01/12/2011
Dalânea Cristina Flor
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Educação Infantil | Arte Visual | O fazer artístico |
Educação Infantil | Linguagem oral e escrita | Falar e escutar |
Esta aula possibilitará ao aluno, de três a seis anos de idade, conhecer, perceber e explorar os sons de diferentes objetos do seu cotidiano. Oferecerá situações de experiências sonoras, a partir de estímulos próximos do aluno, como: os sons corporais, da natureza, dos brinquedos, de instrumentos musicais, e de outros objetos. Além de dar-lhe a oportunidade de cantar e de ouvir músicas no decorrer das atividades da rotina escolar.
Em suma, o aluno terá contato com a música, com os sons dos objetos, com os sons do corpo, e explorará além dos sons, a linguagem corporal, as artes visuais, o corpo e o movimento.
- linguagem oral e a audição;
- sons.
Aula 1-
1º momento - Ouvindo e Cantando a Música Pindorama.
Os alunos, sentados em roda, na sala ou outro lugar adequado, verão e ouvirão o vídeo Pindorama, do grupo “Palavra Cantada”, postado no item recursos complementares. Os alunos deverão ser estimulados a acompanhar a música, cantando, batendo palmas, acompanhando o ritmo dela .
Feito isso, o professor perguntará para cada aluno o que aprendeu ouvindo a música e que história ela conta. A partir disso, o professor o convida a imaginar quantos instrumentos podem ter sido utilizados para fazer a música.
Esta estratégia poderá ser utilizada com outras canções. É importante que as canções destaquem o som dos instrumentos músicais para faciliar a identificação pelos alunos.
2º momento - Conversando sobre os instrumentos musicais.
No segundo momento, o professor pergunta aos alunos o que é um instrumento musical; se os alunos têm, em casa, algum instrumento musical; se conhecem alguém que tenha algum; como as pessoas o utilizam. Depois da conversa, o professor apresenta aos alunos alguns instrumentos musicais e identifica com eles as características de cada um.
Apresentamos, aqui, alguns exemplos mas o professor pode usar aqueles a que tem acesso.
É interessante que o professor permita que cada aluno manipule os intrumentos para perceber tamanho, formato, som, entre outros aspecto que considerar importante explorar.
O violão - É um instrumento que tem corda, que tem a forma de um numeral oito e que possui seis cordas.
Fonte: arquivo pessoal da autora
A flauta - É um instrumento para soprar e é formada por um tubo oco, com vários orifícios.
Fonte: arquivo da autora
O pandeiro - É um pequeno tambor revestido de um só lado, cheio de guizos. É um instrumento de percussão, que se toca batendo nele.
Fonte: arquivo da autora
É interessante o professor explorar também instrumentos típicos de sua região, caso haja algum.
2º Aula-
1º momento- Explorando os sons do nosso corpo, como bater palmas.
As crianças acompanham a sequência das atividades, andando livremente pela sala.
O professor instiga os alunos a pensarem se há outras formas, além do uso de instrumentos musicais, por meio das quais conseguimos produzir sons. E pergunta se é possível produzir som com nosso corpo. Pede para que cada aluno tente produzir um som com o seu próprio corpo. O professor pode dar dicas para ajudar os alunos, perguntando se com as mão poderiam produzir som, e com os pés? Para ampliar a exploração o professor fala da possibilidade de variação do volume e de intensidade do som e convida-os para diferentes experimentações: Vamos bater palmas bem devagar e rápido. Vamos bater palmas fraco e bem forte.
Batendo Palmas- 1º devagar, depois rápido.
2º Fraco, depois forte.
Nas propostas de batidas rítmicas, procure alternar o andamento: rápido, lento, normal. O professor pergunta aos alunos que outros sons podemos fazer. Assim, assoviar, soprar, estalar a língua também são exercícios de sons vocais que poderão ser propostos:
Soprar: sons vocais de curta e longa duração.
2º momento- Explorando e identificando os sons dos objetos.
Na sala, com os alunos sentados em uma roda, a professora apresenta um saco surpresa perguntando o que acham que tem dentro dele. Estimula os alunos a ouvirem o som e identificarem os objetos, sem que possam vê-los, para isso o professor bate no objeto com a mão, ou usando um pauzinho. Em seguida, o professor dá oportunidade aos alunos de explorarem os sons dos objetos do saco surpresa.
Foto do arquivo pessoal da autora
Outros materiais que podem ser colocados no saco surpresa: baldinho, tampa de panela, lata, caixa de fósforos, pote de plástico, jornal, revista. Aqui estamos dando sugestões, mas você, professor, poderá recriá-las, de acordo com as possibilidades ou as necessidades do grupo.
3º momento - Escolhendo um objeto do saco surpresa. O aluno se esconde do lado de fora da sala.
O professor orienta para que um aluno de cada vez, vá até um espaço da sala onde ninguém pode vê-lo (espaço previamente combinado, poderá ser fora da sala, próximo à porta) levando o saco surpresa e de lá produza o som de um dos objetos, para que o restante do grupo tente identificar de que objeto é aquele som.
Para esta atividade de identificação sonora, o professor poderá criar outras estratégias, como: identificar qual instrumento musical está sendo tocado; com vendas nos olhos identificar de quem é a voz; identificar o som de um molho de chaves, de guizo, de água sendo despejada numa bacia, rasgando papéis, etc. Ou seja, explorar os mais variados sons, estimulando a percepção auditiva dos alunos.
http://educaja.com.br/2008/01/instrumentos-musicais-com-sucata.html
http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/portals/pde/arquivos/2269-6.pdf
O professor deve observar se os alunos participaram das atividades, se exploraram os sons de outros objetos, se gostaram e aprenderam a cantar a música Pindorama, se perceberam que nosso corpo também pode produzir diferentes sons, se conseguiram explorar a sonoridade dos objetos.
Sem estrelas 0 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!