Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Tecnologias: fotografando a realidade do mundo (UCA)

 

05/12/2011

Autor e Coautor(es)
Luiz Fernando de Carvalho
imagem do usuário

BELO HORIZONTE - MG ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO

Professor Doutor Luiz Prazeres Centro Pedagógico, EBAP/UFMG

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Língua Portuguesa Língua oral e escrita: prática de escuta e de leitura de textos
Ensino Fundamental Final Língua Portuguesa Análise linguística: variação linguística: modalidades, variedades, registros
Ensino Fundamental Final Língua Portuguesa Língua oral e escrita: prática de produção de textos orais e escritos
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

o       Analisar, interpretar e produzir comentários sobre fotografias;

o       Produzir e / ou pesquisar fotografias sobre o tema “Ser humano x Máquina”, para apresentação oral; e

o       Entender melhor a relação estabelecida entre homem e máquina.

Duração das atividades
2 aulas de 50 min.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Os alunos dessa geração já nasceram ambientalizados com esse mundo muitas vezes dominado pelas máquinas. Certamente, eles apresentam uma maior destreza na utilização dessas ferramentas. Entretanto, nem sempre têm a capacidade reflexiva de lidar com esse mundo, afinal de contas, são muitas as vítimas de crimes praticados pela internet, como a pedofilia, a invasão de sistemas e senhas, falsidade ideológica, etc. os quais, prejudicam a utilização dessa ferramenta.

Desde os primórdios da humanidade, o homem sempre sentiu a necessidade de construir ferramentas para estabelecer sua relação com o mundo. Com o tempo, essas ferramentas têm se tornado cada vez mais avançadas, resultando numa rápida e intensa revolução tecnológica. Essa revolução tem se acentuado nos dias atuais, sobretudo, com o advento dos computadores, i-pods, i-pad, celulares, dentre outros aparelhos eletrônicos, os quais, quando conectados à internet, diluem as fronteiras e os limites do ser humano. A relação do ser humano com o mundo na atualidade não se dá isenta da interligação com a máquina. É desse ponto que surge a necessidade de se discutir como essa relação é mediada pela máquina nos dias atuais.

Nesse sentido, é importante que se faça um trabalho reflexivo-pedagógico sobre as formas de como os seres humanos e, sobretudo, nossos alunos, estão lidando com as inúmeras possibilidades ofertadas pelo mundo tecnológico.

Estratégias e recursos da aula

Atividade 01

O professor deve iniciar a aula com uma discussão sobre os conhecimentos prévios que os alunos têm sobre as questões relações entre o ser humano e a máquina. Para tanto, ele deve promover a discussão, por exemplo, perguntando os alunos sobre que problemas as pessoas têm enfrentado ao utilizarem as máquinas e mediarem suas relações com o mundo, a partir delas. Para desenvolver a discussão, os alunos junto com o professor devem analisar as seguintes imagens:

1

Disponível em: http://oadestradordeventos.blogspot.com/.

Acesso em: 13 nov. 2011.

2

http://papel.deparede.com.br/bebes/bebes-no-computador/

Acesso em: 13 nov. 2011.

 

3

Disponível em: http://www.faberludens.com.br/pt-br/node/4892.

Acesso em: 13 nov. 2011.

4

Disponível em: http://www.cenasdecinema.com/2009/12/20-cenas-eternas.html innovaservice.wordpress.com,

Acesso em: 13 nov. 2011.

5

 

Disponível em: http://cidadegamer.com.br/wp-content/uploads/2011/10/Kids-Playing-Video-Games.jpg.

Acesso em: 13 nov. 2011.

6

 

Disponível em: http://exame.abril.com.br/tecnologia/noticias/jovens-britancos-preferem-celular-e-internet-a-tv.

Acesso em: 13 nov. 2011.

7

 

Disponível em: http://ecommercenews.com.br/noticias/pesquisas-noticias/consumidores-postam-comentarios-negativos-para-proteger-outros-compradores-diz-estudo

Acesso em: 13 nov. 2011.

