Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Rugby e mídia: como praticar na escola? UCA

 

01/12/2011

Autor e Coautor(es)
TIAGO SOARES ALVES
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Elizabet Rezende de Faria

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Educação Física Atitudes, conceitos e procedimentos: esportes, jogos, lutas e ginásticas
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Adquirir conhecimentos sobre o Rugby como fenômeno esportivo e histórico;
  • Identificar semelhanças e diferenças do Rugby com outros esportes;
  • Refletir sobre a relação dessa prática esportiva com as diferentes formas de mídia;
Duração das atividades
08 aulas de 50 minutos / Total 400 minutos.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Conhecimentos básicos sobre esporte (algumas modalidades, regras, conceituação), já esperados nesta faixa de idade.

Estratégias e recursos da aula

Aula 1 e 2. Rugby: o que é isso?

No primeiro momento, o professor não precisa se preocupar em apresentar O Rugby. Alguns alunos conhecerão este esporte, e talvez a maioria deles não saiba do que se trata. Mesmo assim, aproveitaremos do fato de se tratar de uma palavra pouco comum ("esquisita"), para que os alunos fiquem motivados à busca de sua definição.

1. Solicitar que os alunos busquem na internet definições da palavra Rugby [metasys> favoritos>navegador de internet]. As informações encontradas deverão ser registradas em um arquivo de texto, utilizando recursos do netbook. KWord [Metasys> Aplicativos>Ferramentas de Produtividade>Suíte De Escritório> Processador de Textos]

Os resultados desta busca serão objetos de debate que deverá transcorrer em função dos seguintes eixos: a) tradução da palavra Rugby; b) origem do Rugby; c) definição de Rugby.

2. Após a pesquisa o professor deve solicitar que os alunos se reúnam em grupos ( com no máximo quatro componentes) para que socializem suas respostas e criem um texto do grupo (utilizando recursos KWord [Metasys> Aplicativos>Ferramentas de Produtividade>Suíte De Escritório> Processador de Textos]). A redação do texto deve contemplar os seguintes elementos: 

a) Origem da palavra;

b) Tradução da palavra Rugby para o português e suas variações para nosso idioma e de outros países.

c) Definição correta de Rugby e/ou a mais encontrada na internet.

d) Definição do esporte que o Rugby representa: estrutura, regras, objetivo do jogo, etc.

Sugestões de sites de pesquisa sobre Rugby:

http://pt.wikipedia.org/wiki/Rugby, acesso em 19/11/2011

http://www.infoescola.com/esportes/rugby/, acesso em 19/11/2011

Obs.: Em relação às fontes acima, no que tange à pesquisa solicitada acima, o site da enciclopédia livre - Wikipédia - se destaca pela grande quantidade de informações, inclusive, sobre história do referido esporte.

 

3. Em seguida, os alunos farão uma atividade de perguntas e respostas de forma lúdica, um Quiz on line, que poderá ser intitulado assim: O Rugby que eu Quiz! [metasys> favoritos>navegador de internet].
Como se trata de uma atividade lúdica, o professor poderá pedir que façam em grupos (os mesmos formados anteriormente), e, ao final, verificar quem fez mais pontos.

Obs.: O que é um Quiz, clique no seguinte link para saber: http://pt.wikipedia.org/wiki/Quiz, acesso em 19/11/2011

Sugestão de Quiz on line: O Rugby que eu Quiz!

Clique na Imagem abaixo para acessar o quiz on line, em seguida, clique em "FAZER O QUIZ", depois resolva as perguntas, pontue e divirta-se!

imagem quiz

Fonte: http://www.xisde.com.br/xD/tiagoeduca2/1/, acesso em 19/11/2011

4. Após todos os grupos terem feito o Quiz, o professor conduzirá uma conversa para que os alunos verifiquem coletivamente as perguntas que não pontuaram e suas respostas. Nesse sentido, de uma competição saudável os alunos passarão para uma tarefa cooperativa, ou seja, o grupo que acertou alguma pergunta em que o outro errou fornecerá a resposta para que todas compreendam o conteúdo da tarefa.

Aula 3. Conhecendo mais sobre o Rugby e partindo para prática

O professor informará aos alunos que, nesta aula, farão mais pesquisa e, logo após, vivenciarão uma aula prática do esporte Rugby:

1. Os alunos deverão pesquisar, na internet, as modalidades de Rugby com suas respectivas regras. Eles reunirão nos grupos já formados anteriormente e terão vinte minutos, nesta aula, para fazer a pesquisa, que deverá ser concluída na aula seguinte. Informar que será feito um Mapa do Rugby, a partir dos dados da pesquisa realizada e  que,  dentre as modalidades pesquisadas serão escolhidas duas  para vivenciarmos na escola.

