01/12/2011
Lígia Beatriz de Paula Germano
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Médio | Geografia | Espaços agrários, globalização e modernização |
Ensino Médio | Sociologia | Estudo das sociedades humanas |
Ensino Médio | Geografia | Formação territorial brasileira |
Ensino Médio | História | Cultura |
Ensino Médio | História | Diversidade cultural, conflitos e vida em sociedade |
Ensino Médio | Geografia | O homem criador de paisagem/modificador de paisagem |
Ensino Médio | Geografia | Estrutura e dinâmica de diferentes espaços urbanos e o modo de vida na cidade |
Ensino Médio | Sociologia | Indivíduo, identidade e socialização |
-Sobre Guimarães Rosa e sua obra.
-A ideia de sertão na obra de Guimarães Rosa.
-A diversidade sertaneja.
Noções sobre a cultura, a sociedade e a política do sertão mineiro.
INTRODUÇÃO
Antes de iniciar a aula, o professor deverá salientar a diversidade cultural do sertão mineiro e suas peculiaridades. Alertará seus alunos de que estarão prestes a entrar em um mundo que, embora esteja muito próximo de nós, também está muito distante graças às suas características, mentalidade e ideias diversas.
DESENVOLVIMENTO
Aula 1
O professor deverá iniciar a sua aula apresentando aos seus alunos o texto a seguir, disponível em:
http://www1.folha.uol.com.br/folha/podcasts/ult10065u415724.shtml
(o professor deverá tocar o podcast presente no texto.)
Em seguida, apresentar, como forma de ilustração do sertão, o vídeo disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=rOrsg9vijhY.
Exibido o vídeo, o professor deverá dispor os alunos em um círculo e iniciar um debate a respeito do tema proposto, questionando os alunos da seguinte forma:
- Quais os pontos de vista de Guimarães Rosa a respeito do sertão mineiro?
- Quais as diferenças entre o sertão mineiro e o nordestino?
A seguir, o professor deverá distribuir entre seus alunos o texto disponível no seguinte site: http://www.culturabrasil.org/guimaraesrosa.htm.
Com base nos textos e nos vídeos, os alunos deverão fazer uma redação a respeito do sertão retratado por Guimarães Rosa: suas peculiaridades, suas características, suas perspectivas, seus mitos e contextos.
Aula 2
A segunda aula será dedicada à realização de uma pesquisa de imagens que representem o sertão mineiro e aquele que faça, de alguma forma, alusão ao sertão imaginado por Guimarães Rosa. Essas imagens poderão ser obtidas de jornais e revistas. Além disso, os alunos deverão ser levados pelo professor à Sala de Informática, onde poderão concluir a sua pesquisa iconográfica. Abaixo listamos alguns exemplos de imagens que poderão ser encontradas na Internet e ilustram o sertão de Guimarães:
- O sertão. Disponível em:
http://midia.cmais.com.br/assets/image/image-4-b/6ec594769eed80305fc94245397ef5142a85be9d.jpg
- O sertanejo e sua família. Disponível em:
http://lh4.ggpht.com/-VDFCfXuzyZY/TQyqM9wofBI/AAAAAAAABGU/UfYE9vxKQd0/mudanca-de-sertanejo.jpg
- Doze Pares de França em Cordel – Imaginário do Sertão de Guimarães. Disponível em:
http://img.skoob.com.br/livros_new/4/95580/CARLOS_MAGNO_E_OS_DOZE_PARES_DE_FRANCA_1268941066P.jpg
Aula 3
Na terceira aula, os alunos farão uma Exposição com as imagens colhidas na aula anterior. As imagens de jornais e revistas deverão ser recortadas e coladas em uma cartolina ou papel pardo. Já as imagens obtidas da Internet, poderão ser impressas em impressoras da Escola (coloridas ou não) e coladas como as outras.
Uma vez realizada essa tarefa, os cartazes deverão ser dispostos em uma sala de exposição apropriada ou, caso a escola não disponha de uma, nos próprios corredores ou onde o professor achar mais adequado.
CONCLUSÃO
Os alunos compreenderão que o sertão de Guimarães Rosa, na verdade, são muitos. É o sertão geográfico, sertão imaginário, sertão mitológico... Entenderá que, embora muito diferentes, um se insere no outro, em uma intertextualidade sertaneja.
- Biografia de Guimarães Rosa. Disponível em:
http://www.releituras.com/guimarosa_bio.asp
- Sobre o “Grande Sertão: Veredas”. Disponível em:
O professor deverá observar a participação dos alunos ao longo das três aulas, assim como os seus conhecimentos demonstrados durante as apresentações e os debates propostos. O texto, por sua vez, deverá ser avaliado em seu conteúdo e consistência.
Sem estrelas 0 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!