01/12/2011
Lígia Beatriz de Paula Germano
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | História | Relações de poder e conflitos sociais |
Ensino Médio | História | Cidadania: diferenças e desigualdades |
O aluno deverá compreender as condições sociais, econômicas e políticas da Primeira República que geraram a Revolta da Vacina, bem como as motivações e os desdobramentos da mesma.
O professor já deve ter trabalhado com o aluno a implantação da República no Brasil e as suas duas primeiras décadas, bem como o Movimento Higienista do período.
AULA 1
O professor deverá fazer uma breve introdução explicando as condições sociais, econômicas e políticas que desencadearam a Revolta da Vacina, bem como os acontecimentos da própria Revolta. Esta introdução não deverá ultrapassar meia aula. Depois deverá ser pedido aos alunos que elaborem por escrito questões e dúvidas. O professor selecionará cinco delas, respondendo-as em voz alta.
Sugestão de links:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Revolta_da_Vacina
(acesso em: 8 nov. 2011);
http://www.ccs.saude.gov.br/revolta/revolta.html
(acesso em: 8 nov. 2011);
http://cdcc.usp.br/ciencia/artigos/art_21/revoltavacina.html
(acesso em: 8 nov. 2011);
http://bndigital.bn.br/redememoria/revacina.html
(acesso em: 8 nov. 2011);
http://www4.uninove.br/ojs/index.php/dialogia/article/viewFile/839/719
(acesso em: 8 nov. 2011).
AULA 2
O professor exibirá as imagens a seguir e pedirá aos alunos que as comente em voz alta e responda, por escrito, às perguntas correspondentes a cada uma delas.
Imagem 1
Fonte: http://vacinarevoltada.blogspot.com/ Acesso em: 8 nov. 2011.
Perguntas:
- O que você vê na imagem?
- Qual a relação das pessoas presentes na imagem com a Revolta da Vacina?
Imagem 2
Fonte: http://maallulopes.blogspot.com/2011/03/revolta-da-vacina.html Acesso em: 8 nov. 2011.
Perguntas:
- O que você acha que a imagem representa?
- Descreva os grupos sociais envolvidos na Revolta e presentes na imagem e quais eram seus desejos na Revolta?
Imagem 03
Fonte: http://www.ccs.saude.gov.br/revolta/revolta.html Acesso em: 8 nov. 2011.
Perguntas:
- Para você, o que representa a imagem?
- O que a imagem diz sobre os movimentos populares que envolveram a Revolta?
AULA 3
Nesta aula, os alunos escutarão uma canção da época que fala sobre a questão da vacinação obrigatória e deverão responder, em voz alta, às perguntas abaixo.
Link para a música e a letra:
http://franklinmartins.com.br/som_na_caixa_gravacao.php?titulo=vacina-obrigatoria#
(acesso em: 8 nov. 2011).
Perguntas:
- Quem são os doutores da higiene e por que a letra os menciona?
- Por que a letra associa a vacinação a meter o ferro?
- Por que a letra fala que é necessário gemer na vacina ou vai para o xadrez?
CONCLUSÃO
Ao final, os alunos terão compreendido as condições sociais, econômicas e políticas que determinaram a Revolta da Vacina, as motivações da mesma e os seus desdobramentos.
Links com informações complementares ou que aprofundam o assunto:
http://www.seer.furg.br/ojs/index.php/biblos/article/viewFile/962/471
(acesso em: 8 nov. 2011);
http://www.teoriaepesquisa.ufscar.br/index.php/tp/article/viewFile/164/140
(acesso em: 8 nov. 2011);
http://seer.furg.br/ojs/index.php/biblos/article/view/1314/598
(acesso em: 8 nov. 2011).
O professor deverá avaliar cada atividade das três aulas de 0 a 10, depois somar e dividir o total por três. Esta é a primeira parte da avaliação, a outra é uma autoavaliação que os alunos deverão fazer.
Sem estrelas 0 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!