 

 

8

Disponível em: http://professorbidunga.blogspot.com/2010/05/programa-um-computador-por-aluno-e.html?zx=8f2123e6562c3b0d.

Acesso em: 13 nov. 2011

 

9

 

 

Disponível em: http://frasesdavida.wordpress.com/2009/03/23/brigando-com-a-tecnologia/homem-x-computador/.

Acesso em: 13 nov. 2011

 

Após a apresentação das imagens, o professor fará uma análise, considerando algumas perguntas para interpretação dos alunos. Essas perguntas servirão como norte para o professor promover a discussão.

  1. Qual a temática principal de cada imagem?

  2. Que elementos as imagens apresentam para comprovar essa temática?

  3. Qual o objetivo de cada uma das imagens?

  4. O que cada imagem possui para atingir seu objetivo?

  5. As imagens abordam determinados comportamentos das pessoas. Que comportamentos são esses?

  6. Quais seriam as possíveis consequências (positivas ou negativas) nesse tipo de comportamento adotado pelas pessoas?

 

Observação: Essas perguntas devem ser feitas oralmente, em forma de debate, para que os alunos aprofundem suas reflexões a respeito da relação existente entre o ser humano e as máquinas, por meio da tecnologia.

 

Atividade 02

Após analisar as imagens, os alunos podem buscar outras semelhantes em seu teor crítico, para serem analisadas em sala. Para tanto, oriente seus alunos para digitar palavras relacionadas ao homem e a máquina, as novas tecnologias, no site de buscas e pesquisas que julgar mais conveniente, por exemplo, o Google: www.google.com.

Eles podem digitar expressões como “ser humano versus máquina”, “tecnologia a favor do homem”, “uso das redes sociais”, etc., para encontrar imagens a serem analisadas. Se eles tiverem dificuldade nesse processo, eles podem direcionar a pesquisa nos sites listados na seção “Recursos Complementares”.

Essas imagens, após análise conjunta entre o professor e os alunos, devem ser compiladas e postadas no blog da turma, junto às imagens analisadas na Atividade 01, que também deverão ser disponibilizadas no blog. Essas imagens recolhidas serão utilizadas pelos alunos na próxima atividade.

Também como atividade, sugerimos a exibição do filme clássico de Charles Chaplin, Tempos Modernos em que a discussão da relação homem e máquina é discutida de forma lírica e contundente.

 

Observação:

Se a turma ainda não tiver seu próprio blog, ele deverá ser feito e atualizado passo a passo pelo professor e pelos alunos. No blog, deverão ser colocados todos os textos, vídeos e imagens discutidos durante as aulas, bem como os comentários e impressões dos alunos a respeito deles.

           

Passo a Passo

Fazendo o Blog da Turma

passo

 

Caso o professor não saiba criar o blog para a turma, ele seguirá os passos do seguinte vídeo retirado do Youtube.

blog

Como criar um blog. Disponível em: www.youtube.com/watch?v=2V5a2m30n3A.

Acesso em: 17 mar. 2011.

 

Atividade 03

O professor deverá dividir a turma em pequenos grupos de, no máximo, 04 componentes, para que os alunos escolham 03 imagens, daquelas apresentadas, que mais lhes chamaram a atenção. Eles devem fazer uma apresentação em formato de slide no data show para a turma, analisando-as oralmente perante a turma.

Nessa análise, os alunos devem considerar suas respostas às seguintes perguntas abordadas na Atividade 01:

1.      Por que escolheram essas imagens?

2.      Qual a temática principal de cada uma delas?

3.      Qual o objetivo de cada uma delas?

4.      Que elementos as imagens apresentam para comprovar essa temática?

5.      O que cada imagem faz para atingir seu objetivo?

6.      As imagens abordam determinados comportamentos das pessoas. Que comportamento é esse?

7.      Quais seriam as possíveis consequências (positivas ou negativas) nesse tipo de comportamento adotado pelas pessoas?

