Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Criando um personagem: da caracterização à encenação

 

01/12/2011

Autor e Coautor(es)
WALLESKA BERNARDINO SILVA
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Eliana Dias

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Língua Portuguesa Língua oral e escrita: processos de interlocução
Educação Escolar Indígena Artes Arte, expressão e conhecimento
Ensino Fundamental Final Língua Portuguesa Análise linguística: processos de construção de significação
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Analisar personagens quanto a características físicas e psicológicas.
  • Criar um personagem.
  • Encenar o personagem criado.
  • Autoavaliar-se.
Duração das atividades
200 minutos.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
  • Texto teatral.
  • Texto narrativo.
  • Elementos da narrativa.
  • Tipos de personagem.
Estratégias e recursos da aula

Estratégias:

  • Discussão coletiva.
  • Exibição de vídeo.
  • Trabalho cênico.

 

Recursos:

  • Classmates com acesso à Internet.

 

 

ESEBA

 

 

Aulas 1, 2, 3 e 4 (200 minutos)

Atividade 1

 

A aula será iniciada pela visualização de vídeos que podem ser exibidos em data show pelo professor ou podem ser acessados pelos classmates dos alunos. Os vídeos são de duas personagens humorísticas que fizeram e fazem sucesso atualmente no programa de humor Zorra Total, exibido pela TV Globo. O intuito ao ver o vídeo é fazer com que os alunos observem as características dos personagens que compõem as cenas exibidas. É preciso pedir atenção dos alunos à construção que cada ator elaborou, junto com a equipe de direção, de sua personagem.

Atriz: Katiuscia Canoro 

Personagem: Lady Kate

1

http://www.youtube.com/watch?NR=1&v=2Bg1k230Z1A

 

Para maiores informações sobre o personagem Kate Lucy e a  atriz Katiuscia Canoro, acesse:

http://www.sabetudo.net/tudo-sobre-a-personagem-lady-kate-zorra-total.html

http://redeglobo.globo.com/Tv_globo/Noticias/0,,MUL1165206-16162,00-ZORRA+TOTAL+KATIUSCIA+CANORO+EXPLICA+O+SUCESSO+DA+PERSONAGEM+LADY+KATE.html

 

Atores: Rodrigo Santanna e Thalita Carauta

Personagens: Valéria e Janete

2

 http://www.youtube.com/watch?v=ouBGzxi4B_M

 

Para maiores informações sobre os personagens  Valéria e Janete e os atores Rodrigo Santanna e Thalita Carauta, acesse:

http://hipersessao.blogspot.com/2011/05/valeria-e-janete-do-zorra-total.html

http://extra.globo.com/tv-e-lazer/premio-extra-tv-2011/interpretes-de-janete-valeria-do-zorra-vibram-com-as-indicacoes-no-petv-2011-3098013.html

http://gente.ig.com.br/tvenovela/valeria+e+janete+do+zorra+total+driblam+o+humor+politicamente+correto/n1597187792280.html

 

Após exibição dos vídeos, o professor deverá iniciar uma discussão sobre as características evidenciadas pelos alunos dos personagens em foco. 

Importante: professor, peça aos alunos para descreverem os personagens tanto fisica quanto psicologicamente. São personagens ricos de detalhes psicológicos que permitirão uma conversa interessante sobre sua composição. Exemplo de questionamento aos alunos:

  • Ao pensarem em um personagem ingênuo, será que vocês imaginariam algo do tipo Janete?
  • A construção da "ingenuidade" de Janete podemos afirmar ser fruto necessariamente da articulação com a personagem Valéria? Como essa influência se dá?
  • Como é revelada essa ingenuidade de Janete? (Pensar nas atitudes e características físicas)
  • Se o personagem ingênuo Janete não contracenasse com Valéria, a ingenuidade seria vislumbrada de maneira diferente? Como seria? Levante hipóteses.
  • Qual a grande característica psicológica que marca Lady Kate? E como essa característica interfere, inclusive, nos gestos do personagem?
  • Lady Kate contrapõe duas características psicológicas opostas. Quais são elas e como elas podem ser vistas na encenação?

