26/11/2011
Leide Divina Alvarenga Turini
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Geografia | Urbano e rural: modos de vida |
Identificar as relações de interdependência existentes entre a paisagem rural e urbana;
Perceber que a paisagem urbana e a rural mantêm relações econômicas;
Reconhecer a importância das relações estabelecidas entre a paisagem rural e urbana.
Para o assunto que será tratado nessa aula espera-se que os alunos tenham conhecimento do conceito de paisagem urbana e rural. Para iniciar as discussões é importante que os alunos retomem suas experiências e estabeleçam relações com o seu espaço de vivência.
Abaixo, a discriminação dos aplicativos que serão utilizados na aula e as especificações para executá-los no sistema Linux do Netbook do projeto UCA:
Kword- Menu K - Metasys - Aplicativos - Ferramentas de Produtividade - Suíte Escritório - Processador de Textos. |
Firefox - ícone “figura de um globo terrestre" localizado na área de trabalho (Desktop). |
KolourPaint - Menu K - Aplicativos - Aplicações Gráficas - Ferramentas de Pintura. |
Krecord- Menu K - Aba Aplicativos - Multimídia - Editores de Áudio |
KPresenter- Menu K - Aplicativos - Ferramentas de produtividade - Gerador de Apresentação. |
Professor(a), o desenvolvimento das atividades requer a participação, o que possibilita o estabelecimento de diálogo e de troca de informações para a construção do conhecimento por meio de atividades exploratórias, utilizando como ferramenta o computador, aliado a outros recursos tecnológicos.
1. Com o netbook conectado à internet, inicie esta aula convidando os alunos a acessarem o endereço web http://letras.terra.com.br/palavra-cantada/887894/, para que leiam a letra da música "Bolacha de Água e Sal - Palavra Cantada".
Bolacha de Água e Sal
Palavra Cantada
Gosto quando vou brincar na rua
Gosto quando encontro meu amigo
Gosto quando a mãe do meu amigo
Me oferece uma bolacha
De água e sal
Gosto de bolacha sem açúcar
Gosto de bolacha sem recheio
Gosto de bolacha sem perfume
Gosto do que é normal
Uma bolacha de água e sal
É... uma coisa natural
É... barato e não faz mal
De qualquer marca
É tudo igual
Quando a gente está meio enjoado
Quando a gente está passando mal
Quando a gente fica aperreado
Bolacha de água e sal
Quando a minha avó era criança
Quando a vida era sempre igual
Lá na roça acordavam cedo
Pra comer bolacha de água e sal
Quando o meu avô era criança
Veio num navio de Portugal
A viagem ficou na lembrança
Só comiam bolacha de água e sal
O meu gosto é radical
Gosto porque é fundamental
Farinha, fermento, água e sal
Simplicidade, no trivial
Se um dia você for lá em casa
Pra brincar comigo no quintal
Vamos combinar um pic nic
Pra comer muita bolacha
De água e sal
Disponível em: http:// http://letras.terra.com.br/palavra-cantada/887894/
Acesso em:15 de novembro de 2011
2. Após a leitura da letra da canção, estabeleça um diálogo com os alunos. Brinque com a letra da música:
3. Solicite aos alunos que, com o netbook conectado à internet, acessem o endereço web http://www.coolkids.guarda.pt/content/a-origem-dos-alimentos e que leiam o texto sobre a origem dos alimentos.
Imagem: Página inicial do site Cool Kids
Disponível em: http://www.coolkids.guarda.pt/content/a-origem-dos-alimentos
Acesso em:14 de novembro de 2011
4. Peça aos alunos para fazerem uma pesquisa, analisando a origem dos ingredientes utilizados na produção da bolacha de água e sal.
INGREDIENTE | ORIGEM |
FARINHA | |
FERMENTO | |
ÁGUA | |
SAL |
Professor(a), aproveite e estabeleça uma relação interdisciplinar com Ciências, elabore atividades diferenciadas, abordando a origem dos alimentos. Também poderá desenvolver atividades com a Língua Portuguesa, abordando diferentes gêneros de textos como a receita da bolacha.
5. Um dos principais ingredientes utilizados na produção da bolacha de água e sal é a farinha de trigo. Agora, pesquise as etapas pelas quais o trigo passou até se tornar matéria-prima para a indústria de bolachas. Peça aos alunos que, utilizando o programa Kolour Paint, elaborem uma ilustração mostrando as etapas de produção da bolacha de água e sal, iniciando pelo plantio do trigo, passando pela industrialização, até chegar ao consumidor final.
Imagem: Exemplo do grão a farinha
Disponível em: http://2.bp.blogspot.com/_BLWy0m2qKQ0/TQ9OCDKvoZI/AAAAAAAAAJM/qwJP3anMkmI/s1600/gluten1.jpg
Acesso em: 18 de novembro de 2011
Imagem: Mosaico de imagens mostrando as etapas de produção da bolacha de água e sal
Disponível em: http://www.google.com.br/imghp?hl=pt-BR&tab=wi
Acesso em: 18 de novembro de 2011
6. No caderno, responda as questões a seguir:
a. O cultivo do trigo ocorre em que paisagem?
b. E a transformação do trigo em bolacha, ocorre em que paisagem?
c. Qual a relação entre a paisagem rural e a paisagem urbana retratada na produção da bolacha de água e sal?
d. Que produtos a paisagem rural ofereceu para a paisagem urbana, na produção da bolacha?
e. E que produtos a paisagem urbana ofereceu para a paisagem rural, na produção do trigo, matéria-prima da bolacha de água e sal?
f. Você conhece outras produções agrícolas que estão destinadas à produção industrial? Quais?
7. Solicite aos alunos que analisem o rótulo de uma bolacha de água e sal e que identifiquem os ingredientes e a localização da indústria que produziu a bolacha.
8. Elabore uma lista de produtos que você utiliza no seu dia a dia, separe-os em produtos da paisagem rural e produtos ou serviços da paisagem urbana.
9. Depois da elaboração da lista, peça aos alunos que respondam as seguintes questões:
Professor(a), esta atividade tem por objetivo proporcionar aos alunos o entendimento da interligação existente entre a paisagem rural e urbana, tanto na produção de matéria-prima, quanto de serviços, pois a paisagem rural depende da paisagem urbana e vice-versa.
Sugere-se para a leitura do professor(a):
As relações campo-cidade na visão da Geografia, de Denise Peralta Lemes.
Disponível em: http://www.enciclopedia.com.pt/news.php?readmore=872
Acesso em: 18 de novembro de 2011
A relação campo-cidade na perspectiva das teorias geográficas, de Natália Freire Bellentani e José Gilberto de Souza .
Disponível em: http://contrafatoseargumentos.blogspot.com/2007/04/relao-campo-cidade-na-perspectiva-das.html
Acesso em: 18 de novembro de 2011
Além da participação nas atividades, ao avaliar os alunos, leve em consideração o processo de desenvolvimento das atividades solicitadas, tendo como critérios:
Cinco estrelas 2 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
19/10/2013
Cinco estrelasÓtimo plano de aula. Vou usar para minha turma do 7º ano. Parabéns!
30/11/2011
Cinco estrelasGostei muito desse plano de aula. Está realmente muito bem elaborado e de possível aplicação para uma assimilação real dos alunos sobre os modos de vida do cotidiano. Parabéns!!!!