01/12/2011
Claudia Regina Montes Gumerato
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Final | Geografia | Globalização e as novas hierarquias urbanas |
Regiões brasileiras; Economia do Brasil, Fronteiras Políticas e Blocos econômicos.
Os recursos que serão utilizados na aula são: laptop, projetor de imagens, caixa de som e internet.
Atividade 1 – Internet como rede social
Para iniciar a discussão sobre a aula e com o objetivo de despertar a curiosidade da turma para o tema proposto, o professor irá através de um projetor de imagens, exibir alguns sítios da internet e fazer um comentário geral sobre o assunto abordado.
Neste momento, ele irá incentivar os alunos a falarem sobre o que compreenderam da questão abordada e fazer o fechamento do tema.
Os sítios estão disponíveis no link e tela abaixo:
http://issuu.com/gaiacreative/docs/ache_cartilha_midiassociais. Acessado em 14/11/2011.
Atividade 2 – Internet para aproximar lugares
Para dar início à atividade proposta o professor irá solicitar que a turma divida-se em grupos de três alunos, em seguida, irá pedir para que escolham um laptop de um aluno e com ele conectado a internet façam o download do Google Earth, seguindo os passos abaixo:
Conforme mostra link e tela abaixo:
http://www.superdownloads.com.br/download/100/google-earth/. Acessado em 14/11/2011.
Com o programa disponível no laptop os alunos irão escolher um lugar em cada continente e visualizar as imagens, tentando observar o máximo de informações possíveis.
Para isso deverão observar as informações contidas na página, conforme apresentado no link abaixo:
Para o desenvolvimento da atividade os alunos deverão seguir os seguintes passos:
Em seguida, eles irão através Kword do laptop escrever um texto relatando o resultado da atividade, a forma como desenvolveram, o que observaram e as impressões que tiveram no desenvolvimento da atividade. Além do texto em forma dissertativa os alunos também deverão colocar as imagens dos lugares observados.
Imagem disponível em: http://katsonfernandes.blogspot.com/p/portal-do-aluno.html. Acessado em 14/11/2011.
Atividade 3 – Internet como forma de comunicação
Nesta atividade o professor deverá solicitar que os alunos ainda em grupos façam uma pesquisa sobre os sítios de relacionamento que aproxima as pessoas. Para isso, eles deverão aplicar um questionário para no mínimo dez pessoas de diferentes idades usando os sítios de relacionamento como Messenger, Facebook, Orkut, e-mail e outros que tiverem acesso.
Questionário para ser elaborado pela internet
1) Qual o sítio de relacionamento você mais utiliza?
2) Para que você acessa estes sítios? ( ) Trabalho ( ) Estudo ( ) Entretenimento
3) Quando você quer entrar em contato com alguém o que faz?
a) Manda carta
b) Manda e-mail
c) Deixa recado nos sítios de relacionamento
4) O que você acha da internet como meio de comunicação?
Após terem concluído a atividade eles iram fazer a análise desses questionários. Em seguida, o professor irá propor um debate para os alunos exporem os resultados da pesquisa e a turma juntamente com o professor fazer as considerações a respeito do tema em questão.
Atividade 4 – Entendendo melhor o contexto
Ainda em trio o professor irá solicitar que os alunos através do laptop interligado à internet, façam a leitura de dois textos.
Após a leitura dos textos eles irão refletir sobre o tema e discutir sobre o assunto abordado nos textos. Em seguida, fazer uma apresentação de slides usando o Kpresenter do laptop para representar o que entenderam do assunto.
Textos disponíveis nos links e telas abaixo:
http://www.pontomidia.com.br/raquel/revolucao.htm. Acessado em 16/11/2011.
http://www.sirotsky.com.br/Clipping/Apresenta%E7%E3o%20Marcas%20Bowne%20Floripa.pdf. Acessado em 16/11/2011.
Atividade 5 – Apresentação dos trabalhos
Depois de realizado o trabalho os grupos irão apresentar os resultados. Para isso, deverá ter em sala um projetor de imagens e caixa de som. Sendo que neste momento, os grupos apresentaram o resultado de todas as atividades, dentre elas, questionário, texto e apresentação.
Cada grupo terá quinze minutos para apresentar e no intervalo das apresentações o professor irá colocar suas considerações sobre o trabalho e ampliar as discussões sobre o tema abordado.
Neste momento, cabe ao professor ser o mediador das discussões, incentivando aos alunos exporem o que compreenderam sobre o que foi apresentado tanto pelo grupo quanto pelo professor.
Ao final das apresentações o professor irá fazer o fechamento das discussões levantadas em sala, e solicitar que os grupos encaminhem por e-mail o resultado das atividades, para assim fazer as correções, se necessário.
Os seguintes endereços a seguir além dos já citados anteriormente poderão auxiliar o professor na elaboração das aulas e na condução das atividades em sala; e contém imagens que ilustram a aula.
http://www.anped.org.br/reunioes/29ra/trabalhos/posteres/GT16-1968--Int.pdf. Acessado em 16/11/2011. Contém informações que auxiliaram o professor.
http://www.suapesquisa.com/globalizacao/. Acessado em 16/11/2011. Contém informações que auxiliaram o professor.
http://katsonfernandes.blogspot.com/p/portal-do-aluno.html. Acessado em 14/11/2011. No sítio está disponível a imagem usada como ilustração.
O processo de avaliação será no decorrer das aulas durante a realização das atividades, onde o professor irá avaliar o aluno nos seguintes aspectos: compromisso no desenvolvimento das tarefas; envolvimento com a pesquisa; participação; comunicação; interação com o outro; a forma com que os alunos conseguem expor suas ideias na apresentação e nos debates; e, os resultados encaminhados por e-mail para o professor.
Sem estrelas 0 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!