Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


A urbanização no período técnico cientifico informacional, a automação e o desemprego – UCA.

 

01/12/2011

Autor e Coautor(es)
Rosilene Tomaz Silva
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Claudia Regina Montes Gumerato

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Geografia Globalização e as novas hierarquias urbanas
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Entender como se deu o processo de urbanização;
  • Verificar a influência do período técnico científico na urbanização;
  • Analisar as consequências desse processo para as cidades.
Duração das atividades
8 aulas de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Brasil regiões; Brasil político, Meio Urbano e Rural; Economia do Brasil.

Estratégias e recursos da aula

Os recursos que serão utilizados na aula são: laptop, projetor de imagens, caixa de som e internet.                                    

 

Atividade 1- Uma análise sobre o processo de urbanização

Para iniciar a discussão sobre a aula e com o objetivo de despertar a curiosidade da turma para o tema proposto,  o professor irá solicitar aos alunos que em dupla e através do laptop, interligado à internet assistam a dois vídeos, observando os aspectos apresentados e em seguida faça uma análise do assunto abordado.

Os links e telas a seguir possibilitam os alunos assistirem aos vídeos.

http://www.youtube.com/watch?v=e9mLoMI6s5A. Acessado em 16/11/2011.

Imagem 1 aula 3

 

http://www.youtube.com/watch?v=8HnQp-qT_EU&feature=related. Acessado em 16/11/2011.

Imagem 2 aula 3

 

Após a turma ter assistido aos vídeos o professor irá levantar algumas questões para estabelecer um momento de reflexão e debate em sala.

  •  Qual a temática apresentada no vídeo?
  • Mediante as questões apresentadas nos vídeos, que relação pode-se estabelecer entre o processo de urbanização, o avanço tecnológico e os impactos provocados por esse acelerado processo?

Neste momento, o professor irá primeiramente ouvir a opinião da turma sobre o assunto e pedir para que eles relacionem suas respostas com as questões apresentadas nos vídeos, é necessário que o professor incentive todos os alunos a exporem suas ideias sobre as questões levantadas.

Em seguida, o professor irá fazer o fechamento das discussões, aprofundando mais sobre o assunto e aproveitando as falas dos alunos para os envolverem no debate.

Ao término da atividade o professor irá solicitar que a dupla através do Kword do laptop construa um texto dissertativo, contendo a reflexão da dupla a respeito do vídeo e as conclusões do debate.

 

Imagem para ilustração

Imagem disponível em:  http://katsonfernandes.blogspot.com/p/portal-do-aluno.html. Acessado em 16/11/2011.

  •  Passos para acessar o Kword no laptop: Metasys – Aplicativos – Ferramentas de Produtividade - Suíte de Escritório – Processador de Textos.

 

Atividade 2 – A economia do continente Africano

Para desenvolver está atividade o professor irá solicitar que a turma se divida em grupos de cinco alunos, consulte os sítios disponíveis abaixo, faça a leitura dos mesmos e construam um vídeo e uma apresentação no Kpresenter falando sobre o tema abordado nos textos.

Para desenvolver a atividade os grupos deverão seguir a seguinte temática: O avanço tecnógico, sua influência no processo de urbanização e as consequências desse acelerado processo para as cidades.

  

Menino ilustrativo 

Imagem disponível em:  http://fernandogr.com.br/blog/?p=3698. Acessado em 16/11/2011.

  •  Passos para acessar o Kpresenter: Metasys – Aplicativos – Ferramentas de Produtividade – Suíte de Escritório – Gerador de Apresentações.

Sítios para pesquisa:

http://educacao.uol.com.br/geografia/urbanizacao-do-brasil-consequencias-e-caracteristicas-das-cidades.jhtm. Acessado em 16/11/2011.

http://educacao.uol.com.br/geografia/cidades-historia-e-problemas-da-urbanizacao.jhtm. Acessado em 16/11/2011. 

http://mundogeografico.sites.uol.com.br/geral08.htm. Acessado em 16/11/2011.

http://alfredogeografia.blogspot.com/2008/07/urbanizao-brasileira-as-razes-da.html. Acessado em 16/11/2011. 

http://www.juliobattisti.com.br/tutoriais/arlindojunior/geografia028.asp. Acessado em 16/11/2011.

http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/revolucao-industrial/consequencias-da-industrializacao.php. Acessado em 16/11/2011.

