Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


A Guerra das Rosas: York e Lancaster pelo poder na Inglaterra

 

01/12/2011

Autor e Coautor(es)
Bruno Pimenta Starling
imagem do usuário

BELO HORIZONTE - MG Universidade Federal de Minas Gerais

Lígia Beatriz de Paula Germano

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Médio História Poder
Ensino Médio Sociologia Poder, política e Estado Moderno
Ensino Médio História Processo histórico: nações e nacionalidades
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

 

- As estruturas da Inglaterra ao fim da Idade Média.

- As peculiaridades da Guerra entre York e Lancaster;

- Motivos do conflito.

- Fases do conflito.

- Consequências do conflito.

Duração das atividades
Três aulas de 50 minutos.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

 

- As principais estruturas políticas, sociais e econômicas do período medieval.

- Guerra dos Cem Anos.

Estratégias e recursos da aula

 

INTRODUÇÃO

O tema que será abordado está intimamente relacionado à formação da Inglaterra como nação. O professor deverá alertar seus alunos para o fato de que esse processo iniciado, chamado de nacionalismo, tomava lugar em outras partes da Europa, como Portugal, Espanha e França, fazendo do nosso objeto de estudo apenas uma pequena parte de um contexto mais amplo.

DESENVOLVIMENTO

Aula 1

O professor deverá dar início à aula, mostrando aos alunos as seguintes imagens:

- Imagem 1: A rosa branca de York. Disponível em: http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/inglaterra/imagens/guerra-das-duas-rosas-2.jpg

Rosa branca de York

- Imagem 2: A rosa vermelha de Lancaster. Disponível em: http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/inglaterra/imagens/guerra-das-duas-rosas.jpg

Rosa Vermelha de Lancaster

Depois da exibição das imagens, o professor deverá aplicar o seguinte questionário aos alunos:

- A que se referem estas imagens?

- Sabem o que identificam?

- Sabem o que simbolizam?

Uma vez que as perguntas foram respondidas, o professor deverá apresentar o tema da aula: “A Guerra das Duas Rosas: York e Lancaster pelo poder na Inglaterra”. Em seguida, deverá fazer uma rápida explicação a respeito das principais estruturas medievais inglesas, lembrando, inclusive, da Magna Carta e das peculiaridades dinásticas que envolveram a Inglaterra na Guerra dos Cem Anos e, posteriormente, na Guerra das Duas Rosas.

Aula 2

Na segunda aula, o vídeo disponível no site a seguir deverá ser mostrado aos alunos: http://www.youtube.com/watch?v=g4OSyz6DrzM.

Logo após, o professor deverá dispor os seus alunos em círculo e iniciar um debate a respeito da Guerra das Duas Rosas:

- Origens da guerra;

- Contexto histórico;

- Fases da guerra;

- Personagens;

- Consequências das Guerras.

Aula 3

O professor deverá iniciar a terceira aula, mostrando a seguinte imagem aos alunos:

- Imagem 3: A rosa de Tudor (disponível em: http://1.bp.blogspot.com/_3oLyEFfVksw/SggTiqbgHsI/AAAAAAAAAYE/s1b2TFEPPzA/s400/Tudor_rose.png).

Rosa Tudor

Deverá, em seguida, iniciar uma pequena discussão, perguntando aos alunos:

- O que simboliza esta rosa?

- Quem a utilizou?

- Por quê?

Uma vez que o professor se dê por satisfeito, deverá distribuir entre seus alunos os seguintes textos:

- Texto 1, disponível em: http://www.infoescola.com/historia/guerra-das-rosas/;

- Texto 2, disponível em: http://pt.wikipedia.org/wiki/Guerra_das_Rosas;

- Texto 3, disponível em: http://guerras.brasilescola.com/idade-media/guerra-das-rosas.htm.

Em seguida, os alunos deverão, em grupos e de acordo com os textos lidos, fazer um pequeno texto esquemático no qual deverão constar os mesmos aspectos discutidos em sala durante a segunda aula.

Conclusão

Ao final das três aulas, os alunos compreenderão as causas e as consequências da Guerra das Duas Rosas e qual a sua importância para a formação da Inglaterra como uma nação.

Recursos Complementares
Avaliação

 

O professor deverá avaliar os alunos ao longo das atividades sugeridas nas três aulas. Na primeira e na segunda aulas, ele deverá ficar atento à participação dos alunos nos debates sugeridos. Na terceira aula, deverá avaliar cada grupo de acordo com o conteúdo, redação e apresentação dos textos produzidos. 

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.