Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Dança e pluralidade- UCA

 

01/12/2011

Autor e Coautor(es)
Luciana Xavier de Castro
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Elizabet Rezende de Faria

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Pluralidade Cultural Pluralidade cultural na formação do Brasil
Ensino Fundamental Final História Cidadania e cultura no mundo contemporâneo
Ensino Fundamental Final Pluralidade Cultural Ser humano como agente social e produtor de cultura
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Aprenderá sobre a relação existente entre a dança e a pluralidade cultural.

Duração das atividades
6 aulas de 50 minutos.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

É preciso que os alunos tenham algumas noções básicas sobre o conceito de pluralidade cultural.

Estratégias e recursos da aula

Utilizaremos como principal recurso didático para essa aula os laptops UCA conectados à internet. Os demais recursos a serem utilizados do laptop estão descritos nas aulas.

Aula 1:

Dança e pluralidade cultural

Inicie a aula refletindo com os alunos sobre os vários estilos de danças existentes, como o samba, o maracatu, o bolero, o tango, o balé clássico e contemporâneo, a quadrilha, dentre outros. Projete em data show as imagens abaixo:

Tango:

(Disponível em: http://www.grupoescolar.com/pesquisa/tango.html, acesso em: 18/11/2011)

Balé Clássico

 

(Disponível em: http://www.alunosonline.com.br/educacao-fisica/bale.html, acesso em: 18/11/2011)

Flamenco

(Disponível em: http://vinidesign.blogspot.com/2008/05/estudo-de-marca-centro-cultural-da.html, acesso em: 18/11/2011)

Peça para observarem as imagens e responderem a qual país cada uma dessas danças pertence? Deixe os alunos responderem e fazerem comentários sobre as imagens. Depois explique a turma que cada uma dessas danças nasceu em um país diferente e que expressam a cultura de seu país. Como o tango da Argentina, o Balé clássico, um ícone da cultura erudita mundial e o flamenco, dança típica que representa a cultura espanhola.

Aula 2:

Palestra com especialista.

Convide um professor de dança, da escola ou da comunidade, para fazer uma palestra sobre a pluralidade cultural na dança. Ao fim da palestra, peça para ele dançar para os alunos. É importante nessa aula, reservar um espaço para a turma fazer perguntas, tirar dúvidas e sanar sua curiosidade sobre o assunto.

Observação: se houver tempo hábil, peça o professor para ensinar alguns passos da sua dança para aqueles que desejarem, envolvendo os alunos de forma ativa na aula.

Aula 3:

Diversidade das danças típicas do Brasil

Há no Brasil uma pluralidade de danças como o frevo, o maracatu, a quadrilha, o forró, o axé, dentre outras. Em geral, as danças são uma expressão cultural de uma região do Brasil, mas algumas delas fazem parte da cultura nacional, como a quadrilha e o forró.

Projete em data show as imagens abaixo de algumas danças brasileiras:

Maracatu

(Disponível em:http://pt.wikipedia.org/wiki/Maracatu_Na%C3%A7%C3%A3o, acesso em:19/11/2011)

Quadrilha

(Disponível em:http://www.lendorelendogabi.com/datas/datas_quadrilha.htm, acesso em:19/11/2011)

Forró

(Disponível em:http://blogdoeveraldoalves.blogspot.com/2011/06/forro-divino-neste-sabado-02-de-julho.html, acesso em:19/11/2011)

Frevo

(Disponível em: http://www.maracatu-atomico.com/Frevo_PT.htm, acesso em: 19/11/2011)

Aula 4 e 5:

 

Atividade:

 

Sugestão de perguntas para a entrevista:

  1. Como surgiu essa companhia de dança e há quanto tempo ela existe?
  2. Qual dança vocês praticam? Qual a origem dessa dança?
  3. Qual a importância do trabalho que realizam para a cultura nacional?

 

  • Após fazerem a pesquisa e obterem respostas das entrevistas, devem salvar os dados coletados em pendrive e produzir uma apresentação de 5 slides. Para isso, utilize o programa kpresenter (metasys, aplicativos, ferramentas de produtividade, gerador de apresentação).

 

Aula 6:

Nessa aula os grupos vão apresentar os trabalhos que produziram. Dê 5 minutos para cada grupo fazer a apresentação. Após cada apresentação dê espaço para a turma comentar os trabalhos apresentados. Após a apresentação dos grupos, converse com os alunos para que possam compartilhar suas ideias sobre os aspectos interessantes do trabalho realizado, bem como suas dúvidas e opiniões sobre a Dança e Pluralidade Cultural.

Observação: as apresentações produzidas podem ser divulgadas na internet no site do youtube, ou enviadas via e-mail para outras escolas da rede UCA, para se transformarem em material didático para aulas sobre esse tema. Para postar vídeo na internet acesse: http://www.videosparainternet.com.br/publish-intro.html (acesso em: 20/11/2011).

Recursos Complementares

Segue abaixo sugestão de sites de pesquisa, para que o professor possa obter mais informações sobre o tema da aula:

http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/historia-do-carnaval/frevo.php(acesso em: 19/11/2011)

http://www.infoescola.com/musica/danca-de-quadrilha/(acesso em: 19/11/2011)

http://www.logos.uerj.br/PDFS/25/11_Liliany_Samarao_resenha.pdf(acesso em: 19/11/2011)

Avaliação

O professor pode adotar como estratégia de avaliação a observação do envolvimento dos alunos em cada aula, identificando através das falas e conteúdos dos trabalhos apresentados se eles compreenderam a relação existente entre música e pluralidade cultural.

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.