Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


De que forma pode-se trabalhar com produtos consumidos pelos alunos, presentes no seu dia a dia, a fim de que percebam a relação de interdependência existente entre as atividades econômicas da paisagem rural e urbana? (UCA)

 

26/11/2011

Autor e Coautor(es)
INIA FRANCO DE NOVAES
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Leide Divina Alvarenga Turini

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Geografia Urbano e rural: modos de vida
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Identificar as relações de interdependência existentes entre a paisagem rural e urbana;

Perceber que a paisagem urbana e a rural mantêm relações econômicas; 

Reconhecer a importância das relações estabelecidas entre a paisagem rural e urbana.

Duração das atividades
03 aulas de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Para o assunto que será tratado nessa aula espera-se que os alunos tenham conhecimento do conceito de paisagem urbana e rural. Para iniciar as discussões é importante que os alunos retomem suas experiências e estabeleçam relações com o seu espaço de vivência.

Estratégias e recursos da aula

UCA

 

Abaixo, a discriminação dos aplicativos que serão utilizados na aula e as especificações para executá-los no sistema Linux do Netbook do projeto UCA:

 

Kword- Menu K - Metasys - Aplicativos - Ferramentas de Produtividade - Suíte Escritório - Processador de Textos.

Firefox - ícone “figura de um globo terrestre"  localizado na área de trabalho (Desktop).

KolourPaint - Menu K - Aplicativos - Aplicações Gráficas - Ferramentas de Pintura.

Krecord- Menu K - Aba Aplicativos - Multimídia - Editores de Áudio

KPresenter- Menu K - Aplicativos - Ferramentas de produtividade - Gerador de Apresentação.

 

ATIVIDADE

 

Professor(a), o desenvolvimento das atividades requer a participação, o que possibilita o estabelecimento de diálogo e de troca de informações para a construção do conhecimento por meio de atividades exploratórias, utilizando como ferramenta o computador, aliado a outros recursos tecnológicos. 

1. Com o netbook conectado à internet, inicie esta aula convidando os alunos a acessarem o endereço web http://letras.terra.com.br/palavra-cantada/887894/, para que leiam a letra da música "Bolacha de Água e Sal - Palavra Cantada".

 

Bolacha de Água e Sal

Palavra Cantada

 

Gosto quando vou brincar na rua
Gosto quando encontro meu amigo
Gosto quando a mãe do meu amigo
Me oferece uma bolacha
De água e sal

 

Gosto de bolacha sem açúcar
Gosto de bolacha sem recheio
Gosto de bolacha sem perfume
Gosto do que é normal
Uma bolacha de água e sal

 

É... uma coisa natural
É... barato e não faz mal
De qualquer marca
É tudo igual

 

Quando a gente está meio enjoado
Quando a gente está passando mal
Quando a gente fica aperreado
Bolacha de água e sal

 

Quando a minha avó era criança
Quando a vida era sempre igual
Lá na roça acordavam cedo
Pra comer bolacha de água e sal

 

Quando o meu avô era criança
Veio num navio de Portugal
A viagem ficou na lembrança
Só comiam bolacha de água e sal

 

O meu gosto é radical
Gosto porque é fundamental
Farinha, fermento, água e sal
Simplicidade, no trivial

Se um dia você for lá em casa
Pra brincar comigo no quintal
Vamos combinar um pic nic
Pra comer muita bolacha
De água e sal

 

Disponível em: http:// http://letras.terra.com.br/palavra-cantada/887894/

Acesso em:15 de novembro de 2011

2. Após a leitura da letra da canção, estabeleça um diálogo com os alunos. Brinque com a letra da música:   

  • Quem você imagina que seja o narrador da canção?
  • Do que o narrador mais gosta? 
  • De que é feito o alimento que o narrador mais gosta?
  • E você, gosta de bolacha de água e sal?

 

3. Solicite aos alunos que, com o netbook conectado à internet, acessem o endereço web http://www.coolkids.guarda.pt/content/a-origem-dos-alimentos e que leiam o texto sobre a origem dos alimentos.

 

 ALIMENTOS

Imagem: Página inicial do site Cool Kids

Disponível em: http://www.coolkids.guarda.pt/content/a-origem-dos-alimentos

Acesso em:14 de novembro de 2011

4. Peça aos alunos para fazerem uma pesquisa, analisando a origem dos ingredientes utilizados na produção da bolacha de água e sal.

INGREDIENTE ORIGEM
FARINHA  
FERMENTO  
ÁGUA  
SAL  

 

Professor(a), aproveite e estabeleça uma relação interdisciplinar com Ciências, elabore atividades diferenciadas, abordando a origem dos alimentos. Também poderá desenvolver atividades com a Língua Portuguesa, abordando diferentes gêneros de textos como a receita da bolacha.

