01/12/2011
Elizabet Rezende de Faria
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Final | Pluralidade Cultural | Direitos humanos, direitos de cidadania e pluralidade |
Ensino Fundamental Final | Pluralidade Cultural | Pluralidade cultural e a vida dos adolescentes no Brasil |
Ensino Fundamental Final | Pluralidade Cultural | Ser humano como agente social e produtor de cultura |
Aprenderá sobre o problema do preconceito, das práticas violentas e do racismo praticado por algumas tribos urbanas.
É preciso que os alunos tenham algumas noções básicas sobre o conceito de sociedade e tribos urbanas.
Utilizaremos como principal recurso didático para essa aula os laptops UCA conectados à internet. Os demais recursos a serem utilizados do laptop estão descritos nas aulas.
Aula 1:
As tribos urbanas e a prática da violência, do preconceito e do racismo.
(Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=MC9DhN2s_Zs, acesso em: 16/11/2011).
Aula 2:
Atividade
Divida os alunos em grupos de 5 e proponha que façam uma entrevista com os colegas da escola sobre as várias formas de violência praticadas por algumas tribos urbanas. Depois devem transformar a entrevista em vídeo para exibir para a turma. É preciso que os grupos sigam as seguintes instruções:
Sugestão de perguntas:
Aula 3:
Nessa aula os grupos devem apresentar um por vez, os vídeos com as entrevistas que fizeram. Dê 5 minutos para cada grupo fazer sua apresentação. Ao fim de cada apresentação, dê espaço para comentários sobre as respostas dos entrevistados e do tema estudado.O professor deve contribuir com a discussão oferecendo aos alunos informações que contribuam com o desenvolvimento do pensamento crítico dos alunos com relação à importância da defesa dos direitos de cada jovem de estar no mundo, de respeitar e ser respeitado.
Segue abaixo sugestão de sites de pesquisa, para que o professor possa obter mais informações sobre o tema da aula:
http://tribosurbanas.blogs.sapo.pt/591.html(acesso em: 18/11/2011)
http://tribosurbanas.blogger.com.br/(acesso em: 18/11/2011)
O professor pode adotar como critério de avaliação, a observação do envolvimento dos alunos em cada aula, identificando através das falas e conteúdos dos trabalhos apresentados, se os mesmos ampliaram o seu conhecimento a respeito do preconceito, racismo e das práticas violentas de algumas tribos urbanas.
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