Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


A “Reconquista”

 

01/12/2011

Autor e Coautor(es)
Bruno Pimenta Starling
imagem do usuário

BELO HORIZONTE - MG Universidade Federal de Minas Gerais

Lígia Beatriz de Paula Germano

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Médio História Cultura
Ensino Médio História Memória
Ensino Médio Sociologia Cultura e diversidade cultural
Ensino Médio História Poder
Ensino Médio História Diversidade cultural, conflitos e vida em sociedade
Ensino Médio Sociologia Indivíduo, identidade e socialização
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

 

- O contexto da Península Ibérica medieval.

- As principais etapas da “Reconquista”.

- A mentalidade de Cruzada e de “Reconquista”.

- As diferenças, similitudes, alianças e desavenças entre cristãos e muçulmanos.

- El Cid.

- A “Reconquista” Portuguesa.

- As principais consequências da “Reconquista”.

Duração das atividades
Três aulas de 50 minutos.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

 

- As principais estruturas da Península Ibérica medieval.

- As Invasões árabes da Península Ibérica.

Estratégias e recursos da aula

 

INTRODUÇÃO

Para iniciar uma aula sobre a “Reconquista”, o professor deverá fazer uma rápida recapitulação do contexto histórico da Península Ibérica, contemplando a invasão árabe e o contra-ataque cristão imediatamente posterior. Além disso, deverá alertar seus alunos de que o tema deverá ser estudado e entendido em um contexto mais amplo, o do Ocidente medieval, e em uma perspectiva maior, o da mentalidade cruzadística.

Aula 1

O professor deverá iniciar a aula apresentando o seguinte mapa:

– “A Reconquista Ibérica”, disponível em: http://www.infoescola.com/historia/reconquista-da-peninsula-iberica/

Mapa Recoqnuista

A seguir, dispor os alunos em círculo e iniciar um debate entre eles, tomando por base o seguinte roteiro:

- Do que se trata o mapa?

- Qual o local mostrado pelo mapa?

- O que está representado no mapa?

- O que está em jogo?

Em seguida, perguntar aos alunos o que sabem sobre a “Reconquista” e deixá-los falar livremente por certo tempo. Quando se der por satisfeito, o professor deverá entrar na discussão, explicando aos seus alunos o que se designa por “Reconquista”. Sua explicação deverá passar pelos seguintes pontos:

- Invasão da Península Ibérica pelos árabes muçulmanos;

- Ânsia de “Reconquista” da Península pelos cristãos;

- A introdução da mentalidade de Cruzada no conceito de “Reconquista”. 

Aula 2

Ao dar início à segunda aula, o professor deverá distribuir entre seus alunos os textos e o vídeo relacionados abaixo.

- Textos:

http://www.infoescola.com/historia/reconquista-da-peninsula-iberica/

http://www1.folha.uol.com.br/folha/educacao/ult305u687.shtml

- Vídeo: http://www.youtube.com/watch?v=RPnBWFTACNA

Baseando-se nos textos e no vídeo, os alunos deverão escrever uma redação de 20 linhas a respeito da “Reconquista”, elencando suas principais características, precedentes, combates, fases, personagens e, principalmente, um estudo sobre a mentalidade e concepção de “Reconquista”.

Aula 3

A terceira aula será dedicada exclusivamente à “Reconquista” Portuguesa. Assim, a princípio, os alunos deverão assistir ao vídeo disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=B7F3fPHiY-8.

O vídeo servirá como um “aperitivo” aos alunos, que deverão perceber mais atentamente o papel dos portugueses no aspecto amplo da “Reconquista”.

A seguir, os alunos deverão fazer a leitura do texto disponível em: http://historiaviva-vanda51.blogspot.com/2010/05/reconquista-e-formacao-de-portugal.html.

Uma vez realizada a leitura, o professor deverá realizar um debate com os seus alunos a respeito da “Reconquista” Portuguesa. O debate deverá contemplar os seguintes elementos:

- A importância da “Reconquista” para a formação de Portugal;

- As fases da “Reconquista” Portuguesa;

- Os grandes responsáveis pela formação do reino de Portugal.

Conclusão

Com o fim das aulas, o aluno compreenderá os principais motivos que levaram os cristãos a entrarem em conflito permanente com os muçulmanos na Península Ibérica e, também, perceberá a importância da mentalidade de Cruzada para promover e mover a “Reconquista”.

Recursos Complementares
Avaliação

 

O professor deverá tomar como base de avaliação a compreensão dos alunos dos conceitos adquiridos ao longo das três aulas. Baseará a sua análise na participação dos alunos nos debates sugeridos na primeira e terceira aulas. O texto produzido deverá ser avaliado em sua consistência, redação e conteúdo. 

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.