Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


As cartas nas letras de músicas

 

01/12/2011

Autor e Coautor(es)
Karen Alves de Andrade
imagem do usuário

BELO HORIZONTE - MG ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO

Prof. Dr. Luiz Prazeres

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Língua Portuguesa Análise linguística: processos de construção de significação
Ensino Fundamental Final Língua Portuguesa Análise linguística: organização estrutural dos enunciados
Ensino Fundamental Final Língua Portuguesa Língua oral e escrita: prática de escuta e de leitura de textos
Ensino Fundamental Final Língua Portuguesa Língua oral e escrita: prática de produção de textos orais e escritos
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

 

  • Conhecer diferentes letras de músicas que falam sobre cartas ou utilizam a forma de uma carta;
  • Identificar possíveis misturas de gêneros (carta e letra de música): intergenericidade;
  • Analisar os recursos utilizados pelos músicos ao retratarem a carta nas letras de música;
  • Destacar a importância das cartas, mesmo após o advento do e-mail e do SMS; e
  • Discutir a importância da carta ao longo da história e sua importância para a cultura nacional.
Duração das atividades
6 aulas de 50 minutos.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

 

  • Noções sobre o gênero carta
Estratégias e recursos da aula

 

  • Computador/ internet (sala de informática)
  • Data show
  • Caixas de som

 

Professor, esta sequência didática procura abordar de maneira não usual a carta. O foco dessas aulas não está simplesmente no conhecimento e na apropriação da forma desse gênero, mas também nos conteúdos que ele veicula nas diferentes letras de música.

 

 

http://1.bp.blogspot.com/-YEt3WiChC4I/Th5dXEb_GVI/AAAAAAAAAWw/5FcFsfcPe08/s400/definanzas.com.wp-content.uploads.carta.jpg

 

 

Aula 1:

 

Professor, para as aulas desta sequência, faça a reprodução das letras de música e utilize o site youtube para exibi-las.

 

Para iniciar a aula 1, divida a turma em 4 equipes e peça que eles discutam as seguintes questões:

 

  1. Você escreve cartas? Se sim, para quem?
  2. Como você a entrega? Pessoalmente ou pelo correio?
  3. Sua família recebe cartas? Quais as os remetentes mais comuns?
  4. Você se relaciona com alguém que escreve cartas? Quais os motivos que fazem com que essa pessoa escreva cartas? Pergunte a ela.
  5. Você acha que a carta é utilizada hoje como era utilizada antigamente? Por quê?
  6. A carta ainda é um meio de comunicação importante no Brasil?

 

Forme, em seguida, uma roda e converse com os alunos sobre essas questões. Oriente a discussão de forma que os alunos percebam que a carta ainda é um meio de comunicação bastante utilizado, por mais que o telefone, o e-mail, o SMS, dentre outros, sejam bem mais utilizados.

 

Novamente, peça que os alunos retornem às equipes e relacionem as questões respondidas aos seguintes textos e gráficos disponíveis em http://www.anacom.pt/render.jsp?categoryId=6240:

 

 

Utilização dos serviços postais



Cerca de 47% dos indivíduos inquiridos enviam no máximo uma carta por mês. Refira-se que cerca de 21% dos entrevistados não enviam correspondência.
A principal razão apontada para esta reduzida utilização dos serviços postais é a preferência pela utilização do telefone (54%).

http://www.anacom.pt/streaming/grafico03.gif?categoryId=45515&contentId=37309&field=IMAGE

 

 

 

  • Segundo o gráfico, as pessoas ainda enviam cartas?
  • Com que frequência?
  • A porcentagem de pessoas que enviam cartas é maior ou menor do que a de pessoas que não enviam cartas?
  • Qual é o motivo alegado pelas pessoas para a redução no envio de cartas?
  • Que outros motivos poderiam causar a redução?
  • Esses dados estão em consonância com a opinião apresentada pela equipe?

 

 

http://www.anacom.pt/streaming/grafico02.gif?categoryId=45515&contentId=37308&field=IMAGE

 

O correio presta outros serviços além do envio de cartas, como aponta o gráfico.

