Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Os direitos humanos são universais?

 

01/12/2011

Autor e Coautor(es)
KLENIO ANTONIO SOUSA
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Elizabet Rezende de Faria

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Médio Sociologia Cultura e diversidade cultural
Ensino Médio Sociologia Movimentos sociais / direitos / cidadania
Ensino Fundamental Final Pluralidade Cultural Direitos humanos, direitos de cidadania e pluralidade
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Analisar criticamente os direitos humanos à luz das práticas sociais,

Promover um questionamento sobre a universalidade dos direitos humanos,

Entender o que é a universalidade dos direitos humanos.

Duração das atividades
4 aulas de 50min
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Não serão necessários conhecimentos prévios.

Estratégias e recursos da aula

Aula 1

Peça que os alunos analisem as seguintes imagens:

 

imagem disponível em: http://www.google.com.br/imgres?imgurl=http://3.bp.blogspot.com/_VaRQkSZ_c5w/TLUIR0PwZpI/AAAAAAAAAzg/y1h8iiZoEVA/s400/CRIANA~1.JPG&imgrefurl=http://jahevida.blogspot.com/2011/10/dia-das-crianacas.html&usg=__wON6M-FRrL-DJET9-Xi6R8G_mW8=&h=261&w=400&sz=34&hl=pt-BR&start=58&zoom=1&tbnid=ydsHYpkG32qJ1M:&tbnh=81&tbnw=124&ei=Rg_JTqucCubg0QGnu7gf&prev=/search%3Fq%3Dcrian%25C3%25A7as%2Bna%2Bafrica%26start%3D40%26hl%3Dpt-BR%26sa%3DN%26biw%3D1366%26bih%3D674%26gbv%3D2%26tbm%3Disch&itbs=1, acesso em 20.11.2011.

imagem disponível em: http://www.google.com.br/imgres?imgurl=http://4.bp.blogspot.com/-GmbzRND-SVI/ThTLyAJ3XwI/AAAAAAAABAg/fjIiODpxMWk/s1600/lixao1.jpg&imgrefurl=http://ajudarepossivel.blogspot.com/2011/07/as-criancas-do-lixao.html&usg=__2TvcKuxszx71-nO3tUvi-cTP2_8=&h=299&w=399&sz=85&hl=pt-BR&start=1&zoom=1&tbnid=1iD78BioJ6MT2M:&tbnh=93&tbnw=124&ei=LRDJTt6IFuHL0QHt_ejhCA&prev=/search%3Fq%3Dcrian%25C3%25A7as%2Bno%2Blixao%26hl%3Dpt-BR%26sa%3DN%26biw%3D1366%26bih%3D674%26gbv%3D2%26tbm%3Disch&itbs=1, acesso em 20.11.2011.

 

Na sequência, mostre aos alunos o seguinte vídeo disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=gfRJaSZMm-I, acesso em 20.11.2011.

 

Miniatura

 

A seguir, apresente o texto da Declaração dos Direitos Universais:

1. Texto disponível em: http://portal.mj.gov.br/sedh/ct/legis_intern/ddh_bib_inter_universal.htm, acesso em 20.11.2011,

2. Apresente o texto na íntegra,

3. Promova um debate com os alunos sobre as imagens e o texto da Declaração dos Direitos Universais:

a. O que está acontecendo nas imagens? Os direitos destas crianças estão sendo respeitados?

b. De quais direitos estas crianças não fazem parte?

 

Aula 2

Os grupos irão promover uma campanha sobre os Direitos Universais.

1. Inicie dividindo a turma em grupos de 7 ou 8 alunos,

2. Dê aos grupos as seguintes perguntas:

a. Você conhece o texto sobre os Direitos Universais?

b. Você pode dar exemplos em que os Direitos Universais estão sendo feridos?

c. O que você pensa que poderia fazer para que os direitos humanos sejam mais efetivos?

 

Terminada esta pesquisa, os alunos irão publicar os resultados no mural da escola com números, percentuais e ilustrações.

 

Aulas 3 e 4

Divida a turma em grupos de 7 ou 8 alunos para que estudem, por partes, os Direitos Universais.

Grupo 1: Do Preâmbulo ao artigo V

Grupo 2: Do artigo VI ao artigo XI

Grupo 3: Do artigo XII ao artigo XVII

Grupo 4: Do artigo XVIII ao artigo XXIII

Grupo 5: Do artigo XXIV ao artigo XXX

Terminada a leitura dos artigos, a turma confeccionará material ilustrativo sobre a temática utilizando diferentes recuros: cartazes, folders, pôsteres, etc. para que possam expor na sala de aula.

Recursos Complementares

Material adicional sobre Direitos Humanos:

Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão, disponível em: http://pt.wikipedia.org/wiki/Declara%C3%A7%C3%A3o_dos_Direitos_do_Homem_e_do_Cidad%C3%A3o, acesso em 20.11.2011.

História da Declaração dos Direitos Humanos disponível em: http://educaterra.terra.com.br/voltaire/cultura/2003/06/25/001.htm, acesso em 20.11.2011.

Avaliação

Avalie, pelos questionamentos em sala de aula e debates, o entendimento dos alunos sobre direitos humanos e o quanto conseguem fazer uma leitura crítica de seu entorno sobre a realidade que vivem e se os Direitos Universais são respeitados.

Opinião de quem acessou

Cinco estrelas 1 classificações

  • Cinco estrelas 1/1 - 100%
  • Quatro estrelas 0/1 - 0%
  • Três estrelas 0/1 - 0%
  • Duas estrelas 0/1 - 0%
  • Uma estrela 0/1 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • GILVANIA, CETEP DO PIEMONTE DA DIAMANTINA , Bahia - disse:
    gil.aaa@hotmail.com

    27/03/2012

    Cinco estrelas

    otima aula. muito reflexiva e interessate para os alunos se questionarem sobre nossos direitos e deveres.


Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.