05/12/2011
BELO HORIZONTE - MG ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO
Professor Doutor Luiz Prazeres Centro Pedagógico, EBAP/UFMG
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa | Análise linguística: variação linguística: modalidades, variedades, registros |
Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa | Língua oral e escrita: prática de escuta e de leitura de textos |
Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa | Língua oral e escrita: prática de produção de textos orais e escritos |
O Homem e a MáquinaDesde sempre o Homem sonha a máquina, utensílio que realizasse o maior número de tarefas com a maior eficiência, contudo só a partir do século XVIII quando James Watt criou a máquina a vapor se começaram a ver frutos. Desde aí veio a revolução industrial que introduziu em massa esse conceito de máquina, depois surgiu a electricidade e a partir daí foi só evoluir até este ponto, a sociedade tecnológica.
|
Disciplina: Língua Portuguesa Data: ___/___/___Texto“A evolução da interação Homem x Máquina.”Roteiro de QuestõesOrientações:O trabalho deverá ser realizado com base na leitura do texto. Deverá ser feito individualmente, para ser corrigido com o professor em sala de aula.1. A relação ser humano e máquina era um sonho até determinado tempo da história. Que evento modifica essa relação, tornando esse sonho em realidade?2. O autor cita diversas utilidades para a máquina no cotidiano. Que utilidades são essas?3. O autor utiliza diversos exemplos para abordar a dependência do ser humano em relação a máquina. Que exemplos são esses?4. Por que segundo o autor “será sempre o Homem a decidir se a máquina terá boa ou má utilidade”?5. O que é a Inteligência Artificial? Pesquise e sintetize suas considerações sobre esse ramo do conhecimento.6. Qual a responsabilidade do ser humano ao utilizar-se da Inteligência Artificial?7. Segundo o texto, as máquinas podem de fato destruir o próprio homem? De que forma isso poderia acontecer? Mas de quem seria a culpa nesse processo?8. Com base na leitura do texto como um todo, responda e sintetize com suas próprias palavras a seguinte pergunta: que tipo de relação existente entre o ser humano e a máquina pode ser depreendida na sociedade contemporânea? |
· FRAGOZO, Fernando. A tecnologia e seus possíveis. É possível pensá-los? Rio de Janeiro? E-papers, 2004.
· GOLDBERG, Jacob Pinheiro. Ética e tecnologia. São Paulo: Editora Fulgor, 1968.
· OLIVEN, Ruben George. Educação e sociedade moderna: funções da educação no contexto urbano. Porto Alegre: UFRGS, 1972.
· ORWELL, George. 1984. São Paulo: Companhia das Letras, 2009.
· http://www.tugatronica.com/homem-vs-tecnologia-quem-domina-quem/
· http://www.faced.ufba.br/~edc287/edc2871999/bernarda.htm
· http://pt.shvoong.com/internet-and-technologies/computers/1795018-homem-tecnologia/
· http://informacaonaweb.wordpress.com/2008/06/25/o-que-sao-redes-sociais/
· Trilogia: Matrix; Matrix Reloaded; Matrix Revolutions.
· AI - Inteligência Artificial.
· Eu robô.
· O homem bicentenário.
· A rede social.
Sem estrelas 0 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!