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Criando boas raízes

 

28/07/2009

Autor e Coautor(es)
ANDREA DA SILVA CASTAGINI
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CURITIBA - PR SECRETARIA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO

Eziquiel Menta

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Médio Biologia Diversidade da vida e hereditariedade
Ensino Médio Biologia Identidade dos seres vivos
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Entender os mecanismos e hormônios envolvidos no enraizamento.

Duração das atividades
3 aulas (intervalo de 30 dias entre a 2° e 3° aula)
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Meristemas fundamentais; Tecidos vegetais;

Estratégias e recursos da aula

 Pergunte aos alunos o que eles entendem sobre as raízes das plantas. Qual o papel que elas desempenham no vegetal? Qual a importância delas no meio ambiente (previnem a erosão das margens de rios, quando há nestes a mata ciliar, promovem uma limpeza de certos elementos químicos do solo, entre outras situações). Deixe seus alunos participarem para conhecer o que eles já têm de conhecimentos iniciais.

Agora questione-os sobre os tipos de reprodução vegetal que eles conhecem. Possivelmente mencionarão a reprodução sexuada, pela fecundação cruzada nas flores. Deixe que eles mencionem tudo o que sabem a este respeito. Depois fale sobre a propagação vegetativa, que é também uma forma de reprodução (assexuada) e que pode ser mediada pelo homem. Um exemplo amplamente comercializado desta reprodução é a obtenção de mudas. Será que seus alunos conhecem como as mudas vegetais são obtidas? Indague a eles a este respeito e recolha as informações.

Muitas vezes quando uma pessoa ganha um ramalhete de rosas, escolhe algumas para plantar no jardim, e elas enraizam. Ai todo o ano ela terá uma florada que a lembrará da gentileza que recebeu. Mas como que isso acontece?

Na agricultura existe um processo chamado de enxertia, onde o agricultor "mescla" uma espécie com outra, via caule. Consiste na união dos tecidos de duas plantas diferentes, passando a formar uma planta com duas partes: o enxerto e o porta-enxerto. O enxerto é a parte de cima que produzirá os frutos e o porta-enxerto é o sistema radicular. É feito este processo por trazer uma série de vantagens ao agricultor. Também é comum encontrar locais (floriculturas na maioria das vezes) que ofecerem mudas de plantas frutíferas que podem produzir frutos rapidamente, em uma ano de plantio. Essas plantas são diferentes das encontradas na natureza? Que processos elas sofreram para serem desta maneira? Estas perguntas tem o objetivo de 

O professor poderá explorar o crescimento, desenvolvimento e hormônios vegetais com esta aula. Por que algumas plantas são fáceis de se propagar vegetativamente e outras não? Que fatores estão associados nas situações descritas acima? Que relações os exemplos acima tem com o sistema radicular das plantas?

Leve os alunos ao laboratório de informática para agregar mais conhecimentos sobre as raízes e a fisiologia vegetal envolvida no enraizamento das plantas. Para relembrar ou conhecer melhor a fisiologia vegetal acesse com os alunos o recurso a seguir: http://objetoseducacionais2.mec.gov.br/handle/mec/2411

Nesta aula a parte que interessa do recurso está nos hormônios. Ali o professor poderá explorar os diversos hormônios vegetais, sua função na planta e evidenciar o hormônio AIA (ácido indol acético)responsável pelo alongamento do caule e raiz. Quais as funções desempenhadas pela raiz? Que fatores atuam sobre a raiz (hormônios, fatores externos)?

Há também outro hormônio responsável pelo enraizamento que é a cinetina. Ele promove a divisão celular e estimulação do crescimento da raiz, entre outros fatores. Normalmente é utilizado por engenheiros agrônomos juntamente com o ácido indol acético (AIA) para aumentar o crescimento da raiz. O AIA é uma auxina e consegue promover crescimento de raízes em estacas caulinares (por exemplo: rosas de floricultura).

Encomende uma pesquisa aos alunos sobre os hormônios vegetais presentes no enraizamento das plantas e como se dá a formação do sistema radicular (com o crescimento vegetal da raiz e os fatores externos que atuam sobre ele). Divida os alunos em pequenas equipes que deverão cont inuar com esta form ação nas atividades seguintes. Cada equipe deverá escolher uma espécie vegetal para pesquisar sobre seu sistema radicular e se há estudos sobre esta espécie quanto a propagação vegetativa.

Os dados obtidos pelos alunos deverão ser registrados em um documento Wiki.

Wiki

Os termos Wiki e WikiWiki são usados para identificar um tipo de coleção de documentos em hipertexto e de caráter colaborativo (usando softwares de escrita colaborativa). A palavra Wiki significa rápido no idioma havaiano.  O software Wiki permite a edição coletiva de documentos usando um sistema que permite a visualização e publicação do conteúdo mesmo durante sua edição. Para isto é necessário que todos os autores da Wiki tenham acesso à internet.

