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E o ser humano, virou máquina? Uma análise da relação atual entre homem e máquina (UCA)

 

05/12/2011

Autor e Coautor(es)
Luiz Fernando de Carvalho
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BELO HORIZONTE - MG ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO

Professor Doutor Luiz Prazeres Centro Pedagógico, EBAP/UFMG

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Língua Portuguesa Análise linguística: variação linguística: modalidades, variedades, registros
Ensino Fundamental Final Língua Portuguesa Língua oral e escrita: prática de escuta e de leitura de textos
Ensino Fundamental Final Língua Portuguesa Língua oral e escrita: prática de produção de textos orais e escritos
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

o       Trabalhar com sequências expositivo-argumentativas; e

o       Identificar, analisar e interpretar opiniões por meio de fatos, explicitando os argumentos as sustentam.

Duração das atividades
4 aulas de 50 min.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Os alunos dessa geração já nasceram ambientalizados com esse mundo muitas vezes dominado pelas máquinas. Certamente, eles apresentam uma maior destreza na utilização dessas ferramentas, entretanto, nem sempre eles têm a capacidade reflexiva de lidar com esse mundo. Afinal de contas, são muitas as vítimas de crimes praticados pela internet, entre eles, a pedofilia, invasão de sistemas e senhas, falsidade ideológica, etc. os quais, prejudicam a utilização dessa ferramenta. Nesse sentido é importante que se faça um trabalho reflexivo-pedagógico sobre as formas de como os seres humanos e, sobretudo, nossos alunos, estão lidando com as inúmeras possibilidades ofertadas pelo mundo tecnológico.

Desde os primórdios da humanidade, o homem sempre sentiu a necessidade de construir ferramentas para estabelecer sua relação com o mundo. Com o tempo essas ferramentas têm se tornado cada vez mais avançadas, resultando numa rápida e intensa revolução tecnológica. Essa revolução tem se acentuado nos dias atuais, sobretudo, com o advento dos computadores, i-pods, i-pad, celulares, dentre outros aparelhos eletrônicos, os quais, quando conectados à internet diluem as fronteiras e os limites do ser humano. A relação do ser humano com o mundo na atualidade não se dá isenta da interligação com a máquina. É desse ponto a necessidade de se discutir como essa relação é mediada pela máquina nos dias atuais.

Estratégias e recursos da aula

Atividade 01

O professor deve iniciar a aula com uma discussão sobre os conhecimentos prévios que os alunos têm sobre as questões que abordam a relação ser humano versus máquina. Para tanto, ele deve promover a discussão, por exemplo, ao perguntar aos alunos sobre que problemas as pessoas têm enfrentado para utilizarem as máquinas e mediar suas relações com o mundo, a partir delas. Para desenvolver a discussão, os alunos, junto ao professor devem analisar a seguinte imagem:

 

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Disponível em:  http://www.antropoides.com.br/tag/chips-neurais.  

 Acesso em: 14 nov. 2011.

 

 

Para analisá-la, o professor fará algumas perguntas oralmente, as quais servirão como base para interpretar a imagem e promover a discussão:

 

  1. Qual a temática principal da imagem?

  2. Que elementos a imagem apresenta para comprovar essa temática?

  3. Qual o objetivo da imagem?

  4. O a imagem faz para atingir seu objetivo?

 

O professor deve ratificar os comentários mais relevantes da discussão, para reativar os conhecimentos prévios dos alunos e garantir uma maior aproximação deles com o tema debatido, possibilitando uma apreensão mais ampla sobre os problemas notados na relação homem versus máquina.

 

Atividade 02

Terminada a atividade de ativação de conhecimentos e de análise da imagem, o professor deverá prosseguir sua aula. Ele deve apresentar aos alunos o texto “Homem e a Máquina”, que foi publicado em uma das páginas do site Antitudo (http://www.antitutti.blogspot.com), para ser analisado conjuntamente.

O professor utilizará a técnica de pausa protocolada para a leitura do texto, que consiste na realização da leitura, interrompendo-a, por exemplo, a cada parágrafo, momentaneamente. A cada interrupção, o professor deve efetuar perguntas voltadas para a produção de inferências acerca das partes subsequentes do texto que está sendo lido. Lembramos que esse texto foi originalmente escrito em português de Portugal. O professor deve aproveitar esse momento de leitura para, rapidamente, apontar diferenças básicas entre a língua escrita em Portugal e no Brasil.

Para localizar o texto, o professor pedirá que os alunos acessem o seguinte link: http://antitutti.blogspot.com/2006/10/o-homem-e-mquina.html para acompanharem a leitura do professor.

O Homem e a Máquina

 

Desde sempre o Homem sonha a máquina, utensílio que realizasse o maior número de tarefas com a maior eficiência, contudo só a partir do século XVIII quando James Watt criou a máquina a vapor se começaram a ver frutos. Desde aí veio a revolução industrial que introduziu em massa esse conceito de máquina, depois surgiu a electricidade e a partir daí foi só evoluir até este ponto, a sociedade tecnológica.


