13/12/2011
Eliana Dias
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa | Língua oral e escrita: processos de interlocução |
Ensino Médio | Língua Portuguesa | Gêneros digitais: impacto e função social |
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Língua Portuguesa | Linguagem escrita: leitura e produção de textos |
Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa | Análise linguística: modos de organização dos discursos |
Estratégias:
Recursos:
Aulas 1
Atividade 1
A aula será iniciada pela divisão da sala em duplas. Cada uma receberá uma pergunta-chave para pesquisar uma “parte” da rede social Laifi.
O intuito é que, ao final da aula, ocorram exposições orais ou minisseminários sobre o que seja o Laifi a partir das perguntas motivadoras. É importante dizer que, ao responder as perguntas-chave, os alunos deverão dar sua explicação por meio do próprio site, ou seja, deverão utilizar a rede social durante sua apresentação a fim de facilitar aos ouvintes a compreensão das possibilidades do Laifi.
Os alunos responderão à pergunta-chave acessando e explorando o site http://www.laifi.com/ a partir de seus classmates com acesso à internet.
Obs.: a resposta a todas as perguntas encontra-se no próprio site.
Antes, porém, todos os alunos deverão fazer seu cadastro gratuitamente no site para poderem usufruir do que dispõe o Laifi.
Perguntas (deverão ser xerocadas para os alunos):
Atividade 2
Preparar a apresentação do minisseminário à sala.
· O professor deverá dar um tempo para que os alunos preparem, em sala, a apresentação. Deve circular pela sala com a finalidade de atender os alunos individualmente, orientando-os em suas dúvidas.
Aula 2
Atividade
Apresentação das respostas às perguntas-chave sobre o Laifi.
Aula 3
Atividade
Ainda com as mesmas duplas, os alunos escolherão um tema que lhe agradarem e de posse de todas as informações de como funciona a rede social construirão seu Laifi. Para tanto, essa aula será para pesquisarem na internet sobre o tema que escolherão montar o Laifi ou ainda carregar seus documentos, imagens ou vídeos pessoais.
Exemplo de Laifi construído sobre o Novo Acordo Ortográfico:
http://www.laifi.com/laifi.php?id_laifi=393
Laifi construído com o tema Origamis:
http://www.laifi.com/laifi.php?id_laifi=2202#
Depois, os alunos visitarão os Laifis uns dos outros e poderão colaborar com novas postagens em Laifis produzidos ou postarem comentários.
Para leitura do professor
· Professor, acesse os sites abaixo para saber mais sobre as redes sociais.
http://www.bocc.ubi.pt/pag/recuero-raquel-redes-sociais-na-internet.html
http://www.ufpe.br/nehte/simposio/anais/Anais-Hipertexto-2010/Mesa-Redonda_Antonio-Carlos-Xavier.pdf
A avaliação é processual, tendo em vista a participação, o interesse e a interatividade dos alunos com a proposta de conhecer e compartilhar informações de uma nova rede social.
Sem estrelas 0 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!