01/12/2011
Claudia Regina Montes Gumerato
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Final | Geografia | Globalização e as novas hierarquias urbanas |
Regiões brasileiras; Economia do Brasil; Urbanização; Brasil Político e Blocos econômicos.
Os recursos que serão utilizados na aula são: laptop, projetor de imagens, caixa de som, instrumento musical e internet.
Atividade 1 – As novas tecnologias
Para iniciar a discussão sobre a aula e com o objetivo de despertar o interesse da turma para o tema proposto o professor irá dividir a turma em cinco grupos, sendo que, a quantidade de alunos nos grupos irá variar de acordo com o número de alunos em sala.
Em seguida, os grupos irão através do laptop interligado a internet fazer a leitura de um texto. A escolha poderá acontecer em forma de sorteio.
Grupo 1: Texto 1: Novas tecnologias versus desenvolvimento urbano.
Texto 1 disponível em: http://www.vitruvius.com.br/revistas/read/arquitextos/04.039/662. Acessado em 17/11/2011.
Grupo 2: Texto 2: A cidade na Cibercultura.
Texto 2 disponível em: http://www.alaic.net/VII_congreso/gt/gt_18/gt%2018%20p4.html. Acessado em 17/11/2011.
Grupo 3: Texto 3: As novas tecnologias: Influências no cotidiano.
Texto 3 disponível em: http://www.cinform.ufba.br/vi_anais/docs/RosemarRosaRachelMarcia.pdf. Acessado em 17/11/2011.
Grupo 4: Texto 4: As novas tecnologias da informação numa sociedade em transição.
Texto 4 disponível em: http://www.cinform.ufba.br/vi_anais/docs/MarciaPalhares.pdf. Acessado em 17/11/2011.
Grupo 5 : Texto 5: Novas tecnologias da informação e da comunicação: as interfaces entre trabalho e lazer.
Texto 5 disponível em: http://www.administradores.com.br/informe-se/artigos/novas-tecnologias-da-informacao-e-da-comunicacao-as-interfaces-entre-trabalho-e-lazer/45068/. Acessado em 17/11/2011.
Ao término da leitura e análise realizada, os grupos irão escrever um texto usando o Kword do laptop ressaltando o que compreenderam a respeito do tema.
Imagem disponível em: http://katsonfernandes.blogspot.com/p/portal-do-aluno.html. Acessado em 16/11/2011.
Em seguida o professor irá fazer um debate em sala. Os alunos farão a leitura dos textos e a turma discutira sobre o assunto abordado pelo grupo.
Neste momento, cabe ao professor ser o mediador das discussões incentivando todos os alunos a participarem deste momento de troca e ao final fazer o fechamento das ideias.
Atividade 2 – Aprofundando sobre o tema
Ao final do debate o professor irá solicitar que os alunos ainda nos mesmos grupos que desenvolveram a atividade anterior reflitam sobre os comentários levantados durante o debate e elabore cinco perguntas com respostas a respeito do texto trabalhado anteriormente. Para isso, eles usarão o Kword do laptop.
Em seguida, o professor irá propor um jogo de perguntas e respostas, onde o professor faz a pergunta e os alunos respondem. Sendo que, os grupos não responderão as questões que eles elaboraram. Termina o jogo quando as questões terminarem e ganha quem responder o maior número de questões.
Imagem disponível em: http://quezia-gomes.blogspot.com/. Acessado em 16/11/2011.
Atividade 3 – Entendendo melhor o contexto
Para o desenvolvimento desta atividade o professor irá através de um projetor de imagens, exibir um vídeo na internet que fala sobre o tema abordado na aula. Vídeo disponível no link e tela abaixo:
http://www.youtube.com/watch?v=jCgYvFR_9nY. Acessado em 17/11/2011.
Após todos terem assistido ao vídeo o professor irá solicitar que cada aluno comente o que compreendeu sobre o vídeo, em seguida conduzir um debate na sala, ouvindo os alunos nas questões colocadas, esclarecendo dúvidas e instigando a turma a se posicionarem a respeito do assunto abordado no vídeo.
Atividade 4 – Exercitando o conhecimento
Para o desenvolvimento desta atividade o professor irá solicitar que a turma novamente em grupos crie uma forma de apresentar para o professor e demais colegas o que compreenderam a respeito do tema estudado.
Para isso, eles poderão fazer um vídeo, uma paródia, uma apresentação de slides ou outra forma que escolherem, dependendo da criatividade de cada grupo.
Imagem disponível em: http://fernandogr.com.br/blog/?p=3698. Acessado em 16/11/2011.
Imagem disponível em: http://mixtonet.blogspot.com/2011/02/veja-os-videos-com-os-gols-do-empate-do.html. Acessado em 16/11/2011.
Atividade 5 – Apresentação dos trabalhos
Depois de realizado o trabalho, os grupos irão apresentar os resultados, para isso, deverá ter em sala um projetor de imagens, caixa de som e instrumento musical, se necessário.
Cada grupo terá dez minutos para apresentar e no intervalo delas o professor irá colocar suas considerações sobre o trabalho e ampliar as discussões sobre o tema abordado.
Neste momento, cabe ao professor ser o mediador das discussões, incentivando aos alunos a exporem o que compreenderam sobre o que foi apresentado pelo grupo e pelo professor.
Ao final das apresentações o professor irá fazer o fechamento das discussões levantadas em sala, e solicitar que grupos encaminhem por e-mail as apresentações, para assim fazer as correções, se necessário.
Os seguintes endereços a seguir além dos já citados anteriormente poderão auxiliar o professor na elaboração das aulas e na condução das atividades em sala; e contém imagens que ilustram a aula.
http://quezia-gomes.blogspot.com/. Acessado em 16/11/2011. No sítio está disponível a imagem usada como ilustração.
http://www.youtube.com.br/. Acessado em 16/11/2011. Os vídeos usados na aula estão neste sítio.
http://katsonfernandes.blogspot.com/p/portal-do-aluno.html. Acessado em 16/11/2011. No sítio está disponível a imagem usada como ilustração.
http://mixtonet.blogspot.com/2011/02/veja-os-videos-com-os-gols-do-empate-do.html. Acessado em 16/11/2011. No sítio está disponível a imagem usada como ilustração.
http://fernandogr.com.br/blog/?p=3698. Acessado em 16/11/2011. No sítio está disponível a imagem usada como ilustração.
O processo de avaliação será no decorrer das aulas durante a realização das atividades, onde o professor irá avaliar o aluno nos seguintes aspectos: compromisso no desenvolvimento das tarefas; envolvimento com a pesquisa; participação; comunicação; interação com o outro; a forma com que os alunos conseguem expor suas ideias na apresentação e nos debates.
Sem estrelas 0 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!