Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


UCA - Bullying na escola: subsídio para a produção de diferentes gêneros

 

05/12/2011

Autor e Coautor(es)
NELI EDITE DOS SANTOS
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Aparecida Clemilda Porto

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Língua Portuguesa Língua oral e escrita: prática de produção de textos orais e escritos
Ensino Médio Língua Portuguesa Aspectos cognitivo-conceituais: mundo, objetos, seres, fatos, fenômenos e suas inter-relações
Ensino Médio Língua Portuguesa Gêneros discursivos e textuais: narrativo, argumentativo, descritivo, injuntivo, dialogal
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

- Denunciar e combater práticas de bullying.

- Realizar entrevistas obedecendo a critérios como ética e respeito ao outro, sem perder a objetividade característica do gênero entrevista.

- Criar raps que demonstrem criticidade em relação ao bullying.

Duração das atividades
5 aulas de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

- O aluno deve conhecer como usar os softwares do laptop UCA para a gravação e reprodução de áudio e vídeo.

- O aluno deve ter noções iniciais das características dos gêneros textuais entrevista e letra de música.

Estratégias e recursos da aula

Atividade 1 - Motivação

Professor, esta atividade tem como finalidades introduzir o tema bullying a partir da sensibilização para o uso das palavras. É preciso que seja cultivado nos alunos o cuidado não somente com a escolha das palavras para tratar as pessoas e a elas se referirem, mas também com o tom pejorativo que se empresta às palavras. É justamente o tom que permite bem separar as palavras que acariciam das palavras que machucam. É o tom das palavras que permite "desmascarar" o bullying, o qual, muitas vezes, é referido como sendo uma brincadeira entre amigos.

Para isso, nesta primeira atividade, pretende-se conduzir os alunos a perceberem um exemplo de uso carinhoso, afetivo, amoroso da expressão "preta, pretinha". Expressão que, em outro contexto, pode se configurar em violência, atitude de discriminação racial, humilhação.

Para essa atividade, é importante que sejam providenciados datashow e caixas de som. Na sala de aula ou no laboratório de informática, organize os alunos em semicírculo, de modo que possam visualizar bem as imagens projetadas no telão.

Oriente os alunos quanto à proposta. Serão apresentados três tipos de informação sobre um mesmo tema. Ao final, eles deverão responder uma pergunta inter-relacionando as três apresentações.  

I) Projete as imagens abaixo de "Os novos baianos", grupo musical  do final dos anos 1960, que embalou os jovens durante a década de 1970.

1  

Imagem disponível em:<http://userserve-ak.last.fm/serve/_/28961017/Novos+Baianos+df4f18cb296a2e937454ebf279a031.jpg>. Acesso em 18 nov. 2011.

 2

 Imagem disponível em: <http://iurirubim.blog.terra.com.br/files/2009/02/12022009_nb.jpg>. Acesso em 18 nov. 2011.

Professor, enquanto está projetando as imagens, faça as seguintes perguntas aos alunos e oriente-os a respondê-las em voz alta:

- Como estão as pessoas?

- O que permite supor que, em ambas imagens, as pessoas sejam amigas?

O propósito desta parte da atividade não é esgotar a exploração das imagens. Por isso, não é necessário que todos falem.

 II) Em seguida, projete o seguinte texto, que aborda um pouco da trajetória do grupo musical:  

 

“ Poucos grupos brasileiros traduziram o Brasil como os Novos Baianos.

Apesar de serem formados inicialmente por quatro pessoas - Luiz Galvão (letras), Moraes Moreira (violão e voz), Paulinho Boca de Cantor (voz) e Baby Consuelo (voz), o grupo sempre teve inúmeros amigos e integrantes. Vale dizer que apenas Baby não era baiana de nascença, tendo nascido em Niterói (Rio de Janeiro).

A primeira reunião se deu em 1969, em Salvador. Os anos de chumbo da ditadura estavam mais vivos do que nunca, assim como a guitarra de Jimi Hendrix no hemisfério norte e a Tropicália, no Brasil. Caetano Veloso acabara de lançar um revolucionário somente com seu nome, onde citava, pela primeira vez o nome de um outro grupo que faria furor, Os Mutantes. Assim era mais do que natural que alguém seguisse os passos e ampliasse o leque.

Dessa maneira, os quatro - batizado como Os Novos Bahianos (com h mesmo) - participaram do Desembarque dos Bichos Depois do Dilúvio, em Salvador, onde fizeram sucesso, a ponto de tentarem a sorte no V Festival de MPB da TV Record defendendo a música Vera. Ela faria parte do primeiro compacto do grupo lançado no mesmo ano pela RGE, junto com Colégio de Aplicação.”

Disponível em: < http://www.beatrix.pro.br/mofo/novosbaianos.htm>. Acesso em 18 nov. 2011.

Professor, indague aos alunos se eles já ouviram falar de alguns dos artistas citados no trecho da reportagem acima, como também da época em que fizeram sucesso. Solicitem que eles partilhem o que conhecem sobre eles. 

III)  Após essa apresentação, execute a canção "Preta pretinha", desse grupo musical: 

 Preta pretinha  (Os Novos Baianos) 

Laiá... larará... lararará... larará...

