01/12/2011
Leide Divina Alvarenga Turini
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Geografia | Urbano e rural: modos de vida |
Identificar as atividades econômicas desenvolvidas no município;
Diferenciar as atividades econômicas presentes no município;
Estabelecer relação entre as atividades econômicas do município.
Para o assunto que será tratado nessa aula espera-se que os alunos tenham conhecimento do conceito de município e da sua organização política. Para iniciar as discussões é importante que os alunos retomem suas experiências e estabeleçam relações com o seu espaço de vivência.
Abaixo, a discriminação dos aplicativos que serão utilizados na aula e as especificações para executá-los no sistema Linux do Netbook do projeto UCA:
Kword- Menu K - Metasys - Aplicativos - Ferramentas de Produtividade - Suíte Escritório - Processador de Textos. |
Firefox - ícone “figura de um globo terrestre" localizado na área de trabalho (Desktop). |
KolourPaint - Menu K - Aplicativos - Aplicações Gráficas - Ferramentas de Pintura. |
Krecord- Menu K - Aba Aplicativos - Multimídia - Editores de Áudio |
KPresenter- Menu K - Aplicativos - Ferramentas de produtividade - Gerador de Apresentação. |
Professor(a), para iniciar os estudos das atividades econômicas desenvolvidas no município, incentive os alunos a observarem e conhecerem o lugar em que vivem. Para tanto, retome com os alunos o seu lugar no mundo. Lembre-os das diferentes escalas de ocupação dos lugares, inicie pela moradia que se localiza em uma rua, que faz parte de um quarteirão, os quarteirões juntos formam os bairros, os bairros juntos formam a cidade, caracterizando a paisagem urbana; os distritos, fazendas, chácaras e sítios, juntos, caracterizam a paisagem rural. Ambas (paisagem urbana e rural) constituem o município. Na paisagem urbana e rural do município desenvolvem-se diferentes atividades econômicas que atendem a necessidade da população e de seus vizinhos.
1. Com o netbook conectado à internet, convide os alunos a lerem os dados apresentados pelo Censo 2010. Solicite que acessem o endereço web http://www.ibge.gov.br/ibgeteen/censo2010/index.html, no site do IBGE Teen, e leiam o texto Censo 2010.
Imagem: Página do texto Censo 2010
Disponível em: http://www.ibge.gov.br/ibgeteen/censo2010/index.html
Acesso em:14 de novembro de 2011
2. Após ler o texto, no caderno, responda as questões a seguir:
a. Quantas unidades federativas existem no Brasil? E quantos municípios?
b. Analise o gráfico “População urbana – rural do Brasil (1991-2010)”. Qual a característica da população brasileira atualmente?
c. No gráfico “População residente por situação de domicílio - grandes regiões 2010”. Qual a situação da região que você mora?
d. Qual a relação desses dados com o desenvolvimento das atividades econômicas dos municípios?
3. Solicite que os alunos acessem o endereço web http://www.ibge.gov.br/ibgeteen/mapas/index.html, site que disponibiliza uma série de mapas de diferentes estados. Selecione o estado em que mora.
Imagem: Página IBGE Teen mapas
Disponível em: http://www.ibge.gov.br/ibgeteen/mapas/index.html
Acesso em:14 de novembro de 2011
Imagem: Página IBGE Teen mapas – destaque estado de Minas Gerais
Disponível em: http://www.ibge.gov.br/ibgeteen/mapas/mg_mapa.htm
Acesso em:14 de novembro de 2011
4. Solicite aos alunos que:
5. Depois, acessem o endereço web http://www.ibge.gov.br/cidadesat/topwindow.htm?1 do IBGE Cidades, que disponibiliza uma série de dados relativos aos municípios. Solicite que analisem as informações específicas do seu município no item Informações Estatísticas e acessem: produto interno bruto, pecuária, agricultura/lavoura e extrativismo, em que é possível identificar as diferentes atividades econômicas desenvolvidas no município. Peça que elaborem um relatório com os dados encontrados.
Imagem: Página inicial IBGE cidades
Disponível em: http://www.ibge.gov.br/cidadesat/topwindow.htm?1
Acesso em:14 de novembro de 2011
Imagem: Página inicial IBGE cidades – destaque estado de Minas Gerais
Disponível em: http://www.ibge.gov.br/cidadesat/topwindow.htm?1
Acesso em:14 de novembro de 2011
Imagem: Página inicial IBGE cidades
Disponível em: http://www.ibge.gov.br/cidadesat/topwindow.htm?1
Acesso em:14 de novembro de 2011
6. Depois de analisar os dados, clicando em cada item do tema Informações Estatísticas, converse com os alunos sobre:
7. Peça aos alunos que formem duplas e conversem sobre as atividades econômicas do município. Depois, que listem no quadro abaixo, o que as atividades econômicas têm de bom e o que precisam melhorar.
Atividades econômicas do município | |
O que tem de bom
|
O que precisa melhorar
|
8. Caso tenha algo para melhorar, que sugestões vocês dariam?
Professor(a), é importante evidenciar que não existe uma atividade econômica mais importante que a outra, as atividades se complementam. Caso os alunos apresentam informações sobre a necessidade de melhoria da economia do município elaborem um relatório apresentando tais dados e encaminhe para os órgãos responsáveis.
Sugestão de leitura para o professor(a):
Instituto de pesquisa econômica aplicada. Disponível em: http://www.ipea.gov.br/portal/ Acesso em: 18 de novembro de 2011
Brasil Escola - Economia e Finanças. Disponível em: http://www.brasilescola.com/economia/ Acesso em: 18 de novembro de 2011
Sugere-se, também, o acesso ao site da prefeitura do município, ou do estado em que vivem.
Além da participação nas atividades, ao avaliar os alunos, leve em consideração o processo de desenvolvimento das atividades solicitadas, tendo como critérios:
Sem estrelas 0 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!