Precisamos de máquinas para tudo, para conservar alimentos, para os cozinhar, para lavar a casa, para a nossa higiene, para nos divertirmos, para nos informarmos, para nos deslocarmos, para comunicarmos, máquinas que nos salvam a vida, outras que a prolongam, enfim, máquinas que nos tornam a vida mais fácil e nos deram, no geral, muito mais tempo para gozarmos a vida.


Ninguém duvida que as máquinas nos facilitam a vida, mas será que nos trouxeram vantagens? Infelizmente nem tudo são rosas, a verdade é que se as máquinas nos dão uma vida mais cómoda, também estamos cada vez mais dependentes das máquinas. Para comer e beber precisamos de frigoríficos e fogões, por exemplo, e é já difícil imaginar-mo-nos sem eles. Milhares de milhões de pessoas dependem das máquinas para trabalhar, nas fábricas, nos escritórios, aliás, é difícil hoje encontrar um emprego em que o uso das máquinas não seja implicita ou explicitamente necessário. Há um problema que acresce à dependência do Homem em relação à máquina, a dependência da máquina em relação à energia e a consequente escassez dessa energia face ao alto consumo da enorme quantidade de máquinas, o qual já se reflectiu, ainda que indirectamente (ou não) em guerras.


Claro que não podemos culpar as máquinas por todos os males que vêem ao mundo, nem por todos, nem por nenhum. Se as máquinas existem é por culpa do Homem, e são benéficas para ele, basta ele querer. Por outras palavras, "a máquina" pode ser capaz de realizar processos que o Homem não consegue, pode ajudar o Homem a progredir mais rápido mas não tem o poder que o Homem tem de controlar as coisas, ou seja, será sempre o Homem a decidir se a máquina terá boa ou má utilidade. Este é um tema recorrente na ficção científica: E se o Homem criar uma máquina tão boa, e tão inteligente que será capaz de o destruir? Tal só acontecerá, se e apenas se, o Homem quiser. Ainda é impossível incutir sentimentos numa máquina, ainda se estão a dar os primeiros passos na área da Inteligência Artificial, mas mesmo quando daqui a 200 ou 300 anos as máquinas sentirem e tiverem inteligência praticamente humana, nunca destruirão a civilização humana, apenas se o Homem assim o quiser, apenas se o Homem permitir que na máquina estejam sentimentos como o ódio, a vingança, a ganância, só se à máquina for permitido sequer "pensar" em violência, guerra e destruição... Se o Homem fizer isto será um mau Homem, sem valores, sem escrúpulos e um Homem assim conduzirá a sua espécie à extinção bem antes de criar a tal máquina. Será sempre o Homem, com ou sem máquina, a escolher o seu destino e a responsabilizar-se pelos seus bons e maus actos, nunca devemos culpar as máquinas por nada, porque somos nós seres humanos que as criamos e programamos e a "máquina" apenas seguirá o caminho que o Homem escolher.


Conclusão (e para descomprimir): Não agridam o vosso computador, não pontapeiem o aspirador, não estrangulem a máquina de barbear, não vilipendiem a máquina calculadora pois a culpa afinal... é vossa!


Disponível em: http://antitutti.blogspot.com/2006/10/o-homem-e-mquina.html

Acesso em: 14 nov. 2011

Logo após a leitura com uso da técnica pausa protocolada do texto, o professor deve comentá-lo, em geral com os alunos, ressaltando todos os pontos da análise, para frisar a apreensão e o entendimento deles sobre as questões apresentadas a respeito do tema. Para isso, basta recorrer aos pontos mais importantes do texto, a fim de ponderar e sintetizar as questões propostas pela reportagem.

 

Atividade 03

Após a discussão oral da reportagem com os alunos, o professor apresentará algumas questões a serem respondidas em sala sobre a leitura do texto (caso o tempo não seja suficiente, os alunos podem terminar em casa e entregar na próxima aula). Essa atividade, que contempla algumas questões já discutidas, tem por objetivo reforçar o conteúdo abordado e auxiliar a o aprendizado alunos.

Disciplina: Língua Portuguesa                                                          Data: ___/___/___

Texto

“A evolução da interação Homem x Máquina.”

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Roteiro de Questões

 

Orientações:O trabalho deverá ser realizado com base na leitura do texto. Deverá ser feito individualmente, para ser corrigido com o professor em sala de aula.

1.      A relação ser humano e máquina era um sonho até determinado tempo da história. Que evento modifica essa relação, tornando esse sonho em realidade?

2.      O autor cita diversas utilidades para a máquina no cotidiano. Que utilidades são essas?

3.      O autor utiliza diversos exemplos para abordar a dependência do ser humano em relação a máquina. Que exemplos são esses?