 

 

Atividade 2

 

Com base em um roteiro da síntese dos aspectos que Stanislavski considerava importante para a composição da personagem teatral, os alunos, individualmente, criarão um personagem a partir de suas respostas ao roteiro abaixo que será xerocopiado. Esse roteiro deverá servir de orientação para a criação de um personagem que, a posteriori, deverá ser encenado pelos próprios alunos em um esquete ou algo do tipo. Sobre o conceito de esquete ver:

1) nhttp://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=18642

 

2) “Esquete é uma cena curta que apresenta uma situação geralmente cômica, interpretada por um pequeno número de atores sem caracterização aprofundada ou de intriga, aos saltos e insistindo nos momentos engraçados e subversivos. O esquete é, sobretudo, o número de atores de teatro ligeiro que interpretam uma personagem ou uma cena com base em um texto humorístico e satírico, no “music hall” , no cabaré, na televisão, ou no “café-teatro”. Seu princípio motor é a sátira , às vezes literária(paródia de um texto conhecido ou de uma pessoa famosa), ás vezes grotesca e burlesca( no cinema e na televisão), da vida contemporânea”.

http://ced06segundos.blogspot.com/2008/05/oi-gente-est-o-conceiro-de-esquete-para.html

 

 

Características dos personagens (Stanislavski, Konstantin S.)

 
Aspectos físicos

01. Etnia 
02. Sexo 
03. Idade 
04. Altura 
05. Peso 
06. Aparência geral 
07. Cor do cabelo 
08. Olhos 
09. Pele 
10. Voz 
11. Saúde 
12. Cores preferidas 
13. Jeito de caminhar 
14. Postura habitual 
15. Gestos 

Aspectos sociais

01. Nacionalidade (procedência)
02. Onde vive (cidade, país, lugar, região) 
03. Classe social 
04. Lugar que ocupa no seu meio social
05. Se está de acordo com o meio 
06. Educação 
07. Vida familiar (os pais, os filhos, se vivem, relacionamento, antepassados que interfiram)
08. Estado civil 
09. Relacionamento com a pessoa amada 
10. Vida econômica 
11. Religião 
12. Idéias políticas 
13. Passatempos 
14. Onde vive (como é a casa) 

Aspectos psicológicos

01. Vida sexual 
02. Normas morais 
03. Correspondem à religião? 
04. Atitude frente à vida (filosofia pessoal) 
05. Ambição – o que espera conseguir? 
06. Qual o maior objetivo na vida? 
07. Pelo que se interessa profundamente? 
08. Contratempos e desenganos 
09. Temperamento 
10. Complexos e inibições. 
11. Qualidades e faculdades intelectuais. 
12. Tem alguma psicopatia? (fobia, alucinação, mania, etc.) 


Aspectos literários 

01. Em que parte da obra aparece?
02. O que faz dentro da obra? (ações físicas) 
03. No começo da obra, o que sente pelos outros personagens? 
04. O que sentem os demais em relação a ele? 
05. O que dizem a respeito dele? 
06. Qual a sua relação com o protagonista? 
07. Que tipo de relacionamento tem com os demais personagens?
08. Qual o seu objetivo máximo, na obra? 
09. Consegue atingir seu objetivo máximo? 
10. Para alcançar seu grande objetivo que gradação de objetivos menores tem que enfrentar?
11. Que obstáculos se antepõem a cada um de seus objetivos?
12. Qual a reação frente às dificuldades?
13. Causa dano ou benefício a alguém?
14. No decorrer da obra, mudam seus sentimentos em relação aos outros? 
15. Mudam os sentimentos dos outros em relação a ele? Por quê? 
 
Disponível em:  http://charleskiefer.blogspot.com/2010/03/caracteristicas-dos-personagens.html

 

Importante: professor, como os alunos deverão colocar em cena o personagem que construíram, peça para que no tocante aos "Aspectos literários", os alunos pensem na cena que deverão encenar. Isso facilitará a ambientação do personagem à cena teatral.

 

Ainda: professor, caso seja possível, incentive seus alunos a desenharem o personagem que construíram. Isso também facilitará a encenação.

 

Atividade 3

 

Preparo para a encenação teatral. 

Professor, aproveite esse momento para monitorar os alunos e ajude-os, especialmente, na composição da cena. 

 

Atividade 4

Momento da encenação.

Professor, reserve o anfiteatro da escola ou outro espaço que permita melhor acomodamento da encenação.

Após a encenação, trabalhe uma autoavaliação com os alunos acerca da composição dos personagens. Essa autoavaliação ajudará os discentes a enxergarem melhor as dificuldades e a compartilharem soluções. As encenações que a sala julgar bem elaboradas poderão ser encenadas para a comunidade escolar.

Recursos Complementares
Avaliação

Os alunos serão avaliados com base em seu empenho na elaboração e encenação do personagem criado bem como na própria autoavaliação ao final da proposta.

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.