01/12/2011
Amanda Diniz Ferreira, Lígia Beatriz de Paula Germano
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | História | Relações de poder e conflitos sociais |
Ensino Médio | História | Poder |
Ensino Médio | História | Memória |
Com esta aula, o aluno poderá aprender aspectos da história do Brasil que ocorreram entre 1945 e 1964. Saberá o que foi o movimento populista, quais foram os governos populistas, suas conquistas e suas influências nos dias de hoje. Ou seja, o aluno aprenderá as características importantes dos governos deEurico Gaspar Dutra, Getúlio Vargas, Juscelino Kubitschek, Jânio da Silva Quadros e João Goulart.
Os alunos devem ter conhecimentos prévios sobre História do Brasil, especificamente a República Velha, a instituição do Estado Novo e a Era Vargas.
INTRODUÇÃO
O Populismo é uma forma de orientação política que procura o apoio popular por intermédio de um líder carismático. Ele surge, geralmente, em épocas de grandes mudanças econômicas e sociais e utiliza-se das camadas populares por meio de uma aproximação emocional. Na maioria das vezes, são oferecidas às massas propostas de melhores condições de vida, saúde e moradia, como também melhores condições de trabalho, fator que ajuda na consolidação desses líderes no poder.
ATIVIDADE 1 (Aulas 1 e 2)
O professor iniciará a aula com uma breve introdução sobre o Populismo. Para interagir melhor com os alunos, poderá iniciar a explicação perguntando a eles o que é o Populismo, deixando-os falar sobre o que sabem a respeito do tema.
Em seguida, será exibido o filme “Getúlio Vargas”, de Ana Carolina Teixeira (disponível para baixar em: http://rarosdaweb.blogspot.com/2011/03/getulio-vargas-documentario-nacional.html), que mostrará a trajetória de Getúlio Vargas, tornando mais fácil ao aluno situar-se no tema e entender como surgiu o Populismo.
OBS:O filme exibe a trajetória de Vargas durante o Estado Novo e, mais tarde, no período populista; portanto, mostrará aos alunos características importantes do Estado Novo que ajudaram no surgimento da era populista. O ideal, portanto, será que o professor veja o filme todo com os alunos, gastando o equivalente a duas aulas.
ATIVIDADE 2 (Aulas 3 e 4)
Os alunos serão divididos em cinco grupos; cada qual ficará incumbido de estudar um presidente populista e elaborar uma apresentacão oral sobre o tema, a saber:
- Grupo 1: “Eurico Gaspar Dutra”;
- Grupo 2: “Getúlio Vargas”;
- Grupo 3: “Juscelino Kubitschek”;
- Grupo 4: “Jânio da Silva Quadros”;
- Grupo 5: “João Goulart”.
Ainda neste dia, os alunos se sentarão em grupo para pesquisar e formular uma apresentação. O material de pesquisa será o livro didático utilizado pela escola e tudo o mais que o professor conseguir sobre o assunto: outros livros didáticos, revistas antigas, notícias antigas encontradas via Internet, etc.
Sugestão de sites que poderão ser usados para a pesquisa:
http://www.brasilescola.com/historiab/democracia-populismo.htm
http://www.mundoeducacao.com.br/politica/populismo.htm
http://www.culturabrasil.pro.br/populismo.htm
http://sobrehistoriavf.blogspot.com/2009/09/populismo-no-brasil-1945-1964.htm
http://www.infoescola.com/politica/populismo/
http://www.brasilescola.com/historiab/o-regime-liberal-populista.htm
OBS: Os sites contêm textos sobre o Populismo como um todo, não separando o conteúdo em partes. Assim, é preciso que os alunos entrem em todos os sites, leiam os textos, compreendendo o assunto de forma geral, para então, finalmente, retirar destes os dados sobre o presidente que o seu grupo escolheu,
Imagens:
Retrato oficial do Presidente do Brasil, Getúlio Vargas,colorido por Djalma Gomes Netto. Disponível em:
http://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/d/d4/Get%C3%BAlio_Vargas_-_retrato_oficial_de_1930.JPG
Cerimônia de transmissão do cargo de Presidente do Brasil, conduzida por Nereu Ramos em benefício do eleito Juscelino Kubitschek. Disponível em:
http://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/0/07/Nereu_Ramos_para_JK.jpg
Foto do presidente Jânio Quadros junto com o guerrilheiro Ernesto "Che" Guevara, 1961. Disponível em:
http://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/3/39/Janio_Quadros_y_el_Che.jpg
Carta renúncia de Jânio Quadros ao Congresso Nacional. Disponível em:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Ficheiro:JanioQuadros.jpg
Aula 4 (Apresentação)
Cada grupo terá cerca de 15 minutos para explicar o governo do presidente escolhido, enfatizando suas características principais, a sua importância para o Brasil, bem como as influências deste governo nos dias de hoje.
OBS: Todos os integrantes do grupo deverão participar, emitindo opinião e dialogando sobre o tema.
ATIVIDADE 3 ( Aulas 5 e 6)
Esta terceira atividade consiste em uma Proposta Governamental. Cada grupo (os mesmos do exercício anterior) irá criar agora uma campanha política populista, procurando eleger o seu presidente.
A primeira parte desta atividade será de criação. O grupo se reunirá para discutir e criar suas propostas. Tudo deverá ser criado pelos próprios alunos, o nome do partido (se houver), o nome do presidente e os detalhes da campanha. Propagandas deverão ser elaboradas, já que são peças-chave para convencer o eleitor. O grupo deverá escolher dois dos seguintes tipos de propagandas:
- Panfleto;
- Cartaz;
- Santinhos;
- Gravação em programa de rádio (o grupo que escolher este como uma das opções, deverá fazer uma gravação que será ouvida por todos em sala e que deverá ter, no máximo, 5 minutos).
OBS:Se houver outros tipos de propaganda que o grupo queira fazer, deverá propor isso ao professor.
A segunda parte será a apresentação das propostas dos grupos; cada grupo terá 15 minutos para discursar e mostrar a todos a vantagem de seus projetos, caso sejam escolhidos. O discurso deverá conter propostas viáveis; assim é necessário que o grupo explique como será realizado o que for prometido. É nesta hora que deverão ser apresentadas também as propagandas. O grupo mais convincente ganhará uma caixa de bombons, ou o que o professor achar mais conveniente.
Filmes:
- Filme: “Os Anos JK - Uma Trajetória Política”, filme documentário brasileiro de 1980, dirigido por Sílvio Tendler;
- Filme: “Jânio a 24 Quadros”, um filme documentário dirigido por Luís Alberto Pereira;
- Filme: “Jango”,documentário brasileiro dirigido por Sílvio Tendler, que narra o governo de João Goulart.
Sites:
http://educaterra.terra.com.br/voltaire/500br/republica5.htm
http://eduquenet.net/populismo.htm
A avaliação será processual. O professor levará em consideração a participação dos alunos em cada uma das atividades propostas: presença nos dias de exibição do filme, presença no seminário, participação na elaboração da campanha populista, bem como a qualidade desta.
A campanha deverá ser avaliada de acordo com o conteúdo utilizado pelos alunos, juntamente com as propagandas e com a criativade do grupo. O professor pedirá aos alunos que entreguem um texto escrito sobre o seu candidato, as ações que pretende fazer e detalhes sobre a campanha. A campanha deverá ser bem estruturada, com projetos possíveis, que deverão ser bem explicados pelos alunos. O texto entregue não deverá exceder duas páginas.
Sem estrelas 0 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!