2. Em seguida, o professor irá apresentar um vídeo sobre o Rugby e, posteriormente, conduzir os alunos para uma vivência na quadra.

Sugestão de vídeo:

video rug_oficial  http://www.youtube.com/watch?v=QEfZnnTvTps, acesso em 19/11/2011

Possivelmente, os alunos questionarão a dificuldade de reproduzir o jogo do vídeo, em virtude da ausência de material e espaços adequados, e, principalmente, pela questão do contato físico excessivo. Nesse sentido, o professor poderá permitir que eles modifiquem as regras para minimizar a questão do contato físico, mas garantindo o máximo de características do jogo.

Caso eles não consigam mudar significativamente o jogo para viabilizar sua prática na escola, o professor poderá adiantar-se e aplicar o Rugby de Toque (Touch Rugby). Para mais detalhes sobre esta variação acesse: http://pt.wikipedia.org/wiki/Touch_rugby, acesso em 19/11/2011

Sugestão de vídeo sobre Rugby de Toque:

video rug_toque http://www.youtube.com/watch?v=Une-M03vdPg&feature=related, acesso em 19/11/2011

 

Aulas 4, 5, 6 e 7. Conclusão do Mapeamento do Rugby e mais vivências

1. O professor solicitará que os grupos de pesquisa sobre modalidades de Rugby se reunam e concluam a pesquisa iniciada na aula anterior ( terão no máximo 25 minutos). Em seguida, o professor solicitará que os grupos socializem as informações que serão organizadas em um único instrumento, denominado Mapa de Rugby.

Sugestão de Instrumento para o Mapa do Rugby:

MAPEAMENTO DAS MODALIDADES DE RUGBY
MODALIDADE ORIGEM COMO SE JOGA
     

2. Logo após a conclusão do quadro acima, os alunos escolherão uma das modalidades para praticarem nas próximas aulas.

Obs.: O professor deve mediar a escolha dos alunos exigindo que considerem: viabilidade de jogo no espaço, tempo da escola, bem como materiais existentes. Mesmo que eles escolham a modalidade jogada oficialmente para estudarem, deverão ter clareza que, para sua prática na escola, ela deverá sofrer adaptações à realidade escolar.

3. Antes de ir para prática da modalidade, o professor, com o objetivo de descontração e debate sobre regras, oferecerá o Rugby na forma de um jogo on line;

Sugestão de jogo on line sobre Rugby: (clique na imagem)

imagem RugbyRuckus

http://jogosonline.clickgratis.com.br/esporte/rugby_ruckus-1750.html, acesso em 19/11/2011

 

3. Vivência da modalidade escolhida:

As próximas três aulas serão dedicadas à pratica da modalidade escolhida.

Sugestões de vídeos com demonstração de algumas modalidades de Rugby:

Rugby Union

rug_union http://www.youtube.com/watch?v=FJPzQ1pxKho, acesso em 19/11/2011

 

Rugby League

rug_league http://www.youtube.com/watch?v=pHY28z-alwo, acesso em 19/11/2011

 

Touch Rugby

rug_touch http://www.youtube.com/watch?v=NzIt-tBSHs0, acesso em 19/11/2011

Durante todas as vivências os alunos deverão se preocupar com:

a) Ponto de vista técnico/ tático: superar o time adversário muito mais em virtude de variações de movimentação (tática) do que em virtude da força física;

b) Ponto de vista cognitivo:  conhecimento e aplicação das regras, bem como análise crítica quanto ao uso das mesmas no espaço escolar.

c) Ponto de vista social: garantir que todos participem, explorem suas potencialidades e tenham oportunidade real de jogo.

 

Aula 8. Roda de conversa sobre o Rugby e (auto) avaliação

1. Nesse momento, o professor abrirá um debate para que os alunos socializem suas percepções a respeito da experiência de estudo e da prática do Rugby na escola: o que foi bom e o que não foi, o que ele achou mais significativo durante as aulas, qual conhecimento ele mais conseguiu compreender (história, regras, tática, etc.).

2. Em seguida os alunos deverão comentar sobre seu aproveitamento da aula em função dos pontos de vista anteriores com relação aos aspectos: técnico/ tático, cognitivo e social.

Recursos Complementares

Sugestões de sites sobre Rugby institucionalizado:

http://www.rugbyworldcup.com/, acesso em 19/11/2011

http://www.brasilrugby.com.br/, acesso em 19/11/2011

http://www.irb.com/, acesso em 19/11/2011

Avaliação

A avaliação deve contemplar todo processo, garantindo que o aluno reflita sobre o conhecimento adquirido e participação em todas as etapas da aula, sobre o seu papel e desempenho, considerando não somente a aquisição de habilidades técnicas, mas, principalmente, com relação à sua capacidade de respeitar o outro mesmo durante a prática de um jogo competitivo.

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.