01/12/2011
Lígia Beatriz de Paula Germano
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Médio | História | Poder |
Ensino Médio | Sociologia | Poder, política e Estado Moderno |
Ensino Médio | História | Processo histórico: nações e nacionalidades |
- As estruturas da Inglaterra ao fim da Idade Média.
- As peculiaridades da Guerra entre York e Lancaster;
- Motivos do conflito.
- Fases do conflito.
- Consequências do conflito.
- As principais estruturas políticas, sociais e econômicas do período medieval.
- Guerra dos Cem Anos.
INTRODUÇÃO
O tema que será abordado está intimamente relacionado à formação da Inglaterra como nação. O professor deverá alertar seus alunos para o fato de que esse processo iniciado, chamado de nacionalismo, tomava lugar em outras partes da Europa, como Portugal, Espanha e França, fazendo do nosso objeto de estudo apenas uma pequena parte de um contexto mais amplo.
DESENVOLVIMENTO
Aula 1
O professor deverá dar início à aula, mostrando aos alunos as seguintes imagens:
- Imagem 1: A rosa branca de York. Disponível em: http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/inglaterra/imagens/guerra-das-duas-rosas-2.jpg
- Imagem 2: A rosa vermelha de Lancaster. Disponível em: http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/inglaterra/imagens/guerra-das-duas-rosas.jpg
Depois da exibição das imagens, o professor deverá aplicar o seguinte questionário aos alunos:
- A que se referem estas imagens?
- Sabem o que identificam?
- Sabem o que simbolizam?
Uma vez que as perguntas foram respondidas, o professor deverá apresentar o tema da aula: “A Guerra das Duas Rosas: York e Lancaster pelo poder na Inglaterra”. Em seguida, deverá fazer uma rápida explicação a respeito das principais estruturas medievais inglesas, lembrando, inclusive, da Magna Carta e das peculiaridades dinásticas que envolveram a Inglaterra na Guerra dos Cem Anos e, posteriormente, na Guerra das Duas Rosas.
Aula 2
Na segunda aula, o vídeo disponível no site a seguir deverá ser mostrado aos alunos: http://www.youtube.com/watch?v=g4OSyz6DrzM.
Logo após, o professor deverá dispor os seus alunos em círculo e iniciar um debate a respeito da Guerra das Duas Rosas:
- Origens da guerra;
- Contexto histórico;
- Fases da guerra;
- Personagens;
- Consequências das Guerras.
Aula 3
O professor deverá iniciar a terceira aula, mostrando a seguinte imagem aos alunos:
- Imagem 3: A rosa de Tudor (disponível em: http://1.bp.blogspot.com/_3oLyEFfVksw/SggTiqbgHsI/AAAAAAAAAYE/s1b2TFEPPzA/s400/Tudor_rose.png).
Deverá, em seguida, iniciar uma pequena discussão, perguntando aos alunos:
- O que simboliza esta rosa?
- Quem a utilizou?
- Por quê?
Uma vez que o professor se dê por satisfeito, deverá distribuir entre seus alunos os seguintes textos:
- Texto 1, disponível em: http://www.infoescola.com/historia/guerra-das-rosas/;
- Texto 2, disponível em: http://pt.wikipedia.org/wiki/Guerra_das_Rosas;
- Texto 3, disponível em: http://guerras.brasilescola.com/idade-media/guerra-das-rosas.htm.
Em seguida, os alunos deverão, em grupos e de acordo com os textos lidos, fazer um pequeno texto esquemático no qual deverão constar os mesmos aspectos discutidos em sala durante a segunda aula.
Conclusão
Ao final das três aulas, os alunos compreenderão as causas e as consequências da Guerra das Duas Rosas e qual a sua importância para a formação da Inglaterra como uma nação.
Sites:
- http://www.dec.ufcg.edu.br/biografias/RBDCasLY.html
- http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/inglaterra/guerra-das-duas-rosas.php
O professor deverá avaliar os alunos ao longo das atividades sugeridas nas três aulas. Na primeira e na segunda aulas, ele deverá ficar atento à participação dos alunos nos debates sugeridos. Na terceira aula, deverá avaliar cada grupo de acordo com o conteúdo, redação e apresentação dos textos produzidos.
Sem estrelas 0 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!