Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


A internet como mecanismo de comunicação e aproximação dos lugares – UCA.

 

01/12/2011

Autor e Coautor(es)
Rosilene Tomaz Silva
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Claudia Regina Montes Gumerato

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Geografia Globalização e as novas hierarquias urbanas
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Entender o que é internet;
  • Verificar qual o papel da internet no processo de comunicação;
  • Analisar de que forma esse processo de comunicação aproxima lugares e pessoas.
Duração das atividades
8 aulas de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Regiões brasileiras; Economia do Brasil, Fronteiras Políticas e Blocos econômicos.

Estratégias e recursos da aula

Os recursos que serão utilizados na aula são: laptop, projetor de imagens, caixa de som e internet. 

 

Atividade 1 – Internet como rede social

 

Para iniciar a discussão sobre a aula e com o objetivo de despertar a curiosidade da turma para o tema proposto,  o professor irá através de um projetor de imagens, exibir alguns sítios da internet e fazer um comentário geral sobre o assunto abordado.

Neste momento, ele irá incentivar os alunos a falarem sobre o que compreenderam da questão abordada e fazer o fechamento do tema.

Os sítios estão disponíveis no link e tela abaixo: 

http://issuu.com/gaiacreative/docs/ache_cartilha_midiassociais. Acessado em 14/11/2011.

Aula internet             

 

Atividade 2 – Internet para aproximar lugares

 

Para dar início à atividade proposta o professor irá solicitar que a turma divida-se em grupos de três alunos, em seguida, irá pedir para que escolham um laptop de um aluno e com ele conectado a internet façam o download do Google Earth, seguindo os passos abaixo:

Conforme mostra link e tela abaixo:

http://www.superdownloads.com.br/download/100/google-earth/. Acessado em 14/11/2011.

Para fazer download

 

Com o programa disponível no laptop os alunos irão escolher um lugar em cada continente e visualizar as imagens, tentando observar o máximo de informações possíveis.

Para isso deverão observar as informações contidas na página, conforme apresentado no link abaixo:

google

 

Para o desenvolvimento da atividade os alunos deverão seguir os seguintes passos:

 

  • Em cada continente escolher um País;
  • No País escolhido ver a Capital;
  • Na Capital escolher alguns locais de destaque como: aeroporto, praça, empresa e outros dependendo da criatividade e curiosidade de cada aluno.

 

Em seguida, eles irão através Kword do laptop escrever um texto relatando o resultado da atividade, a forma como desenvolveram, o que observaram e as impressões que tiveram no desenvolvimento da atividade. Além do texto em forma dissertativa os alunos também deverão colocar as imagens dos lugares observados.

 

  Imagem para ilustração

Imagem disponível em:  http://katsonfernandes.blogspot.com/p/portal-do-aluno.html. Acessado em 14/11/2011.

 

  • Passos para acessar o Kword no laptop: Metasys – Aplicativos – Ferramentas de Produtividade - Suíte de Escritório – Processador de Textos.

 

Atividade 3 – Internet como forma de comunicação

 

Nesta atividade o professor deverá solicitar que os alunos ainda em grupos façam uma pesquisa sobre os sítios de relacionamento que aproxima as pessoas. Para isso, eles deverão aplicar um questionário para no mínimo dez pessoas de diferentes idades usando os sítios de relacionamento como Messenger, Facebook, Orkut, e-mail e outros que tiverem acesso.

 

Questionário para ser elaborado pela internet

1) Qual o sítio de relacionamento você mais utiliza?

2) Para que você acessa estes sítios? (   ) Trabalho   (   ) Estudo   (   ) Entretenimento

3) Quando você quer entrar em contato com alguém o que faz?

a) Manda carta

b) Manda e-mail

c) Deixa recado nos sítios de relacionamento

4) O que você acha da internet como meio de comunicação?

 

Após terem concluído a atividade eles iram fazer a análise desses questionários. Em seguida, o professor irá propor um debate para os alunos exporem os resultados da pesquisa e a turma juntamente com o professor fazer as considerações a respeito do tema em questão.

 

Atividade 4 – Entendendo melhor o contexto

 

Ainda em trio o professor irá solicitar que os alunos através do laptop interligado à internet, façam a leitura de dois textos.

Após a leitura dos textos eles irão refletir sobre o tema e discutir sobre o assunto abordado nos textos. Em seguida, fazer uma apresentação de slides usando o Kpresenter do laptop para representar o que entenderam do assunto.

 

Textos disponíveis nos links e telas abaixo:

 

http://www.pontomidia.com.br/raquel/revolucao.htm. Acessado em 16/11/2011.

Imagem texto

 

http://www.sirotsky.com.br/Clipping/Apresenta%E7%E3o%20Marcas%20Bowne%20Floripa.pdf. Acessado em 16/11/2011.

Imagem ilustrativa 2

 

  •  Passos para acessar o Kpresenter: Metasys – Aplicativos – Ferramentas de Produtividade – Suíte de Escritório – Gerador de Apresentações.

 

Atividade 5 – Apresentação dos trabalhos

 

Depois de realizado o trabalho os grupos irão apresentar os resultados. Para isso, deverá ter em sala um projetor de imagens e caixa de som. Sendo que neste momento, os grupos apresentaram o resultado de todas as atividades, dentre elas, questionário, texto e apresentação.

Cada grupo terá quinze minutos para apresentar e no intervalo das apresentações o professor irá colocar suas considerações sobre o trabalho e ampliar as discussões sobre o tema abordado.

Neste momento, cabe ao professor ser o mediador das discussões, incentivando aos alunos exporem o que compreenderam sobre o que foi apresentado tanto pelo grupo quanto pelo professor.

Ao final das apresentações o professor irá fazer o fechamento das discussões levantadas em sala, e solicitar que os grupos encaminhem por e-mail o resultado das atividades, para assim fazer as correções, se necessário.

 

Recursos Complementares

Os seguintes endereços a seguir além dos já citados anteriormente poderão auxiliar o professor na elaboração das aulas e na condução das atividades em sala; e contém imagens que ilustram a aula.

http://www.anped.org.br/reunioes/29ra/trabalhos/posteres/GT16-1968--Int.pdf. Acessado em 16/11/2011. Contém informações que auxiliaram o professor.

http://www.suapesquisa.com/globalizacao/. Acessado em 16/11/2011. Contém informações que auxiliaram o professor.

http://katsonfernandes.blogspot.com/p/portal-do-aluno.html. Acessado em 14/11/2011. No sítio está disponível a imagem usada como ilustração.

 

Avaliação

O processo de avaliação será no decorrer das aulas durante a realização das atividades, onde o professor irá avaliar o aluno nos seguintes aspectos: compromisso no desenvolvimento das tarefas; envolvimento com a pesquisa; participação; comunicação; interação com o outro; a forma com que os alunos conseguem expor suas ideias na apresentação e nos debates; e, os resultados encaminhados por e-mail para o professor.

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.