Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


O sertão de Guimarães Rosa

 

01/12/2011

Autor e Coautor(es)
Rafael da Cruz Alves
imagem do usuário

BELO HORIZONTE - MG Universidade Federal de Minas Gerais

Lígia Beatriz de Paula Germano

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Médio Geografia Espaços agrários, globalização e modernização
Ensino Médio Sociologia Estudo das sociedades humanas
Ensino Médio Geografia Formação territorial brasileira
Ensino Médio História Cultura
Ensino Médio História Diversidade cultural, conflitos e vida em sociedade
Ensino Médio Geografia O homem criador de paisagem/modificador de paisagem
Ensino Médio Geografia Estrutura e dinâmica de diferentes espaços urbanos e o modo de vida na cidade
Ensino Médio Sociologia Indivíduo, identidade e socialização
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

 

-Sobre Guimarães Rosa e sua obra.

-A ideia de sertão na obra de Guimarães Rosa.

-A diversidade sertaneja.

Duração das atividades
Três aulas de 50 minutos.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

 

Noções sobre a cultura, a sociedade e a política do sertão mineiro.

Estratégias e recursos da aula

 

INTRODUÇÃO

Antes de iniciar a aula, o professor deverá salientar a diversidade cultural do sertão mineiro e suas peculiaridades. Alertará seus alunos de que estarão prestes a entrar em um mundo que, embora esteja muito próximo de nós, também está muito distante graças às suas características, mentalidade e ideias diversas.

DESENVOLVIMENTO

Aula 1

O professor deverá iniciar a sua aula apresentando aos seus alunos o texto a seguir, disponível em:

http://www1.folha.uol.com.br/folha/podcasts/ult10065u415724.shtml

(o professor deverá tocar o podcast presente no texto.)

Em seguida, apresentar, como forma de ilustração do sertão, o vídeo disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=rOrsg9vijhY.

Exibido o vídeo, o professor deverá dispor os alunos em um círculo e iniciar um debate a respeito do tema proposto, questionando os alunos da seguinte forma:

- Quais os pontos de vista de Guimarães Rosa a respeito do sertão mineiro?

- Quais as diferenças entre o sertão mineiro e o nordestino?

A seguir, o professor deverá distribuir entre seus alunos o texto disponível no seguinte site: http://www.culturabrasil.org/guimaraesrosa.htm.

Com base nos textos e nos vídeos, os alunos deverão fazer uma redação a respeito do sertão retratado por Guimarães Rosa: suas peculiaridades, suas características, suas perspectivas, seus mitos e contextos.

 

Aula 2

A segunda aula será dedicada à realização de uma pesquisa de imagens que representem o sertão mineiro e aquele que faça, de alguma forma, alusão ao sertão imaginado por Guimarães Rosa. Essas imagens poderão ser obtidas de jornais e revistas. Além disso, os alunos deverão ser levados pelo professor à Sala de Informática, onde poderão concluir a sua pesquisa iconográfica. Abaixo listamos alguns exemplos de imagens que poderão ser encontradas na Internet e ilustram o sertão de Guimarães:

- O sertão. Disponível em:

http://midia.cmais.com.br/assets/image/image-4-b/6ec594769eed80305fc94245397ef5142a85be9d.jpg

Sertão

 

- O sertanejo e sua família. Disponível em:

http://lh4.ggpht.com/-VDFCfXuzyZY/TQyqM9wofBI/AAAAAAAABGU/UfYE9vxKQd0/mudanca-de-sertanejo.jpg

Mudança de sertanejo

 

- Doze Pares de França em Cordel – Imaginário do Sertão de Guimarães. Disponível em:

http://img.skoob.com.br/livros_new/4/95580/CARLOS_MAGNO_E_OS_DOZE_PARES_DE_FRANCA_1268941066P.jpg

Doze Pares

 

Aula 3

Na terceira aula, os alunos farão uma Exposição com as imagens colhidas na aula anterior. As imagens de jornais e revistas deverão ser recortadas e coladas em uma cartolina ou papel pardo. Já as imagens obtidas da Internet, poderão ser impressas em impressoras da Escola (coloridas ou não) e coladas como as outras.

Uma vez realizada essa tarefa, os cartazes deverão ser dispostos em uma sala de exposição apropriada ou, caso a escola não disponha de uma, nos próprios corredores ou onde o professor achar mais adequado.

CONCLUSÃO

Os alunos compreenderão que o sertão de Guimarães Rosa, na verdade, são muitos. É o sertão geográfico, sertão imaginário, sertão mitológico... Entenderá que, embora muito diferentes, um se insere no outro, em uma intertextualidade sertaneja.

Recursos Complementares

 

- Biografia de Guimarães Rosa. Disponível em:

http://www.releituras.com/guimarosa_bio.asp

 

- Sobre o “Grande Sertão: Veredas”. Disponível em:

http://pt.wikipedia.org/wiki/Grande_Sert%C3%A3o:_Veredas

Avaliação

 

O professor deverá observar a participação dos alunos ao longo das três aulas, assim como os seus conhecimentos demonstrados durante as apresentações e os debates propostos. O texto, por sua vez, deverá ser avaliado em seu conteúdo e consistência. 

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.