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Controlando os hormônios

 

27/07/2009

Autor e Coautor(es)
ANDREA DA SILVA CASTAGINI
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CURITIBA - PR SECRETARIA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO

Eziquiel Menta

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Médio Biologia Qualidade de vida das populações humanas
Ensino Médio Biologia Identidade dos seres vivos
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Discutir o papel dos hormônios no comportamento humano.

Conhecer os mecanismos de controle dos hormônios.

Duração das atividades
3 aulas.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Sistema nervoso central.

Estratégias e recursos da aula

Inicie sua aula levantando a seguinte situação com os alunos. Às vezes ouvimos frases que explicam o comportamento de alguém vinculado com os hormônios, por exemplo: “Ele está com os hormônios à flor da pele” ou “ Ela está de TPM!”.  Pergunte aos alunos se os hormônios podem condicionar comportamentos humanos e que eles exemplifiquem. Discuta com eles quanto dos comportamentos são adquiridos e moldados pela sociedade e quais são inatos biologicamente.

Aproveite para inserir os mapas conceituais neste momento, onde os alunos colocarão o que eles já têm de conhecimentos prévios sobre o assunto.

Mapas Conceituais

É uma técnica pedagógica para organizar e representar o conhecimento. Os conceitos e as proposições são os blocos de construção do conhecimento em qualquer domínio, cuja essência é que as idéias novas ancoram-se em conceitos relevantes que o aprendiz já sabe (subsunsores), pré-existentes na estrutura cognitiva de quem aprende. A edição de mapas pode ser feita manuscrita, ou com auxílio de softwares apropriados, tais como o Cmap Tool, um programa livre e em português. Os estudantes podem elaborar duas versões de mapas conceituais: a primeira, no início da atividade proposta e a segunda após os estudos realizados expressando o grau de entendimento do tema proposto.

Veja mais: http://penta2.ufrgs.br/edutools/tutcmaps/tutindicecmap.htm

Após esta discussão inicial apresente aos alunos a reportagem abaixo: http://www1.folha.uol.com.br/folha/ciencia/ult306u15300.shtml

Eles poderão ler juntos ou alternar alunos para ler cada parágrafo. Discuta novamente a pertinência da reportagem com o tema e a importância de pesquisas como estas para a sociedade. Estimule o senso crítico dos alunos e deixe que eles formulem seus argumentos a favor ou contra.

Independente da relevância da reportagem, muitos pesquisadores estão atentos para a modulação hormonal do comportamento humano. Até porque empresas farmacêuticas se beneficiam com estas pesquisas, produzindo medicamentos para atenuar alguns comportamentos ou modificar algumas atividades fisiológicas desencadeadas pelos hormônios.

Instigue a curiosidade dos alunos, perguntando a eles se nós como espécie humana somos apenas o resultado da síntese de hormônios? Se nossos comportamentos são apenas fruto da reação ao ambiente, totalmente modulados por hormônios? E os sentimentos, como o amor, a paixão, ou a raiva? Seriam eles também apenas resultado da liberação de hormônios no nosso corpo?

Para eles responderem estas questões devem ter embasamento teórico e para isto encomende a eles uma pesquisa direcionada neste assunto. Quais os hormônios que podem regular certos comportamentos humanos? Indique para isto pesquisa à biblioteca ou na internet, nos sítios elencados nesta aula. Que órgãos são responsáveis pela produção dos hormônios e quais são os reguladores desta produção?   A resposta para a última pergunta irá levar ao sistema nervos mais especificamente ao hipotálamo e hipófise.

Os dados recolhidos durante a pesquisa deverão ser sistematizados pelos alunos na forma de mapas conceituais. Instrua os alunos a usarem o mapa conceitual inicial, que tinha apenas os conhecimentos prévios deles. Eles poderão arrum ar algum conceito errôneo se houver, e complementá-lo. Uma dica interessante é pedir que eles coloquem os novos dados em cor diferente dos dados anteriores. Assim ao fim da aula eles poderão ver por si mesmos o progresso que obtiveram com o ganho de novos conceitos.

 O sítio do Brasil Escola, traz um artigo muito interessante, "O hormônio que influi no ciclo menstrual", explicando a curiosa situação de mulheres que trabalham juntas ficam menstruadas no mesmo período. Acessado na data de 23/07/2009 e disponível em: http://www.brasilescola.com/curiosidades/o-hormonio-que-influi-no-ciclo-menstrual.htm

 Sugerimos abaixo alguns sítios para a pesquisa direcionada pedida anteriormente.

