27/07/2009
Eziquiel Menta
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Médio | Biologia | Qualidade de vida das populações humanas |
Ensino Médio | Biologia | Identidade dos seres vivos |
Discutir o papel dos hormônios no comportamento humano.
Conhecer os mecanismos de controle dos hormônios.
Sistema nervoso central.
Inicie sua aula levantando a seguinte situação com os alunos. Às vezes ouvimos frases que explicam o comportamento de alguém vinculado com os hormônios, por exemplo: “Ele está com os hormônios à flor da pele” ou “ Ela está de TPM!”. Pergunte aos alunos se os hormônios podem condicionar comportamentos humanos e que eles exemplifiquem. Discuta com eles quanto dos comportamentos são adquiridos e moldados pela sociedade e quais são inatos biologicamente.
Aproveite para inserir os mapas conceituais neste momento, onde os alunos colocarão o que eles já têm de conhecimentos prévios sobre o assunto.
Mapas Conceituais É uma técnica pedagógica para organizar e representar o conhecimento. Os conceitos e as proposições são os blocos de construção do conhecimento em qualquer domínio, cuja essência é que as idéias novas ancoram-se em conceitos relevantes que o aprendiz já sabe (subsunsores), pré-existentes na estrutura cognitiva de quem aprende. A edição de mapas pode ser feita manuscrita, ou com auxílio de softwares apropriados, tais como o Cmap Tool, um programa livre e em português. Os estudantes podem elaborar duas versões de mapas conceituais: a primeira, no início da atividade proposta e a segunda após os estudos realizados expressando o grau de entendimento do tema proposto. Veja mais: http://penta2.ufrgs.br/edutools/tutcmaps/tutindicecmap.htm |
Após esta discussão inicial apresente aos alunos a reportagem abaixo: http://www1.folha.uol.com.br/folha/ciencia/ult306u15300.shtml
Eles poderão ler juntos ou alternar alunos para ler cada parágrafo. Discuta novamente a pertinência da reportagem com o tema e a importância de pesquisas como estas para a sociedade. Estimule o senso crítico dos alunos e deixe que eles formulem seus argumentos a favor ou contra.
Independente da relevância da reportagem, muitos pesquisadores estão atentos para a modulação hormonal do comportamento humano. Até porque empresas farmacêuticas se beneficiam com estas pesquisas, produzindo medicamentos para atenuar alguns comportamentos ou modificar algumas atividades fisiológicas desencadeadas pelos hormônios.
Instigue a curiosidade dos alunos, perguntando a eles se nós como espécie humana somos apenas o resultado da síntese de hormônios? Se nossos comportamentos são apenas fruto da reação ao ambiente, totalmente modulados por hormônios? E os sentimentos, como o amor, a paixão, ou a raiva? Seriam eles também apenas resultado da liberação de hormônios no nosso corpo?
Para eles responderem estas questões devem ter embasamento teórico e para isto encomende a eles uma pesquisa direcionada neste assunto. Quais os hormônios que podem regular certos comportamentos humanos? Indique para isto pesquisa à biblioteca ou na internet, nos sítios elencados nesta aula. Que órgãos são responsáveis pela produção dos hormônios e quais são os reguladores desta produção? A resposta para a última pergunta irá levar ao sistema nervos mais especificamente ao hipotálamo e hipófise.
Os dados recolhidos durante a pesquisa deverão ser sistematizados pelos alunos na forma de mapas conceituais. Instrua os alunos a usarem o mapa conceitual inicial, que tinha apenas os conhecimentos prévios deles. Eles poderão arrum ar algum conceito errôneo se houver, e complementá-lo. Uma dica interessante é pedir que eles coloquem os novos dados em cor diferente dos dados anteriores. Assim ao fim da aula eles poderão ver por si mesmos o progresso que obtiveram com o ganho de novos conceitos.
O sítio do Brasil Escola, traz um artigo muito interessante, "O hormônio que influi no ciclo menstrual", explicando a curiosa situação de mulheres que trabalham juntas ficam menstruadas no mesmo período. Acessado na data de 23/07/2009 e disponível em: http://www.brasilescola.com/curiosidades/o-hormonio-que-influi-no-ciclo-menstrual.htm
Sugerimos abaixo alguns sítios para a pesquisa direcionada pedida anteriormente.