 

  • Quais são os 3 serviços mais utilizados nas estações do correio?
  • E os 3 menos utilizados?
  • O que podemos concluir sobre o envio de cartas no Brasil?

 

 

 

Aula 2:

 

 

Entregue para os alunos a letra da música A carta, de Renato Russo, e apresente o vídeo com a música disponível em http://www.youtube.com/watch?v=5TQ44MnpY2o. Em seguida, eles deverão responder as questões propostas.

 

 

 

A Carta

Renato Russo

 

Escrevo-te estas mal traçadas linhas meu amor
Porque veio a saudade visitar meu coração
Espero que desculpes os meus erros, por favor
Nas frases desta carta que é uma prova de afeição.

Talvez tu não a leias, mas quem sabe até darás
Resposta imediata me chamando de "Meu Bem"
Porém o que me importa é confessar-te uma vez mais
Não sei amar na vida mais ninguém.

 

Tanto tempo faz, que li no teu olhar
A vida cor-de-rosa que eu sonhava
E guardo a impressão de que já vi passar
Um ano sem te ver, um ano sem te amar.

Ao me apaixonar por ti não reparei
Que tu tivesses só entusiasmo
E para terminar, amor assinarei
Do sempre, sempre teu...

 

Tanto tempo faz, que li no teu olhar
A vida cor-de-rosa que eu sonhava
E guardo a impressão de que já vi passar
Um ano sem te ver, um ano sem te amar.

Ao me apaixonar por ti não reparei
Que tu tivesses só entusiasmo
E para terminar, amor assinarei
Do sempre, sempre teu...

Escrevo-te estas mal traçadas linhas
Porque veio a saudade visitar meu coração.

Escrevo-te estas mal traçadas linhas
Porque veio a saudade visitar meu coração.

Escrevo-te estas mal traçadas linhas
Espero que desculpes os meus erros, por favor
Meu amor, meu amor...

 

 

  1. Trace o perfil do remetente dessa carta.
  2. Para quem a carta foi escrita?
  3. O que motivou a escrita da carta?
  4. Explique o seguinte verso da canção:

 

“Espero que desculpes os meus erros, por favor”

 

  1.  Que elementos nos fazem perceber que o texto se trata de uma carta?
  2. Que expectativas o remetente tem em relação ao impacto da carta no destinatário?

 

Professor, após discutir as respostas dos alunos às questões, proponha que respondam a essa carta. Lembre-os das características que apontaram para o destinatário (mulher que teve um relacionamento com o remetente, mas que apenas se entusiasmou com o momento, não chegando, provavelmente a amá-lo). Entregue para eles um papel de carta (ou peça que tragam de casa) e um envelope.

 

Eles poderão utilizar os seguintes endereços para preenchimento do envelope:

 

http://blog.uniamerica.br/wp-content/uploads/2011/10/envelope.jpg

 

Maria Pereira Silva

Rua Liberdade 212, bairro dos Inconfidentes. Redentor/MG. CEP – 32145-320.

 

Álvaro Antônio Lopes

Rua da Saudade 40, bloco c, bairro Luís de Camões. Passa Tempo/ MG. CEP – 34098-210.

 

 

Aula 3:

 

Entregue para os alunos a letra da música Cartas, de Marcus e Belutti, e apresente o vídeo com a música disponível em http://www.youtube.com/watch?v=Ckm2NnPkxx0. Em seguida, eles deverão responder as questões propostas.

 

Cartas

 

Marcos e Belutti

 

Eu sempre recebi suas cartas
E todas começavam com eu te amo
Mas de um tempo pra cá
Eu sei, só quis brigar
E as cartas não começam mais assim

 

Eu sei, você me disse
Que se você parasse
De escrever te amo
Eu podia chorar

Já tinha me esquecido
Já tinha me deixado
E o pior de tudo isso
É que eu fui o culpado

Faz parte da minha vida

Faz parte da minha história
E essa despedida
Eu guardo na memória

Já nem recebo as cartas
Ah, que falta que me faz
Eu pago qualquer preço
Pra recebê-las mais

 

Só sei que ontem de manhã
Recebi uma
Quase nem olhei de medo
Pensei que não fosse sua

No envelope eu vi seu nome, o remetente
Eu fiquei muito contente
Saí a gritar na rua

Briguei comigo
Eu nem sei se isso é certo
Com meu coração deserto
Quase que eu me engano

Hoje eu tenho certeza que és minha
Pois a carta inteirinha
só dizia "eu te amo"

 

1.                  Nessa música, o eu-lírico é o remetente ou o destinatário?

2.                  Trace o perfil do remetente dessa carta.

3.                  O que o eu lírico afirma sobre as cartas já recebidas e o que ele espera estar contido na nova carta?