5. Um dos principais ingredientes utilizados na produção da bolacha de água e sal é a farinha de trigo. Agora, pesquise as etapas pelas quais o trigo passou até se tornar matéria-prima para a indústria de bolachas. Peça aos alunos que, utilizando o programa Kolour Paint, elaborem uma ilustração mostrando as etapas de produção da bolacha de água e sal, iniciando pelo plantio do trigo, passando pela industrialização, até chegar ao consumidor final.

 

Exemplo do grão a farinha 

Imagem: Exemplo do grão a farinha

Disponível em: http://2.bp.blogspot.com/_BLWy0m2qKQ0/TQ9OCDKvoZI/AAAAAAAAAJM/qwJP3anMkmI/s1600/gluten1.jpg

Acesso em: 18 de novembro de 2011

 

etapas 

Imagem: Mosaico de imagens mostrando as etapas de produção da bolacha de água e sal

Disponível em: http://www.google.com.br/imghp?hl=pt-BR&tab=wi

Acesso em: 18 de novembro de 2011

6. No caderno, responda as questões a seguir:

a. O cultivo do trigo ocorre em que paisagem?

b. E a transformação do trigo em bolacha, ocorre em que paisagem? 

c. Qual a relação entre a paisagem rural e a paisagem urbana retratada na produção da bolacha de água e sal?

d. Que produtos a paisagem rural ofereceu para a paisagem urbana, na produção da bolacha?

e. E que produtos a paisagem urbana ofereceu para a paisagem rural, na produção do trigo, matéria-prima da bolacha de água e sal?  

f. Você conhece outras produções agrícolas que estão destinadas à produção industrial? Quais?

 

7. Solicite aos alunos que analisem o rótulo de uma bolacha de água e sal e que identifiquem os ingredientes e a localização da indústria que produziu a bolacha.

 

8. Elabore uma lista de produtos que você utiliza no seu dia a dia, separe-os em produtos da paisagem rural e produtos ou serviços da paisagem urbana.

 

9. Depois da elaboração da lista, peça aos alunos que respondam as seguintes questões:

  • Em que lugar são produzidos os alimentos que você consome no seu dia a dia?
  • Para você, como os produtos da paisagem rural chegam até a paisagem urbana para serem consumidos por seus moradores?
  • Dos produtos da paisagem urbana que você consome no seu dia a dia, quais também são fornecidos para os moradores da paisagem rural?
  • Em sua opinião, existe relação econômica entre a paisagem urbana e rural? Justifique. 

 

Professor(a), esta atividade tem por objetivo proporcionar aos alunos o entendimento da interligação existente entre a paisagem rural e urbana, tanto na produção de matéria-prima, quanto de serviços, pois a paisagem rural depende da paisagem urbana e vice-versa.

Recursos Complementares

Sugere-se para a leitura do professor(a):

As relações campo-cidade na visão da Geografia, de Denise Peralta Lemes.
Disponível em: http://www.enciclopedia.com.pt/news.php?readmore=872

Acesso em: 18 de novembro de 2011

 A relação campo-cidade na perspectiva das teorias geográficas, de Natália Freire Bellentani e José Gilberto de Souza . 

Disponível em: http://contrafatoseargumentos.blogspot.com/2007/04/relao-campo-cidade-na-perspectiva-das.html

Acesso em: 18 de novembro de 2011

Avaliação

Além da participação nas atividades, ao avaliar os alunos, leve em consideração o processo de desenvolvimento das atividades solicitadas, tendo como critérios:

  1. A participação na realização das atividades sugeridas;
  2. O interesse em desenvolver as atividades de maneira colaborativa;
  3. A realização das atividades solicitadas, que podem ser objeto de avaliação formal;
  4. A possibilidade de identificar as relações de interdependência existente entre a paisagem rural e urbana;
  5. A capacidade de perceber que a paisagem urbana e rural mantém relações de troca e econômicas;   
  6. A capacidade de reconhecer as relações estabelecidas entre a paisagem rural e urbana.  
Opinião de quem acessou

Cinco estrelas 2 classificações

  • Cinco estrelas 2/2 - 100%
  • Quatro estrelas 0/2 - 0%
  • Três estrelas 0/2 - 0%
  • Duas estrelas 0/2 - 0%
  • Uma estrela 0/2 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • eliette Duarte Gonçalves, C.E.Mª da Conceição Pereira Pinto , Rio de Janeiro - disse:
    eliette_tata@hotmail.com

    19/10/2013

    Cinco estrelas

    Ótimo plano de aula. Vou usar para minha turma do 7º ano. Parabéns!


  • Maria Elione Pinheiro Negreiros, ESC MUL 4 DE OUTUBRO ENS DE 1 GRAU , Rio Grande do Norte - disse:
    elionepinheiro@hotmail.com

    30/11/2011

    Cinco estrelas

    Gostei muito desse plano de aula. Está realmente muito bem elaborado e de possível aplicação para uma assimilação real dos alunos sobre os modos de vida do cotidiano. Parabéns!!!!


Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.