Para realizar a apresentação de slide, o aluno deverá, sob orientação do professor, utilizar o programa ‘BROffice’ do Linux (equivalente ao Microsoft PowerPoint). Na criação dos slides, eles deverão fazer:

·        Uma capa, contendo o título do trabalho;

·        O corpo do trabalho, composto pelas três imagens;

·        Um último slide, contendo a relação dos integrantes do grupo.

 

Após as apresentações, os alunos podem postar no blog cada slide e a turma pode tecer comentários que julgarem pertinentes sobre os trabalhos apresentados. Nesta etapa final, é muito importante que o professor também comente o trabalho dos alunos, como uma forma de incentivo às atividades que estão desenvolvendo.

 

Sugestão de Atividade

 

A relação homem-máquina é frequentemente abordada em nossa cinematografia, constituindo, portanto, uma ótima alternativa para analisar em sala de aula alguns filmes que abordam essa temática. Assim, para que os alunos percebam como a relação homem e máquina é discutida pelo cinema, o professor pode apresentar aos alunos o filme Tempos Modernos, de Charles Chaplin. Esse clássico filme do grande diretor e ator Charles Chaplin promove uma contundente discussão da relação homem de forma lírica e singular e, merece sem dúvida um destaque especial em uma aula sobre esse tema.

 

Tempos Modernos, Charles Chaplin

 Tempos Modernos é uma história sobre
a indústria, a iniciativa privada e a
humanidade em busca da felicidade.

(Charles Chaplin, em frase no início do filme)

c

O filme conta a história de um operário e uma jovem. O primeiro (Charles Chaplin) é um operário empregado de uma grande fábrica. Esse operário desempenha o trabalho repetitivo de apertar parafusos. De tanto apertar parafusos, o rapaz tem problemas de stress e, estafado, perde a razão de tal forma que pensa que deve apertar tudo o que se parece com parafusos, como os botões de uma blusa, por exemplo. Ele é despedido e , logo em seguida, internado em um hospital. Após ficar algum tempo internado, sai de lá recuperado, mas com a eterna ameaça de estafa que a vida moderna impõe: a correria diária, a poluição sonora, as confusões entre as pessoas, os congestionamentos, as multidões nas ruas, o desemprego, a fome, a miséria...

Logo que sai do hospital, se depara com a fábrica fechada. Ao passar pela rua, nota um pano vermelho caindo de um caminhão. Ao empunhar o pano na tentativa de devolvê-lo ao motorista do caminhão, atrai um grupo enorme de manifestantes que passava por ali. Por engano, a polícia o prende como líder comunista, simplesmente pelo fato de ele estar agitando um pano vermelho, parecido com uma bandeira, em frente a uma manifestação. Após passar um tempo preso, o operário é solto pela polícia por agradecimento, uma vez que ajudou na prisão de um traficante de cocaína que tentava fugir da prisão.

Nesse momento, surge a outra personagem do filme, "a moça – uma menina do cais que se recusa a passar fome". A jovem (Paulette Goddard), vivendo na miséria, tem de roubar alimentos para comer, pois, além disso, mora com as suas duas irmãs menores, seu pai está desempregado e as três são órfãs de mãe. O pai morre durante uma manifestação de desempregados e as duas pequenas são internadas em um orfanato. A moça foge para não ser internada e volta a roubar comida. Numa de suas investidas, ela conhece o operário: depois de roubar o pão de uma senhora, a polícia vai prendê-la e o operário assume a autoria do assalto. A polícia o prende , mas o solta em seguida após descobrir o engano. Quando vê a moça sendo presa, o operário arma um esquema para ser preso também: rouba comida em um restaurante. São colocados no mesmo camburão e, durante um acidente com o carro, os dois fogem e vão morar juntos.

