01/12/2011
Lígia Beatriz de Paula Germano
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Médio | História | Poder |
Ensino Médio | Sociologia | Cultura e diversidade cultural |
Ensino Médio | Sociologia | Estudo das sociedades humanas |
Ensino Médio | História | Cultura |
- As estruturas das cidades italianas medievais: cidades-estado.
- As peculiaridades da Itália Medieval.
- O comércio e a interação com o Oriente.
- A importância do mar Mediterrâneo.
As principais estruturas políticas, sociais e econômicas do período medieval.
INTRODUÇÃO
O professor deverá salientar que, apesar de o Feudalismo se ter destacado em diversas partes da Europa, ele assumiu diferentes aspectos e peculiaridades, além de uma maior ou menor intensidade onde quer que se tenha manifestado. A Península Itálica, por exemplo, conheceu, em certas regiões, um Feudalismo mais parecido com o chamado Feudalismo clássico. Entretanto, as cidades que os alunos agora estudarão demonstraram, ao longo do período medieval, uma dinâmica econômica, política, cultural e social um tanto distinta.
DESENVOLVIMENTO
Aula 1
O professor deverá iniciar a aula mostrando o seguinte slideshare, disponível em:http://www.slideshare.net/gabnare/as-cidades-italianas.
Em seguida, com os alunos dispostos em círculo, o professor deverá iniciar um debate a respeito das cidades italianas medievais, também conhecidas por Repúblicas Marítimas. O debate deverá contemplar os seguintes aspectos:
- As principais Repúblicas italianas;
- Como se formaram;
- Origens e características;
- Importância do comércio;
- Relação e importância para o resto do Ocidente Medieval;
- Papel e participação nas Cruzadas.
Aula 2
O professor deverá dividir os alunos em quatro grupos para que, na Sala de Informática, realizem uma pesquisa a respeito de cada uma das Repúblicas italianas. A pesquisa será desenvolvida da seguinte forma:
- Grupo 1: “República de Pisa”
Site: http://pt.wikipedia.org/wiki/Rep%C3%BAblica_de_Pisa;
- Grupo 2: “República de Veneza”
Site: http://pt.wikipedia.org/wiki/Rep%C3%BAblica_de_Veneza;
- Grupo 3: “República de Gênova”
Site: http://pt.wikipedia.org/wiki/Rep%C3%BAblica_de_G%C3%AAnova;
- Grupo 4: “República de Florença e República de Ragusa”
Sites: http://pt.wikipedia.org/wiki/Rep%C3%BAblica_Florentina
http://pt.wikipedia.org/wiki/Rep%C3%BAblica_de_Ragusa.
Além dos sites sugeridos, os alunos deverão começar sua pesquisa pelo seguinte site:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Rep%C3%BAblicas_mar%C3%ADtimas
Os alunos deverão ficar atentos aos seguintes aspectos:
- Origens da República;
- Características;
- Importância;
- Principais estruturas de governo, sociais, culturais e econômicas.
Esta segunda aula deverá ser inteiramente reservada aos alunos para que possam fazer suas respectivas pesquisas e preparar uma apresentação em grupo a ser realizada na aula seguinte.
Aula 3
Atividade
Na terceira aula, os alunos farão as suas apresentações, mostrando o resultando de suas pesquisas na aula anterior para o resto da turma. Além dos itens levantados pelos alunos, as apresentações deverão conter imagens e um pequeno texto esquemático para ser distribuído a toda a sala. Abaixo, algumas sugestões de imagens a serem apresentadas:
– A cidade de Pisa. Disponível em: http://www.hipeac.net/system/files/art_pisa1.jpg;
– A cidade de Veneza na Idade Média. Disponível em:
– Planta da cidade de Gênova. Disponível em:
http://pages.pomona.edu/~glg04747/genoa/genoa.gif;
– Panorâmica da cidade de Florença na Idade Média. Disponível em:
http://www.stg.brown.edu/projects/catasto/florence_scene_big.gif.
CONCLUSÃO
Ao final das aulas, os alunos compreenderão as especificidades da Península Itálica durante a Idade Média e as peculiaridades de cada uma das Repúblicas Marítimas, que criaram e estabeleceram uma forma de governo única no período estudado. Entenderão a importância da sua participação nas Cruzadas, assim como a preponderância de suas ações no comércio europeu medieval.
Sites:
- Sobre Gênova: http://www.suapesquisa.com/cidadesdomundo/genova.htm
- Sobre Pisa: http://pt.wikipedia.org/wiki/Pisa
- Sobre Veneza: http://pt.wikipedia.org/wiki/Veneza
- Sobre Florença: http://pt.wikipedia.org/wiki/Floren%C3%A7a
O professor deverá avaliar os alunos ao longo das atividades sugeridas nas três aulas. Na primeira aula, ele deverá ficar atento à participação do aluno no debate. Na segunda e na terceira aulas, deverá avaliar cada grupo de acordo com o conteúdo e a forma de apresentação. Por fim, os textos produzidos deverão ser analisados em sua forma, apresentação, conteúdo e redação.
Cinco estrelas 1 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
03/12/2011
Cinco estrelasGostei muito da aula e trabalhar a idade média é sempre uma viagem no tempo, e principalmente porque podemos nos colocar nesta viagem através do tempo.