01/12/2011
Elizabet Rezende de Faria
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Médio | Sociologia | Cultura e diversidade cultural |
Ensino Médio | Sociologia | Movimentos sociais / direitos / cidadania |
Ensino Fundamental Final | Pluralidade Cultural | Direitos humanos, direitos de cidadania e pluralidade |
Analisar criticamente os direitos humanos à luz das práticas sociais,
Promover um questionamento sobre a universalidade dos direitos humanos,
Entender o que é a universalidade dos direitos humanos.
Não serão necessários conhecimentos prévios.
Aula 1
Peça que os alunos analisem as seguintes imagens:
Na sequência, mostre aos alunos o seguinte vídeo disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=gfRJaSZMm-I, acesso em 20.11.2011.
A seguir, apresente o texto da Declaração dos Direitos Universais:
1. Texto disponível em: http://portal.mj.gov.br/sedh/ct/legis_intern/ddh_bib_inter_universal.htm, acesso em 20.11.2011,
2. Apresente o texto na íntegra,
3. Promova um debate com os alunos sobre as imagens e o texto da Declaração dos Direitos Universais:
a. O que está acontecendo nas imagens? Os direitos destas crianças estão sendo respeitados?
b. De quais direitos estas crianças não fazem parte?
Aula 2
Os grupos irão promover uma campanha sobre os Direitos Universais.
1. Inicie dividindo a turma em grupos de 7 ou 8 alunos,
2. Dê aos grupos as seguintes perguntas:
a. Você conhece o texto sobre os Direitos Universais?
b. Você pode dar exemplos em que os Direitos Universais estão sendo feridos?
c. O que você pensa que poderia fazer para que os direitos humanos sejam mais efetivos?
Terminada esta pesquisa, os alunos irão publicar os resultados no mural da escola com números, percentuais e ilustrações.
Aulas 3 e 4
Divida a turma em grupos de 7 ou 8 alunos para que estudem, por partes, os Direitos Universais.
Grupo 1: Do Preâmbulo ao artigo V
Grupo 2: Do artigo VI ao artigo XI
Grupo 3: Do artigo XII ao artigo XVII
Grupo 4: Do artigo XVIII ao artigo XXIII
Grupo 5: Do artigo XXIV ao artigo XXX
Terminada a leitura dos artigos, a turma confeccionará material ilustrativo sobre a temática utilizando diferentes recuros: cartazes, folders, pôsteres, etc. para que possam expor na sala de aula.
Material adicional sobre Direitos Humanos:
Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão, disponível em: http://pt.wikipedia.org/wiki/Declara%C3%A7%C3%A3o_dos_Direitos_do_Homem_e_do_Cidad%C3%A3o, acesso em 20.11.2011.
História da Declaração dos Direitos Humanos disponível em: http://educaterra.terra.com.br/voltaire/cultura/2003/06/25/001.htm, acesso em 20.11.2011.
Avalie, pelos questionamentos em sala de aula e debates, o entendimento dos alunos sobre direitos humanos e o quanto conseguem fazer uma leitura crítica de seu entorno sobre a realidade que vivem e se os Direitos Universais são respeitados.
Cinco estrelas 1 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
27/03/2012
Cinco estrelasotima aula. muito reflexiva e interessate para os alunos se questionarem sobre nossos direitos e deveres.