01/12/2011
Elizabet Rezende de Faria
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Final | Pluralidade Cultural | Pluralidade cultural na formação do Brasil |
Ensino Fundamental Final | História | Cidadania e cultura no mundo contemporâneo |
Ensino Fundamental Final | Pluralidade Cultural | Ser humano como agente social e produtor de cultura |
Aprenderá sobre a relação existente entre a dança e a pluralidade cultural.
É preciso que os alunos tenham algumas noções básicas sobre o conceito de pluralidade cultural.
Utilizaremos como principal recurso didático para essa aula os laptops UCA conectados à internet. Os demais recursos a serem utilizados do laptop estão descritos nas aulas.
Aula 1:
Dança e pluralidade cultural
Inicie a aula refletindo com os alunos sobre os vários estilos de danças existentes, como o samba, o maracatu, o bolero, o tango, o balé clássico e contemporâneo, a quadrilha, dentre outros. Projete em data show as imagens abaixo:
Tango:
(Disponível em: http://www.grupoescolar.com/pesquisa/tango.html, acesso em: 18/11/2011)
Balé Clássico
(Disponível em: http://www.alunosonline.com.br/educacao-fisica/bale.html, acesso em: 18/11/2011)
Flamenco
(Disponível em: http://vinidesign.blogspot.com/2008/05/estudo-de-marca-centro-cultural-da.html, acesso em: 18/11/2011)
Peça para observarem as imagens e responderem a qual país cada uma dessas danças pertence? Deixe os alunos responderem e fazerem comentários sobre as imagens. Depois explique a turma que cada uma dessas danças nasceu em um país diferente e que expressam a cultura de seu país. Como o tango da Argentina, o Balé clássico, um ícone da cultura erudita mundial e o flamenco, dança típica que representa a cultura espanhola.
Aula 2:
Palestra com especialista.
Convide um professor de dança, da escola ou da comunidade, para fazer uma palestra sobre a pluralidade cultural na dança. Ao fim da palestra, peça para ele dançar para os alunos. É importante nessa aula, reservar um espaço para a turma fazer perguntas, tirar dúvidas e sanar sua curiosidade sobre o assunto.
Observação: se houver tempo hábil, peça o professor para ensinar alguns passos da sua dança para aqueles que desejarem, envolvendo os alunos de forma ativa na aula.
Aula 3:
Diversidade das danças típicas do Brasil
Há no Brasil uma pluralidade de danças como o frevo, o maracatu, a quadrilha, o forró, o axé, dentre outras. Em geral, as danças são uma expressão cultural de uma região do Brasil, mas algumas delas fazem parte da cultura nacional, como a quadrilha e o forró.
Projete em data show as imagens abaixo de algumas danças brasileiras:
Maracatu
(Disponível em:http://pt.wikipedia.org/wiki/Maracatu_Na%C3%A7%C3%A3o, acesso em:19/11/2011)
Quadrilha
(Disponível em:http://www.lendorelendogabi.com/datas/datas_quadrilha.htm, acesso em:19/11/2011)
Forró
(Disponível em:http://blogdoeveraldoalves.blogspot.com/2011/06/forro-divino-neste-sabado-02-de-julho.html, acesso em:19/11/2011)
Frevo
(Disponível em: http://www.maracatu-atomico.com/Frevo_PT.htm, acesso em: 19/11/2011)
Aula 4 e 5:
Atividade:
Sugestão de perguntas para a entrevista:
Aula 6:
Nessa aula os grupos vão apresentar os trabalhos que produziram. Dê 5 minutos para cada grupo fazer a apresentação. Após cada apresentação dê espaço para a turma comentar os trabalhos apresentados. Após a apresentação dos grupos, converse com os alunos para que possam compartilhar suas ideias sobre os aspectos interessantes do trabalho realizado, bem como suas dúvidas e opiniões sobre a Dança e Pluralidade Cultural.
Observação: as apresentações produzidas podem ser divulgadas na internet no site do youtube, ou enviadas via e-mail para outras escolas da rede UCA, para se transformarem em material didático para aulas sobre esse tema. Para postar vídeo na internet acesse: http://www.videosparainternet.com.br/publish-intro.html (acesso em: 20/11/2011).
Segue abaixo sugestão de sites de pesquisa, para que o professor possa obter mais informações sobre o tema da aula:
http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/historia-do-carnaval/frevo.php(acesso em: 19/11/2011)
http://www.infoescola.com/musica/danca-de-quadrilha/(acesso em: 19/11/2011)
http://www.logos.uerj.br/PDFS/25/11_Liliany_Samarao_resenha.pdf(acesso em: 19/11/2011)
O professor pode adotar como estratégia de avaliação a observação do envolvimento dos alunos em cada aula, identificando através das falas e conteúdos dos trabalhos apresentados se eles compreenderam a relação existente entre música e pluralidade cultural.
Sem estrelas 0 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!