01/12/2011
Lígia Beatriz de Paula Germano
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Médio | História | Cultura |
Ensino Médio | História | Memória |
Ensino Médio | Sociologia | Cultura e diversidade cultural |
Ensino Médio | História | Poder |
Ensino Médio | História | Diversidade cultural, conflitos e vida em sociedade |
Ensino Médio | Sociologia | Indivíduo, identidade e socialização |
- O contexto da Península Ibérica medieval.
- As principais etapas da “Reconquista”.
- A mentalidade de Cruzada e de “Reconquista”.
- As diferenças, similitudes, alianças e desavenças entre cristãos e muçulmanos.
- El Cid.
- A “Reconquista” Portuguesa.
- As principais consequências da “Reconquista”.
- As principais estruturas da Península Ibérica medieval.
- As Invasões árabes da Península Ibérica.
INTRODUÇÃO
Para iniciar uma aula sobre a “Reconquista”, o professor deverá fazer uma rápida recapitulação do contexto histórico da Península Ibérica, contemplando a invasão árabe e o contra-ataque cristão imediatamente posterior. Além disso, deverá alertar seus alunos de que o tema deverá ser estudado e entendido em um contexto mais amplo, o do Ocidente medieval, e em uma perspectiva maior, o da mentalidade cruzadística.
Aula 1
O professor deverá iniciar a aula apresentando o seguinte mapa:
– “A Reconquista Ibérica”, disponível em: http://www.infoescola.com/historia/reconquista-da-peninsula-iberica/
A seguir, dispor os alunos em círculo e iniciar um debate entre eles, tomando por base o seguinte roteiro:
- Do que se trata o mapa?
- Qual o local mostrado pelo mapa?
- O que está representado no mapa?
- O que está em jogo?
Em seguida, perguntar aos alunos o que sabem sobre a “Reconquista” e deixá-los falar livremente por certo tempo. Quando se der por satisfeito, o professor deverá entrar na discussão, explicando aos seus alunos o que se designa por “Reconquista”. Sua explicação deverá passar pelos seguintes pontos:
- Invasão da Península Ibérica pelos árabes muçulmanos;
- Ânsia de “Reconquista” da Península pelos cristãos;
- A introdução da mentalidade de Cruzada no conceito de “Reconquista”.
Aula 2
Ao dar início à segunda aula, o professor deverá distribuir entre seus alunos os textos e o vídeo relacionados abaixo.
- Textos:
http://www.infoescola.com/historia/reconquista-da-peninsula-iberica/
http://www1.folha.uol.com.br/folha/educacao/ult305u687.shtml
- Vídeo: http://www.youtube.com/watch?v=RPnBWFTACNA
Baseando-se nos textos e no vídeo, os alunos deverão escrever uma redação de 20 linhas a respeito da “Reconquista”, elencando suas principais características, precedentes, combates, fases, personagens e, principalmente, um estudo sobre a mentalidade e concepção de “Reconquista”.
Aula 3
A terceira aula será dedicada exclusivamente à “Reconquista” Portuguesa. Assim, a princípio, os alunos deverão assistir ao vídeo disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=B7F3fPHiY-8.
O vídeo servirá como um “aperitivo” aos alunos, que deverão perceber mais atentamente o papel dos portugueses no aspecto amplo da “Reconquista”.
A seguir, os alunos deverão fazer a leitura do texto disponível em: http://historiaviva-vanda51.blogspot.com/2010/05/reconquista-e-formacao-de-portugal.html.
Uma vez realizada a leitura, o professor deverá realizar um debate com os seus alunos a respeito da “Reconquista” Portuguesa. O debate deverá contemplar os seguintes elementos:
- A importância da “Reconquista” para a formação de Portugal;
- As fases da “Reconquista” Portuguesa;
- Os grandes responsáveis pela formação do reino de Portugal.
Conclusão
Com o fim das aulas, o aluno compreenderá os principais motivos que levaram os cristãos a entrarem em conflito permanente com os muçulmanos na Península Ibérica e, também, perceberá a importância da mentalidade de Cruzada para promover e mover a “Reconquista”.
Sites:
- http://pt.wikipedia.org/wiki/Reconquista
O professor deverá tomar como base de avaliação a compreensão dos alunos dos conceitos adquiridos ao longo das três aulas. Baseará a sua análise na participação dos alunos nos debates sugeridos na primeira e terceira aulas. O texto produzido deverá ser avaliado em sua consistência, redação e conteúdo.
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