O operário, nosso querido Carlitos, procura emprego e consegue um como segurança em uma loja de departamentos. Logo é despedido por não ter conseguido evitar um assalto e por dormir no serviço. No entanto, consegue emprego numa outra fábrica, consertando máquinas. Durante uma greve na fábrica, Carlitos é preso mais uma vez, agora por "desacato à autoridade policial". Alguns dias depois, ele é liberado e a jovem o espera na saída da prisão para levá-lo a nova casa – um barraco de madeira perto de um lago. A jovem consegue, então, emprego em um café com dançarina e arruma outro para Carlitos, só que como garçom/ cantor. Os dois são um sucesso, principalmente Carlitos que, durante uma improvisação de uma música, arranca milhares de aplausos dos presentes ao café.

Para estragar a festa, no entanto, surge novamente a polícia, desta vez com uma caderneta com os dados da moça e uma ordem para prender a jovem num orfanato. Carlitos e moça fogem e terão de começar tudo novamente...

 

Disponível em: http://d10g0.sites.uol.com.br/resumodofilme.htm

Acesso em: 13 nov. 2011.

 

Observação: Caso o professor não esteja de posse do filme, ele pode encontrá-lo disponível para download na Internet. Para acessá-lo, basta digitar o nome dele em alguma site de pesquisa (Google, Ask.com, Bing, etc.), seguido da expressão “download legendado”. Após isso, o site de pesquisa fornecerá uma lista de sites em que o filme estará disponível, bastando então escolher algum entre os sites listados e seguir as recomendações que são dadas por ele.

Recursos Complementares

 

Livros:

·        FRAGOZO, Fernando. A tecnologia e seus possíveis. É possível pensá-los? Rio de Janeiro? E-papers, 2004.

·        GOLDBERG, Jacob Pinheiro.  Ética e tecnologia. São Paulo: Editora Fulgor, 1968.

·        OLIVEN, Ruben George. Educação e sociedade moderna: funções da educação no contexto urbano. Porto Alegre: UFRGS, 1972.

·        ORWELL, George. 1984. São Paulo: Companhia das Letras, 2009.

Sites:

·        http://www.tugatronica.com/homem-vs-tecnologia-quem-domina-quem/

·        http://www.faced.ufba.br/~edc287/edc2871999/bernarda.htm

·        http://pt.shvoong.com/internet-and-technologies/computers/1795018-homem-tecnologia/

·        http://informacaonaweb.wordpress.com/2008/06/25/o-que-sao-redes-sociais/

Filmes:

·        Trilogia: Matrix; Matrix Reloaded; Matrix Revolutions.

·        AI - Inteligência Artificial.

·        Eu robô.

·        O homem bicentenário.

·        A rede social.

·        Tempos Modernos.

 

Observação: Todos os filmes estão disponíveis para download na Internet. Para acessá-los, basta digitar o nome deles em alguma site de pesquisa (Google, Ask.com, Bing, etc.), seguido da expressão “download legendado”. Após isso, o site de pesquisa fornecerá uma lista de sites em que o filme estará diponível, bastando então escolher algum dentre os sites e seguir as recomendações que são dadas por eles.

Avaliação

As avaliações ocorrerão de forma processual, ao longo de todas as atividades ministradas, as quais contemplam o desenvolvimento das habilidades de leitura, e, sobretudo, de expressão oral.

Os alunos, frequentemente, terão oportunidade de participar de discussões para que o professor perceba o desenvolvimento da capacidade interpretativa de cada um, apresentada por meio da oralidade. Nesse momento, o professor deverá estar alerta para o processo de argumentação do aluno, visando à pertinência das informações apresentadas bem como às marcas de registro popular e padrão utilizadas concomitantemente. Em outras palavras, nessas situações, o professor deve perceber, portanto, como cada aluno tem avançado na produção e fundamentação do próprio texto oral.

O trabalho em grupo ressaltará a criatividade, a participação e integração de todos, tanto na apresentação, quanto na colaboração e dedicação da turma, levando em conta o grau de envolvimento e de desenvoltura de cada aluno com o conteúdo a ser apresentado. Nessa atividade, o professor terá a oportunidade de avaliar a originalidade e a capacidade de interação entre alunos. Por isso, ele deve se atentar ao desenvolvimento da criatividade de cada um deles, lembrando que dela depende, em grande parte, o sucesso de todo o trabalho.

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.