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2 - Extra! Extra! O que é novo hoje, já é velho! Um olhar sobre a efemeridade da notícia (UCA)

 

05/12/2011

Autor e Coautor(es)
Luiz Fernando de Carvalho
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BELO HORIZONTE - MG ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO

Professor Doutor Luiz Prazeres Centro Pedagógico, EBAP/UFMG

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Língua Portuguesa Língua oral e escrita: prática de escuta e de leitura de textos
Ensino Fundamental Final Língua Portuguesa Análise linguística: variação linguística: modalidades, variedades, registros
Ensino Fundamental Final Língua Portuguesa Língua oral e escrita: prática de produção de textos orais e escritos
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

o       Reconhecer, analisar e interpretar notícias em geral;

o       Entender a efemeridade imanente a esse gênero textual;

o       Identificar e analisar as ideologias difundidas por esse gênero textual.

Duração das atividades
4 aulas de 50 minutos.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Somos seres humanos e vivemos inseridos em uma sociedade com características marcantes quanto às manifestações artísticas e culturais, que se expressa, por exemplo, através de textos e discursos. É por meio de uma língua em uso corrente que o indivíduo constrói e expressa seus discursos em formas de texto a partir de gêneros textuais, que são nada mais que os textos reais com os quais o ser humano depara cotidianamente nas diversas situações e contextos sociais.

Usamos a expressão gênero textual como uma noção propositalmente vaga para referir os textos materializados que encontramos em nossa vida diária e que apresentam características sociocomunicativas definidas por conteúdos, propriedades funcionais, estilo e composição característica.

Marcuschi, 2000.

Nesta aula, especificamente, há a abordagem do gênero notícia, textos de natureza dissertiva que visam relatar fatos, acontecimentos e situações que perpassam a atualidade. Os alunos provavelmente já terão alguma informação a respeito desse gênero, visto que é muito difundido em jornais e revistas com os quais deparamos no nosso cotidiano. Assim, para iniciar a aula, o professor deverá partir do conhecimento prévio de seus alunos sobre conceito e sobre a utilização de gêneros textuais, especificamente, a notícia. Para tanto, basta que pergunte à turma os que eles sabem sobre esse gênero e, principalmente, onde, como e por que eles são utilizados.

Estratégias e recursos da aula

Atividade 01

O professor deve iniciar a aula ativando os conhecimentos prévios dos alunos sobre gêneros textuais, sobretudo em relação à notícia. Nesse ponto, basta que o professor retome as informações contidas na seção “Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno”,que muito poderão auxiliar na abordagem desse assunto.

A atividade tem por objetivo conhecer o gênero notícia, logo, a fim de se introduzir esse gênero textual, o professor apresentará inicialmente algumas notícias para serem analisadas. Elas deverão ser apresentadas aos alunos, pelo professor, que fará uma leitura pausando nos pontos que julgar necessários para análise.

O professor deve pedir aos alunos para que acessem as diferentes notícias nos links a seguir, para análise conjunta em sala de aula. Trata-se de textos retirados de períodos da internet com temáticas, linguagens e públicos-alvo diferentes, diversidade essencial para mobilizar uma interessante discussão.

 

01

Disponível em:  http://www1.folha.uol.com.br/folhateen/1002680-lady-gaga-domina-o-mtv-europe-music-awards-mais-uma-vez.shtml.  

 Acesso em: 15 nov. 2011.

2

Disponível em:  http://g1.globo.com/rio-de-janeiro/noticia/2011/11/mansoes-do-trafico-sao-depenadas-por-moradores-na-rocinha.html.  

 Acesso em: 15 nov. 2011.

 

3

Disponível em:  http://carosamigos.terra.com.br/index2/index.php/component/content/article/157-edicao-175/2071-campanha-exige-10-do-pib-para-a-educacao.  

 Acesso em: 15 nov. 2011.

 

Atividade 02

Ao apresentar a coletânea anterior, o professor deverá primar pela análise não apenas da estrutura do gênero em questão, mas também do assunto veiculado por ela e das imagens veiculadas, explorando a linguagem não verbal. Preliminarmente, ele deve ler os textos junto aos alunos, pausando a leitura nos momentos que lhe convier, para fazer a análise de cada trecho apresentado.

Nessa análise, algumas perguntas podem nortear a construção de conhecimento dos alunos em relação ao gênero.

1.      A partir da leitura dos textos, responda: qual a temática principal das notícias?

2.      Qual o objetivo desse gênero textual? As notícias em análise cumprem esse objetivo? Justifique.

3.      Como as notícias tratam suas temáticas principais: de forma positiva ou negativa? Como podemos comprovar esse ponto de vista?

4.      Quais são os principais elementos que compõem uma notícia? Procure se lembrar não apenas do texto verbal, mas também do não verbal.

5.      As notícias em geral apresentam textos não verbais. Como eles se apresentam? Qual a importância desse recurso na composição da notícia?