Preta, Preta, Pretinha! (4 vezes)

Enquanto eu corria
Assim eu ia
Lhe chamar! / Enquanto corria a barca (3 vezes)
Por minha cabeça não passava
Só! Somente só! / Assim vou lhe chamar /Assim você vai ser (4 vezes)
Eu ía lhe chamar! / Enquanto corria a barca (6 vezes)
Abre a porta e a janela / E vem ver o sol nascer... (6 vezes) 

Eu sou um pássaro
Que vivo avoando
Vivo avoando
Sem nunca mais parar
Ai Ai! Ai! Ai! Saudade / Não venha me matar (4 vezes)
Lhe chamar! 

Preta, Preta, Pretinha! (4 vezes)

Disponível em: <http://letras.terra.com.br/os-novos-baianos/122200/>. Acesso em 18 nov. 2011. 

 Professor, faças as seguintes perguntas aos alunos e dê tempo suficiente para que respondam: 

1) Com base no contexto do grupo musical e das imagens deles acima projetadas, podemos supor que a expressão "preta, pretinha" representa que tipo de sentimento?

2) Vocês acolheram com naturalidade ou com espanto a presença da expressão "preta, pretinha" na música? Como você explica a sua reação?

3) Explique por que a expressão "preta, pretinha" não representa violência e nem discriminação racial. Em seus argumentos, esteja atento ao contexto social e cultural da época e mais às informações que temos sobre o grupo musical "Os Novos Baianos".

 

Atividade 2 - As palavras podem agradar ou ferir quem as ouve.

Alunos organizados em grupos de 4 componentes.

Professor, oriente os alunos a pesquisarem o tema BULLYING a partir dos links disponibilizados na plataforma Wordpress, que organizou materiais variados e confiáveis do Portal do Professor e de outros projetos promovidos ou chancelados pelo Ministério da Educação. Endereço: <http://bullyingportalprofessor.wordpress.com/>.

Esse direcionamento da fonte de pesquisa é muito importante, pois  é necessário destacar que o tema bullying deve ser tratado com muito carinho, delicadeza e preparo por parte do professor e também da turma. Isso porque  tanto os agressores quanto as vítimas estão em nossas salas de aula e devemos ter cuidado para não agravar a prática dessa violência, mas de concorrer para eliminá-la de nosso cotidiano escolar.

Após navegarem pela plataforma e se formarem e se informarem sobre o tema, oriente-os a produzirem frases de promoção da não violência. Frases que estimulem o respeito às diferenças, o convívio civilizado entre colegas. e que serão divulgadas em varais disponíveis na sala e nos corredores da escola, como uma espécie de apelo visual.

Os alunos devem ser orientados a usarem palavras e expressões que, ao mesmo tempo, sensibilizem os leitores, sem, no entanto, estimular mais violência.

 Atividade 3 - RAP de denúncia e conscientização

Alunos organizados em grupos de 4 componentes.

Professor, solicite aos alunos que criem RAPs voltados para a conscientização sobre o bullying. Estimule-os a usarem as palavras para construir e não para destruir - a exemplo do que fizeram Os Novos Baianos com a canção Preta, Pretinha - e a tratarem o tema com sensibilidade, criatividade e até mesmo ousadia. Entregue-lhes a seguinte orientação:

Organizados em grupos de 4 componentes, criem RAPs sobre a temática do bullying. Você podem ter apenas 1 cantor ou mais de um. Podem também escolher por duelar. O trabalho é todo oralizado, não sendo permitido fazer anotações.

Lembrem-se: uma das principais características do rap é a improvisação. Isso explica porque é preciso que você de fato esteja consciente de que o bullying deve ser combatido e que a paz e o respeito entre as pessoas devem orientar nossos pensamentos e atitudes.

 RAP

O rap é um discurso rítmico marcado por rimas. Pode ser interpretado sem acompanhamento de instrumentos musicais. Os cantores de RAP são conhecidos pelas denominações rappers ou MCs, abreviatura para mestre de cerimônias.

O rap é uma forma de dizer, de contar algo poeticamente e de modo improvisado e rápido. O texto, no rap, tem uma importância significativa e maior do que a parte melódica.

É bastante comum haver duelos entre rappers que, com suas frases e rimas, podem apelar para a consciência crítica ou para o humor.  Por isso, é importante que os temas sejam abordados com inteligência e sensibilidade.

Como trata-se de improviso, não há muito o que ensaiar. À medida que as canções forem sendo criadas, os grupos vão se revezando na frente da sala para se apresentarem.

 

Atividade 4 - Rap no recreio da escola

Professor, organize com seus alunos momentos de apresentação dos Rap criados em espaços coletivos da escola. Por exemplo: no recreio, nos corredores, na portaria, de modo que a produção circule por diferentes espaços.

Recursos Complementares

- Para uma descrição breve e bem formulada sobre o significado do grupo musical no cenário cultural brasileiro nas décadas entre 1960 e 1980, sugiro: "Os novos baianos", sugiro consulta ao site: <http://www.beatrix.pro.br/mofo/novosbaianos.htm>.

Avaliação

Professor, como forma de avaliação, promova uma espécie de concurso entre os alunos para eleger as frases e os raps mais criativos.

Opinião de quem acessou

Cinco estrelas 1 classificações

  • Cinco estrelas 1/1 - 100%
  • Quatro estrelas 0/1 - 0%
  • Três estrelas 0/1 - 0%
  • Duas estrelas 0/1 - 0%
  • Uma estrela 0/1 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • Silvia Schulz Fadel, SENAI/SC , Santa Catarina - disse:
    silvia.fadel@gmail.com

    15/04/2012

    Cinco estrelas

    Muito bem elaborada e criativa, faz com que o aluno tenha tempo paras internalisar a mensagem proposta ao memo tempo em que trabalha o tema bullyng na escola.


Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.