Primeiramente abra uma página Wiki para sua turma. Para conhecer mais sobre esta tecnologia educacional, acesse a vídeo aula do sítio do Escola BR, disponível no endereço a seguir:

http://www.escolabr.com/virtual/videoaula/wiki/index.htm.

Divida a turma em pequenas equipes, que permanecerão juntas em todas as etapas destas aulas, sendo responsáveis pela inserção do conteúdo na Wiki, inclusive os dados dos experimentos propostos nesta aula.

WIKI

Wikipédia - Artigo Wiki. Acessado em 23/07/2009, disponível em: http://pt.wikipedia.org/wiki/Wiki

Incubadora Virtual de Conteúdos Digitais - Tutorial Wiki - http://iv.incubadora.fapesp.br/portal/doc/TutorialWiki

A proposta de trabalho desta aula é um experimento, onde os alunos tentarão obter mudas de plantas a partir de estacas caulinares. A possibilidade de trabalhar com experimentos proporciona a reflexão sobre a investigação e levantamento de hipóteses de quais mecanismos regulam o sistema radicular das plantas. É interessante incentivar em todos os passos do trabalho que o aluno esteja atento e disposto a questionamentos, pois são estes a roda motriz da ciência.

Propagação vegetativa de plantas ornamentais

Quando recebemos flores de floricultura (cravos, crisântemos e rosas) às vezes ao plantá-las elas desenvolvem raízes. Estas raízes surgiram do caule da planta. Por isso chamamos de estaca caulinar. A estacaria é uma técnica de macro-propagação vegetativa de plantas. Na propagação por estacas caulinares utilizam-se segmentos de caules contendo gomos terminais ou laterais, que são colocados em condições adequadas à produção de raízes adventícias.

Para saber mais sobre estacas sugerimos o seguinte sítio (de onde foram retirada várias informações sobre este experimento): http://www.dalmeida.com/floricultura/praticas/estacacaule.htm

No nosso experimento vamos utilizar plantas semi-herbáceas a semi-lenhosas e serão estacas simples.

Objetivo

Preparar diferentes tipos de estacas caulinares e utilizá-las na propagação vegetativa de espécies de plantas ornamentais. O objetivo é verificar que espécies vegetais e a quantidade delas que desenvolvem sistema radicular após o tratamento sugerido, formando novas "mudas".

MATERIAIS

Em laboratório de faculdades há todo um aparato para fazer um experimento como esse. Faz-se necessário adaptar os materiais e métodos para a realidade escolar.

- Bancada do laborató rio – será fundamental, pois usaremos para preparar as soluções e depois para limpar, cortar e embeber nossas estacas caulinares.

- Tesoura de poda ou estilete (com supervisão do professor).

- Promotor de enraizamento – a aquisição do promotor AIA é cara e necessita de receita de engenheiro agrônomo. Então faremos uma receita caseira utilizando uma planta que tem alta concentração de AIA. Encontre a erva daninha Tiririca, e arranque aproximandamente uma quantidade que encha a mão de bulbos, folhas e talos de tiririca, lave com uma peneira na água, bata no liquidificador. Adicione à pasta formada 20% de álcool etílico ou álcool de cereias. Peneire. Do liquido, agora é só regar no substrato onde plantou a estaca, e com a pasta que sobrou, use por cima, ou enterre no substrato que pretende usar para enraizar a planta.

- Etiquetas de plástico para colocar nas plantas, marcando o dia que iniciou o tratamento.

- Material Vegetal – sugerimos plantas de fácil aquisição, como o crisântemo, craveiro, alecrim, azaléia ou rosa. Detalhe importante: A azaléia deve ser colhida depois que passou seu período de florada. Já com as rosas, o experimento pode ser feito quando as flores estão mais velhas.

- Substrato para transplantar as estacas. Em casa, as mulheres transplantam direto para o jardim. Aqui, como iremos verificar depois de 10 dias o enraizamento, podemos utilizar garrafas PET, cortadas ao meio e cheias de substrato (pode ser terra adubada, ou vermiculita – que é encontrada em casas de jardinagem).

 

Procedimento

1.    Corte as estacas de acordo com o descrito para cada espécie e registe o número total de estacas.

a)      Crisântemo. Prepare estacas herbáceas com 2 nós. Corte a parte basal do caule enviesadamente, lembre de deixar uma ou duas folhas para haver fotossíntese.

b)     Craveiro. Prepare estacas herbáceas a partir de ramos laterais com 3 nós. . Corte a parte basal do caule enviesadamente, lembre de deixar uma ou duas folhas para haver fotossíntese.

c)      Alecrim. Corte a parte terminal de ramos, fazendo estacas com cerca de 10 cm de comprimento. Remova as folhas na parte inferior da estaca (cerca de 6 cm). . Corte a parte basal do caule enviesadamente, lembre de deixar uma ou duas folhas para haver fotossíntese.

d)       Azálea. Descarte a parte terminal, muito herbácea do ramo. Corte a parte central e basal do ramo em estacas de cerca de 10 a 15 cm de comprimento. Deixe ficar 4 folhas em cada estaca e remova as restantes. Efetue uma incisão de cerca de 1 cm de profundidade na base na estaca.

g)   Rosa – Prepare como o crisântemo.

