Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


O surgimento das novas tecnologias contribuindo para a integração dos mercados – UCA.

 

01/12/2011

Autor e Coautor(es)
Rosilene Tomaz Silva
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Claudia Regina Montes Gumerato

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Geografia Globalização e as novas hierarquias urbanas
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Analisar o que as novas tecnologias contribuem para a integração dos mercados;
  • Compreender o que é globalização;
  • Entender a relação entre a globalização e o surgimento dessas novas tecnologias e sua influencia no mercado global.
Duração das atividades
7 aulas de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Brasil; Fronteiras políticas; Blocos Econômicos.

Estratégias e recursos da aula

Os recursos que serão utilizados na aula são: laptop, projetor de imagens, caixa de som, instrumento musical e internet.

 

Atividade 1 – Entendendo sobre as novas tecnologias e sua integração com os mercados

 

Para iniciar a discussão sobre a aula e com o objetivo de despertar a curiosidade da turma para o tema proposto,  o professor deverá dividir a turma em grupos de quatro alunos.

 

Primeiramente os grupos irão através do laptop interligado à internet fazer a leitura de uma monografia e a análise da mesma.

Em seguida, os grupos irão fazer um texto utilizando o Kword do laptop, contendo todo o entendimento do grupo a respeito do estudo realizado.

 

A monografia está presente no link e tela abaixo:

 

Texto disponível em: http://www.angelfire.com/sk/holgonsi/claudia.html. Acessado em 11/11/2011.

 

Inovações tecnologicas

 

  •  Passos para acessar o Kword no laptop: Metasys – Aplicativos – Ferramentas de Produtividade - Suíte de Escritório – Processador de Textos.

 

Imagem para ilustração

Imagem disponível em: http://katsonfernandes.blogspot.com/p/portal-do-aluno.html. Acessado em 11/11/2011.

 

Em seguida, o professor irá abrir para debate. Para isso, os grupos irão fazer a leitura dos textos e a turma irá comentar cada texto lido.

Neste momento, o professor deverá ser o mediador das discussões incentivando todos os alunos sem exceção a exporem suas ideias e ao final do debate fazer o fechamento das discussões realizadas.

  

Atividade 2 – A globalização como resultado das novas integrações de mercado

 

Para dar continuidade às atividades da aula sobre o tema proposto, o professor irá solicitar que a turma ainda em grupos assistam a dois vídeos através do laptop interligado a internet.

Em seguida, converse entre si sobre o conteúdo apresentado nos vídeos.

Vídeos apresentados nos links e telas abaixo:

 

Vídeo 1 disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=afNPIbOBsqY. Acessado em 11/11/2011.

 

Vídeo

 

 

Vídeo 2 disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=A-_kQIUkCpw&feature=related. Acessado em 11/11/2011.

 

Vídeo 2

 

Após reflexão sobre os vídeos cada grupo irá elaborar quatro questões com respostas, sobre o assunto abordado nos vídeos. Para isso os grupos irão usar o Kword do laptop.

 

Em seguida, o professor irá propor um jogo com perguntas e respostas.

 

Jogo ilustrativo

 

Imagem disponível em: http://quezia-gomes.blogspot.com/. Acessado em 14/11/2011.

 

Regras do jogo

 

  • O grupo faz a pergunta, ao término da pergunta diz valendo e o grupo terá que levantar a mão, o que levantar primeiro responde a questão;
  • Se acertar ganha 2 pontos;
  • Se errar perde 1 ponto;
  • O jogo terá duração até todos terem feito todas as suas perguntas;
  • Cada grupo pergunta uma vez até terminar o jogo;
  • Ao final o grupo que terminar com maior número de pontos ganha o jogo.

 

Em seguida, o professor irá aproveitar as perguntas e as respostas dos alunos para fazer o fechamento das ideias colocadas pela turma.

Neste momento, o professor poderá aprofundar um pouco mais sobre o tema buscando informações contidas no vídeo e no texto trabalhado na atividade anterior. Intercalando os dois para amarrar as ideias desenvolvidas até este momento da aula.

 

  • Passos para acessar o Kword no laptop: Metasys – Aplicativos – Ferramentas de Produtividade - Suíte de Escritório – Processador de Textos.

 

Atividade 3 – Um estudo sobre o tema

 

Em seguida o professor irá solicitar que os alunos ainda em grupos e através do laptop interligado a internet façam a leitura de dois sítios para aprofundar um pouco mais sobre as questões levantadas e a partir da leitura e das outras atividades realizadas anteriormente façam uma paródia ou um poema dependendo da facilidade de cada grupo.

 

Sítios para leitura:

 

http://www.suapesquisa.com/globalizacao/. Acessado em 11/11/2011.

http://www.brasilescola.com/geografia/globalizacao.htm. Acessado em 11/11/2011.

 

Atividade 4 – Apresentação dos resultados

 

Depois de realizado o trabalho, os grupos irão apresentar os resultados, para isso, deverá ter em sala um projetor de imagens, caixa de som, computador e instrumento musical, caso o grupo for usar.

Sendo que cada grupo terá dez minutos para apresentação, e no intervalo de cada apresentação o professor irá fazer seus comentários sobre as questões trabalhadas na música e/ou poema.

 

Violão

Imagem disponível em: http://www.mvhp.com.br/violaob.htm. Acessado em 21/10/2011.

 

Ao final das apresentações o professor irá propor um debate para os alunos colocarem o que compreenderam sobre o tema trabalhado.

Neste momento, cabe ao professor ser o mediador das discussões, incentivando aos alunos a falarem.

Em seguida, o professor irá fazer o fechamento das discussões levantadas em sala, aprofundando um pouco mais o debate e amarrando as ideias levantadas pela turma durante as discussões.

Recursos Complementares

Os seguintes endereços, além dos já citados anteriormente poderão auxiliar o professor na elaboração das aulas e na condução das atividades em sala.

 

http://www.mvhp.com.br/violaob.htm. Acessado em 11/11/2011. No sítio está disponível a imagem usada como ilustração.

http://www.youtube.com.br. Acessado em 11/11/2011. Sítio disponível os vídeos.

http://katsonfernandes.blogspot.com/p/portal-do-aluno.html. Acessado em 11/11/2011. No sítio está disponível a imagem usada como ilustração.

http://quezia-gomes.blogspot.com/. Acessado em 14/11/2011. No sítio está disponível a imagem usada como ilustração.

 

 

Avaliação

O processo de avaliação será no decorrer das aulas durante a realização das atividades, onde o professor irá avaliar o aluno nos seguintes aspectos: compromisso no desenvolvimento das tarefas; envolvimento com a pesquisa; participação; comunicação; interação com o outro; a forma com que os alunos conseguem expor suas ideias e como se comportam em competições.

 

 

 

 

 

Opinião de quem acessou

Cinco estrelas 1 classificações

  • Cinco estrelas 1/1 - 100%
  • Quatro estrelas 0/1 - 0%
  • Três estrelas 0/1 - 0%
  • Duas estrelas 0/1 - 0%
  • Uma estrela 0/1 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.