4.                  O que motivou a escrita da carta?

5.                   Que elementos fizeram o destinatário acreditar que estava recebendo a tão esperada carta?

6.                  Que valor as cartas possuem para o destinatário?

 

Professor, proponha um desafio para a turma: usando a estrutura do gênero, os alunos deverão escrever a carta de amor mais bela que puderem. Auxilie-os nessa disputa,levando-os ao laboratório de informática para pesquisarem frases de amor famosas no site http://pensador.uol.com.br/amor/. As frases selecionadas poderão fazer parte da carta. A melhor carta será publicada no site da escola!

 

Aula 4:

 

Entregue para os alunos a letra da música A carta, da dupla caipira  Milionário e José Rico, e apresente o vídeo com a música disponível em http://www.youtube.com/watch?v=k0AWM8kW2BA. Em seguida, eles deverão responder as questões propostas.

 

A Carta

Milionário e José Rico

 

Estou escrevendo esta carta meio aos prantos
Ando meio pelos cantos
Pois não encontrei coragem
De encarar o teu olhar
Está fazendo algum tempo
Que uma coisa aqui por dentro
Despertou e é tão forte que eu não pude te contar

Quando você ler                      
Eu vou estar bem longe
Não me julgue tão covarde
Só não quis te ver chorar
Perdão, amiga, são coisas que acontecem
Dê um beijo nos meninos
Pois eu não vou mais voltar

 

Como eu poderia dar a ela esta carta
Como eu vou deixar
Pra sempre aquela casa
Se eu já sou feliz
Se eu já tenho amor
Se eu já vivo em paz
E por isso decidi
Que eu vou ficar com ela
A minha passagem por favor cancela
Vá sozinha não vou mais

 

Quando cheguei no portão da minha casa
Como se eu tivesse asas
Me senti igual criança
Deu vontade de voar
Quase entrei pela janela
Minha esposa ali tão bela
Dei um forte e longo abraço
E comecei a chorar
E com as lágrimas as palavras vinham
E rolavam como pedras
E ela só a me escutar
Ao enxugar minhas lagrimas com beijos
Revelou que já sabia
Mas iria perdoar

Como eu poderia...

1.      O texto que você leu é uma música ou uma carta? Explique.

2.      Em que estrofe da música há a transcrição da carta enviada pelo eu-lírico?

3.      Há 2 mulheres envolvidas na situação contada pelo eu-lírico. Quem são e qual a mensagem do eu eu-lírico a cada uma delas?

4.      A quem a carta transcrita na música se dirige?

5.      A carta chegou ao seu destino? Por quê?

6.      O eu-lírico apresentou no texto uma mudança de pensamento e de atitude. Cite-os e explique-os.

 

Professor,  converse com os alunos sobre a mudança sofrida pelo eu-lírico, que percebeu o valor do relacionamento que ele tinha em casa. Em seguida, proponha que eles alterem a carta que seria enviada para a esposa, de forma que fique evidente a transformação nos sentimentos do eu-lírico.

 

Aula 5:

 

Professor, esta aula deverá ser desenvolvidacom o apoio do professor de língua inglesa. Faça cópias da música Please Mr. Postman e apresente aos alunos o vídeo disponível no site http://www.youtube.com/watch?v=AHfddvbKb4w.

