Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


UCA - Conhecendo o LAIFI: um registro de interesses

 

13/12/2011

Autor e Coautor(es)
WALLESKA BERNARDINO SILVA
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Eliana Dias

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Língua Portuguesa Língua oral e escrita: processos de interlocução
Ensino Médio Língua Portuguesa Gêneros digitais: impacto e função social
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo Língua Portuguesa Linguagem escrita: leitura e produção de textos
Ensino Fundamental Final Língua Portuguesa Análise linguística: modos de organização dos discursos
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

 

  •  Conhecer a rede social Laifi para tirar proveito de suas facilidades conforme interesse pessoal.
  •  Interagir em ambiente virtual.
  •  Organizar e apresentar pequenos seminários.
  •  Produzir um Laifi sobre tema de interesse do grupo.
Duração das atividades
3 aulas de 50 minutos cada.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
  • Redes sociais.
Estratégias e recursos da aula

 

Estratégias:

  • Trabalho em duplas.
  • Pesquisa em site da internet.
  • Organização de minisseminários.
  • Construção de uma postagem.

 

 

Recursos:

  • Classmates com acesso à internet.

 

ESEBA

Aulas 1  

Atividade 1

 

A aula será iniciada pela divisão da sala em duplas. Cada uma receberá uma pergunta-chave para pesquisar uma “parte” da rede social Laifi.  

 

O intuito é que, ao final da aula, ocorram exposições orais ou minisseminários sobre o que seja o Laifi a partir das perguntas motivadoras. É importante dizer que, ao responder as perguntas-chave, os alunos deverão dar sua explicação por meio do próprio site, ou seja, deverão utilizar a rede social durante sua apresentação a fim de facilitar aos ouvintes a compreensão das possibilidades do Laifi.

 

Os alunos responderão à pergunta-chave acessando e explorando o site http://www.laifi.com/ a partir de seus classmates com acesso à internet.

 

Obs.: a resposta a todas as perguntas encontra-se no próprio site.

 

1

 

 

Antes, porém, todos os alunos deverão fazer seu cadastro gratuitamente no site para poderem usufruir do que dispõe o Laifi.

 

 

Perguntas (deverão ser xerocadas para os alunos):

 

  1. O que é um Laifi?
  2. Como surgiu a ideia para o Laifi?
  3. Qual a missão do Laifi?
  4. Qual a diferença do Laifi para as outras redes sociais?
  5. Qual a explicação para o nome Laifi?
  6. Quais os idiomas em que o Laifi está disponível?
  7. O que é possível fazer no Laifi?
  8. O que é considerado nos Termos de Uso do Laifi?
  9. E sobre a Política de Privacidade do Laifi: em que se deve estar atento?
  10. O que significa a frase apresentada na página inicial do site: “A sua vida e a história do mundo são contadas através dos Laifis.”?
  11. O que é preciso para postar no Laifi?
  12. Quais recursos disponibilizados pelo site para enriquecer a interatividade com a rede social?
  13. Quais categorias o Laifi apresenta para postagens?
  14. Como criar um Laifi?
  15. É possível inserir novas postagens em um Laifi pronto e disponibilizado no site? Se sim, como?
  16. É possível comentar os Laifis? Como?
  17. É possível conhecer o autor de um Laifi? Como?
  18. Quais as opções das configurações na própria conta – cadastro como usuário?
  19. Qual a diferença entre: Meus Laifis, Laifis que participo, Laifis favoritos?
  20. Escolha um Laifi e mostre-o à turma explicando sobre sua criação e autoria.

 

 

 

Atividade 2

 

Preparar a apresentação do minisseminário à sala.

 

·        O professor deverá dar um tempo para que os alunos preparem, em sala, a apresentação. Deve circular pela sala com a finalidade de atender os alunos individualmente, orientando-os em suas dúvidas.

 

 

Aula 2

Atividade

 

Apresentação das respostas às perguntas-chave sobre o Laifi.

 

Aula 3

Atividade

 

Ainda com as mesmas duplas, os alunos escolherão um tema que lhe agradarem e de posse de todas as informações de como funciona a rede social construirão seu Laifi. Para tanto, essa aula será para pesquisarem na internet sobre o tema que escolherão montar o Laifi ou ainda carregar seus documentos, imagens ou vídeos pessoais.

Exemplo de Laifi construído sobre o Novo Acordo Ortográfico:

http://www.laifi.com/laifi.php?id_laifi=393

 

2

 

Laifi construído com o tema Origamis:

http://www.laifi.com/laifi.php?id_laifi=2202#

 

Depois, os alunos visitarão os Laifis uns dos outros e poderão colaborar com novas postagens em Laifis produzidos ou postarem comentários.

  

Recursos Complementares

 

Para leitura do professor

 

·        Professor, acesse os sites abaixo para saber mais sobre as redes sociais.

 

  • Artigo: "Redes sociais na Internet: considerações iniciais", de Raquel da Cunha Recuero.

http://www.bocc.ubi.pt/pag/recuero-raquel-redes-sociais-na-internet.html

 

  • Artigo: "Por um novo conceito de comunidade: redes sociais, comunidades pessoais, inteligência coletiva", de Rogério da Costa.

http://www.mendeley.com/research/por-um-novo-conceito-comunidade-redes-sociais-comunidades-pessoais-inteligncia-coletiva/

 

  • Capítulo 1 do livro: "O futuro da Internet: estado da arte e tendências da evolução".

http://books.google.com.br/books?hl=pt-BR&lr=&id=ssCj-ag1lz8C&oi=fnd&pg=PA53&dq=redes+sociais+na+internet+l%C3%ADngua+portuguesa&ots=WcIez-EgIR&sig=XNIv37J96O1YN8Y4d45rAnSLVm8#v=onepage&q&f=false

 

  • Artigo: "A Retórica digital das redes sociais", de Antônio Carlos Xavier.

http://www.ufpe.br/nehte/simposio/anais/Anais-Hipertexto-2010/Mesa-Redonda_Antonio-Carlos-Xavier.pdf

Avaliação

 

A avaliação é processual, tendo em vista a participação, o interesse e a interatividade dos alunos com a proposta de conhecer e compartilhar informações de uma nova rede social.

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.