O sítio Anatomia e Fisiologia Humana tem uma subpasta entitulada Sistema Endócrino, acessada dia 23/07/2009 e disponível em: http://www.afh.bio.br/endocrino/endocrino1.asp outra entitulada Fisiologia da Reprodução (atente para a glândula reguladora dos hormônios envolvidos), disponível em: http://www.afh.bio.br/reprod/reprod3.asp e mais uma subpasta tratando dos hormônios relacionados com a gravidez. Disponível em: http://www.afh.bio.br/reprod/reprod4.asp
O sítio Brasil Escola, tem um artigo que fala mais sobre a Hipófise, acessado em 22/07/2009 e disponível em: http://www.brasilescola.com/biologia/hipofise.htm
O sítio Fisiologia HP traz um artigo interessante que aborda o Sistema Endócrino, com informações e uma animação em português que mostra como é o efeito dos hormônios no interior da célula. Disponível em: http://www.fisiologia.kit.net/fisio/endocrino/1.htm
Professor, este sítio é interessante para explorar como os hormônios afetam as células, explore com os alunos esta animação, correlacionando com a temática da aula e com o conceito de feed-back.
O mesmo sítio tem um artigo sobre hormônios, acessado em 23/07/2009 e disponível em: http://www.fisiologia.kit.net/bioquimica/h/h.htm
Já a Revista Saúde é Vital em seu sítio tem uma matéria sobre a produção de hormônios e a manutenção do peso corpóreo. Ainda apresenta uma apresentação dos órgãos reguladores envolvidos neste processo. A página foi acessada dia 23/07/2009 e está disponível no endereço: http://saude.abril.com.br/edicoes/0288/corpo/conteudo_296269.shtml
A página da Universidade Federal Fluminense em um de seus subdiretórios apresenta uma matéria aprofundada sobre a função do hipotálamo e hiófise, com imagens e informações relacionando estes órgãos com os principais hormônios do nosso corpo. Foi acessada em 23/07/2009 e está disponível no endereço eletrônico a seguir: http://www.uff.br/fisiovet/Conteudos/hipotalamo.htm Há também uma animação em link externo, mostrando como funciona determinados hormônios regulados pela hiófise (em inglês).
Abaixo uma série de sítios com animações que mostram a importância destas duas partes do sistema nervoso para o controle da produção de hormônios.
Vídeos e Animações
O sítio do RIVED mostra uma animação de como são regulados e libera dos os hormônios sexuais masculinos, acessada em 23/07/2009 e disponível no endereço: http://rived.mec.gov.br/atividades/concurso2006/homonios/site1024-800/img/bio1_ativ1.swf
Os sítios abaixo são de animações referentes ao sistema endócrino e a parte reguladora dos hormônios pela hipófise e hipotálamo. Estão todos em inglês, e portanto, é necessário que o professor assista antes, e se possível conte com a ajuda do colega de Língua Estrangeira para auxiliá-lo em alguns termos que aparecem. Depois, o professor poderá levar os alunos a assistirem estes vídeos (no laboratório de informática ou salvando o video e passando para a turma em um projetor multimídia).
http://bcs.whfreeman.com/thelifewire/content/chp42/4202s.swf
http://www.smbs.buffalo.edu/acb/neuro/images/Pituitary-post.swf
http://www.ansi.okstate.edu/resource-room/reprod/all/animations/hypothalamus-pituitary_axis.htm
http://trc.ucdavis.edu/biosci10v/bis10v/media/ch26/endocrine_glands_v2.swf
http://wps.aw.com/wps/media/objects/443/454188/st1003.html
Depois de observar as animações pergunte aos alunos qual a relação entre o sistema nervoso, os hormônios e o ambiente? Quem desencadeia certas produções hormonais? O que é feed-back?
Oriente os alunos a responderem estes questionamentos (e outros que surgirem ao professor) na forma de mapas conceituais. Lembre-os que este mapa será parte importante de sua avaliação.
