01/12/2011
Claudia Regina Montes Gumerato
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Final | Geografia | Globalização e as novas hierarquias urbanas |
Brasil; Fronteiras políticas; Blocos Econômicos.
Os recursos que serão utilizados na aula são: laptop, projetor de imagens, caixa de som, instrumento musical e internet.
Atividade 1 – Entendendo sobre as novas tecnologias e sua integração com os mercados
Para iniciar a discussão sobre a aula e com o objetivo de despertar a curiosidade da turma para o tema proposto, o professor deverá dividir a turma em grupos de quatro alunos.
Primeiramente os grupos irão através do laptop interligado à internet fazer a leitura de uma monografia e a análise da mesma.
Em seguida, os grupos irão fazer um texto utilizando o Kword do laptop, contendo todo o entendimento do grupo a respeito do estudo realizado.
A monografia está presente no link e tela abaixo:
Texto disponível em: http://www.angelfire.com/sk/holgonsi/claudia.html. Acessado em 11/11/2011.
Imagem disponível em: http://katsonfernandes.blogspot.com/p/portal-do-aluno.html. Acessado em 11/11/2011.
Em seguida, o professor irá abrir para debate. Para isso, os grupos irão fazer a leitura dos textos e a turma irá comentar cada texto lido.
Neste momento, o professor deverá ser o mediador das discussões incentivando todos os alunos sem exceção a exporem suas ideias e ao final do debate fazer o fechamento das discussões realizadas.
Atividade 2 – A globalização como resultado das novas integrações de mercado
Para dar continuidade às atividades da aula sobre o tema proposto, o professor irá solicitar que a turma ainda em grupos assistam a dois vídeos através do laptop interligado a internet.
Em seguida, converse entre si sobre o conteúdo apresentado nos vídeos.
Vídeos apresentados nos links e telas abaixo:
Vídeo 1 disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=afNPIbOBsqY. Acessado em 11/11/2011.
Vídeo 2 disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=A-_kQIUkCpw&feature=related. Acessado em 11/11/2011.
Após reflexão sobre os vídeos cada grupo irá elaborar quatro questões com respostas, sobre o assunto abordado nos vídeos. Para isso os grupos irão usar o Kword do laptop.
Em seguida, o professor irá propor um jogo com perguntas e respostas.
Imagem disponível em: http://quezia-gomes.blogspot.com/. Acessado em 14/11/2011.
Regras do jogo
Em seguida, o professor irá aproveitar as perguntas e as respostas dos alunos para fazer o fechamento das ideias colocadas pela turma.
Neste momento, o professor poderá aprofundar um pouco mais sobre o tema buscando informações contidas no vídeo e no texto trabalhado na atividade anterior. Intercalando os dois para amarrar as ideias desenvolvidas até este momento da aula.
Atividade 3 – Um estudo sobre o tema
Em seguida o professor irá solicitar que os alunos ainda em grupos e através do laptop interligado a internet façam a leitura de dois sítios para aprofundar um pouco mais sobre as questões levantadas e a partir da leitura e das outras atividades realizadas anteriormente façam uma paródia ou um poema dependendo da facilidade de cada grupo.
Sítios para leitura:
http://www.suapesquisa.com/globalizacao/. Acessado em 11/11/2011.
http://www.brasilescola.com/geografia/globalizacao.htm. Acessado em 11/11/2011.
Atividade 4 – Apresentação dos resultados
Depois de realizado o trabalho, os grupos irão apresentar os resultados, para isso, deverá ter em sala um projetor de imagens, caixa de som, computador e instrumento musical, caso o grupo for usar.
Sendo que cada grupo terá dez minutos para apresentação, e no intervalo de cada apresentação o professor irá fazer seus comentários sobre as questões trabalhadas na música e/ou poema.
Imagem disponível em: http://www.mvhp.com.br/violaob.htm. Acessado em 21/10/2011.
Ao final das apresentações o professor irá propor um debate para os alunos colocarem o que compreenderam sobre o tema trabalhado.
Neste momento, cabe ao professor ser o mediador das discussões, incentivando aos alunos a falarem.
Em seguida, o professor irá fazer o fechamento das discussões levantadas em sala, aprofundando um pouco mais o debate e amarrando as ideias levantadas pela turma durante as discussões.
Os seguintes endereços, além dos já citados anteriormente poderão auxiliar o professor na elaboração das aulas e na condução das atividades em sala.
http://www.mvhp.com.br/violaob.htm. Acessado em 11/11/2011. No sítio está disponível a imagem usada como ilustração.
http://www.youtube.com.br. Acessado em 11/11/2011. Sítio disponível os vídeos.
http://katsonfernandes.blogspot.com/p/portal-do-aluno.html. Acessado em 11/11/2011. No sítio está disponível a imagem usada como ilustração.
http://quezia-gomes.blogspot.com/. Acessado em 14/11/2011. No sítio está disponível a imagem usada como ilustração.
O processo de avaliação será no decorrer das aulas durante a realização das atividades, onde o professor irá avaliar o aluno nos seguintes aspectos: compromisso no desenvolvimento das tarefas; envolvimento com a pesquisa; participação; comunicação; interação com o outro; a forma com que os alunos conseguem expor suas ideias e como se comportam em competições.
Cinco estrelas 1 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
06/03/2012
Cinco estrelasexcelente, gostei muito da elaboração