Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Sagas – Qual a sua opinião sobre elas?

 

01/12/2011

Autor e Coautor(es)
Leila Maris Alves Ferreira
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Eliana Dias

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Língua Portuguesa Análise linguística: modos de organização dos discursos
Ensino Fundamental Final Língua Portuguesa Língua oral e escrita: prática de produção de textos orais e escritos
Ensino Fundamental Final Língua Portuguesa Análise linguística: léxico e redes semânticas
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Identificar o gênero saga.
  • Aprimorar técnicas de argumentação.
Duração das atividades
3 horas aula de 50 minutos cada
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
  • Gêneros literários
Estratégias e recursos da aula

Recursos

  • Computador conectado a Data show
  • Laptops Classmate 
  • Programa KWord ( Metasys - Gerenciador de Programas - Editor de textos)

 

Atividade 1

O professor deverá apresentar em data Show manchetes de jornais e revistas que contenham a palavra saga.

1)    Harry Potter: os impactos da saga de maior sucesso na literatura e no cinema

Harry Potter

Disponível em http://www.colheradacultural.com.br/content/20110712115718.000.4-N-harry-potter.php

 

2)    Saga Crepúsculo ‘Amanhecer – Parte 1’: Veja Novo Trailer (legendado)

Crepúsculo

Disponível em http://portuguese.christianpost.com/noticias/20111117/saga-crepusculo-amanhecerparte-1-veja-novo-trailer-legendado/

 

3)    Entenda a saga de "Star Wars"

Star Wars

Disponível em http://www1.folha.uol.com.br/folha/especial/2002/starwars2/entenda_a_saga.shtml

 

4)    A Saga O Senhor dos Anéis (2001. 2002. 2003)

Senhor dos Anéis

Disponível em http://cinemaeaminhapraia.com.br/2011/10/10/a-saga-o-senhor-dos-aneis-2001-2002-2003/

 

Atividade 2

O professor deverá então perguntar aos alunos se eles conhecem os livros/filmes apresentados, se gostam dos mesmos e por quê.

O professor deverá propor uma discussão destacando aspectos como enredo, personagens, cenário.

 

 

Atividade 3

O professor deverá chamar atenção dos alunos para a palavra SAGA que aparece em todas as manchetes. O professor deverá instigar os alunos a propor uma definição para a palavra, tendo em vista os livros e filmes apresentados. As respostas deverão ser anotadas pelo professor.

Os alunos deverão pesquisar na Internet o significado da palavra saga. Eles deverão apresentar por escrito um resumo da pesquisa realizada.

 

Atividade 4

O professor deverá propor aos alunos que façam um quadro comparativo entre os filmes /livros apresentados, realçando suas semelhanças e diferenças.

 

Harry Potter

Crepúsculo

Senhor dos Anéis

Star Wars

Personagens

 

 

 

 

Enredo

 

 

 

 

Cenário

 

 

 

 

 

Atividade 5

 

PRODUÇÃO DE TEXTO

 

Os alunos deverão escrever um texto expondo suas opiniões sobre as sagas apresentadas e utilizando o conhecimento adquirido durante a pesquisa e as discussões em sala.

Para melhor direcionamento da escrita de textos, o professor deverá sugerir tópicos como:

  • Você acha interessante o gênero saga? Por quê?
  • O que mais lhe agrada?
  • O que mais lhe desagrada?
  • Tendo em vista a definição do gênero, você acha que as ditas sagas modernas são um gênero relevante?
  • Na sua opinião, por que milhões de pessoas em todo o mundo são fãs de sagas como Harry Potter e Crepúsculo? Qual o segredo dessas sagas?

 

Atividade Opcional

O professor poderá aplicar um quiz para os alunos. Pode ser feita uma disputa entre grupos.

As questões propostas são:

 

                               1. Saga é um gênero literário                                                                                           

a.    Sim                              b.  Não

 

2. De onde vem as sagas mais famosas e importantes?                                     

        a.    Irlanda, assim como o Halloween

       b.    Escandinávia, principalmente da Islândia

      c.    Romênia, a terra do Conde Drácula

 

    3. As sagas antigas, geralmente, eram escrita

    a. apenas em prosa

                           b. apenas em poesia

                           c. em prosa, mas pode aparecer poemas e versos no decorrer do texto.

 

                        4. Os autores das sagas antigas eram

                a. anônimos

                        b. escritores famosos

 

                      5. Quais os temas mais comuns das sagas escandinavas?

                     a.    Mitologia e fantasia, mas com um toque de realidade

                      b.    História e religião com toque de fantasia.

                      c.    As duas alternativas estão corretas.

 

                     6.  Podemos definir as sagas antigas como

                     a. conjunto de histórias que teve como base tradições orais de tempos passados.

                     b. conjunto de histórias escritas por um autor e divulgado por pequenos grupos.

 

                   7.  Atualmente, saga pode ser definida como

                  a. série de obras literárias do mesmo autor, mesmo que o argumento seja diferente.

                  b. série de obras literárias que mantem algum argumento comum, sempre com caráter histórico.

                  c. série de obras literárias que mantem algum argumento comum, geralmente com caráter épico.

 

                 8. Depois que um livro vira filme, ele deixa de ser saga?

                 a. Sim, óbvio. Saga é só livro.

                 b. Não. Ele não perde suas características de saga.

 

         9. Star Wars é uma saga?

         a. Sim, mesmo sem ter um caráter épico.

         b. Claro que não. Não é nem mesmo uma obra literária.

 
Recursos Complementares

Professor, os sites abaixo apresentam informações importantes para enriquecer sua aula.

Avaliação

A atividade a ser avaliada é a escrita do texto. Serão critérios para avaliação:

  • fidelidade ao tema proposto.
  • coerência e coesão.
  • boa argumentação.
Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.