Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR CLASE
 


Como explorar os sons dos objetos e do corpo humano?

 

01/12/2011

Autor y Coautor(es)
Vânia Maria Broering
imagem do usuário

FLORIANOPOLIS - SC NDI UFSC

Dalânea Cristina Flor

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Educação Infantil Arte Visual O fazer artístico
Educação Infantil Linguagem oral e escrita Falar e escutar
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula

 Esta aula possibilitará ao aluno, de três a seis anos de idade, conhecer, perceber e explorar os sons de diferentes objetos do seu cotidiano. Oferecerá situações de experiências sonoras, a partir de estímulos próximos do aluno, como: os sons corporais, da natureza, dos brinquedos, de instrumentos musicais, e de outros objetos. Além de dar-lhe a oportunidade de cantar e de ouvir músicas no decorrer das atividades da rotina escolar.

Em suma, o aluno terá contato com a música, com os sons dos objetos, com os sons do corpo, e explorará além dos sons, a linguagem corporal, as artes visuais, o corpo e o movimento.

Duração das atividades
Cada aula terá duração de trinta minutos e cada momento durará em torno de 15 minutos.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

- linguagem oral e a audição;

- sons.

Estratégias e recursos da aula

 Aula 1-

1º momento - Ouvindo e Cantando a Música Pindorama.

            Os alunos, sentados em roda, na sala ou outro lugar adequado, verão e ouvirão o vídeo Pindorama, do grupo “Palavra Cantada”, postado no item recursos complementares. Os alunos deverão ser estimulados a acompanhar a música, cantando, batendo palmas, acompanhando o ritmo dela .

            Feito isso, o professor perguntará para cada aluno o que aprendeu ouvindo a música e que história ela conta. A partir disso, o professor o convida a  imaginar quantos instrumentos podem ter sido utilizados para fazer a música.

            Esta estratégia poderá ser utilizada com outras canções. É importante que as canções destaquem o som dos instrumentos músicais para faciliar a identificação pelos alunos.

2º momento - Conversando sobre os instrumentos musicais.

            No segundo momento, o professor pergunta aos alunos o que é um instrumento musical; se os alunos têm, em casa, algum instrumento musical; se conhecem alguém que tenha algum; como as pessoas o utilizam. Depois da conversa, o professor apresenta aos alunos alguns instrumentos musicais e identifica com eles as características de cada um.

            Apresentamos, aqui, alguns exemplos mas o professor pode usar aqueles a que tem acesso.

            É interessante que o professor permita que cada aluno manipule os intrumentos para perceber tamanho, formato, som, entre outros aspecto que considerar importante explorar.

 O violão - É um instrumento que tem corda, que tem a forma de um numeral oito e que possui seis cordas.

Violão

Fonte: arquivo pessoal da autora

  

  A flauta - É um instrumento para soprar e é formada por um tubo oco, com vários orifícios.

Flauta 

Fonte: arquivo da autora

  

 O pandeiro - É um pequeno tambor revestido de um só lado, cheio de guizos. É um instrumento de percussão, que se toca batendo nele.

Pandeiro

Fonte: arquivo da autora

É interessante o professor explorar também instrumentos típicos de sua região, caso haja algum.

2º Aula-

1º momento- Explorando os sons do nosso corpo, como bater palmas.

            As crianças acompanham a sequência das atividades, andando livremente pela sala.

            O professor instiga os alunos a pensarem se há outras formas, além do uso de instrumentos musicais, por meio das quais conseguimos produzir sons. E pergunta se é possível produzir som com nosso corpo. Pede para que cada aluno tente produzir um som com o seu próprio corpo. O professor pode dar dicas para ajudar os alunos, perguntando se com as mão poderiam produzir som, e com os pés? Para ampliar a exploração o professor fala da possibilidade de variação do volume e de intensidade do som e convida-os para diferentes experimentações: Vamos bater palmas bem devagar e rápido. Vamos bater palmas fraco e bem forte.

Batendo Palmas- 1º devagar, depois rápido.

                                  2º Fraco, depois forte.                                                                        

            Nas propostas de batidas rítmicas, procure alternar o andamento: rápido, lento, normal. O professor pergunta aos alunos que outros sons podemos fazer. Assim, assoviar, soprar, estalar a língua também são exercícios de sons vocais que poderão ser propostos:

Soprar: sons vocais de curta e longa duração.

           2º momento- Explorando e identificando os sons dos objetos.

            Na sala, com os alunos sentados em uma roda, a professora apresenta um saco surpresa perguntando o que acham que tem dentro dele. Estimula os alunos a ouvirem o som e identificarem os objetos, sem que possam vê-los, para isso o professor bate no objeto com a mão, ou usando um pauzinho. Em seguida, o professor dá oportunidade aos alunos de explorarem os sons dos objetos do saco surpresa.

saco surpresa

                                                                                         Foto do arquivo pessoal da autora

 Outros materiais que podem ser colocados no saco surpresa: baldinho, tampa de panela, lata, caixa de fósforos, pote de plástico, jornal, revista. Aqui estamos dando sugestões, mas você, professor, poderá recriá-las, de acordo com as possibilidades ou as necessidades do grupo.

 3º momento - Escolhendo um objeto do saco surpresa. O aluno se esconde do lado de fora da sala.

            O professor orienta para que um aluno de cada vez, vá até um espaço da sala onde ninguém pode vê-lo (espaço previamente combinado, poderá ser fora da sala, próximo à porta)  levando o saco surpresa e de lá produza o som de um dos objetos, para que o restante do grupo tente identificar de que objeto é aquele som.

            Para esta atividade de identificação sonora, o professor poderá criar outras estratégias, como: identificar qual instrumento musical está sendo tocado; com vendas nos olhos identificar de quem é a voz; identificar o som de um molho de chaves, de guizo, de água sendo despejada numa bacia, rasgando papéis, etc. Ou seja, explorar os mais variados sons, estimulando a percepção auditiva dos alunos.

Recursos Complementares
Avaliação

O professor deve observar se os alunos participaram das atividades, se exploraram os sons de outros objetos, se gostaram e aprenderam a cantar a música Pindorama, se perceberam que nosso corpo também pode produzir diferentes sons, se conseguiram explorar a sonoridade dos objetos.

Opinión de quien visitó

Sem estrelas 0 calificaciones

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncia opiniones o materiales indebidos!

Sem classificação.
INFORMAR ERRORES
¿Encontraste algún error? Descríbelo aquí y colabora para que las informaciones del Portal estén siempre correctas.
CONTACTO
Deja tu mensaje al Portal. Dudas, críticas y sugerencias siempre son bienvenidas.