01/12/2011
Eliana Dias
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa | Análise linguística: modos de organização dos discursos |
Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa | Língua oral e escrita: prática de produção de textos orais e escritos |
Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa | Análise linguística: léxico e redes semânticas |
Recursos
Atividade 1
O professor deverá apresentar em data Show manchetes de jornais e revistas que contenham a palavra saga.
Disponível em http://www.colheradacultural.com.br/content/20110712115718.000.4-N-harry-potter.php
Disponível em http://portuguese.christianpost.com/noticias/20111117/saga-crepusculo-amanhecerparte-1-veja-novo-trailer-legendado/
Disponível em http://www1.folha.uol.com.br/folha/especial/2002/starwars2/entenda_a_saga.shtml
Disponível em http://cinemaeaminhapraia.com.br/2011/10/10/a-saga-o-senhor-dos-aneis-2001-2002-2003/
Atividade 2
O professor deverá então perguntar aos alunos se eles conhecem os livros/filmes apresentados, se gostam dos mesmos e por quê.
O professor deverá propor uma discussão destacando aspectos como enredo, personagens, cenário.
Atividade 3
O professor deverá chamar atenção dos alunos para a palavra SAGA que aparece em todas as manchetes. O professor deverá instigar os alunos a propor uma definição para a palavra, tendo em vista os livros e filmes apresentados. As respostas deverão ser anotadas pelo professor.
Os alunos deverão pesquisar na Internet o significado da palavra saga. Eles deverão apresentar por escrito um resumo da pesquisa realizada.
Atividade 4
O professor deverá propor aos alunos que façam um quadro comparativo entre os filmes /livros apresentados, realçando suas semelhanças e diferenças.
|
Harry Potter |
Crepúsculo |
Senhor dos Anéis |
Star Wars |
Personagens |
|
|
|
|
Enredo |
|
|
|
|
Cenário |
|
|
|
|
Atividade 5
Os alunos deverão escrever um texto expondo suas opiniões sobre as sagas apresentadas e utilizando o conhecimento adquirido durante a pesquisa e as discussões em sala.
Para melhor direcionamento da escrita de textos, o professor deverá sugerir tópicos como:
Atividade Opcional
O professor poderá aplicar um quiz para os alunos. Pode ser feita uma disputa entre grupos.
As questões propostas são:
1. Saga é um gênero literário a. Sim b. Não
2. De onde vem as sagas mais famosas e importantes? a. Irlanda, assim como o Halloween b. Escandinávia, principalmente da Islândia c. Romênia, a terra do Conde Drácula
3. As sagas antigas, geralmente, eram escrita a. apenas em prosa b. apenas em poesia c. em prosa, mas pode aparecer poemas e versos no decorrer do texto.
4. Os autores das sagas antigas eram a. anônimos b. escritores famosos
5. Quais os temas mais comuns das sagas escandinavas? a. Mitologia e fantasia, mas com um toque de realidade b. História e religião com toque de fantasia. c. As duas alternativas estão corretas.
6. Podemos definir as sagas antigas como a. conjunto de histórias que teve como base tradições orais de tempos passados. b. conjunto de histórias escritas por um autor e divulgado por pequenos grupos.
7. Atualmente, saga pode ser definida como a. série de obras literárias do mesmo autor, mesmo que o argumento seja diferente. b. série de obras literárias que mantem algum argumento comum, sempre com caráter histórico. c. série de obras literárias que mantem algum argumento comum, geralmente com caráter épico.
8. Depois que um livro vira filme, ele deixa de ser saga? a. Sim, óbvio. Saga é só livro. b. Não. Ele não perde suas características de saga.
9. Star Wars é uma saga? a. Sim, mesmo sem ter um caráter épico. b. Claro que não. Não é nem mesmo uma obra literária. |
Professor, os sites abaixo apresentam informações importantes para enriquecer sua aula.
A atividade a ser avaliada é a escrita do texto. Serão critérios para avaliação:
Sem estrelas 0 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!