch?v=vZ1nJLtWJ0Y, acesso em 19/11/2011

http://www.youtube.com/watch?v=nmk0-pAKMZc, acesso em 19/11/2011

Avaliação

1. A partir das reflexões produzidas em sala de aula o professor deve lançar a pergunta no Blog:

É possível estudar Luta na Educação Física na escola? Por quê?

2. Os alunos deverão responder a pergunta no blog, em forma de comentários.

3. Na sala de aula, é fundamental que o professor promova uma última conversa para que os alunos expressem suas percepções do trabalho desenvolvido com lutas. Eles deverão ser direcionados para dizer sobre: a) se compreendem que, de fato, conseguiram assimilar conhecimentos sobre a luta a partir das estratégias desenvolvidas pelo professor; b) se é possível aprimorar algo para os próximos anos; c) se gostaram de vivenciar as lutas e por quê?

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.