01/12/2011
Eliana Dias
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa | Língua oral e escrita: processos de interlocução |
Educação Escolar Indígena | Artes | Arte, expressão e conhecimento |
Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa | Análise linguística: processos de construção de significação |
Estratégias:
Recursos:
Aulas 1, 2, 3 e 4 (200 minutos)
Atividade 1
A aula será iniciada pela visualização de vídeos que podem ser exibidos em data show pelo professor ou podem ser acessados pelos classmates dos alunos. Os vídeos são de duas personagens humorísticas que fizeram e fazem sucesso atualmente no programa de humor Zorra Total, exibido pela TV Globo. O intuito ao ver o vídeo é fazer com que os alunos observem as características dos personagens que compõem as cenas exibidas. É preciso pedir atenção dos alunos à construção que cada ator elaborou, junto com a equipe de direção, de sua personagem.
Atriz: Katiuscia Canoro
Personagem: Lady Kate
http://www.youtube.com/watch?NR=1&v=2Bg1k230Z1A
Para maiores informações sobre o personagem Kate Lucy e a atriz Katiuscia Canoro, acesse:
http://www.sabetudo.net/tudo-sobre-a-personagem-lady-kate-zorra-total.html
Atores: Rodrigo Santanna e Thalita Carauta
Personagens: Valéria e Janete
http://www.youtube.com/watch?v=ouBGzxi4B_M
Para maiores informações sobre os personagens Valéria e Janete e os atores Rodrigo Santanna e Thalita Carauta, acesse:
http://hipersessao.blogspot.com/2011/05/valeria-e-janete-do-zorra-total.html
Após exibição dos vídeos, o professor deverá iniciar uma discussão sobre as características evidenciadas pelos alunos dos personagens em foco.
Importante: professor, peça aos alunos para descreverem os personagens tanto fisica quanto psicologicamente. São personagens ricos de detalhes psicológicos que permitirão uma conversa interessante sobre sua composição. Exemplo de questionamento aos alunos:
Atividade 2
Com base em um roteiro da síntese dos aspectos que Stanislavski considerava importante para a composição da personagem teatral, os alunos, individualmente, criarão um personagem a partir de suas respostas ao roteiro abaixo que será xerocopiado. Esse roteiro deverá servir de orientação para a criação de um personagem que, a posteriori, deverá ser encenado pelos próprios alunos em um esquete ou algo do tipo. Sobre o conceito de esquete ver:
1) nhttp://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=18642 |
2) “Esquete é uma cena curta que apresenta uma situação geralmente cômica, interpretada por um pequeno número de atores sem caracterização aprofundada ou de intriga, aos saltos e insistindo nos momentos engraçados e subversivos. O esquete é, sobretudo, o número de atores de teatro ligeiro que interpretam uma personagem ou uma cena com base em um texto humorístico e satírico, no “music hall” , no cabaré, na televisão, ou no “café-teatro”. Seu princípio motor é a sátira , às vezes literária(paródia de um texto conhecido ou de uma pessoa famosa), ás vezes grotesca e burlesca( no cinema e na televisão), da vida contemporânea”. http://ced06segundos.blogspot.com/2008/05/oi-gente-est-o-conceiro-de-esquete-para.html |
Características dos personagens (Stanislavski, Konstantin S.)
Aspectos físicos
01. Etnia 02. Sexo 03. Idade 04. Altura 05. Peso 06. Aparência geral 07. Cor do cabelo 08. Olhos 09. Pele 10. Voz 11. Saúde 12. Cores preferidas 13. Jeito de caminhar 14. Postura habitual 15. Gestos Aspectos sociais 01. Nacionalidade (procedência) 02. Onde vive (cidade, país, lugar, região) 03. Classe social 04. Lugar que ocupa no seu meio social 05. Se está de acordo com o meio 06. Educação 07. Vida familiar (os pais, os filhos, se vivem, relacionamento, antepassados que interfiram) 08. Estado civil 09. Relacionamento com a pessoa amada 10. Vida econômica 11. Religião 12. Idéias políticas 13. Passatempos 14. Onde vive (como é a casa) Aspectos psicológicos 01. Vida sexual 02. Normas morais 03. Correspondem à religião? 04. Atitude frente à vida (filosofia pessoal) 05. Ambição – o que espera conseguir? 06. Qual o maior objetivo na vida? 07. Pelo que se interessa profundamente? 08. Contratempos e desenganos 09. Temperamento 10. Complexos e inibições. 11. Qualidades e faculdades intelectuais. 12. Tem alguma psicopatia? (fobia, alucinação, mania, etc.) Aspectos literários 01. Em que parte da obra aparece? 02. O que faz dentro da obra? (ações físicas) 03. No começo da obra, o que sente pelos outros personagens? 04. O que sentem os demais em relação a ele? 05. O que dizem a respeito dele? 06. Qual a sua relação com o protagonista? 07. Que tipo de relacionamento tem com os demais personagens? 08. Qual o seu objetivo máximo, na obra? 09. Consegue atingir seu objetivo máximo? 10. Para alcançar seu grande objetivo que gradação de objetivos menores tem que enfrentar? 11. Que obstáculos se antepõem a cada um de seus objetivos? 12. Qual a reação frente às dificuldades? 13. Causa dano ou benefício a alguém? 14. No decorrer da obra, mudam seus sentimentos em relação aos outros? 15. Mudam os sentimentos dos outros em relação a ele? Por quê? |
Importante: professor, como os alunos deverão colocar em cena o personagem que construíram, peça para que no tocante aos "Aspectos literários", os alunos pensem na cena que deverão encenar. Isso facilitará a ambientação do personagem à cena teatral.
Ainda: professor, caso seja possível, incentive seus alunos a desenharem o personagem que construíram. Isso também facilitará a encenação.
Atividade 3
Preparo para a encenação teatral.
Professor, aproveite esse momento para monitorar os alunos e ajude-os, especialmente, na composição da cena.
Atividade 4
Momento da encenação.
Professor, reserve o anfiteatro da escola ou outro espaço que permita melhor acomodamento da encenação.
Após a encenação, trabalhe uma autoavaliação com os alunos acerca da composição dos personagens. Essa autoavaliação ajudará os discentes a enxergarem melhor as dificuldades e a compartilharem soluções. As encenações que a sala julgar bem elaboradas poderão ser encenadas para a comunidade escolar.
Para leitura do professor:
http://www.infoescola.com/teatro/teatro-contemporaneo/
http://contigo.abril.com.br/noticias/lima-duarte-fala-da-composicao-de-seu-personagem-em-araguaia
Os alunos serão avaliados com base em seu empenho na elaboração e encenação do personagem criado bem como na própria autoavaliação ao final da proposta.
Sem estrelas 0 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!