3.      Trate 50% das estacas preparadas com promotor de enraizamento, colocando a base das estacas no líquido de tiririca, por tempos diferenciados (10, 30 e 60 segundos).

4.     Indique com as etiquetas o tempo que a estaca ficou em contato com o promotor de enraizamento. E coloque a etiqueta na estaca.

5.      Insira as estacas no substrato até cerca de 50% do seu comprimento e coloque uma etiqueta a indicar a espécie e o tratamento.

6.      Regue o substrato dia sim dia não.

7.      No final dos 30 dias, proceda à avaliação das estacas, retirando-as do substrato e verificando a quantidade de estacas mortas e  o número de estacas com aparecimento das raízes. 

Questões

1.      Os efeitos do tratamento com promotor de enraizamento verificou-se em todas as espécies?

2.      Que diferenças se podem observar entr e as estacas tratadas e as estacas não tratadas com promotor de enr aizamento?

3.      Compare a emergência das raízes nas estacas de craveiro e crisântemo. Que explicação encontra para as diferenças observadas?

4.      Em que situações é que a percentagem de sobrevivência foi menor? Porquê?

5.      De acordo com os dados obtidos neste ensaio, calcule o número de estacas que teria de colocar a enraizar para produzir 1000 plantas vigorosas de cada uma das espécies estudadas.

Peça que os alunos confeccionem um relatório de acompanhamento do experimento. Eles deverão alternar em sua equipe pessoas que se responsabilizem por regar seus experimentos em dias alternados. Estes alunos devem aproveitar este momento para avaliarem o experimento, verificando a saúde externa das estacas (se ainda conservam as folhas, se houve o surgimento de novas folhas). Instrua os alunos a além de averiguarem o estado do experimento, levantarem questionamentos sobre o processo e mecanismo de propagação vegetativa e crescimento do sistema radicular. Todas as questões devem ser escritas na ficha de acompanhamento, para posteriormente discutirem e pesquisarem respostas.

Ao fim do experimento, depois da contagem, poderão utilizar planilhas eletrônicas para computar os dados e fazer uma breve análise estatística (número de estacas mortas, número de estacas vivas que enraizaram e número de estacas vivas que não enraizaram, por tratamento. A partir destes números é possível fazer cálculos simples de estatística, como porcentagem). Caso o professor tenha dificuldades com a estatística, poderá trabalhar em conjunto com o professor de matemática, que com certeza aprofundará os cálculos, resultando num trabalho mais consistente e enriquecedor.

O relatório deverá ser entregue ao professor, um por cada equipe e nele deve constar todo o procedimento, os materiais utilizados, a espécie trabalhada com breve histórico ( de onde é originária, época de floração e frutificação, dados físicos, entre outros), os questionamentos e hipóteses refletidas pelo grupo e os questionamentos propostos pelo professor (respondidos). 

Com a finalização das atividades propostas passamos à fase de conclusão. Discuta com os alunos que conhecimentos fora adquiridos por meio das atividades (além dos conceitudinais, explore se houve ganho de conhecimentos atitudinais, como a investigação científica pelo acompanhamento de um experimento, formação de hipóteses e questionamentos). Questione seus alunos sobre a pergunta inicial da aula, sobre o papel do sistema radicular no organismo vegetal e ambiente, os modos de reprodução vegetal, em especial a propagação vegetativa e a formação de mudas.

Possivelmente os alunos conseguiram responder com mais densidade à estas questões, depois de passarem pelas atividades. Qual a importância destes conhecimentos adquiridos para a agricultura? Agora seus alunos sabem explicar porque algumas vezes rosas de floricultura "pegam" no solo, formando novas plantas?

Indique que eles retornem a página Wiki aberta no início da aula, e complementem-na com os conhecimentos adquiridos ao longo da aula. Lembre-os de mencionar as datas correspondentes a cada atividade.

Para finalizar esta aula, analise junto com os alunos os dados obtidos por cada equipe. Para isto eles poderão fazer um breve seminário, apresentando os resultados do experimento perante os colegas. Levante questões referentes às espécies trabalhadas, como elas são utilizadas pelo ser humano, a importância dos conhecimentos envolvidos nos experimentos e aulas para a agricultura e obtenção de plantas ornamentais. Neste momento é interessante que o professor levante as questões e instigue a participação dos alunos, a fim de ver a manifestação de uma nova postura perante a temática antes quase desconhecida deles.

Avaliação
A avaliação se dará pela participação dos alunos durante o experimento, e na confecção do relatório e produção da wiki.
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