 

  • Passos para gravar o vídeo:

 

  • 1° Passo: Configuração do som do laptop:

 

  • Metasys – Aplicativos – Multimídia;
  • Abra o Kmix e vá até a aba “Alternadores”;
  • Selecione a origem de gravação: e-mic;
  • Na aba entrada canal capture coloque nível de volume no máximo;
  • Na mesma aba habilite o amplificador do sinal do microfone “e-mic/ Linein Boost” coloque o volume no máximo;
  • Na aba saída os amplificadores “e-mic Linein e e-mic Linein Boost” coloque o volume no máximo.

 

Camera ilustrativa

Imagem disponível em:  http://mixtonet.blogspot.com/2011/02/veja-os-videos-com-os-gols-do-empate-do.html. Acessado em 16/11/2011.

 

 

  • 2° Passo: Gravando o vídeo

 

  • Para acessar o WxCan você poderá abrir a câmera na área de trabalho ou;
  • Metasys - Aplicativos – Multimídia – WxCan;
  • Clicar no botão vermelho e iniciar a gravação em formato de vídeo.

 

 

Atividade 3 - Apresentação dos trabalhos

 

Após realizado o trabalho, os grupos irão apresentar os resultados, para isso, deverá ter em sala um projetor de imagens e caixa de som.

Cada grupo terá vinte minutos para apresentar e no intervalo das apresentações o professor irá colocar suas considerações sobre o trabalho e ampliar as discussões sobre o tema abordado.

Neste momento, cabe ao professor ser o mediador das discussões, incentivando aos alunos exporem o que compreenderam sobre o que foi apresentado pelo grupo e pelo professor.

Ao final das apresentações o professor irá fazer o fechamento das discussões levantadas em sala, e solicitar que os grupos encaminhem por e-mail o resultado das atividades, para assim fazer as correções, se necessário.

 

Atividade 4 – Divulgação dos resultados

 

O professor irá solicitar que os grupos construam um blog para divulgar os trabalhos realizados sobre o tema abordado na aula, dentre eles, os textos, os slides e o vídeo.

Durante a construção do blog o professor irá solicitar aos alunos que construam uma crítica, colocando a opinião do grupo sobre o tema estudado. Lembrando que esta atividade também será divulgada no blog. Cada grupo irá usar sua criatividade para elaboração desta atividade e deverá divulgar o blog por toda a escola para que todos tenham conhecimento do tema trabalhado nas aulas.

 

  • Para criar o blog os alunos irão acessar o seguinte sítio conforme mostra link e tela abaixo:

 

http://criarumblog.com/. Acessado em 16/11/2011. 

Criar um blog

 

 

Recursos Complementares

Os seguintes endereços, além dos já citados anteriormente poderão auxiliar o professor na elaboração das aulas e na condução das atividades em sala.

http://www.cibergeo.org/artigos/METAMORFOSES.pdf. Acessado em 16/11/2011. Neste sítio possui informações que poderão auxiliar o professor nas aulas.

http://www.slideshare.net/vallmachado/urbanizao-e-crescimento-urbano-finalizado. Acessado em 16/11/2011. Neste sítio possui informações que poderão auxiliar o professor nas aulas. 

http://www.scielo.br/pdf/rbepop/v22n2/v22n2a07.pdf. Acessado em 16/11/2011. Neste sítio possui informações que poderão auxiliar o professor nas aulas.

http://www.youtube.com.br. Acessado em 16/11/2011. Os vídeos usados na aula estão neste sítio.  

http://www.criarumblog.com/. Acessado em 16/11/2011.

http://fernandogr.com.br/blog/?p=3698. Acessado em 16/11/2011. No sítio está disponível a imagem usada como ilustração. 

http://katsonfernandes.blogspot.com/p/portal-do-aluno.html. Acessado em 16/11/2011. No sítio está disponível a imagem usada como ilustração. 

http://mixtonet.blogspot.com/2011/02/veja-os-videos-com-os-gols-do-empate-do.html. Acessado em 16/11/2011.

 

Avaliação

O processo de avaliação será no decorrer das aulas durante a realização das atividades, onde o professor irá avaliar o aluno nos seguintes aspectos: compromisso no desenvolvimento das tarefas; envolvimento com a pesquisa; participação; comunicação; interação com o outro; a forma com que os alunos conseguem expor suas ideias nos debates; a elaboração e divulgação do blog.

 

 

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.