Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Quais estratégias podem ser utilizadas para se identificar e diferenciar as atividades econômicas do município em que o aluno vive? (UCA)

 

01/12/2011

Autor e Coautor(es)
INIA FRANCO DE NOVAES
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Leide Divina Alvarenga Turini

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Geografia Urbano e rural: modos de vida
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Identificar as atividades econômicas desenvolvidas no município;

Diferenciar as atividades econômicas presentes no município;

Estabelecer relação entre as atividades econômicas do município.

Duração das atividades
03 aulas de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Para o assunto que será tratado nessa aula espera-se que os alunos tenham conhecimento do conceito de município e da sua organização política. Para iniciar as discussões é importante que os alunos retomem suas experiências e estabeleçam relações com o seu espaço de vivência.

Estratégias e recursos da aula

UCA

Abaixo, a discriminação dos aplicativos que serão utilizados na aula e as especificações para executá-los no sistema Linux do Netbook do projeto UCA:

Kword- Menu K - Metasys - Aplicativos - Ferramentas de Produtividade - Suíte Escritório - Processador de Textos.

Firefox - ícone “figura de um globo terrestre"  localizado na área de trabalho (Desktop).

KolourPaint - Menu K - Aplicativos - Aplicações Gráficas - Ferramentas de Pintura.

Krecord- Menu K - Aba Aplicativos - Multimídia - Editores de Áudio

KPresenter- Menu K - Aplicativos - Ferramentas de produtividade - Gerador de Apresentação.

 

 ATIVIDADE

Professor(a), para iniciar os estudos das atividades econômicas desenvolvidas no município, incentive os alunos a observarem e conhecerem o lugar em que vivem. Para tanto, retome com os alunos o seu lugar no mundo. Lembre-os das diferentes escalas de ocupação dos lugares, inicie pela moradia que se localiza em uma rua, que faz parte de um quarteirão, os quarteirões juntos formam os bairros, os bairros juntos formam a cidade, caracterizando a paisagem urbana; os distritos, fazendas, chácaras e sítios, juntos, caracterizam a paisagem rural. Ambas (paisagem urbana e rural) constituem o município. Na paisagem urbana e rural do município desenvolvem-se diferentes atividades econômicas que atendem a necessidade da população e de seus vizinhos.

1.  Com o netbook conectado à internet, convide os alunos a lerem os dados apresentados pelo Censo 2010. Solicite que acessem o endereço web http://www.ibge.gov.br/ibgeteen/censo2010/index.html, no site do IBGE Teen, e leiam o texto Censo 2010.

 

censo 

Imagem: Página do texto Censo 2010

Disponível em: http://www.ibge.gov.br/ibgeteen/censo2010/index.html

Acesso em:14 de novembro de 2011

2. Após ler o texto, no caderno, responda as questões a seguir:

a. Quantas unidades federativas existem no Brasil? E quantos municípios?

b. Analise o gráfico “População urbana – rural do Brasil (1991-2010)”. Qual a característica da população brasileira atualmente?

c. No gráfico “População residente por situação de domicílio - grandes regiões 2010”. Qual a situação da região que você mora?

d. Qual a relação desses dados com o desenvolvimento das atividades econômicas dos municípios?

 

3. Solicite que os alunos acessem o endereço web http://www.ibge.gov.br/ibgeteen/mapas/index.html, site que disponibiliza uma série de mapas de diferentes estados. Selecione o estado em que mora.

 

ibge 

Imagem: Página IBGE Teen mapas

Disponível em:  http://www.ibge.gov.br/ibgeteen/mapas/index.html

Acesso em:14 de novembro de 2011

 

 mapa mg

Imagem: Página IBGE Teen mapas – destaque estado de Minas Gerais

Disponível em:  http://www.ibge.gov.br/ibgeteen/mapas/mg_mapa.htm

Acesso em:14 de novembro de 2011

4. Solicite aos alunos que:

  1. Localizem o município onde moram;
  2. Identifiquem a população do seu município;
  3. A população se concentra na paisagem urbana ou rural?  
  4. Devido a tal fato, como você percebe o desenvolvimento das atividades econômicas do seu município, concentra-se mais na paisagem urbana ou rural?

5. Depois, acessem o endereço web http://www.ibge.gov.br/cidadesat/topwindow.htm?1 do IBGE Cidades, que disponibiliza uma série de dados relativos aos municípios. Solicite que analisem as informações específicas do seu município no item Informações Estatísticas e acessem: produto interno bruto, pecuária, agricultura/lavoura e extrativismo, em que é possível identificar as diferentes atividades econômicas desenvolvidas no município. Peça que elaborem um relatório com os dados encontrados.  

 

 ibge cidades

Imagem: Página inicial IBGE cidades

Disponível em: http://www.ibge.gov.br/cidadesat/topwindow.htm?1

 Acesso em:14 de novembro de 2011

 

 ibge mg

Imagem: Página inicial IBGE cidades – destaque estado de Minas Gerais

Disponível em: http://www.ibge.gov.br/cidadesat/topwindow.htm?1

 Acesso em:14 de novembro de 2011

 

 IBGE

Imagem: Página inicial IBGE cidades

Disponível em: http://www.ibge.gov.br/cidadesat/topwindow.htm?1

  Acesso em:14 de novembro de 2011

 

6. Depois de analisar os dados, clicando em cada item do tema Informações Estatísticas, converse com os alunos sobre:

  • Que atividades econômicas são desenvolvidas no município em que vivem?
  • Para você, qual atividade econômica é mais importante?
  • Imagine se, nos dias atuais, não existissem as diferentes atividades econômicas presentes no município, como seria nossas vidas? 

 

7. Peça aos alunos que formem duplas e conversem sobre as atividades econômicas do município. Depois, que listem no quadro abaixo, o que as atividades econômicas têm de bom e o que precisam melhorar.

 Atividades econômicas do município

O que tem de bom

 

 

 

O que precisa melhorar

 

 

 

8. Caso tenha algo para melhorar, que sugestões vocês dariam?  

Professor(a), é importante evidenciar que não existe uma atividade econômica mais importante que a outra, as atividades se complementam. Caso os alunos apresentam informações sobre a necessidade de melhoria da economia do município elaborem um relatório apresentando tais dados e encaminhe para os órgãos responsáveis.

Recursos Complementares

Sugestão de leitura para o professor(a):

Instituto de pesquisa econômica aplicada. Disponível em: http://www.ipea.gov.br/portal/ Acesso em: 18 de novembro de 2011

Brasil Escola - Economia e Finanças. Disponível em: http://www.brasilescola.com/economia/ Acesso em: 18 de novembro de 2011

Sugere-se, também, o acesso ao site da prefeitura do município, ou do estado em que vivem.

Avaliação

Além da participação nas atividades, ao avaliar os alunos, leve em consideração o processo de desenvolvimento das atividades solicitadas, tendo como critérios:

  1. A participação na realização das atividades sugeridas;
  2. O interesse em desenvolver as atividades de maneira colaborativa;
  3. A realização das atividades solicitadas, que podem ser objeto de avaliação formal;
  4. A possibilidade de identificar as atividades econômicas desenvolvidas no município; 
  5. A capacidade de perceber que a ação dos seres humanos modifica as paisagens do município;
  6. A possibilidade de identificar a relação de interdependência entre as paisagens rural e urbana no município; 
  7. O uso dos diferentes recursos tecnológicos que contribuem para a construção da aprendizagem. 
Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.