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As cidades italianas na Idade Média: Pisa, Gênova e Veneza

 

01/12/2011

Autor e Coautor(es)
Bruno Pimenta Starling
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BELO HORIZONTE - MG Universidade Federal de Minas Gerais

Lígia Beatriz de Paula Germano

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Médio História Poder
Ensino Médio Sociologia Cultura e diversidade cultural
Ensino Médio Sociologia Estudo das sociedades humanas
Ensino Médio História Cultura
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

 

- As estruturas das cidades italianas medievais: cidades-estado.

- As peculiaridades da Itália Medieval.

- O comércio e a interação com o Oriente.

- A importância do mar Mediterrâneo.

Duração das atividades
Três aulas de 50 minutos.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

 

As principais estruturas políticas, sociais e econômicas do período medieval.

Estratégias e recursos da aula

 

INTRODUÇÃO

O professor deverá salientar que, apesar de o Feudalismo se ter destacado em diversas partes da Europa, ele assumiu diferentes aspectos e peculiaridades, além de uma maior ou menor intensidade onde quer que se tenha manifestado. A Península Itálica, por exemplo, conheceu, em certas regiões, um Feudalismo mais parecido com o chamado Feudalismo clássico. Entretanto, as cidades que os alunos agora estudarão demonstraram, ao longo do período medieval, uma dinâmica econômica, política, cultural e social um tanto distinta.

DESENVOLVIMENTO

Aula 1

O professor deverá iniciar a aula mostrando o seguinte slideshare, disponível em:http://www.slideshare.net/gabnare/as-cidades-italianas.

Em seguida, com os alunos dispostos em círculo, o professor deverá iniciar um debate a respeito das cidades italianas medievais, também conhecidas por Repúblicas Marítimas. O debate deverá contemplar os seguintes aspectos:

- As principais Repúblicas italianas;

- Como se formaram;

- Origens e características;

- Importância do comércio;

- Relação e importância para o resto do Ocidente Medieval;

- Papel e participação nas Cruzadas.

 

Aula 2

O professor deverá dividir os alunos em quatro grupos para que, na Sala de Informática, realizem uma pesquisa a respeito de cada uma das Repúblicas italianas. A pesquisa será desenvolvida da seguinte forma:

- Grupo 1: “República de Pisa”

Site: http://pt.wikipedia.org/wiki/Rep%C3%BAblica_de_Pisa;

- Grupo 2: “República de Veneza”

Site: http://pt.wikipedia.org/wiki/Rep%C3%BAblica_de_Veneza;

- Grupo 3: “República de Gênova”

Site: http://pt.wikipedia.org/wiki/Rep%C3%BAblica_de_G%C3%AAnova;

- Grupo 4: “República de Florença e República de Ragusa”

Sites: http://pt.wikipedia.org/wiki/Rep%C3%BAblica_Florentina

http://pt.wikipedia.org/wiki/Rep%C3%BAblica_de_Ragusa.

Além dos sites sugeridos, os alunos deverão começar sua pesquisa pelo seguinte site:

http://pt.wikipedia.org/wiki/Rep%C3%BAblicas_mar%C3%ADtimas

Os alunos deverão ficar atentos aos seguintes aspectos:

- Origens da República;

- Características;

- Importância;

- Principais estruturas de governo, sociais, culturais e econômicas.

Esta segunda aula deverá ser inteiramente reservada aos alunos para que possam fazer suas respectivas pesquisas e preparar uma apresentação em grupo a ser realizada na aula seguinte.

 

Aula 3

Atividade

Na terceira aula, os alunos farão as suas apresentações, mostrando o resultando de suas pesquisas na aula anterior para o resto da turma. Além dos itens levantados pelos alunos, as apresentações deverão conter imagens e um pequeno texto esquemático para ser distribuído a toda a sala. Abaixo, algumas sugestões de imagens a serem apresentadas:

A cidade de Pisa. Disponível em: http://www.hipeac.net/system/files/art_pisa1.jpg;

Pisa

A cidade de Veneza na Idade Média. Disponível em:

http://files.jcmontteiro.webnode.com.br/system_preview_detail_200001965-e95c3ea552-public/Veneza%20Medieval.jpg;

Veneza

Planta da cidade de Gênova. Disponível em:

http://pages.pomona.edu/~glg04747/genoa/genoa.gif;

Gênova

Panorâmica da cidade de Florença na Idade Média. Disponível em:

http://www.stg.brown.edu/projects/catasto/florence_scene_big.gif.

Florença

CONCLUSÃO

Ao final das aulas, os alunos compreenderão as especificidades da Península Itálica durante a Idade Média e as peculiaridades de cada uma das Repúblicas Marítimas, que criaram e estabeleceram uma forma de governo única no período estudado. Entenderão a importância da sua participação nas Cruzadas, assim como a preponderância de suas ações no comércio europeu medieval. 

Recursos Complementares
Avaliação

 

O professor deverá avaliar os alunos ao longo das atividades sugeridas nas três aulas. Na primeira aula, ele deverá ficar atento à participação do aluno no debate. Na segunda e na terceira aulas, deverá avaliar cada grupo de acordo com o conteúdo e a forma de apresentação. Por fim, os textos produzidos deverão ser analisados em sua forma, apresentação, conteúdo e redação.

Opinião de quem acessou

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Opiniões

  • VADEILZA CASTILHO DE ARAUJO BERNERT, Secretaria Municipal de Educação de OURO PRETO DO OESTE , Rondônia - disse:
    vadeilzacastilho@gmail.com

    03/12/2011

    Cinco estrelas

    Gostei muito da aula e trabalhar a idade média é sempre uma viagem no tempo, e principalmente porque podemos nos colocar nesta viagem através do tempo.


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