01/12/2011
Elizabet Rezende de Faria
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Final | Pluralidade Cultural | Direitos humanos, direitos de cidadania e pluralidade |
Ensino Fundamental Final | Pluralidade Cultural | Ser humano como agente social e produtor de cultura |
Ensino Fundamental Final | Pluralidade Cultural | Pluralidade cultural e a vida dos adolescentes no Brasil |
É preciso que os alunos tenham algumas noções básicas sobre o conceito de sociedade.
Utilizaremos como principal recurso didático para essa aula os laptops UCA conectados à internet. Os demais recursos a serem utilizados do laptop estão descritos nas aulas.
Aula 1e 2 :
O que são tribos urbanas?
Inicie a aula fazendo as seguintes perguntas a turma:
Deixe os alunos responderem, darem exemplos e debaterem sobre suas respostas.
Posteriormente, projete em data show as imagens abaixo:
(Disponível: http://raphaelviper.blogspot.com/2011/01/tribos-urbanas.html, acesso em: 16/11/2011)
Aula 3:
Conhecendo algumas tribos urbanas e suas manifestações culturais
Projete em data show as imagens abaixo, que se referem a algumas tribos urbanas:
HIPPIE
(Disponível em: http://pt.wikipedia.org/wiki/Hippie, acesso em: 18/11/2011)
PUNKS
(Disponível em: http://hram.lviv.ua/2009/11/page/4/, acesso em: 18/11/2011)
EMOS
(Disponível em: http://1.bp.blogspot.com/_1o_eRzNFi3I/TSdESdQB8QI/AAAAAAAAARg/V4m7RzZiYOI/s1600/Emos.jpg, acesso em: 18/11/2011)
Momentos de reflexão:
Conduza a turma a pensar e a debater sobre a seguinte questão: o que leva os jovens a se envolverem com esses grupos? Deixe os alunos pensarem, responderem e conversarem entre si; em seguida é importante ressaltar que as pessoas que fazem parte desses grupos se sentem acolhidas, aceitas, como se fossem uma nova família. Podem expressar suas ideias, darem sua opinião, fugindo ao padrão de comportamento estabelecido pela sociedade.
Aula 4 e 5:
Atividade:
Proponha a turma que faça um passeio pela escola. Nesse passeio, tentem identificar pela vestimenta e modo de agir, colegas que fazem parte ou são simpatizantes de algumas tribos urbanas. Quando encontrarem esses colegas, devem fazer uma entrevista com os mesmo e tirarem uma foto do entrevistado. Para realizar esta atividade, siga as instruções abaixo:
Aula 6:
Nessa aula os grupos devem apresentar os slides, um por vez. Dê 5 minutos para cada grupo fazer sua apresentação. Ao fim de cada apresentação, dê espaço para a turma comentar as imagens coletadas e as respostas dos entrevistados.
Após a apresentação dos grupos, converse com os alunos para que possam compartilhar suas ideias sobre os aspectos interessantes do trabalho realizado, bem como suas dúvidas e opiniões sobre as tribos urbanas e suas manifestações culturais.
Segue abaixo sugestão de sites de pesquisa, para que o professor possa obter mais informações sobre o tema da aula:
http://www.pucrs.br/mj/subsidios-grupo_jovens-03.php(acesso em: 16/11/2011)
http://www.spiner.com.br/modules.php?name=News&file=article&sid=1258&page=2(acesso em: 16/11/2011)
O professor pode adotar como estratégia de avaliação a observação do envolvimento dos alunos em cada aula, identificando através das falas e conteúdos dos trabalhos apresentados se eles compreenderam o conceito de tribos urbanas, se entenderam as informações dadas sobre as diferentes tribos urbanas e suas manifestações culturais mais comuns nas grandes metrópoles.
Sem estrelas 0 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!