6.      Onde cada notícia foi divulgada? Por quê? Como podemos caracterizar esse veículo de informação?

7.      Em que outros veículos notícias como essas poderiam ser divulgadas? O que melhor caracteriza esses suportes?

8.      Quem são o(s) autor(es) dessas notícias? Como poderíamos caracterizá-los quanto à formação e ao trabalho que exercem?

9.      A quem essas notícias se destinam? Como podemos caracterizar cada um de seus públicos-alvo quanto a grau de instrução, profissão, classe social, etc?

10.  Qual o registro de linguagem utilizado ao longo das notícias: padrão ou popular? Por que motivo se utilizou esse registro?

                                                                             

Os alunos devem responder às questões utilizando o programa ‘BROffice’ do Linux (equivalente ao Microsoft Word) durante um determinado tempo. O professor deve estipular esse tempo, de acordo com o andamento da turma, para que os alunos façam as atividades individualmente. Enquanto isso, ele deve ir às carteiras não só para auxiliá-los no que for possível, como também para verificar o desempenho individual na execução da tarefa solicitada.

Quando todos terminarem, o professor fará uma correção coletiva à frente da sala, pedindo a alguns alunos que leiam suas respostas para encontrar as possibilidades de se responder corretamente a cada questão. É muito importante que o professor se atente à desenvoltura deles durante o processo de leitura. Essa é uma grande oportunidade de avaliar os alunos nesse quesito.

Ao abordar essas questões, o professor ouvirá as respostas de seus alunos sobre a notícia analisada e as sintetizará no quadro, para que os eles possam compará-las, ressaltando as semelhanças e as diferenças entre elas. É dessa forma que o professor chegará, por fim, de forma bastante esquemática, à estrutura e às principais características do gênero, a saber:

 

Notícia

 

Definição: É um gênero textual da esfera jornalística que objetiva apresentar informações sobre um determinado fato acontecido recentemente na sociedade. Divulgada largamente em periódicos em geral, a notícia é o produto da atividade de um repórter, a ser lida por diversas pessoas de diversas classes sociais com certo grau de instrução e escolaridade.

 

Características:

·        Emissor: jornalista ou repórter encarregado de uma matéria.

·        Receptor: população em geral com certo grau de instrução.

·        Objetivo: apresentar informações sobre um determinado fato acontecido recentemente na sociedade.

·        Tema: o fato acontecido.

·        Contexto de circulação: periódicos (jornais e revistas), rádio, televisão, Internet.

 

Estrutura: relativamente livre, porém organizada em:

·        Título (que sintetiza o assunto da notícia);

·        Manchete (que explicita o assunto a ser tratado e o ponto de vista sobre ele)

·        Lide (introdução que situa e contextualiza o fato ou assunto em geral, respondendo as perguntas: o que, onde, como, porque, quando, sobre o fato);

·        Desenvolvimento (que apresenta argumentos, fatos, dados depoimentos, sobre o fato – tudo isso servirá de fundamento para a instituição do ponto de vista do repórter ou periódico em questão);

·        Conclusão (que procura nortear uma solução ou encaminhamento para o fato abordado, sem deixar de ressaltar o ponto de vista escolhido pelo repórter).

 

Linguagem:

·        Registro: predominantemente formal, dependendo do público alvo;

·        Pessoa e tempo verbal: na 3ª do singular, predominantemente no pretérito;

·        Intenção comunicativa: informar a população sobre o fato em questão.

 

Atividade 03

Após a análise dos alunos e do professor das notícias na atividade anterior, o professor deverá pedir, por fim, para que os alunos façam uma análise semelhante para outras notícias, sem deixar de considerar, para isso, as principais características do gênero abordadas no quadro anteriormente.

Na realização dessa atividade, o professor dividirá a turma em grupos de 4, no máximo, 5 pessoas. Cada grupo ficará encarregado de pesquisar uma notícia de seu interesse e apresentá-la à turma no suporte ou site em questão, lembrando sempre das principais características do gênero estudadas anteriormente.

Para encontrar as notícias, o professor sugerirá os sites e acervos dos veículos de comunicação mais expressivos do Brasil, entre eles:

·        Jornal Folha de S. Paulo (http://www.folha.uol.com.br/)

·        Revista Veja (http://veja.abril.com.br/)

·        Jornal O Globo (http://oglobo.globo.com/)

·        Revista Isto é (http://www.istoe.com.br/capa)

·        Revista Carta Capital (http://www.istoe.com.br/capa)

·        Jornal Estado de S. Paulo (http://www.estadao.com.br/)

·        Jornal Estado de Minas (http://www.uai.com.br/em.html)

Essa é apenas uma seleção com alguns dos periódicos mais renomados do país. O professor tem toda a liberdade de apresentar aos alunos outros, até mesmo de veículos de comunicação locais. Essa seleção dependerá do tipo de enfoque que o professor dará à execução da atividade, bem como do acesso a esses meios.

