05/12/2011
BELO HORIZONTE - MG ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO
Prof. Dr. Luiz Prazeres
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa | Análise linguística: organização estrutural dos enunciados |
Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa | Análise linguística: léxico e redes semânticas |
|
http://4.bp.blogspot.com/_o0bNnRUMNHk/SGG3jPu0r4I/AAAAAAAAAic/u5pot7MP9Ko/s400/PALAVRAS+PODER.bmp
Montagem do jogo:
O professor deverá entregar aos alunos 2 folhas, de preferência, duras. Cada folha deverá ser cortada em 6 retângulos iguais, totalizando, ao final, 12 partes. Cada parte da folha será um cartão de jogo. Divida os alunos em equipes e peça que os alunos façam margem em todos os cartões para que fiquem da seguinte forma:
Agora, cada aluno deverá escolher 12 palavras de diferentes classes morfológicas. Ex: brincar, geladeira, apressado, encantador...
Eles deverão escrever, na parte superior de cada cartão, uma palavra escolhida, como no exemplo:
Depois, deverá escrever a que classe(s) morfológica(s) a palavra pertence.
Finalmente, os alunos deverão criar 5 dicas sobre cada uma das palavras, como no seguinte exemplo:
Professor, depois de prontos os cartões, troque-os com outra equipe.
Modo de jogar:
Os cartões deverão ser colocados sobre a mesa virados para baixo. Em cada rodada, um dos alunos será o responsável pela leitura dos cartões, é o chamado coordenador. Ele irá dizer aos participantes: “A palavra é um adjetivo ou um advérbio”.
O primeiro jogador dirá, então, um número de 1 a 5. Em seguida, o coordenador lerá a dica referente ao número pedido. O jogador poderá tentar adivinhar a palavra. Se acertar, ganhará 5 pontos, se errar, passa a vez para o próximo jogador, que pedirá uma nova dica.
A pontuação se dará da seguinte forma:
1 dica = 5 pontos
2 dicas = 4 pontos
3 dicas = 3 pontos
4 dicas = 2 pontos
5 dicas = 1 ponto
Caso ninguém acerte = 5 pontos para o coordenador.
Ganha o jogo quem marcar mais pontos.
Professor, algumas novas atividades podem ser acrescentadas ao jogo.
Atividade 1: Rodada extra: após os alunos descobrirem a palavra da rodada, todos os componentes terão a chance de conseguir um ponto extra. Para isso, eles deverão aplicar a palavra da rodada em uma frase. Atenção, a classe morfológica da palavra na frase deve ser a mesma que foi apresentada no cartão.
Atividade 2: Pergunta de ouro: Professor, selecione com os alunos alguma palavras que atendem a mais de uma classe de palavra, como certa (adj. e ad.v), mais (Pron. Adj. e adv.)e a (art. E prep.).Os alunos deverão fazer novos cartões aplicando essas palavras em frases e grifando-as. A cada rodada, o coordenador poderá pedir a Pergunta Ouro. Para ganhar os 3 pontos referentes a ela ele deverá acerta a qual classe de palavras a palavra aplicada na frase, grifada, pertence. A leitura deverá ser feita por outro jogador, já que no cartão constará a resposta à pergunta.
Dica: Para encontrar as palavras da pergunta ouro o professor poderá pesquisar exercícios em sites, como no exemplo:
Marque a opção em que há erro na identificação da classe da palavra destacada.
a) Júlia é uma executiva SEM parâmetros. - Preposição
b) Ricardo odeia que lhe digam O que é certo. - Artigo
c) Em tempos de mudança de ERA, é preciso estar atento. - Substantivo
d) Os homens assistem PERPLEXOS à revolução hormonal. - Adjetivo
Qual das palavras destacadas a seguir não é um adjetivo?
a) A pesquisas eliminaram PARTE da emoção.
b) Os BONS candidatos nem sempre são eleitos.
c) Nas eleições há feriado NACIONAL.
d) As GRANDES empresas patrocinam candidatos.
e) Os resultados são dados no dia SEGUINTE.
(http://www.soportugues.com.br/secoes/exercicios.php?indice=1)
Para saber mais sobre as regras do Perfil ou de outros jogos: http://www.grow.com.br/.
Classes de palavras: http://www.infoescola.com/portugues/classes-de-palavras/
Professor, avalie os seus alunos desde a produção do jogo, avaliando o capricho, a seleção de palavras, a correta associação das palavras a uma classe morfológica e as dicas inventadas. Considere, também, a participação no jogo e o envolvimento dos alunos na atividade.
Cinco estrelas 1 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
22/08/2015
Cinco estrelasParabéns! Adorei a atividade.