O sítio Anatomia e Fisiologia Humana tem uma subpasta entitulada Sistema Endócrino, acessada dia 23/07/2009 e disponível em: http://www.afh.bio.br/endocrino/endocrino1.asp  outra entitulada Fisiologia da Reprodução (atente para a glândula reguladora dos hormônios envolvidos), disponível em: http://www.afh.bio.br/reprod/reprod3.asp e mais uma subpasta tratando dos hormônios relacionados com a gravidez. Disponível em: http://www.afh.bio.br/reprod/reprod4.asp

O sítio Brasil Escola, tem um artigo que fala mais sobre a Hipófise, acessado em 22/07/2009 e disponível em: http://www.brasilescola.com/biologia/hipofise.htm

O sítio Fisiologia HP traz um artigo interessante que aborda o Sistema Endócrino, com informações e uma animação em português que mostra como é o efeito dos hormônios no interior da célula. Disponível em: http://www.fisiologia.kit.net/fisio/endocrino/1.htm 

Professor, este sítio é interessante para explorar como os hormônios afetam as células, explore com os alunos esta animação, correlacionando com a temática da aula e com o conceito de feed-back.

O mesmo sítio tem um artigo sobre hormônios, acessado em 23/07/2009 e disponível em: http://www.fisiologia.kit.net/bioquimica/h/h.htm

Já a Revista Saúde é Vital em seu sítio tem uma matéria sobre a produção de hormônios e a manutenção do peso corpóreo. Ainda apresenta uma apresentação dos órgãos reguladores envolvidos neste processo. A página foi acessada dia 23/07/2009 e está disponível no endereço: http://saude.abril.com.br/edicoes/0288/corpo/conteudo_296269.shtml

 A página da Universidade Federal Fluminense em um de seus subdiretórios apresenta uma matéria aprofundada sobre a função do hipotálamo e hiófise, com imagens e informações relacionando estes órgãos com os principais hormônios do nosso corpo. Foi acessada em 23/07/2009 e está disponível no endereço eletrônico a seguir: http://www.uff.br/fisiovet/Conteudos/hipotalamo.htm Há também uma animação em link externo, mostrando como funciona determinados hormônios regulados pela hiófise (em inglês).

Abaixo uma série de sítios com animações que mostram a importância destas duas partes do sistema nervoso para o controle da produção de hormônios. 

Vídeos e Animações

O sítio do RIVED mostra uma animação de como são regulados e libera dos os hormônios sexuais masculinos, acessada em 23/07/2009 e disponível no endereço: http://rived.mec.gov.br/atividades/concurso2006/homonios/site1024-800/img/bio1_ativ1.swf

Os sítios abaixo são de animações referentes ao sistema endócrino e a parte reguladora dos hormônios pela hipófise e hipotálamo. Estão todos em inglês, e portanto, é necessário que o professor assista antes, e se possível conte com a ajuda do colega de Língua Estrangeira para auxiliá-lo em alguns termos que aparecem. Depois, o professor poderá levar os alunos a assistirem estes vídeos (no laboratório de informática ou salvando o video e passando para a turma em um projetor multimídia).

http://bcs.whfreeman.com/thelifewire/content/chp42/4202s.swf

http://www.smbs.buffalo.edu/acb/neuro/images/Pituitary-post.swf

http://highered.mcgraw-hill.com/sites/0072495855/student_view0/chapter20/animation__hormonal_communication.html

http://www.ansi.okstate.edu/resource-room/reprod/all/animations/hypothalamus-pituitary_axis.htm

http://trc.ucdavis.edu/biosci10v/bis10v/media/ch26/endocrine_glands_v2.swf

http://highered.mcgraw-hill.com/sites/0072495855/student_view0/chapter28/animation__positive_and_negative_feedback__quiz_2_.html

http://wps.aw.com/wps/media/objects/443/454188/st1003.html

Depois de observar as animações pergunte aos alunos qual a relação entre o sistema nervoso, os hormônios e o ambiente? Quem desencadeia certas produções hormonais? O que é feed-back?                

Oriente os alunos a responderem estes questionamentos (e outros que surgirem ao professor) na forma de mapas conceituais. Lembre-os que este mapa será parte importante de sua avaliação.

