01/12/2011
Eliana Dias
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa | Análise linguística: organização estrutural dos enunciados |
Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa | Análise linguística: modos de organização dos discursos |
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Língua Portuguesa | Linguagem escrita: leitura e produção de textos |
Ensino Médio | Língua Portuguesa | Gêneros digitais: impacto e função social |
Estratégias:
Recursos:
Aulas 1 e 2 (100 minutos)
Atividade 1
Professor, para dar início a essa aula, é imprescindível combinar antecipadamente com os alunos a necessidade do celular em sala de aula. Caso algum dos alunos não tenha e não consiga arrumar algum para a aula específica, ele deverá trabalhar em dupla com alguém que tenha o aparelho.
http://thumbs.dreamstime.com/thumblarge_511/1276099791a4iH1J.jpg
A primeira atividade consistirá em o professor sensibilizar os alunos para o conteúdo da aula: as mensagens via celular, SMS. Para isso, o docente questionará oralmente:
Professor, deixe os alunos relatarem suas experiências com o serviço de mensagens via celular.
Após essa conversa inicial sobre o serviço de mensagens do celular, o professor, no quadro, escreverá SMS e questionará aos alunos tanto a origem da sigla quanto seu nome completo. Pedirá aos alunos para pesquisarem na internet a fim de responderem à pergunta docente.
Depois de alguns minutos, os alunos provavelmente acharão as respostas e o professor consolidará a informação de que SMS é um:
Serviço de mensagens curtas (em inglês: Short Message Service, SMS) é um serviço disponível em telefones celulares (telemóveis) digitais que permite o envio de mensagens curtas (até 255 caracteres em GSM e 160 em CDMA) entre estes equipamentos e entre outros dispositivos de mão (handhelds), e até entre telefones fixos (linha-fixa), conhecidas popularmente como mensagens de texto. Este serviço pode ser tarifado ou não, dependendo da operadora de telefonia e do plano associado. SMS originalmente foi projetado como parte do GSM (Sistema de comunicação móvel global) padrão digital de telefone celular, mas está agora disponível num vasto leque de redes, incluindo redes 3G. (...)
O conceito foi inventado pelo engenheiro finlandês Matti Makkonenh, em meados da década de 1980. A idéia surgi na conversa formal com dois colegas, em uma pizzaria emCopenhagen, em 1984. À época, nem guardou os documentos originais e nem se preocupou em patenteá-la. Veio a receber, em 2008, o Prêmio de Inovação pela paternidade do invento, outorgado pela revista The Economist. O primeiro SMS foi enviado em dezembro de 1993 de um computador pessoal (PC) a um telefone celular na rede da GSM de Vodafone no Reino Unido. http://pt.wikipedia.org/wiki/Servi%C3%A7o_de_mensagens_curtas |
Obs.: Professor, questione os alunos sobre o porquê de o SMS também ser chamado de torpedo.
O termo é utilizado no Brasil, por conta da velocidade com que entra no celular, para designar o nome das mensagens escritas que são enviadas para o celular, como SMS e MMS. Torpedohttp://pt.wikipedia.org/wiki/Servi%C3%A7o_de_mensagens_curtas |
Atividade 2
Os alunos deverão acessar os links abaixo e ler algumas notícias sobre o serviço de mensagens de celular. Após a leitura, o professor sorteará alguns estudantes para explicarem as notícias lidas bem como iniciar uma discussão acerca das polêmicas tratadas.
http://diariodigital.sapo.pt/news.asp?section_id=9&id_news=542965
http://www.conectta.com.br/blog/DetalhesPost.aspx?ID_Post=11
Professor, aproveite a oportunidade para colocar em debate os usos inesperados para o Serviço de Mensagens Curtas. Exemplo: há uma notícia em um dos links acima que afirma que "um terço das pessoas usa Internet ou SMS para terminar o namoro".
Discuta:
Incite a reflexão:
Após discussão e troca de opiniões, os alunos terão de produzir um texto opinativo acerca dos usos do SMS na sociedade contemporânea. Os textos deverão, depois de passar por etapas de revisão, compor um mural na escola ou um mural virtual em algum blogue ou no próprio site da escola. Esses textos, com certeza, alertarão a sociedade em geral sobre os usos e implicações do SMS na vida das pessoas.
Atividade 3
Após discutir sobre os usos do SMS, os alunos deverão enviar torpedos uns aos outros sem uma temática específica. Após receberem e lerem os torpedos, os alunos em conjunto pontuarão com o professor, que anotará no quadro, as características estruturais e temáticas do SMS, a saber:
Importante: professor, discuta com os alunos que embora o SMS trabalhe com o texto escrito, há novas versões de mensagens, como o MMS (serviço de mensagem multimídia), que permitem texto multimídia.
Atividade 4
O intuito dessa atividade não é forjar uma comunicação via SMS, mas vislumbrar seu uso real. Para tanto, o professor deverá escolher alguma notícia (seja da direção da escola ou de autoria dos próprio docente) para ser encaminhada aos pais dos alunos.
Professor, você pode, inclusive, utilizar o SMS para que os pais opinem, por exemplo, acerca do uso desse serviço como contato direto entre família e escola e/ou professor. Veja experiências desse tipo em: http://www1.folha.uol.com.br/saber/874299-escola-usa-sms-para-contato-com-os-pais-no-espirito-santo.shtml
Eleita a notícia, o trabalho dos alunos será de encaminhar via SMS a notícia aos pais.
Professor, nas aulas seguintes, pergunte aos alunos sobre a receptividade dos pais com relação ao SMS recebido. Troque impressões com os alunos acerca da reação familiar quanto à tecnologia aliada à educação.
Para leitura do professor:
http://professordigital.wordpress.com/2010/01/13/uso-pedagogico-do-telefone-movel-celular/
http://www.educared.org/educa/index.cfm?pg=revista_educarede.especiais&id_especial=420
http://tede.pucrs.br/tde_arquivos/20/TDE-2009-04-17T063754Z-1833/Publico/411130.pdf
A avaliação dessa proposta deverá ter como foco a participação do aluno na discussão proposta sobre o uso do SMS na sociedade contemporânea bem como sua interatividade com o celular na produção de um torpedo.
Sem estrelas 0 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!