Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Vida no campo e vida na cidade- UCA

 

01/12/2011

Autor e Coautor(es)
Cláudia Silva de Souza
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG Universidade Federal de Uberlândia

Elizabet Rezende de Faria

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Pluralidade Cultural Pluralidade cultural na formação do Brasil
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

 

  • Conceituar zona rural.     
  • Relacionar a vida no campo e a vida na cidade.
  • Compreender as diferenças nos modos de vida das pessoas que moram no campo e na cidade.
  • Conceituar êxodo rural.
  • Conhecer as percepções das pessoas sobre a vida na zona urbana e a vida na zona rural.
Duração das atividades
3 aulas de 50 minutos cada.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

 

Ter noções básicas sobre a utilização do Mozilla Firefox  e Kword do UCA.

Estratégias e recursos da aula

 

AULA 1

 

1- Iniciar a aula, permitindo que os alunos respondam às seguintes problematizações:

  • Quem já visitou o campo?
  • Como é a vida no campo?
  • Como vivem as pessoas no campo?

 

2- Organize os alunos em duplas e peça a eles, após consultarem o site abaixo,criarem um conceito de zona rural (utilizar o kword do laptop):

 

Fonte para pesquisa:

http://www.escolakids.com/zona-rural.htm (acesso em 15/11/2011)

 

3- Oriente aos alunos para que assistam ao vídeo no seguinte sítio:

http://www.youtube.com/watch?v=lJV6M2xyolU (acesso em 15/11/2011)

 zona urbana e rural

 

4- Os alunos deverão escrever um texto, discorrendo sobre a relação entre o campo e a cidade, a partir das reflexões despertadas pelo vídeo.

 

 

AULA 2

 

1- Orientar para que os alunos assistam ao vídeo “Na roça é diferente”, que se encontra no seguinte sítio:

 

http://www.youtube.com/watch?v=X588TuX1Wv0&feature=related

 (acesso em 15/11/2011)

 na roça é diferente

2- Em duplas, os alunos deverão responder (registrando as respostas no kword do laptop) às seguintes questões:

 

A- No vídeo, há uma cena em que o primo do Chico Bento “perde a paciência” com o burro, que é muito lento. Comente sobre essa cena, tendo em vista a relação das pessoas que vivem no campo e também na cidade com o tempo.

 

B- O primo do Chico Bento, por ser “da cidade”, está acostumado a um modo de vida bem diferente do modo de vida do Chico. Comente sobre as principais diferenças entre estes modos de vida, em relação à produção e consumo no campo e na cidade.

 

C- A partir das reflexões despertadas pelo vídeo, comente sobre a relação das pessoas com a natureza- no campo e na cidade.

 

 

3- Organizar uma roda de conversa em que os alunos poderão comentar as suas respostas e o professor fará as mediações necessárias para esclarecer as principais diferenças entre os modos de vida urbanos e rurais.

 

4- Como tarefa de casa, os alunos deverão ser organizados em duplas e fazer uma pesquisa envolvendo duas etapas.

 

  • A primeira etapa será uma pesquisa teórica em formato de resumo sobre “êxodo rural: conceito, causas e consequências”, que poderá ser realizada por meio do acesso aos seguintes sítios:

           http://www.suapesquisa.com/geografia/exodo_rural.htm (acesso em 14/11/2011)

           http://www.alunosonline.com.br/geografia/exodorural.html (acesso em 14/11/2011)

 

 

  • A segunda etapa será a realização de entrevistas com pessoas que já viveram no campo e, atualmente, vivem na cidade. As entrevistas deverão ser gravadas (utilizando o Wxcam do laptop). O roteiro de entrevista poderá ser construído em sala de aula, junto com os alunos. Contudo, segue abaixo uma sugestão de roteiro:

 

A- Quais as vantagens da vida no campo?

B- Quais as desvantagens da vida no campo?

C- Quais as vantagens de se viver na cidade?

D- E as desvantagens da vida na cidade?

E- Por que você mudou-se para a cidade?

 

 

AULA 3

1-Formar grupos de 6 alunos. As 3 duplas que fizeram a tarefa de casa juntas, e agora fazem parte deste grupo, após compartilharem com os colegas do grupo  as suas entrevistas, farão um quadro comparativo (em cartolina ou papel pardo) das respostas às entrevistas que fizeram. A partir deste quadro comparativo, deverão organizar uma breve apresentação para os demais grupos da sala. Veja o modelo abaixo:

 

Dupla

Vantagens/

campo

Desvantagens/

campo

Vantagens/

cidade

Desvantagens/

cidade

Motivos/mudança

1

 

 

 

 

 

2

 

 

 

 

 

3

 

 

 

 

 

 

 2-Os grupos farão as apresentações de seus quadros comparativos e, com a ajuda do professor, poderão discutir sobre a diversidade do modo de vida das pessoas, tendo em vista o lugar onde moram e a percepção das pessoas sobre a vida na zona urbana e a vida na zona rural.

 

Orientações para as apresentações:

Cada grupo poderá expor o painel comparativo e explicar os resultados encontrados. Ao final, o professor poderá ajudar a turma a perceber os elementos mais importantes e destacados pelas/nas entrevistas, além de relacionar os dados encontrados com o tema “êxodo rural”, por meio de problematizações.

Recursos Complementares
Avaliação

O professor fará a avaliação processual, a partir da observação do envolvimento dos alunos nas discussões, nas atividades individuais, em grupo e nas atividades escritas. Como critérios de avaliação, o professor poderá pontuar o desenvolvimento do pensamento crítico dos alunos com relação ao conceito de zona rural, êxodo rural, as possíveis relações entre a vida no campo e a vida na cidade, bem como as diferenças nos modos de vida das pessoas que moram nas zonas urbanas e rurais.

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.