Após a leitura atenta das notícias escolhida pelos grupos, o professor pedirá que os alunos respondam às seguintes questões, como forma de ratificar o conhecimento aprendido:

1.      Qual a temática principal das notícias?

2.      De que maneira as notícias tratam esse tema? De maneira positiva, negativa ou neutra?

3.      Qual o objetivo das notícias? Ele é alcançado?

4.      Quais são os principais elementos apresentados pelas notícias?

5.      Onde as notícias Foram divulgadas? Como podemos caracterizar esse suporte?

6.      Quem é / são o(s) autor(es) das notícias? Como se caracterizam?

7.      A quem as notícias se destinam? Qual os públicos-alvo? Como podemos caracterizá-los?

8.      Qual o registro de linguagem utilizado nas notícias: padrão ou popular?

9.      Qual o objetivo da escolha desse registro?

10.  O autor emite sua opinião a cerca do fato noticiado?

 

Ao longo das apresentações, o professor, com o auxílio dos alunos, sintetizará as respostas dadas às análises em um quadro comparativo para diversos gêneros textuais. Esse quadro deverá ser feito no BRoffice (o equivalente ao Microsoft Word no Linux) em formato de tabela comparativa, da seguinte forma:

 

Gênero Textual

Temática

Objetivo

Elementos

Emissor (Autor)

Receptor

(Público)

Linguagem

Notícia

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Por fim, após o preenchimento do quadro, ele deverá ser postado no blog da turma numa seção relacionada às características dos gêneros textuais. Nessa seção, poderão ser postados dos os trabalhos referentes aos diversos gêneros abordados na sala de aula. Isso para que os alunos tenham uma ampla fonte de consulta em relação aos gêneros, podendo recorrer às características deles sempre que necessário.

 

Observação:

            Se a turma ainda não tiver seu próprio blog, este deverá ser feito e atualizado passo a passo pelo professor e pelos alunos. No blog, deverão ser colocados todos os textos e imagens discutidos durante as aulas, bem como os comentários e impressões dos alunos a respeito deles.

           

Passo a Passo

Fazendo o Blog da Turma

9

 

Caso o professor não saiba criar o blog para a turma, ele seguirá os passos do seguinte vídeo retirado do Youtube.

 

10

Como criar um blog. Disponível em: www.youtube.com/watch?v=2V5a2m30n3A.

Acesso em: 17 mar. 2011.

 

Recursos Complementares

Sugestão de livros:

Produção textual, análise de gêneros e compreensão. Autor: Luiz Antônio Marchuschi. Editora Parábola.

Aula de Português: Encontro e Interação. Autora: Irandé Antunes. Editora Parábola, 2003.

Da fala para a escrita: retextualizaçãode gêneros textuais. Autor: Antônio Marcuschi. Cortez Editora.

Retextualização de gêneros escritos. Autora: Regina Peret Dell’Isolla. Editora Lucerna.

                                         

Sugestão de links sobre o assunto:

http://moodle.stoa.usp.br/file.php/752/bibliografia/marcuschi_2003.pdf

http://www.algosobre.com.br/gramatica/genero-textual-e-tipologia-textual.html

http://alb.com.br/arquivo-orto/edicoes_anteriores/anais16/sem03pdf/sm03ss16_09.pdf.

http://www.unioeste.br/prppg/mestrados/letras/revistas/travessias/ed_004/artigos/linguagem/pdfs/G%EAneros%20Textuais%20-%20Cristina.pdf

http://www.slmb.ueg.br/iconeletras/artigos/volume4/adriana_santos.pdf

Avaliação

As avaliações ocorrerão de forma processual, ao longo de todas as atividades ministradas, as quais contemplam o desenvolvimento das habilidades de leitura, de escrita e de expressão oral.

Os alunos, frequentemente, terão oportunidade de participar de discussões para que o professor perceba o desenvolvimento da capacidade interpretativa de cada um, apresentada por meio da oralidade. Nesse momento, o professor deverá estar alerta para o processo de argumentação do aluno, visando não só à pertinência das informações apresentadas como também à utilização das marcas de registro popular e padrão. Em outras palavras, nessas situações, o professor deve perceber, portanto, como cada aluno tem avançado na produção e fundamentação do próprio texto oral.

As atividades escritas a serem feitas serão avaliadas de acordo com o nível de entendimento individual do aluno, de forma a considerar a aquisição processual dessa habilidade. O professor deve observar se, nos textos, os alunos abordaram adequadamente:

·        O conteúdo relativo ao tema e ao objetivo de cada questão proposta, item mais importante e essencial;

·        A seleção de argumentos, que devem ser pertinentes e relevantes à temática apresentada;

·        Os processos de coesão e de coerência textual, responsáveis pelo encadeamento lógico-discursivo do texto;

·        O registro da língua utilizado, visto que os alunos devem ser capazes de utilizar o registro mais adequado à situação comunicativa apresentada.

O trabalho ressaltará a criatividade, a participação e integração de todos, tanto na apresentação, quanto na colaboração e dedicação da turma, levando em conta o grau de envolvimento e de desenvoltura de cada aluno durante a realização das tarefas. Nessa atividade, o professor terá a oportunidade de avaliar a originalidade e a capacidade de os alunos se interagirem entre si e com os outros. Por isso, ele deve se atentar ao desenvolvimento e envolvimento de cada um deles, lembrando que disso depende, em grande parte, o sucesso de todo o trabalho.

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