Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Música e pluralidade - UCA.

 

01/12/2011

Autor e Coautor(es)
Luciana Xavier de Castro
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Elizabet Rezende de Faria

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Pluralidade Cultural Pluralidade cultural na formação do Brasil
Ensino Fundamental Final Pluralidade Cultural Ser humano como agente social e produtor de cultura
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Aprenderá sobre a relação existente entre música e pluralidade cultural.
  • Conhecerá a diversidade cultural existente na música brasileira.
Duração das atividades
4 aulas de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

É preciso que os alunos tenham algumas noções básicas sobre o conceito de pluralidade cultural.

Estratégias e recursos da aula

 

Utilizaremos como principal recurso didático para essa aula os laptops UCA conectados à internet. Os demais recursos a serem utilizados do laptop estão descritos nas aulas.

Aula 1:

A música como expressão da pluralidade cultural

Inicie a aula propondo uma reflexão com alunos sobre os vários estilos musicais existentes no Brasil como: o samba, o rock, pop, pagode, hip hop, funk, erudito, MPB, jazz, dentre outros. Cada um deles expressa uma forma de enxergar o mundo e estão ligados a um povo, a grupo de pessoas e sua cultura.

Depois peça para acessaram o link abaixo e assistirem ao vídeo que aborda esse tema (duração de 53 segundos).

 diversidade musical

(Disponível em:http://www.youtube.com/watch?v=Ski2mWhScIA, acesso em: 18/11/2011)

Deixe os alunos comentarem o vídeo assistido e peça para identificarem as diferenças culturais em cada estilo musical que aparece no vídeo.

Aula 2:

A diversidade cultural na música brasileira

  • Peça os alunos para acessarem o link: http://pt.wikipedia.org/wiki/M%C3%BAsica_do_Brasil(acesso em: 19/11/2011) e lerem o texto que mostra a diversidade existente no Brasil e em especial na música brasileira, como a mistura de ritmos e as várias influencias que a nossa música recebeu ao longo da sua história.
  • Após a leitura, explique o texto aos alunos e deixe que eles façam perguntas e comentários sobre o texto. Depois, a turma deve acessar o link do vídeo abaixo com duração de 6 minutos e 44 segundos que fala sobre a diversidade da música brasileira:

 

 diversidade musical brasileira

(Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=xtHzFdlDTg8, acesso em: 18/11/201)

  • Faça comentários sobre o vídeo assistido, evidenciando que em cada região do Brasil há um estilo musical que expressa a manifestação cultural daquela região, como a música sertaneja, mais ouvida no interior do Brasil, o samba, típico do Rio de Janeiro, fazendo referencia aos desfiles das escolas de samba, a música indígena, dentre outras. Dê espaço para os alunos falarem e trazerem  exemplos de músicas que fazem parte do seu dia a dia.

Aula 3 e 4:

Atividade:

Divida os alunos em grupo de 5 e proponha que produzam umaparódia musical cuja   letra tenha como  tema  adiversidade cultural da música brasileira.

Instruções:

  1. Escolher a música a ser parodiada (proponha que seja uma música conhecida por eles).
  2. Elaborar a paródia, ou seja, criar uma nova letra para a música escolhida que aborde o tema da diversidade cultural estuda nas aulas acima. (Para entender o que é uma paródia e como criá-la acesse o link:http://pt.wikipedia.org/wiki/Par%C3%B3dia– acesso em 18/11/2011).
  3. Fazer a gravação do grupo cantando a paródia que eles criaram. (Usar menu câmera da área de trabalho, clicar em filmar, depois salvar o vídeo em pendrive)
  4. Postar vídeo produzido no youtube. Para saber como postar vídeos no youtube  acesse:http://www.acessonews.com/blog/3177/como-postar-video-no-youtube/, acesso em: 18/11/2011).
  5. Divulgar para os colegas da sala e da escola por  meio de e-mail, o endereço do vídeo postado.
Recursos Complementares

Segue abaixo sugestão de sites de pesquisa, para que o professor possa obter mais informações sobre o tema da aula:

http://forum.cifraclub.com.br/forum/9/140019/relacionados.html(acesso em: 18/11/2011)

http://pt.wikipedia.org/wiki/M%C3%BAsica(acesso em: 18/11/2011)

Avaliação

O professor pode adotar como estratégia de avaliação a observação do envolvimento dos alunos em cada aula, identificando através das falas e conteúdos dos trabalhos apresentados, se compreenderam a relação existente entre música e pluralidade cultural e sobre a diversidade cultural existente na música brasileira.

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.