4.      Por que segundo o autor “será sempre o Homem a decidir se a máquina terá boa ou má utilidade”?

5.      O que é a Inteligência Artificial? Pesquise e sintetize suas considerações sobre esse ramo do conhecimento.

6.      Qual a responsabilidade do ser humano ao utilizar-se da Inteligência Artificial?

7.      Segundo o texto, as máquinas podem de fato destruir o próprio homem? De que forma isso poderia acontecer? Mas de quem seria a culpa nesse processo?

8.      Com base na leitura do texto como um todo, responda e sintetize com suas próprias palavras a seguinte pergunta: que tipo de relação existente entre o ser humano e a máquina pode ser depreendida na sociedade contemporânea?

Os alunos devem responder às questões utilizando o programa ‘BROffice’ do Linux (equivalente ao Microsoft Word) durante um determinado tempo. O professor deve estipular esse tempo, de acordo com o andamento da turma, para que os alunos façam as atividades individualmente. Enquanto isso, ele deve ir às carteiras não só para auxiliá-los no que for possível, como também para verificar o desempenho individual na execução da tarefa solicitada.

Quando todos terminarem, o professor fará uma correção coletiva à frente da sala, pedindo a alguns alunos que leiam suas respostas para encontrar as possibilidades de se responder corretamente a cada questão. É muito importante que o professor se atente à desenvoltura deles durante o processo de leitura. Essa é uma grande oportunidade de avaliar os alunos nesse quesito.

 

Observação:

Todas as atividades deverão ser postadas no blog da turma para que os alunos tenham livre acesso a elas, não só dentro de sala como também em casa. Se a turma ainda não tiver seu próprio blog, ele deverá ser feito e atualizado passo a passo pelo professor e pelos alunos. No blog, deverão ser colocados todos os textos, vídeos e imagens discutidos durante as aulas, bem como os comentários e impressões dos alunos a respeito deles.

           

Passo a Passo

Fazendo o Blog da Turma

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Caso o professor não saiba criar o blog para a turma, ele seguirá os passos do seguinte vídeo retirado do site youtube.

 

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Como criar um blog. Disponível em: www.youtube.com/watch?v=2V5a2m30n3A.

Acesso em: 17 mar. 2011.

Recursos Complementares

Livros:

·        FRAGOZO, Fernando. A tecnologia e seus possíveis. É possível pensá-los? Rio de Janeiro? E-papers, 2004.

·        GOLDBERG, Jacob Pinheiro.  Ética e tecnologia. São Paulo: Editora Fulgor, 1968.

·        OLIVEN, Ruben George. Educação e sociedade moderna: funções da educação no contexto urbano. Porto Alegre: UFRGS, 1972.

·        ORWELL, George. 1984. São Paulo: Companhia das Letras, 2009.

Sites:

·        http://www.tugatronica.com/homem-vs-tecnologia-quem-domina-quem/

·        http://www.faced.ufba.br/~edc287/edc2871999/bernarda.htm

·        http://pt.shvoong.com/internet-and-technologies/computers/1795018-homem-tecnologia/

·        http://informacaonaweb.wordpress.com/2008/06/25/o-que-sao-redes-sociais/

Filmes:

·        Trilogia: Matrix; Matrix Reloaded; Matrix Revolutions.

·        AI - Inteligência Artificial.

·        Eu robô.

·        O homem bicentenário.

·        A rede social.

Avaliação

As avaliações ocorrerão de forma processual, ao longo de todas as atividades ministradas, as quais contemplam o desenvolvimento das habilidades de leitura, de escrita e de expressão oral.

Os alunos frequentemente terão oportunidade de participar de discussões para que o professor perceba o desenvolvimento da capacidade interpretativa de cada um deles, apresentada por meio da oralidade. Nesse momento, o professor deverá estar alerta para o processo de argumentação dos alunos, visando à pertinência e à relevância das informações apresentadas. Em outras palavras, nessas situações, o professor deve perceber, portanto, como cada aluno tem avançado na produção e fundamentação do próprio texto oral.

As atividades escritas a serem feitas serão avaliadas de acordo com o nível de entendimento individual do aluno, de forma a considerar a aquisição processual dessa habilidade. O professor deve observar se, nos textos, os alunos abordaram adequadamente:

·  O conteúdo relativo ao tema e ao objetivo de cada questão proposta, item mais importante e essencial;

·  A seleção de argumentos, que devem ser pertinentes e relevantes à temática apresentada;

·  Os processos de coesão e coerência textual, responsáveis pelo encadeamento lógico-discursivo do texto;

·  O registro da língua utilizado, visto que os alunos devem ser capazes de utilizar o registro mais adequado à situação comunicativa apresentada.

A correção dos trabalhos ressaltará a participação de todos, tanto na apresentação, quanto na colaboração e dedicação da turma, levando em conta o grau de desenvoltura de cada aluno em suas respostas. Nesses momentos, o professor terá a oportunidade de avaliar a originalidade e a capacidade de interação dos alunos. Por isso, ele deve se atentar ao envolvimento de cada um deles, lembrando que dele depende, em grande parte, o sucesso de todo o trabalho.

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