Professor a idéia nesta atividade é utilizar do mapa conceitual que os alunos elaboraram para um jogo que averigúe a aprendizagem deles. Primeiramente elenque uma série de situações em que o corpo responde com alterações hormonais, por exemplo: levou um susto, está discutindo ou brigando, está sentindo fome, sede, vontade de urinar, está “a fim” de alguém, e por ai vai. Escreva previamente em seu caderno as situações e os hormônios que estão envolvidos, além dos órgãos produtores, alvo e de contr ole. Agora escreva em cada pedaço de papel em branco estas situaçõe s, dobre e guarde. Na atividade, o professor irá pegar ao acaso um papel, abrir e ler para a turma o que está escrito. Divida a sala em pequenas equipes de até quatro alunos. Instrua os alunos a prestar atenção pois em breve será colocada uma situação e eles deverão completá-la por escrito com todos os hormônios e órgãos relacionados no evento. (para isto eles poderão consultar seus mapas conceituais).

Ganhará “pontos” na atividade a equipe que completar corretamente e por primeiro os tópicos relacionados com a situação proposta. Quando a equipe terminar deverá elevar a mão e chamar sua atenção. O professor vai até eles e confere as respostas. Se estiverem corretas, ganham ponto, senão, a próxima equipe que se manifestar corretamente ganhará o ponto. Use no máximo uma aula para esta atividade.

Ao final, recolha as respostas juntamente com os mapas conceituais para avaliar a participação e verificar se houve algum tópico que os alunos deixaram passar. Caso isto aconteça, é um indicativo que o professor deverá retomar esta parte do conteúdo novamente.

Muitas vezes misturam a química com os hormônios e os comportamentos humanos. Quem nunca ouviu falar a frase: “Rolou uma química com fulano(a)?”

O quanto de verdade há nessa integração?

Mostre aos alunos que hormônios são substâncias químicas, como mostra o objeto de aprendizagem do Portal do Professor (disponível em:http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=10753 )

Testosterona

Aproveite para buscar com o professor de química, dentro da química orgânica, a  integração neste assunto e com os alunos debater o uso (correto e ilegal) de hormônios sintéticos pelos seres humanos e sua repercussão na saúde. Por exemplo: reposição hormonal na menopausa, uso de hormônios com o fim de contracepcção, uso de hormônios para alterar a massa corporal, remédios para emagrecer, etc.

Com a parceria com a disciplina de geografia, na parte da produção e organização do espaço geográfico, poderá haver a troca de conhecimentos referentes aos fuso horários e as linhas imaginárias que dividem o planeta em hemisférios e como se dá a ação dos fuso horários sobre o organismo (efeito Jet-lag).

O vídeo abaixo pode ilustrar como o corpo funciona sobre o efeito Jet Lag e outras situações que envolvem o sistema endócrino. (Video de Superinteressante Coleções – O corpo humano: glândulas e hormônios)

 O corpo humano: glândulas e hormônios parte 1  http://www.youtube.com/watch?v=U_vuzQ56voY

O corpo humano: glândulas e hormônios parte 2 http://www.youtube.com/watch?v=t-nA0ARc_mA&feature=related

O corpo humano: glândulas e hormônios parte 3 http://www.youtube.com/watch?v=jtfQOs5MPb8&feature=related

Professor, veja com antecedência o vídeo e se possível salve-o em uma pen-drive ou DVD para passar posteriormente aos seus alunos. Não deixe que o vídeo fique solto em sua aula, vincule-o com o conteúdo que está sendo ministrado e peça que os alunos complementem sua produção (mapa conceitual neste caso, mas poderia ser também resumo ou roteiro de perguntas direcionadas) com os conceitos mencionados no vídeo.

Recursos Educacionais
Nome Tipo
Testosterona Imagem
Avaliação

Utilize para avaliação a produção dos mapas conceituais dos alunos. Lembre-se de avaliar qualitativamente, ou seja, se os alunos realmente atingiram os objetivos propostos pela aula e pelo próprio professor. Caso verifique que há mapas conceituais fracos ou errôneos retome o conteúdo com os alunos, pois provavelmente não entenderam esta parte da aula.


Opinião de quem acessou

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Opiniões

  • judith jeronimo sobrinho, UNIRON , Rondônia - disse:
    judithsobrinho@hotmail.com

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    poxa eu gostaria de ter pelo menos instrução de como fazer o EDI. não tem começo meio e fim as atividades de multipla escolha tudo bem sao otimas mas as discertativas são para acabar.


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