 

 

Mr. Postman

Ednaswap

Wait, wait a minute Mr. Postman
Wait Mr. Postman
Mr. Postman look and see
If there's a letter in your bag for me
I've been waiting a long, long time
For that boyfriend, boyfriend of mine

Oh, there must be some word today
Oh, from my boyfriend so far away
Please, Mr. Postman look and see
If there's a letter, a letter for me

I've been standing here waiting Mr. Postman
So patiently
For just a card, a little letter
Oh, saying he's returning home to me
Oh, stop! Wait!
Mr. Postman!

Just look and see
If there's a letter for me
I've been waiting a long, long time
Oh, for a letter from that boy of mine

So many days you've passed me by
Oh, see the tears running in my eyes
You never stop to make me feel better
By leaving me a card or a letter
Oh, Mr. Postman
Oh, look and see
There must be something for me
Oh, it's been too long

You've gotta wait a minute, wait a minute
Just wait a minute, wait a minute
Oh, wait a minute, wait a minute
Oh, check it and see just one more time for me

Wait a minute, wait a minute
Oh, wait a minute
Just wait a minute, wait a minute
Yeah, deliver the letter
The sooner, the better
Mr. Postman
Oh, Mr. Postal Worker
Oh, please, please, please

La la la la, la la la
La la la la, la la la
La la la la, la la la
 

O professor de inglês deverá, antecipadamente, trabalhar com os alunos o vocabulário da música e outros conteúdos que ele julgar pertinente. Na aula de português, proponha as seguintes questões:

 

 

  1. O eu-lírico da música é uma mulher ou um homem? Justifique.
  2. O que o eu-lírico espera?
  3. O que o eu-lírico espera que seja comunicado a ele na carta?
  4. O eu-lírico se dirige ao carteiro na música, mas os pedidos que ele tem são de fato uma responsabilidade dele? Explique.

 

Aula 6: Agora, vamos testas os conhecimentos dos alunos em alguns gêneros textuais. Divida a turma em equipes e entregue um dos exercícios para cada equipe.

 

A)    CARTA – Escrever uma pequena carta para um dos autores das músicas trabalhadas elogiando o seu trabalho e propondo a criação de uma nova música.

 

 

http://www.desenhos.pt/img/carta-b1354.jpg

 

 

B)    E-MAIL – Escrever um e-mail para um dos autores das músicas trabalhadas elogiando o seu trabalho e propondo a criação de uma nova música.

 

e-mail

 

 

C)    CARTÃO POSTAL – Imaginem que vocês foram ao Rio de Janeiro encontrar um dos autores das músicas para contar sobre nossas aulas. Mandem um cartão postal para o professor de vocês contando como está a viagem.

 

 

http://1.bp.blogspot.com/_pOI2mcOLIUg/SsJDHBhEiiI/AAAAAAAACjU/lXBH_C9A4E8/s400/Criando+um+cart%C3%A3o+postal+011.jpg

 

Aula 7:

Finalizando a sequência didática, proponha aos alunos, em equipe, a escrita de uma música sobre uma carta. Para isso, eles deverão utilizar o ritmo e a melodia de músicas já conhecidas ou criar os seus próprios. Para dar mais algumas ideias, eles poderão, no laboratório de informática, pesquisar sobre outras músicas que tenham a carta como seu tema central. São várias!

Recursos Complementares
Avaliação

 

Todas as aulas desta sequência possuem uma atividade de produção escrita. Verifique na escrita dos alunos a compreensão das propostas e dos conteúdos trabalhados. Não se esqueça de considerar a participação dos alunos nas discussões e as respostas às questões propostas. Na música que eles produzirem, valorize a organização da equipe, a criatividade e a intergenericidade produzida por eles.

Opinião de quem acessou

Cinco estrelas 1 classificações

  • Cinco estrelas 1/1 - 100%
  • Quatro estrelas 0/1 - 0%
  • Três estrelas 0/1 - 0%
  • Duas estrelas 0/1 - 0%
  • Uma estrela 0/1 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • Lucivania Regina , Secretaria Estadual de Educação , Acre - disse:
    lucivanialala.regina@gmail.com

    04/10/2012

    Cinco estrelas

    Adorei essa sequência didática. É bastante criativa e diversificada, fazendo com que o aluno amplie o seu conhecimento sobre o gênero carta.


Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.