Professor a idéia nesta atividade é utilizar do mapa conceitual que os alunos elaboraram para um jogo que averigúe a aprendizagem deles. Primeiramente elenque uma série de situações em que o corpo responde com alterações hormonais, por exemplo: levou um susto, está discutindo ou brigando, está sentindo fome, sede, vontade de urinar, está “a fim” de alguém, e por ai vai. Escreva previamente em seu caderno as situações e os hormônios que estão envolvidos, além dos órgãos produtores, alvo e de contr ole. Agora escreva em cada pedaço de papel em branco estas situaçõe s, dobre e guarde. Na atividade, o professor irá pegar ao acaso um papel, abrir e ler para a turma o que está escrito. Divida a sala em pequenas equipes de até quatro alunos. Instrua os alunos a prestar atenção pois em breve será colocada uma situação e eles deverão completá-la por escrito com todos os hormônios e órgãos relacionados no evento. (para isto eles poderão consultar seus mapas conceituais).
Ganhará “pontos” na atividade a equipe que completar corretamente e por primeiro os tópicos relacionados com a situação proposta. Quando a equipe terminar deverá elevar a mão e chamar sua atenção. O professor vai até eles e confere as respostas. Se estiverem corretas, ganham ponto, senão, a próxima equipe que se manifestar corretamente ganhará o ponto. Use no máximo uma aula para esta atividade.
Ao final, recolha as respostas juntamente com os mapas conceituais para avaliar a participação e verificar se houve algum tópico que os alunos deixaram passar. Caso isto aconteça, é um indicativo que o professor deverá retomar esta parte do conteúdo novamente.
Muitas vezes misturam a química com os hormônios e os comportamentos humanos. Quem nunca ouviu falar a frase: “Rolou uma química com fulano(a)?”
O quanto de verdade há nessa integração?
Mostre aos alunos que hormônios são substâncias químicas, como mostra o objeto de aprendizagem do Portal do Professor (disponível em:http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=10753 )
Aproveite para buscar com o professor de química, dentro da química orgânica, a integração neste assunto e com os alunos debater o uso (correto e ilegal) de hormônios sintéticos pelos seres humanos e sua repercussão na saúde. Por exemplo: reposição hormonal na menopausa, uso de hormônios com o fim de contracepcção, uso de hormônios para alterar a massa corporal, remédios para emagrecer, etc.
Com a parceria com a disciplina de geografia, na parte da produção e organização do espaço geográfico, poderá haver a troca de conhecimentos referentes aos fuso horários e as linhas imaginárias que dividem o planeta em hemisférios e como se dá a ação dos fuso horários sobre o organismo (efeito Jet-lag).
O vídeo abaixo pode ilustrar como o corpo funciona sobre o efeito Jet Lag e outras situações que envolvem o sistema endócrino. (Video de Superinteressante Coleções – O corpo humano: glândulas e hormônios)
O corpo humano: glândulas e hormônios parte 1 http://www.youtube.com/watch?v=U_vuzQ56voY
O corpo humano: glândulas e hormônios parte 2 http://www.youtube.com/watch?v=t-nA0ARc_mA&feature=related
O corpo humano: glândulas e hormônios parte 3 http://www.youtube.com/watch?v=jtfQOs5MPb8&feature=related
Professor, veja com antecedência o vídeo e se possível salve-o em uma pen-drive ou DVD para passar posteriormente aos seus alunos. Não deixe que o vídeo fique solto em sua aula, vincule-o com o conteúdo que está sendo ministrado e peça que os alunos complementem sua produção (mapa conceitual neste caso, mas poderia ser também resumo ou roteiro de perguntas direcionadas) com os conceitos mencionados no vídeo.
Nome | Tipo |
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Testosterona | Imagem |
Utilize para avaliação a produção dos mapas conceituais dos alunos. Lembre-se de avaliar qualitativamente, ou seja, se os alunos realmente atingiram os objetivos propostos pela aula e pelo próprio professor. Caso verifique que há mapas conceituais fracos ou errôneos retome o conteúdo com os alunos, pois provavelmente não entenderam esta parte da aula.
Cinco estrelas 1 classificações
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24/03/2010
Cinco estrelaspoxa eu gostaria de ter pelo menos instrução de como fazer o EDI. não tem começo meio e fim as atividades de multipla escolha tudo bem sao otimas mas as discertativas são para acabar.